2015
Senti o Poder da Expiação de Jesus Cristo Quando…
Setembro de 2015


Senti o Poder da Expiação de Jesus Cristo Quando…

Jovens adultos compartilharam suas experiências ao aplicar a Expiação do Salvador.

Imagem
Young woman kneeling by her bed praying. Shot in Brazil.

No alto: ilustração fotográfica de Janae Bingham; embaixo à direita: ilustração fotográfica de Alexandre Borges

O Salvador Me Ajudou nos Bons e Maus Momentos

O dia de meu batismo foi como um sonho — eu estava muito feliz e ansiosa para começar a vida a partir de um novo início como uma pessoa perfeita. Contudo, logo briguei com meus irmãos poucas horas depois de ser batizada. Lembro-me do desânimo que senti por não demorar muito para estragar tudo depois de ser batizada e confirmada, mas também me lembro de que, quando me arrependi, senti-me completamente íntegra de novo. Assim aprendi desde muito jovem que a Expiação de Jesus Cristo proporciona o tão necessário alívio do pecado.

Ao continuar a crescer em meu entendimento do evangelho, aprendi que a Expiação não era apenas algo para ser usado quando eu pecava. A Expiação podia fazer parte de minha vida nos momentos de provação, de alegria, de tristeza e sucesso. Quando tive dificuldades para me sentir aceita pelos colegas, orei ao Pai Celestial e fui confortada em saber que o Salvador tinha sofrido com esses mesmos sentimentos. Quando eu me saía bem em algo, minha alegria era ampliada quando eu pensava no regozijo do Salvador, porque Ele havia vivenciado aquelas mesmas emoções.

Abby McKeon, Utah, EUA

Aprendi a Confiar no Senhor

Por muitos anos, senti-me sozinho e abandonado. Debatia-me com desejos iníquos que me levaram ao pecado, o que por fim me fez entrar num ciclo de culpa e vergonha. Felizmente, um bispo amoroso me ensinou a respeito do papel da Expiação do Salvador para cobrir fraquezas, dor e tristeza, assim como pecado. Meu bispo se alegrava quando eu progredia e me consolava quando eu tropeçava.

Aprendi que ter um conhecimento conceitual do Salvador não era suficiente — eu precisava orar ao Pai Celestial e me arrepender ativamente por meio da Expiação de Jesus Cristo. Ao fazer isso, passei a ser mais obediente aos mandamentos de Deus e estar mais próximo do Salvador.

Embora ainda lute contra a tentação, aprendi que posso realmente confiar plenamente em meu Salvador e em Sua Expiação. Enquanto eu estiver sobre a rocha do meu Salvador, minha fraqueza pode ser minha força. Posso dizer tal como Paulo: “De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. (…) Porque quando estou fraco então sou forte” (II Coríntios 12:9–10).

Jacob H. Taylor, Idaho, EUA

Imagem
Young adult male studying in Bolivia

Vivenciei uma Mudança no Coração

Quando cursava o Ensino Médio, meu coração estava bem longe do evangelho. No campo missionário, pouco a pouco aprendi o que era realmente uma missão e quis ter o poder e o progresso que ela poderia proporcionar em minha vida se eu fosse verdadeiramente digno. Por fim, a culpa e a tristeza das transgressões passadas se tornaram pesadas demais, e eu quis liberdade — quis ser limpo e um instrumento melhor nas mãos do Senhor. Depois de algumas conversas com meu presidente da missão, voltei para casa para ter um tempo para arrepender-me.

A volta para casa foi um dos momentos mais difíceis de minha vida. Comecei a ler as escrituras de modo diferente, realmente as entendendo e aplicando. Embora estivesse fazendo tudo “certo”, ainda sentia um grande fardo de culpa. Foi então que comecei a concentrar meu estudo em Cristo e em Sua Expiação, em como Ele poderia ser meu Salvador e em como Sua infinita Expiação poderia redimir minha alma. Certa noite, enquanto meditava sobre tudo que havia aprendido naqueles estudos fervorosos, senti o Espírito tocar-me o coração, curar-me a alma e consolar-me. Senti-me seguro e amado, e minha culpa se dissipou.

Assim que cheguei em casa, pensei que uma mudança no coração era tudo de que eu precisava para o processo de arrependimento. Agora sei que eu precisava de tempo para me arrepender — a mudança vem linha sobre linha, um pouco aqui e um pouco ali. É preciso um esforço prolongado para mudar nosso coração, nossos desejos e nossos hábitos para sermos mais semelhante a Cristo. Não podemos fazer uma mudança de 180 graus instantaneamente, mas, graças à Expiação, ela pode acontecer de modo completo.

Nome omitido, Geórgia, EUA

Aprendi a Perdoar

Houve uma época em minha vida em que eu estava tão emocionalmente abalada que isso afetava todos os outros aspectos de minha vida. Não conseguia me concentrar nas aulas ou nas lições de casa, meu relacionamento com minhas companheiras de apartamento era difícil e eu estava constantemente com vontade de chorar. Mais do que tudo, estava tendo dificuldade para perdoar à pessoa que havia causado aquela mágoa — e ainda mais zangada por estar tendo dificuldade para perdoar.

Por fim, decidi que havia me cansado de ficar triste e zangada. Não queria mais carregar aquele fardo. Supliquei ao Pai Celestial que me ajudasse a perdoar. Antes que me desse conta, a dor tornou-se suportável. Não desapareceu, mas eu conseguia suportá-la. Por meio disso, aprendi que a Expiação do Salvador não apenas permite que nos arrependamos, mas também nos ajuda a curar-nos. Quando me acheguei ao Pai Celestial com meu fardo, com humildade e com um coração sincero, Ele me ajudou a carregar a mágoa, a dor e a tristeza que eu levava comigo.

Dani Lauricella, Califórnia, EUA

Senti Esperança no Futuro

Quando meus pais se divorciaram, senti que toda a minha esperança de ter uma família eterna havia terminado. Foi um momento muito difícil de minha vida. Contudo, embora não me fosse fácil reconhecer, aquela provação trouxe bênçãos inesperadas para minha família. Uma delas foi que minha mãe foi batizada!

Também passei a conhecer melhor meu Salvador. Para superar minha tristeza, decidi visitar uma tia no Peru, onde conheci um novo amigo que me fortaleceu muito. Esse amigo e eu estudávamos muito as escrituras juntos e, numa ocasião especial, quando estávamos trocando ideias sobre tópicos do evangelho, senti muito forte o amor de meu Salvador por mim. O sentimento era como a voz de meu Salvador me dizendo: “Sempre estive com você. Simplesmente você não percebia”.

Agora sei que o Salvador quer nos ajudar e que sempre está conosco. Às vezes deixamos que nossa tristeza seja maior que nossa fé e achamos que Ele nos esqueceu, mas na verdade Sua Expiação sempre pode nos ajudar.

Liliane Soares Moreira, Bahia, Brasil

Sua Perfeita Expiação

Antes eu achava

Que havia um buraco

Na Expiação de Cristo —

Que Ele podia salvar todos —

Exceto eu.

Mas eu estava errada.

Não há apenas um buraco,

Mas sete.

Dois buracos em

Suas mãos

Pelos quais eles O pregaram

A uma cruz

Em favor daqueles

Pelos quais Ele morreria

Para salvá-los.

Dois buracos em

Seus punhos

Por meio dos quais eles garantiram

Que o peso de Seu corpo

Não faria com que

Suas mãos

Se dilacerassem

Antes que Sua pena

Estivesse cumprida.

Dois buracos em

Seus pés

Sobre os quais Ele foi

Uma testemunha para todos

Do amor inabalável de Deus

Por todos

Os Seus filhos.

E um buraco em

Seu lado

Pelo qual eles O transpassaram

Para provar que Sua obra

Estava concluída.

Sete.

Perfeição.

Sete perfeitos buracos

No único

Homem Perfeito da Terra.

A perfeita Expiação

Para reparar os buracos de nossa vida.

Seus buracos nos tornam

Inteiros.

Eu estava errada.

Existe uma

Parte

Da Expiação de Cristo

Para mim

Afinal de contas.

Kasey Hammer, Utah, EUA

Imagem
A young adult woman sitting at a table doing homework.

Encontrei Consolo em Sua Ressurreição

Quando eu tinha 23 anos, minha avó morreu. Embora ela tivesse tido uma boa vida, era ainda relativamente jovem, e sua morte veio mais cedo do que o esperado. Eu sabia que muitos tinham perdido muito mais do que eu, e que minha avó estava em paz, mas senti muita dor por saber que jamais a veria novamente nesta vida.

Em meio a essa tristeza, porém, senti o Pai Celestial e o Salvador estenderem a mão para mim. Bondosas professoras visitantes e amigas trouxeram bilhetes gentis e doces, e uma querida vizinha veio até nossa casa com um livro que ela disse ter-se sentido inspirada a comprar para nós. O livro continha citações de apóstolos e profetas sobre o Plano de Salvação e sobre a realidade da vida após a morte.

Ao ler as palavras dos profetas em voz alta com minha irmã naquela noite, senti a mais doce paz descer sobre meu coração. Eu sabia que, graças à Expiação de Jesus Cristo, todos nós poderíamos ser limpos e capazes de habitar com Ele no mundo vindouro. Eu sabia que “ele efetua a ressurreição dos mortos” e que todas as coisas — e pessoas — seriam restauradas a seu devido lugar (Alma 40:3; ver também Alma 41:2). Eu sabia que, graças à Expiação, todos os membros de minha família, inclusive os que faleceram, podem estar juntos para sempre, e serei eternamente grata por isso.

Amanda Seeley, Utah, EUA