2016
Aprendei de Mim
Março de 2016


Mensagem da Primeira Presidência

“Aprendei de Mim”

Imagem
Jesus with little boy

Detalhe de Suffer the Little Children to Come unto Me [Não os Impeçais de Vir a Mim], de Carl Heinrich Bloch

Em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, somos todos professores e todos aprendizes. Todos recebemos este doce convite do Senhor: “Aprendei de mim (…) e encontrareis descanso para a vossa alma”.1

Convido todos os santos dos últimos dias a refletirem sobre seu empenho para ensinar e aprender e a voltarem-se para o Salvador como nosso Guia nessa empreitada. Sabemos que esse “Mestre, vindo de Deus”2 era mais do que um simples professor. Ele que nos ensinou a amar o Senhor nosso Deus de todo o coração, alma, mente e força e a amar o próximo como a nós mesmos é o Mestre dos mestres e o Exemplo da vida perfeita.

Foi Ele Quem disse: “Vem, segue-me”.3 “Dei-vos o exemplo.”4

Se Não Vos Converterdes

Mateus registrou uma verdade simples, mas profunda, ensinada por Jesus. Depois de descerem do Monte da Transfiguração, Ele e Seus discípulos pararam na Galileia e depois foram a Cafarnaum. Lá os discípulos perguntaram a Jesus:

“Quem é o maior no reino dos céus?

E Jesus, chamando uma criança, a pôs no meio deles,

E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus”.5

Na Igreja, o objetivo do ensino do evangelho não é despejar informações na mente dos filhos de Deus, seja em casa, seja na sala de aula, seja no campo missionário. Não é mostrar o quanto sabe o pai, o professor ou o missionário. Não é meramente aumentar o conhecimento sobre o Salvador e Sua Igreja.

A meta primordial do ensino é ajudar os filhos e as filhas do Pai Celestial a voltarem à presença Dele e desfrutarem a vida eterna com Ele. Para tal, o ensino do evangelho deve incentivá-los no caminho do discipulado diário e dos convênios sagrados. O objetivo é inspirar as pessoas a ponderar, sentir e depois começar a praticar os princípios do evangelho. O propósito é desenvolver fé no Senhor Jesus Cristo e converter-se a Seu evangelho.

O ensino que abençoa, converte e salva é o ensino que segue o exemplo do Salvador. Os professores que se espelham no Salvador amam e servem às pessoas a quem ensinam. Inspiram seus ouvintes com lições eternas de verdade divina. Levam uma vida que serve de modelo.

Amar e Servir

Todo o ministério do Salvador foi um exemplo de amor ao próximo. De fato, Seu amor e Seu serviço costumavam constituir Sua lição. Da mesma forma, os professores de que mais me lembro são aqueles que conheciam e amavam seus alunos e se importavam com eles. Eles iam atrás da ovelha perdida. Deixaram lições de vida que jamais esquecerei.

Um desses professores foi Lucy Gertsch. Ela conhecia cada um de seus alunos. Nunca deixava de telefonar para os que faltavam em determinado domingo ou que simplesmente não compareciam. Sabíamos que ela se importava conosco. Nenhum de nós jamais se esqueceu dela nem das lições que ensinou.

Muitos anos depois, quando Lucy estava quase no fim da vida, fui visitá-la. Recordamos aqueles dias tão distantes quando ela dera aula para nós. Falamos de cada aluno da classe e conversamos sobre o que cada um estava fazendo. Seu amor e carinho se estenderam por toda a vida.

Adoro uma instrução do Senhor que se encontra em Doutrina e Convênios:

“E dou-vos um mandamento de que vos ensineis a doutrina do reino uns aos outros.

Ensinai diligentemente e minha graça acompanhar-vos-á”.6

Lucy Gertsch ensinava diligentemente porque amava infatigavelmente.

Oferecer Esperança e Verdade

O Apóstolo Pedro aconselhou: “Estai sempre preparados para responder a qualquer que vos perguntar a razão da esperança que há em vós”.7

A maior esperança que um professor pode oferecer talvez seja a contida nas verdades do evangelho de Jesus Cristo.

“E o que é que deveis esperar?” perguntou Mórmon. “Eis que vos digo que deveis ter esperança de que, por intermédio da expiação de Cristo e do poder da sua ressurreição, sereis ressuscitados para a vida eterna; e isto por causa da vossa fé nele.”8

Professores, ergam a voz e testifiquem sobre a verdadeira natureza da Trindade. Declarem seu testemunho relativo ao Livro de Mórmon. Transmitam as gloriosas e belas verdades contidas no Plano de Salvação. Usem os materiais aprovados pela Igreja, sobretudo as escrituras, para ensinar as verdades do evangelho restaurado de Jesus Cristo em sua pureza e simplicidade. Lembrem-se da instrução dada pelo Salvador: “Examinais as escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam”.9

Ajudem os filhos de Deus a compreender o que é genuíno e importante nesta vida. Ajudem-nos a desenvolver a força de escolher caminhos que os mantenham em segurança no caminho da vida eterna.

Ensinem a verdade, e o Espírito Santo coroará seus esforços.

“Aprendei de Mim”

Por ter sido perfeitamente obediente e submisso a Seu Pai, Jesus Cristo pôde “[crescer] em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens”.10 Será que estamos determinados a fazer o mesmo? Assim como Jesus “recebeu graça por graça”11, precisamos paciente e persistentemente buscar luz e conhecimento de Deus em nosso esforço para aprender o evangelho.

Ouvir é um elemento essencial do aprendizado. Ao nos prepararmos para ser ensinados, devemos, em espírito de oração, buscar inspiração e confirmação do Espírito Santo. Devemos refletir, orar, aplicar as lições do evangelho e buscar a vontade do Pai para nós.12

Jesus “ensinava (…) muitas coisas por parábolas”,13 o que exige ouvidos para ouvir, olhos para ver e coração para compreender. Se levarmos uma vida digna, poderemos ouvir os sussurros do Espírito Santo, que podem nos “[ensinar] todas as coisas, e [nos fazer] lembrar de tudo”.14

Quando atendemos ao carinhoso convite do Senhor “Aprendei de mim”, tornamo-nos participantes de Seu poder divino. Portanto, sigamos avante com o espírito de obediência, seguindo nosso Exemplo ao ensinarmos como Ele deseja que ensinemos e aprendermos o que Ele deseja que aprendamos.