2016
Por Que Fazemos Batismos pelos Mortos
Março de 2016


Por Que Fazemos Batismos pelos Mortos

Muito mais acontece durante os batismos pelos mortos do que vemos.

Imagem
temple baptistry

Fotografia do batistério do Templo de Ogden Utah

Se você já fez batismos pelos mortos antes, já deve ter sentido algumas das bênçãos da frequência ao templo: você se sente menos estressado, mais compenetrado e mais cheio de paz e fé. As bênçãos que você pode receber ao ir ao templo são incríveis, mas a adoração no templo vai muito além das bênçãos recebidas por você. Às vezes é difícil lembrar-se da outra pessoa envolvida em sua adoração no templo, mas ela é mais do que um nome numa papeleta azul ou cor-de-rosa. Quando você é batizado ou confirmado em nome de alguém, está ajudando uma pessoa real.

Então o que você sabe sobre essas pessoas que morreram? E por que é tão importante ser batizado e confirmado por elas? As escrituras dão muitas informações sobre a vida pré-mortal.

Morte Física

Devido à Queda de Adão, todas as pessoas nascidas na Terra morrerão (ver Moisés 6:48). Na morte, o espírito da pessoa é separado do corpo, e o espírito vai para o mundo espiritual para aguardar a ressurreição.

O Mundo Espiritual: Paraíso e Prisão Espiritual

O mundo espiritual divide-se em paraíso e prisão espiritual. As pessoas que foram batizadas e permaneceram fiéis na mortalidade vão para o paraíso. É um lugar de descanso, paz e alegria. Jesus Cristo visitou e ensinou os espíritos no paraíso entre Sua morte e Ressurreição (ver D&C 138:18–27).

As pessoas boas que morreram sem o conhecimento do evangelho vão para a prisão espiritual. É para lá que vão também as pessoas que foram desobedientes ou iníquas em sua vida mortal. Os espíritos justos ensinam o evangelho a essas pessoas e, assim, elas têm a oportunidade de aceitar o evangelho e arrepender-se (ver D&C 138:28–37). Sem corpo, porém, elas não podem ser batizadas nem participar das outras ordenanças necessárias para receber a vida eterna (ver Alma 40:14).

Ordenanças Vicárias

Felizmente, o Pai Celestial é misericordioso, amoroso e justo, assim concebeu uma maneira para todos os Seus filhos serem salvos. É aí que você pode ajudar. Quando você realiza ordenanças vicárias por uma pessoa, ela tem a chance de aceitar essas ordenanças. Você pode fazer por ela o que ela não pode fazer por si mesma em sua jornada rumo à vida eterna. Essas almas arrependidas podem ser “[redimidas] por meio da obediência às ordenanças da Casa de Deus” (D&C 138:58; ver também o versículo 59). E você pode vivenciar a grande alegria que resulta de ajudar alguém na prisão espiritual a receber essas ordenanças essenciais.

Ressurreição

Por meio da Ressurreição de Jesus Cristo, todos os nascidos na Terra vencerão a morte física e ressuscitarão (ver 1 Coríntios 15:22). Jesus ensinou: “Porque eu vivo, e vós vivereis” (João 14:19). Durante a ressurreição, o espírito de todos vai se reunir com o corpo. E realmente todos: quem viveu na iniquidade, quem viveu em retidão e quem se arrependeu e recebeu as ordenanças por procuração após a morte.

Julgamento

Quando todos tiverem ressuscitado, cada pessoa vai encontrar-se com Deus e ser julgada “segundo suas obras” (3 Néfi 27:15), incluindo sua aceitação das ordenanças (ver 3 Néfi 27:16–20). Somente aqueles que receberam as ordenanças do evangelho (seja pessoalmente, seja pelo trabalho do templo) e guardaram os convênios vinculados a essas ordenanças terão a vida eterna.

Como você é um mortal vivo e é um portador digno de uma recomendação para o templo, tem a incrível oportunidade e responsabilidade de ajudar os demais filhos de Deus em seu caminho para a vida eterna. Você desempenha um papel central no plano de Deus.