2016
Oito Mitos sobre o Arrependimento
Março de 2016


Oito Mitos sobre o Arrependimento

Se você não tiver certeza do que deve arrepender-se e de quando deve fazê-lo, aqui estão algumas respostas.

Imagem
young man

O arrependimento não é fácil e às vezes é doloroso. Mas você está à altura da tarefa. Ela exige mudança e humildade, e você pode fazê-lo! Aqui estão alguns mitos comuns sobre o arrependimento e algumas ótimas respostas.

Primeiro Mito: Ainda me lembro de meu pecado, por isso não devo ter sido perdoado.

“Satanás tentará fazer-nos acreditar que nossos pecados não foram perdoados porque nos lembramos deles. Satanás é mentiroso; ele tenta turvar nossa visão e desviar-nos do caminho do arrependimento e do perdão. Deus não nos prometeu que não nos lembraríamos de nossos pecados. Essa lembrança ajuda-nos a evitar que cometamos os mesmos erros novamente. Mas, se permanecermos firmes e fiéis, a lembrança de nossos pecados será suavizada com o tempo.”1

— Presidente Dieter F. Uchtdorf

Segundo Mito: Ainda me sinto culpado, por isso não devo ter sido perdoado.

“Para aqueles que verdadeiramente se arrependeram, mas parecem incapazes de sentir alívio, eu digo: continuem a guardar os mandamentos. Prometo-lhes que o alívio virá no devido tempo do Senhor. A cura também leva tempo.”2

— Élder Neil L. Andersen

Terceiro Mito: Pensamentos ruins teimam em entrar em minha mente, então não posso fazer nada a respeito.

“Alguns maus pensamentos chegam por si próprios. Outros surgem por convite nosso, de acordo com o que vemos ou ouvimos. Ver fotos indecentes ou conversar a respeito disso (…) pode estimular emoções fortes. Isso resultará na tentação de ver [vídeos ou] filmes impróprios. Essas coisas o cercam, mas você não deve participar delas. Esforce-se para manter seus pensamentos puros pensando em algo bom. A mente só pode pensar numa coisa de cada vez. Aproveite-se disso para afugentar os pensamentos ruins. Acima de tudo, não alimente pensamentos lendo ou vendo coisas erradas. Se você não controlar seus pensamentos, Satanás continuará a tentá-lo até você finalmente os pôr em prática.”3

— Élder Richard G. Scott (1928–2015)

Quarto Mito: Deus não pode mais me amar por causa de meus erros.

“Deus ama todos os seus filhos e nunca deixará de amar-nos e de ter esperança em nós. O plano do Pai Celestial é claro e Sua promessa é grandiosa: ‘Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo’ (João 3:17).”4

— Presidente Dieter F. Uchtdorf

Quinto Mito: Meus pecados são tão graves que não posso ser perdoado.

“Por mais chances que achem que perderam, por mais erros que sintam ter cometido ou talentos que achem que não têm, ou por mais longe do lar, da família e de Deus que achem que se afastaram, testifico-lhes que vocês não foram para além do alcance do amor divino. Não lhes é possível afundar tanto a ponto de não ver brilhar a infinita luz da Expiação de Cristo.”5

— Élder Jeffrey R. Holland

Sexto Mito: Já parei de cometer um pecado grave, então não preciso conversar com o bispo. Basta orar e tudo ficará bem. Ou então simplesmente conto para meus pais.

“O Senhor declarou que o bispo é um juiz comum em Israel (ver D&C 107:72, 74). Ele tem a responsabilidade de determinar a dignidade dos membros de sua ala. Por ordenação e uma vida digna, o bispo tem o direito de receber revelação do Espírito Santo em relação aos membros de sua ala, inclusive você.

O bispo pode ajudá-lo por meio do processo de arrependimento de um modo que seus pais ou outros líderes não podem fazer. Se o pecado for suficientemente grave, ele pode determinar que seus privilégios na Igreja precisam ser restringidos. Por exemplo: como parte de seu processo de arrependimento, ele pode pedir que deixe de tomar o sacramento ou de exercer o sacerdócio por algum tempo. Ele vai trabalhar com você e determinar quando você estará digno novamente para voltar a participar dessas atividades sagradas.”6

— Élder C. Scott Grow

Sétimo Mito: Não posso falar com o bispo porque ele vai sentir desprezo por mim.

“Prometo que ele não vai condená-lo. Como servo do Senhor, ele será bondoso e compreensivo ao ouvi-lo. E depois vai ajudá-lo no processo do arrependimento. Ele é o mensageiro da misericórdia do Senhor para ajudá-lo a tornar-se limpo por meio da Expiação de Jesus Cristo.”7

— Élder C. Scott Grow

Oitavo Mito: Voltei a pecar, então não mereço ser perdoado. Talvez eu não consiga mudar.

“Às vezes, em nosso arrependimento, em nosso esforço diário de tornar-nos mais semelhantes a Cristo, debatemo-nos repetidas vezes com as mesmas dificuldades. Assim também, ao escalarmos uma montanha coberta de árvores, às vezes não vemos nosso progresso até nos aproximarmos do topo e olharmos para trás, do alto da encosta. Não desanimem. Se vocês estiverem se esforçando para se arrepender, estarão no processo do arrependimento.

(…) Neste exato momento, alguém pode estar pensando: ‘Mas, irmão Andersen, você não compreende. Você não sabe o que senti. É muito difícil mudar’.

Você está certo, não compreendo plenamente. Mas há Alguém que compreende. Ele sabe. Ele sentiu suas dores. Ele declarou: ‘Eis que em ambas as palmas das minhas mãos te tenho gravado’ (Isaías 49:16). O Salvador está ao nosso lado, sempre de braços estendidos, convidando cada um e todos nós: ‘Vinde a mim’ (ver 3 Néfi 9:14). Podemos arrepender-nos. Sim, podemos!”8

— Élder Neil L. Andersen

O Arrependimento É Transformador

A oportunidade de me sentir perdoado é algo preciosíssimo para mim. Sentimo-nos literalmente libertados de um fardo pesado no coração e nos sentimos amados e consolados. Apesar de a mudança ser um desafio, vale a pena tentar. Transformamo-nos totalmente em outra pessoa, a pessoa que Deus deseja que sejamos, a pessoa que viemos à Terra para tornar-nos e até melhor! Tenha coragem!

Rodrigo Octavio A.

Depois de Confessar, Você Se Sentirá Melhor

Imagem
young woman with bishop

Talvez você se preocupe com o que seu bispo dirá e com o que pensará de você. Mas você verá que são preocupações infundadas. Seu bispo só quer ajudá-lo. Ele não o julgará nem condenará. O bispo compreenderá. E depois de confessar, você se sentirá um milhão de vezes melhor. Ao ficar limpo, será uma sensação incrível. Se você tiver um problema, tome providências agora. Quanto mais cedo o fizer, mais cedo se sentirá limpo e terá alegria.

Molly Jeanette T.

Não Preciso Falar com o Bispo?

Algum tempo atrás, pequei, em seguida fiz uma oração e achei que tinha me arrependido de verdade. Um dia tive um forte sentimento no coração de que deveria ter uma conversa muito honesta com o bispo. Conversei com ele, e ele me guiou no que era preciso fazer para melhorar. Jejuei e fiz orações fervorosas. Foi então que senti que verdadeiramente me arrependera. Sei que o Pai Celestial Se preocupa conosco e que a Expiação de Cristo nos proporciona o perdão verdadeiro quando nos arrependemos e confessamos nossos pecados.

Awrellyano Gomes da S.

Por Maior Que Seja o Pecado, Sempre É Possível Arrepender-se

Jesus Cristo suportou a Expiação por nós para que pudéssemos nos arrepender de nossos pecados. Os profetas disseram inúmeras vezes que, por maior ou menor que seja o pecado, sempre podemos nos arrepender. O Senhor deseja que você se arrependa e quer ajudá-lo. Mas Ele não pode entrar à força em sua vida; você precisa dar-Lhe acesso e mostrar por meio da oração que O quer ou precisa Dele em sua vida. Por meio de todas as minhas provações, sei que Deus me ama.

Madison B.

Você Pode Fazê-lo

Convido quem tiver caído a se levantar. Você tem líderes e pessoas que o amam e desejam que seja o melhor que puder. Vocês podem fazê-lo juntos. Lembre-se sempre de que Jesus Cristo o ama e está a seu lado a cada passo.

Michael Lee T.

Deus Deseja Que Você Se Arrependa

Arrependimento — que dom maravilhoso do Pai Celestial! Ele nos deu a chance de tornar-nos semelhantes a Ele por meio da Expiação de Cristo. Ele deseja que nos arrependamos, que nos acheguemos a Ele. Assim como Coriânton, todos nós cometemos erros, alguns mais sérios do que outros, mas TODOS nós erramos. Tal qual Coriânton, todos podemos arrepender-nos e mudar nossa vida (ver Alma 39–42). O Pai Celestial nos ama tanto que deseja que voltemos à presença Dele. Não importa o que você tenha feito, há um caminho de volta à paz e à felicidade.

McKayla J.

Notas

  1. Dieter F. Uchtdorf, “O Ponto de Retorno Seguro”, A Liahona, maio de 2007, p. 101.

  2. Neil L. Andersen, “Arrependendo-vos (…) para Que Eu Vos Cure”, A Liahona, novembro de 2009, p. 42.

  3. Richard G. Scott, “Fazer as Escolhas Certas”, A Liahona, janeiro de 1995, pp. 39–40.

  4. Dieter F. Uchtdorf, “O Ponto de Retorno Seguro”, p. 99.

  5. Jeffrey R. Holland, “Os Trabalhadores da Vinha”, A Liahona, maio de 2012, p. 33.

  6. C. Scott Grow, “Por Que e o Que Devo Confessar a Meu Bispo?”, A Liahona, outubro de 2013, p. 58.

  7. C. Scott Grow, “Por Que e o Que Devo Confessar a Meu Bispo?”, p. 59.

  8. Neil L. Andersen, “Arrependendo-vos (…) para Que Eu Vos Cure”, p. 41.