2017
O Verdadeiro Milagre da Cura
Fevereiro 2017


Falamos de Cristo

O Verdadeiro Milagre da Cura

O autor mora no Wyoming, EUA.

Depois do acidente, fiquei sabendo que a paralisia física não tem cura, mas aprendi que, graças à Expiação de Jesus Cristo, a paralisia espiritual tem.

O ano 2000 foi cheio de acontecimentos marcantes para minha família e para mim. Minha mulher e eu comemoramos nosso primeiro aniversário de casamento; tivemos nosso primeiro filho (uma menina) e também foi o ano em que fiquei paralítico, apenas cinco semanas depois do nascimento de nossa filhinha.

Naquele verão, para ajudar uma senhora idosa de nossa ala, eu ia regularmente de bicicleta do meu apartamento à casa dela, onde eu cortava a grama; mas, certa manhã, estava cansado, não estava tão alerta quanto deveria e fui acidentalmente atropelado por um carro. Foi um milagre eu ter sobrevivido, mas infelizmente não escapei ileso. Uma semana depois do acidente, dei-me conta de que estava paralítico, incapaz de mover os músculos do tórax para baixo.

A paralisia é permanente. Mesmo com todos os excelentes avanços da ciência e medicina modernas, não há cura. Naturalmente, no início senti medo. Fiquei preocupado em como faria para ser marido e pai. Depois, o temor foi substituído pela revolta comigo mesmo: revolta por não ter parado no cruzamento e por não estar usando o capacete.

Sentia-me como um fardo. Levou meses de reabilitação em um hospital para eu aprender a viver o restante de minha vida com minha deficiência e a voltar a ser independente. Ao mesmo tempo, a vida com a paralisia me ajudou a entender melhor as escrituras e a Expiação do Salvador.

Imagem
Christ in Gethsemane

Christus im Getsemani-Garten betend [Cristo Orando no Jardim no Getsêmani], de Hermann Clementz

Um desses momentos aconteceu quando eu ponderava os milagres de Cristo. Em Marcos 2, Jesus perdoa os pecados de um paralítico e depois o cura. Quando os escribas questionaram Sua autoridade para perdoar, Jesus disse: “Qual é mais fácil? dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados; ou dizer-lhe: Levanta-te, e toma o teu leito, e anda?” (Versículo 9.)

Eu já lera essa escritura muitas vezes, mas, antes do acidente, nunca a entendera. A leitura desse capítulo nos relembra quão milagrosa foi essa cura. Hoje, mesmo 2000 anos depois, com todos os avanços da medicina, uma cura assim não poderia ser conseguida apenas pelo ser humano — e vivo essa realidade todos os dias. Muitos acham que essa é a lição por trás dessa escritura: que Cristo tem poder para curar até o incurável. Mas ela contém muito mais do que isso, principalmente se olharmos além do milagre da cura física e nos concentrarmos no milagre espiritual.

Assim como é impossível que um paralítico se levante e ande, é impossível que o ser humano, sem auxílio, vença a paralisia espiritual causada pelo pecado. Aprendi que a Expiação do Salvador é o verdadeiro milagre dessa escritura. Posso nunca passar pelo milagre de voltar a levantar-me e andar na vida terrena, mas recebi um milagre maior que é o perdão de meus pecados por meio da Expiação realizada por meu Senhor e Salvador Jesus Cristo. Os versículos 10 e 11 atestam a veracidade desse milagre:

“Pois para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico),

A ti te digo: Levanta-te, e toma o teu leito, e vai para tua casa”.

Ser curado dos efeitos do pecado é o maior milagre que se pode operar na vida de cada um de nós, e ele é possível graças a Jesus Cristo. Ao expiar nossos pecados, Cristo tomou sobre Si nossas enfermidades e nossos pecados. Ele sabe o que enfrentamos na vida. Entende as debilidades, fraquezas e dificuldades de cada um, por maiores ou menores que sejam. Não há outra pessoa no mundo capaz de curar a paralisia do pecado.

Sou grato pela bênção de aprender essa lição. Com isso ganhei perspectiva necessária para viver com minha deficiência e empenhar-me em usá-la para aprender e desenvolver-me. Consegui parar de ter pena de mim mesmo e voltar a fazer as coisas das quais gostava antes do acidente e recebi a bênção de servir apesar de minha situação. Há pessoas que acham que viver com uma deficiência torna difícil ser grato, mas Deus nos abençoa continuamente, mesmo nesses momentos. Sou grato ao Salvador pela Expiação e pelo milagre incrível que ela é em minha vida.