2018
Siga o profeta
March 2018


Siga o profeta

Todas as bênçãos que possuo hoje começaram com um testemunho dos profetas atuais.

Imagem
young man reading Book of Mormon

Ilustrações: David Malan

Fui batizado em junho de 1977, aos 28 anos de idade. O que me fez aceitar o evangelho foi a fé e o conhecimento que adquiri sobre os profetas atuais.

Quando eu tinha 12 anos, os missionários se reuniram comigo e minha família — meus pais, meu irmão e duas irmãs — e falaram sobre a família. Disseram que os membros da Igreja têm uma noite para a família e nos explicaram sobre a noite familiar.

Meu pai disse: “Obrigado por virem, mas não estamos interessados”. Fiquei muito triste, mas ele explicou: “Filho, temos sete noites familiares em nossa família e eles nos disseram que precisamos ter apenas uma. Eles não têm nada a nos ensinar”.

Cinco anos mais tarde, quando eu tinha 17 anos, consegui um emprego em outra cidade e morava sozinho. Enquanto estava longe de casa, os missionários bateram à porta dos meus pais novamente. Desta vez, minha família ouviu e foi batizada. Quando meus pais me contaram, eu disse: “Não tenho interesse em religião agora”.

Mais cinco anos se passaram e fui para a casa de meus pais enquanto estava mudando de emprego. Meu pai era o líder da missão da ala e todas as tardes as missionárias iam visitá-lo rapidamente para atualizá-lo e fazerem o planejamento. Um dia lhe perguntaram: “Quem é esse rapaz?”

Ele respondeu: “É o meu filho mais velho”.

“Ele é membro da Igreja?”

“Não.”

“Precisamos conversar com ele.”

Mas disparei: “Não, não estou interessado”.

Aprender sobre Joseph Smith

Então, um dia meu pai concordou em deixar as missionárias ensinarem uma senhora em nossa casa. Elas vieram por volta das 5 horas da tarde e começaram a ensiná-la — e elas sabiam que eu estava na sala ao lado fazendo um sanduíche antes de sair para me encontrar com meus amigos. Elas ensinavam sobre um jovem profeta, Joseph Smith, e a Primeira Visão. E da sala ao lado, eu ouvia.

Quando finalmente saí de casa, o Espírito começou a trabalhar em meu coração e, algumas perguntas me vieram à mente: “Por que você não faz o que as sísteres ensinaram a essa senhora? Por que não estuda a história de Joseph Smith e pergunta ao Senhor se ele era um profeta?” E eu disse a mim mesmo: “Sou feliz. Estou fazendo coisas boas. Não preciso disso”. Mas o Espírito começou a lutar comigo e decidi não me encontrar com meus amigos naquela noite. Voltei para casa.

Perguntei a minha mãe: “Onde posso ler a história de Joseph Smith?” Ela me deu as escrituras e me mostrou Joseph Smith—História. Li e orei. Li o primeiro parágrafo, ponderei e perguntei ao Pai Celestial se o que estava ali era verdadeiro. Fiz isso com cada parágrafo até completar a leitura. Meu coração estava ansioso por uma resposta. Li e orei a noite toda, até as 9 horas e 20 minutos da manhã seguinte.

O Senhor me revelou que Joseph Smith era um profeta. Tive uma experiência muito sagrada. Quando terminei de orar, prometi que ia encontrar as missionárias e ser batizado porque tive esse conhecimento seguro.

Eu disse às sísteres: “Preciso ser batizado agora”. Elas explicaram as lições que eu precisava receber e os compromissos que eu precisava assumir. Mas eu disse: “Não quero perder um único dia com o conhecimento que o Senhor me deu de que Joseph Smith foi um profeta”.

As sísteres chamaram seu líder de zona. Ele concordou com um programa acelerado para as lições. Ele marcou a entrevista batismal e me disse que também precisaria falar com o líder da missão da ala, e eu disse: “Não se preocupe, vou falar com o líder da missão da ala. Ele é o meu pai. Ele tem orado há anos para que eu seja batizado”.

Meu batismo foi uma experiência que vou me lembrar para sempre. Que sentimento doce e maravilhoso. Senti que era um novo homem. Estava purificado. Senti-me muito perto de Deus e fiquei muito feliz.

Seguir o profeta vivo

Por ter um firme testemunho sobre o que aconteceu no Bosque Sagrado em 1820, sempre fui ativo no evangelho e na Igreja. Comecei a servir, cumprir chamados e doar todos os meus esforços para a Igreja.

Duas semanas após meu batismo, o presidente da estaca me chamou como líder de jovens adultos solteiros da estaca (embora tivesse de lhe perguntar o que significava uma estaca). Depois de mais duas semanas, eu já estava organizando uma conferência regional de solteiros. Essa foi a melhor conferência de solteiros da história da Igreja porque lá conheci minha esposa.

Um ano depois nos casamos. Estamos casados e felizes há 38 anos. Temos quatro filhos e dez netos, e todas as bênçãos que temos são frutos de uma decisão que tomamos. Antes de nos casarmos, perguntei-lhe: “Você vai me apoiar em ser absolutamente cem por cento obediente aos profetas vivos?” Ela respondeu: “Sim”.

Depois do meu batismo, o primeiro discurso que ouvi do profeta, o presidente Spencer W. Kimball (1895–1985), era sobre sermos autossuficientes e sábios com nosso dinheiro. Ele também disse para provermos uma boa formação acadêmica para nossos filhos.1 Essas duas coisas foram ensinadas em nossa família e foram grandes bênçãos. Meus filhos estão em boa situação hoje em dia — não porque sou muito inteligente, apenas escolhi seguir os profetas.

Amo servir ao Senhor e ao próximo, pois é isso o que aprendi com os profetas.

Adquirir seu próprio testemunho

Imagem
young woman reading scriptures

Siga os profetas. Ouça as palavras deles e pratique o que eles ensinam, assim você será feliz. Minha fé e meu conhecimento sobre a Igreja e o evangelho vieram do meu testemunho de que Joseph Smith foi um profeta.

Amo o Pai Celestial e Jesus Cristo. É meu desejo estar com Eles para sempre. É por isso que é importante ouvir os profetas — eles sabem o caminho de volta à presença de Deus.

Acho que todos os jovens devem ler a história de Joseph Smith, com real intenção, com o coração sincero e com a mente aberta e, então, perguntar ao Pai Celestial. Tenho certeza de que o Senhor lhes dará a resposta, como deu a mim. Se você ler a versão que temos nas escrituras, pode adquirir um testemunho forte. Depois, também pode ler as outras versões.2

Joseph Smith viu a luz, viu Deus, o Pai, e Jesus Cristo, e Eles falaram com ele. Esse é o conhecimento divino que vem de Deus por meio do Espírito.

Depois de obter essa confirmação no coração, estabeleça uma meta para conhecer as palavras dos profetas vivos. Estude suas palavras nas escrituras, na conferência geral, no livreto Para o Vigor da Juventude, nas revistas da Igreja e no site LDS.org. Estude seus conselhos no seminário, na Escola Dominical e nas reuniões de quórum ou classe. Trace metas com base nas prioridades estabelecidas pelos profetas. Depois, vá em frente e faça.

Você vai se sentir mais próximo do Senhor. Vai sentir sua inteligência se expandir para os estudos e todas as outras coisas. E lembre-se de que você nunca está sozinho. Você conta com pessoas ao seu redor apoiando-o e prontas para ajudar, inclusive seu bispo ou presidente de ramo. E o Senhor e Seu Espírito estarão com você.

Notas

  1. Spencer W. Kimball, “Serviços de bem-estar: O evangelho em ação”, A Liahona, fevereiro de 1978, pp. 102–106.

  2. Ver “Relatos da Primeira Visão”, Tópicos do Evangelho, www.LDS.org/topics?lang=por.