2017
A Decisão de Ser Fiéis
August 2017


A Decisão de Ser Fiéis

Estas quatro decisões podem lhe ser muito benéficas.

Imagem
walking down a dirt road

Um dos maiores desafios com que me deparei na minha infância na Guatemala era a pobreza — pobreza espiritual porque não conhecíamos o evangelho e pobreza material pela falta de dinheiro. Minha mãe morreu quando eu tinha 5 anos, e meu pai precisou criar quatro filhos pequenos sozinho. Como meu pai queria manter-nos unidos, teve que delegar algumas responsabilidades da casa para nós, crianças.

Eu era o filho mais velho e me foi atribuída a tarefa de preparar o almoço e o jantar para a família todos os dias. Foi difícil a princípio, mas aprendi algumas maneiras de cozinhar. Todos os dias, meu pai me deixava 25 centavos para comprar comida. Eu comprava meio quilo de feijão por 6 centavos e meio quilo de arroz por 7 centavos. Depois, comprava 5 centavos de carvão que usava para cozinhar tudo, 2 centavos de gravetos e 5 centavos de tortilhas. Eu fazia isso todos os dias, e todos os dias comíamos arroz com feijão e tortilhas. Mesmo naquela época, 25 centavos não era muito, mas era assim que vivíamos.

O desafio era como sair daquele ciclo de pobreza. E tudo se resumia em algumas escolhas: a decisão de fazer algo para melhorar de vida. Nós, como indivíduos, sempre tomamos decisões por nós mesmos, mesmo quando não achamos que estamos fazendo isso. Por exemplo: decidimos acreditar. Às vezes, podemos nos sentir confusos quando nos vemos diante do que o mundo ensina e do que Jesus Cristo ensina. Mas a melhor fonte para guiar nossa vida é a doutrina de Jesus Cristo. Ao tomar decisões com base nessa doutrina, senti a mão do Senhor em minha vida.

Gostaria de compartilhar com vocês quatro decisões que tiveram um profundo impacto em minha vida. Se tomar essas mesmas decisões, mantendo-se firme nelas, elas serão uma bênção para vocês também: (1) a decisão de ser batizado, (2) a decisão de crer em Jesus Cristo e permanecer ativo na Igreja, (3) a decisão de confiar nas promessas do Senhor e (4) a decisão de manter-se fiel e de seguir os conselhos dos profetas.

A Decisão de Ser Batizado

Imagem
baptism

Quando eu tinha 12 anos, os missionários começaram a ensinar a meus irmãos e a mim. A princípio meu pai não quis participar. Ele simplesmente se sentava num quarto dos fundos, atrás de uma cortina, e ficava ouvindo. Mas então ele leu um folheto da Igreja que descrevia como um homem e uma mulher casados pela autoridade certa poderiam viver juntos para sempre. Isso chamou sua atenção porque, embora sua esposa tivesse falecido, ele poderia estar com ela novamente. Depois de saber disso, decidiu ser batizado. Então toda a nossa família foi batizada.

A recém-descoberta perspectiva que o evangelho nos proporcionou ajudou-me a entender que era possível alcançar coisas melhores na vida se eu me empenhasse e fosse obediente. Tomei a decisão pessoal de que faria tudo o que fosse necessário para manter-me no caminho do Senhor.

A Decisão de Crer em Cristo e Permanecer Ativo na Igreja

Lembro-me especificamente de ter feito essa promessa certo dia, quando estava sentado na capela esperando o início de uma reunião batismal. Fiquei ali ponderando a doutrina de Cristo e comecei a ter um forte sentimento de alegria dizendo que tudo que eu havia aprendido dos missionários era verdade. Naquele momento, comprometi-me silenciosamente com Deus a sempre confiar Nele e a permanecer ativo em Sua Igreja por toda a vida para continuar a ter a alegria proveniente do Espírito Santo. Para mim aquela promessa incluía não apenas ir à igreja todas as semanas, mas também confiar na doutrina do Senhor, nas escrituras, nos profetas vivos e, em especial, em meu Salvador, Jesus Cristo.

A Decisão de Confiar nas Promessas do Senhor

Foi relativamente cedo na vida que tomei essa importante decisão de confiar nas promessas do Senhor. Desde aquela época, essa decisão revelou-se muito benéfica para mim. Sempre que surgia uma dúvida ou pergunta, eu conseguia relembrar o compromisso que assumira e basear as decisões da minha vida nesse compromisso. O fato de decidir bem cedo quais os padrões que vocês vão viver é algo que vai ajudá-los a fazer escolhas corretas quando surgirem dúvidas e problemas.

Tive uma experiência memorável com esse princípio quando era estudante. Sempre me esforcei na escola para procurar aprender e preparar-me para o futuro. Sabia que para sair da pobreza eu teria que encontrar uma carreira que abrisse as portas para novas oportunidades na vida. Também sabia que, para alcançar esse tipo de carreira, teria de concentrar-me nos estudos.

Por mais importante que os estudos fossem para mim, tomei a decisão pessoal de não estudar aos domingos. Como membro da Igreja, eu sabia que o Senhor disse que o Dia do Senhor é o dia Dele, não nosso. Tentei tomar decisões ponderadas sobre o que faria nesse dia especial. Contudo, mesmo depois de ter tomado essa decisão, às vezes me sentia tentado a quebrar essa minha própria regra, principalmente às vésperas de um exame. Eu pensava: “Não é uma coisa ruim. É apenas estudo. Posso ir à igreja pela manhã e estudar à tarde e à noite”.

Mas, ao lembrar-me da promessa que eu tinha feito de que permaneceria ativo e fiel aos conselhos dos profetas do Senhor, ficou muito mais fácil ater-me à minha decisão de não estudar aos domingos e, em vez disso, usar o Dia do Senhor para o serviço e a adoração. Eu já tinha decidido permanecer fiel, por isso para mim era apenas uma questão de interpretar o que o Senhor dissera sobre o Dia do Senhor e aplicar Seus conselhos da melhor maneira possível à minha vida.

Terminei me saindo muito bem nos estudos e tendo acesso a uma boa carreira que me ajudou a sustentar minha família. Sei que, por ter cumprido minha promessa ao Senhor, Ele me abençoou de modo a tornar-me capaz de criar uma vida melhor.

A Decisão de Permanecer Fiel e Seguir os Conselhos dos Profetas

Para cada um de nós, o fato de permanecermos fiéis ao Senhor é uma questão de estabelecer até que ponto acreditamos pessoalmente que Jesus é o Cristo, que aqueles que escreveram as escrituras foram inspirados por Deus e que a Primeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos são realmente servos de Deus. Sabendo que existe revelação em nossos dias e que os profetas foram chamados por Deus, fica mais fácil manter-nos fiéis ao evangelho quando nos depararmos com situações difíceis.

Se pudermos desenvolver esse tipo de confiança, jamais ficaremos incomodados com questionamentos em relação ao fato de nossa conduta ou nossas atividades serem ou não adequadas. Todas essas preocupações serão respondidas quando buscarmos respostas com fé por meio das escrituras, do Espírito e dos profetas — os servos designados por Deus.