2017
Sua Liahona Pessoal
Junho de 2017


Sua Liahona Pessoal

Não seria maravilhoso se você pudesse ter um GPS espiritual para guiá-lo? Com sua bênção patriarcal, é possível.

Imagem
holding a compass

Ilustrações: Jeff Harvey

Às vezes, a vida pode parecer difícil. Existem inúmeras coisas importantes a se fazer nos próximos anos: preparar-se para entrar no templo, pregar o evangelho, escolher uma faculdade e uma carreira. E você é só um adolescente! Não seria ótimo se, como Leí, você pudesse encontrar uma Liahona na sua porta — um instrumento com garantia de mantê-lo no curso se você apenas prestar atenção a ele?

Na verdade, já existem muitas fontes de orientação em sua vida: a oração, as escrituras, os conselhos de pais e líderes, as inspirações do Espírito Santo, a conferência geral, e a lista continua. Mas aqui está outra fonte a ser adicionada à sua lista: uma Liahona pessoal conhecida como sua bênção patriarcal. Ela é uma revelação pessoal para você, sobre você, vinda de seu Pai Celestial, que o conhece há muito tempo.

Pense na sua bênção patriarcal como uma espécie de GPS espiritual. Ela não só permite que você saiba quem você é e onde está; ela também pode ajudá-lo a entender por que você está aqui e para onde deve ir. Mas lembre-se de que a orientação de sua bênção patriarcal requer o uso dos mesmos princípios que fizeram a Liahona de Leí funcionar: atenção e diligência (ver 1 Néfi 16:28; Mosias 1:16).

Atenção e Diligência

O que é atenção e diligência? Prestar atenção não significa apenas ouvir o que é dito, mas também se concentrar na mensagem. Uma palavra relacionada é dar ouvidos, que significa ouvir e obedecer. Portanto, para que sua bênção patriarcal sirva como uma Liahona em sua vida, você não deve somente lê-la, mas também deve segui-la.

“Os registros das escrituras de todas as dispensações ensinam que demonstramos nosso amor a Deus quando damos ouvidos a Seus mandamentos e os guardamos”, disse o Presidente Russell M. Nelson, Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos. “Essas duas ações estão profundamente conectadas. De fato, o idioma hebraico do Velho Testamento, na maioria das vezes, usa uma mesma palavra para estes dois termos: dar ouvidos (ao Senhor) e obedecer (à Sua palavra).”1

Imagem
holding a patriarchal blessing

Diligência é a outra chave para aprender com sua bênção patriarcal. Ser diligente significa ser consciencioso, atento e persistente. Significa fazer um esforço determinado e infalível. “Trata-se de descobrir o que o Senhor espera de você, fazer um plano para realizar isso [e] colocar esse plano em prática”, disse o Presidente Henry B. Eyring, Primeiro Conselheiro na Primeira Presidência.2

Se quiser que sua bênção patriarcal lhe seja útil, estude-a com esforço sério e enérgico; faça planos para agir de acordo com ela e coloque esses planos em prática.

Um Exemplo a Seguir

Alma, o filho, aconselhando seu filho Helamã, disse que a Liahona é um “padrão”, ou um exemplo, a ser seguido em nossa própria vida. Em Alma 37:38–45, lemos:

  1. A Liahona foi preparada pelo Senhor para mostrar o curso da viagem, como faz uma bússola.

  2. Ela trabalhava de acordo com a fé em Deus, que possibilitava “milagres realizados pelo poder de Deus, dia após dia”.

  3. Ela usava “pequenos recursos” para realizar “grandes coisas”.

  4. Se Leí e sua família se esqueciam de exercitar sua fé e diligência, essas “maravilhosas obras cessavam e eles não progrediam em sua jornada”.

  5. Quando se distraíam, não seguiam um curso direto.

  6. É fácil dar atenção às palavras de Cristo, que conduz por um caminho reto.

Esses mesmos princípios se aplicam à sua bênção patriarcal. “O caminho está preparado e, se olharmos, poderemos viver para sempre” (Alma 37:46).

Notas

  1. Russell M. Nelson, “Aprender a Ouvir”, Conferência Geral de abril de 1991.

  2. Henry B. Eyring, “Agir com Toda a Diligência”, Conferência Geral de abril de 2010.