2019
O evangelho: Uma estratégia para a vida eterna
Janeiro de 2019


Jovens adultos

O evangelho: Uma estratégia para a vida eterna

Lori Fuller é editora da revista Meu Amigo. Adora conhecer novas bandas, ouvir notícias no rádio e cozinhar comida do mundo todo. Às vezes se aventura pela escrita.

Já pensou em como a obediência aos mandamentos torna a vida muito mais fácil?

Imagem
life icons

No mês passado, alguns amigos e eu estávamos pondo as conversas em dia e falando da semana de cada um. Um amigo contou que estava lidando com os problemas da recuperação do alcoolismo de sua mãe. Ele era um pouco mais novo que eu e parecia incumbido de uma missão impossível.

Mais tarde naquela noite, o assunto mudou para o quanto o hábito de fumar é caro e como alguém que conhecíamos estava fumando um maço de cigarros por dia. (Faça as contas, é muito dinheiro!) Ela estava tentando parar e estava sofrendo com a abstinência. No entanto, seu filho estava muito feliz por ela estar parando. O pai dele morreu de overdose de drogas, o que tornava o consumo de qualquer droga ainda mais assustador para aquele rapaz.

Por fim, nossa conversa terminou no café — o quanto as pessoas bebiam todas as manhãs (e à tarde e às vezes à noite) e como sentiam falta do café com leite agora que não podiam se dar ao luxo de comprá-lo todos os dias.

Ao voltar para casa, refletindo sobre essas conversas, pensei: “A Palavra de Sabedoria é sem dúvida a melhor estratégia que existe”. É como se Deus dissesse: “Aqui está uma maneira de economizar dinheiro, ajudá-lo a se manter saudável, proteger seus filhos e evitar fardos emocionais dificílimos, incluindo seus próprios vícios e os de outros”. É quase como se Deus previsse todos os problemas à nossa frente e nos desse uma maneira de evitar metade deles. (…)

Com qualquer dos mandamentos de Deus, temos a escolha de segui-los ou ignorá-los. Mas, ao refletir sobre a Palavra de Sabedoria como um conjunto de orientações de Deus, que tanto evita muitos desafios quanto nos protege deles, pensei: “E se todos os mandamentos de Deus funcionassem dessa forma?” E se um Pai Celestial amoroso, que experimentou esta vida e seus desafios, tiver dado um guia para nos ajudar a navegar pelo mundo da maneira mais indolor possível? E se Ele nos deu os mandamentos porque nos ama e quer nos proteger?

Quer ficar satisfeito com o que você tem, ser feliz e grato? “Não cobiçarás a casa do teu próximo” (Êxodo 20:17).

Quer evitar a culpa, a prisão, fianças caras e despesas judiciais? Quer manter a confiança e o respeito das pessoas, bem como seu trabalho? “Não furtarás” (Êxodo 20:15).

Quer ficar perto de Deus para que Ele possa guiá-lo, orientá-lo e ajudá-lo a carregar seus fardos? “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento” (Mateus 22:37).

E a lista continua. Todos os mandamentos podem nos proteger de sofrimentos, facilitar nossa vida, manter-nos longe de problemas ou apenas nos ajudar a encontrar a paz. E tudo isso com pouquíssimo custo pessoal ou inconveniência. (E sem taxas escondidas!)

Certamente não quero minimizar os mandamentos de Deus como meras diretrizes ou estratégias úteis para a vida. Eles são muito mais que isso. Mas também são muito simples. O Pai Celestial não pode nos proteger de tudo, mas, como um pai amoroso, Ele gostaria de nos preparar e proteger do custo de nossas escolhas, guiando-nos para que façamos as melhores.

Evidentemente, podemos guardar os mandamentos e ainda assim coisas ruins acontecerem. Então por que se preocupar?

Porque nunca saberemos do que estamos sendo protegidos por nossa obediência. Porque ajuda a nos livrar de uma vida de sofrimento autoinfligido. Porque a obediência nos ajuda a ficar perto de Deus. Porque nos permite nos arrepender quando tomamos a decisão errada. Porque confiamos que Deus sabe como nos abençoar e nos proteger.

E a lista continua. É muito mais longa do que a lista de motivos para não guardar os mandamentos.

Para o melhor ou o pior, Deus me permite escolher se quero ou não ser obediente. Sou eu que escolho o quanto sou receptiva às bênçãos que Ele tem para mim. Então, por que guardo os mandamentos? Porque quero minha vida totalmente aberta à ajuda que Deus está tentando me oferecer.