2018
Seis razões pelas quais realmente precisamos da Igreja!
August 2018


Seis Razões pelas quais realmente precisamos da Igreja!

Muitas coisas na vida são facultativas. No entanto, para se tornar a pessoa que você deve ser, é necessário seguir o plano que o Pai Celestial preparou para nós.

Imagem
youth at church

Você já ouviu alguém perguntar por que temos uma igreja? Ou, talvez, por que precisamos de uma? Por que não podemos simplesmente cultivar nossa espiritualidade sozinhos, subindo no topo de uma montanha, indo a uma praia ou algum outro lugar qualquer para nos sentir próximos de Deus? Não seria suficiente?

Com certeza, é verdade que podemos nos sentir próximos de Deus onde quer que estejamos (na verdade, é uma ótima ideia!), mas o Pai Celestial tem tantas outras coisas reservadas para nós, mais do que uma espiritualidade genérica. Ele deseja que você se torne o melhor que puder ser. Na verdade, Ele quer que você herde tudo o que Ele tem e ganhe a vida eterna. E Ele tem um plano e uma organização para que você consiga isso. O plano é o plano de salvação, e A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a organização — “a única igreja verdadeira e viva na face de toda a Terra” (D&C 1:30).

Aqui estão seis razões pelas quais realmente precisamos da Igreja.

1. Para aprender o evangelho de Jesus Cristo e participar dele

Uma das bênçãos de ser membro da Igreja é a de poder aprender a plenitude do evangelho (ver D&C 1:17–23). Se tivermos o desejo sincero de aprender e se formos humildes, fiéis, diligentes e obedientes, podemos ganhar um testemunho e ter esperança na Ressurreição e no sacrifício expiatório de Jesus Cristo.

Por meio dos líderes e dos materiais da Igreja, também aprendemos a respeito de outras doutrinas essenciais, inclusive sobre a Restauração do evangelho, o chamado dos profetas nos dias atuais e a verdadeira natureza da Trindade. Viver de acordo com a doutrina verdadeira traz alegria e felicidade.

2. Para fazer as ordenanças e os convênios essenciais

A obra do Pai Celestial é “levar a efeito a imortalidade e vida eterna do homem” (Moisés 1:39). Mas, às vezes, podemos esquecer que Sua obra requer algum trabalho da nossa parte também! Fazemos jus às bênçãos da vida eterna pela obediência às ordenanças e aos convênios do evangelho. O presidente Russell M. Nelson disse: “Não podemos entrar na presença de Deus apenas por desejarmos fazê-lo. Precisamos obedecer às leis nas quais as bênçãos se baseiam (ver D&C 130:20–21)”.1

As ordenanças e os convênios que fazemos são necessários para retornarmos à presença do Pai Celestial e vivermos com Ele. Essas ordenanças e esses convênios necessitam do sacerdócio, que se encontra somente na verdadeira Igreja de Deus. Sem esses convênios, estaríamos perdidos.

3. Para ajudar uns aos outros ao longo do caminho

O élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou: “Um dos principais propósitos do Senhor ao ter uma Igreja é o de criar uma comunidade de santos que apoiarão uns aos outros no ‘caminho estreito e apertado que conduz à vida eterna’ (2 Néfi 31:18)”.2

Na igreja, podemos desenvolver bons relacionamentos e cuidar uns dos outros. Podemos dar e receber ajuda em períodos de provação ao orientarmos e guiarmos nossos irmãos, caminhando ao lado deles (ver “Sou um filho de Deus”, Hinos, nº 193; Efésios 2:19). O élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, disse: “Somos todos filhos de Deus e precisamos ensinar uns aos outros, precisamos ajudar uns aos outros ‘as leis de Deus guardar’”.3 A Igreja é o lugar perfeito para fazermos isso!

4. Para ajudar as famílias a se qualificarem para a vida eterna

Outra razão muito importante para termos a Igreja é ajudar as famílias a se qualificarem para a vida eterna. A ordenança do selamento no templo permite que as famílias fiquem juntas para sempre. Para que isso ocorra, precisamos viver dignos de receber essas bênçãos. A Igreja ajuda as famílias a ajudarem uns aos outros a fazer isso.

O élder Christofferson ensinou: “A finalidade de a Igreja ensinar o evangelho e administrar as ordenanças é que as famílias se qualifiquem para a vida eterna”.4 Assim, a Igreja nos ajuda a viver esses convênios e a dar apoio uns aos outros nesse processo.

Imagem
young women at church

5. Para abençoar as pessoas do mundo inteiro

O élder Christofferson disse que, ao trabalharmos juntos na Igreja, o Pai Celestial pode “alcançar aquilo que não pode ser realizado por indivíduos ou pequenos grupos”.5

Você sabia que, nos últimos 30 anos, a Igreja doa todos os anos 40 milhões de dólares para projetos de serviço, de bem-estar e ajuda humanitária? As generosas doações e o serviço voluntário oferecidos pelos membros da Igreja propiciam coisas que não poderiam ser alcançadas de outro modo.

Por intermédio do nosso extraordinário programa missionário, os missionários compartilham a luz do evangelho com as pessoas no mundo inteiro. Quase 105 mil missionários (entre jovens adultos e pessoas mais velhas) estão servindo hoje. Impressionante, não é? Esse número é maior do que a população de algumas cidades!

E graças à caridade dos membros em termos de doações, a Igreja tem recursos para construir templos em todo o mundo. Em abril de 2018, havia 182 templos em funcionamento, em construção ou anunciados.

6. Para edificar o reino de Deus na Terra

Uma das razões mais importantes para Deus ter estabelecido uma igreja é porque ela é o reino de Deus na Terra (ver D&C 65). O Senhor concedeu a Joseph Smith e a todos os profetas e apóstolos depois dele as chaves do sacerdócio. O élder Christofferson ensinou: “Na autoridade contida nessas chaves, os líderes do sacerdócio da Igreja preservam a pureza da doutrina do Salvador e a integridade de Suas ordenanças de salvação”.6

Por intermédio dos líderes da Igreja, o Senhor pode administrar Sua obra e ministrar a Seus filhos. Sem uma liderança como essa, todo tipo de ideias e ensinamentos falsos poderiam nos conduzir às trevas e a caminhos proibidos. Em outras palavras, para nos ajudar a saber como ganhar a vida eterna, precisamos da proteção dada pelos profetas e apóstolos verdadeiramente chamados e ordenados por Deus. Isso só acontece em Sua Igreja.

Notas

  1. Russell M. Nelson, “Agora é o tempo de nos prepararmos”, Conferência Geral de Abril de 2005.

  2. D. Todd Christofferson, “Qual a razão da Igreja”, Conferência Geral de Outubro de 2015.

  3. Jeffrey R. Holland, “Ensinar e aprender na Igreja”, A Liahona, junho de 2007, p. 58.

  4. D. Todd Christofferson, “Qual a razão da Igreja”.

  5. D. Todd Christofferson, “Qual a razão da Igreja”.

  6. D. Todd Christofferson, “Qual a razão da Igreja”.