2017
Sete Coisas Que Tememos sobre o Arrependimento: E Por Que Não Deveríamos
Março 2017


Sete 7Coisas Que Tememos A RESPEITO DO Arrependimento

E Por Que Não Deveríamos

Muitas vezes temos medo de nos arrepender. Mas podemos adquirir coragem com a verdade.

Imagem
Young man looking sad

Todos nós sabemos que toda pessoa precisa de arrependimento (ver Romanos 3:23). Sabemos que precisamos nos arrepender para encontrar a verdadeira alegria por meio do sacrifício expiatório de Jesus Cristo (ver Alma 36:24). Também sabemos que adiar o arrependimento não é uma boa ideia (ver Alma 34:32–34). Contudo, muitos de nós fazem exatamente isso. Por quê? Deveríamos agir de forma diferente, certo?

Uma possível resposta é o medo. Se cometemos um pecado grave que precisamos confessar ao bispo ou temos alguns pequenos hábitos, atitudes ou comportamentos que nos impedem de ser totalmente comprometidos com o evangelho do Senhor e seus padrões, o medo pode nos impedir de fazer o que precisamos para mudar nossa vida.

Aqui estão sete medos que podem levar-nos a adiar o arrependimento, bem como algumas ideias e ensinamentos que podem nos ajudar a tomar coragem e fazer o que sabemos que vai nos trazer paz e felicidade.

1. Medo do Constrangimento

Se eu contar ao meu bispo o que fiz, ele vai ficar decepcionado e vou ficar constrangido. E se eu tiver que contar aos meus pais? E se as outras pessoas descobrirem?

Há coisas muito piores do que o constrangimento, como o fardo espiritual de pecados não resolvidos e a perda da companhia do Espírito Santo. Qualquer sentimento de vergonha que você tiver ao confessar a seu bispo vai durar apenas por um pequeno momento e depois será completamente apagado por uma onda de alívio e alegria. Qualquer pessoa que confessou ao bispo pode atestar isso.

2. Medo das Consequências

Se eu contar meus pecados ao meu bispo, pode haver consequências — não tomar o sacramento, não abençoar ou distribuir o sacramento, não sair em uma missão quando eu quiser. Isso ia atrapalhar demais minha vida.

Lembre-se de que as consequências positivas do arrependimento superam em muito o que parecem ser consequências negativas. Concentre-se nas coisas boas que o Senhor promete aos que confessam e se arrependem.

3. Medo do Esforço

Fazer os tipos de mudanças que preciso fazer parece muito difícil. Pode demorar muito tempo também.

Tudo o que vale a pena exige esforço. O perdão, a paz e o crescimento espiritual estão entre as coisas mais valiosas que se podem imaginar.

4. Medo de uma Autoimagem Destruída

Eu sou um dos “bons meninos”. Se eu admitir que cometi erros, isso muda tudo, não seria mais um “bom menino”. O que eu seria? Quem eu seria? Prefiro apenas tentar esquecer e seguir em frente como se nada tivesse mudado.

Temos que reconhecer humildemente nossos pecados perante Deus para que Ele “[faça] com que as coisas fracas se tornem fortes” para nós (Éter 12:27). E a imagem de si mesmo que você deve esforçar-se para adquirir é aquela que o Pai Celestial e Jesus Cristo têm de você: um filho de Deus que, embora imperfeito, tem potencial infinito e divino por meio da ajuda Deles.

5. Medo de Perder Sua Personalidade

Se eu obedecer aos padrões da Igreja, estarei desistindo de algumas coisas que me tornam eu, como meus filmes favoritos, programas de TV, música e maneiras de me expressar. Serei apenas mais um mórmon exatamente como todos os outros. Prefiro ser apenas eu mesmo.

Por meio do arrependimento, você pode ter o Espírito Santo em sua vida. E por meio do Espírito, você pode descobrir uma identidade individual melhor, mais profunda e mais verdadeira. Ela vai basear-se em quem você poderá se tornar aos olhos de Deus, em vez de qualquer coisa edificada sobre a areia de gostos, preferências, hábitos e peculiaridades.

6. Medo de Fracassar

Tentei mudar tantas vezes, mas continuo cometendo os mesmos erros. Talvez minhas chances já tenham terminado. Talvez nunca vá conseguir mudar. Se eu tentar mais uma vez e falhar, não vai ser mais uma prova disso?

O arrependimento não é fácil. E não é para ser. Mas é o caminho para a alegria, portanto permaneça firme. Não há limite para o arrependimento sincero (ver Mosias 26:30). O Filho de Deus entregou-Se a Si mesmo como sacrifício infinito e eterno para expiar nossos pecados, para podermos ser perdoados se tivermos fé e nos arrependermos (ver Alma 34:9–16). Você entendeu isso? Infinito e eterno. Você não está além dos limites da Expiação Dele, porque não há limites. Continue tentando.

E se eu realmente conseguir mudar minha vida? Então, pode ser que muito mais seja esperado de mim. Talvez seja melhor apenas ser medíocre e ter falhas, assim não terei que assumir mais responsabilidades.

Ter medo de expectativas mais elevadas ou mais responsabilidades pode surgir da preguiça ou insegurança. Mas o plano do Pai Celestial é de aperfeiçoamento e progresso. Você aceitou esse plano antes dessa vida; aceite-o agora com entusiasmo sendo diligente e tendo fé. Tente visualizar o tipo de pessoa que o Pai Celestial deseja que você se torne e o tipo de vida que Ele quer que você tenha. Se você realmente pudesse ver a pessoa que você tem o potencial para se tornar, seria difícil até mesmo de você acreditar. Com a ajuda do Pai Celestial e do Salvador, isso está ao seu alcance.