2015
Preparação para Entrar na Casa do Senhor
Julho de 2015


Preparação para Entrar na Casa do Senhor

Sorria quando pensar no templo. É um lugar de poder e bênção.

Imagem
The Washington D.C. Temple at sunset and evening shots. Also shots with fog.

Durante uma visitação pública do templo, notei algumas meninas se enfileirando atrás de seus pais no templo. Elas sorriam ao verem seu reflexo nos espelhos da sala das noivas. “Lembrem-se”, sussurrou a avó delas, “de como vocês são especiais e de quanto o Pai Celestial as ama”. Cada menina imaginou a época em que retornaria ao templo como uma mulher de fé, com beleza e capacidade amadurecidas, pronta para cumprir sua missão na Terra. Os meninos que foram à visitação pública também tiveram vislumbres de suas bênçãos e responsabilidades futuras.

O que aquelas crianças sentiram no templo era verdade. O Pai Celestial quer abençoar você. Suas maiores bênçãos vêm quando você entra no templo para receber ordenanças sagradas e fazer e guardar convênios sagrados. Você tem a responsabilidade de se preparar e de estar pronto para essa ocasião.

O templo é importante em sua vida, sobretudo quando você é jovem: “O rapaz precisa estar no templo até mais do que seu pai e seu avô, que estão ancorados pela experiência de toda uma vida; e a moça que acabou de entrar numa nova fase precisa do espírito, da influência e da orientação que advêm da participação nas ordenanças do templo”.1 Comece agora mesmo a preparar o coração e a mente para poder receber e entender plenamente essas bênçãos (ver Mateus 13:23; Marcos 4:20).

Receber a Plenitude do Evangelho

Se você se preparar para entrar no templo, estará “[pronto] para receber a plenitude do [Seu] evangelho” no templo (D&C 35:12; grifo do autor). O templo é um lugar de poder e bênção. O Senhor instruiu o Profeta Joseph Smith e os primeiros santos a se reunirem em Kirtland, Ohio, EUA, onde mais tarde construiriam um templo. “Lá sereis investidos de poder do alto” (D&C 38:32; grifo do autor).

Numa recente visitação pública a um templo, um apóstolo reuniu sua família ao redor do altar sagrado numa das salas de selamento. Ensinou-lhes que tudo que fazemos na Igreja — aulas, atividades, programas e reuniões — prepara-nos para o momento em que iremos ao altar do templo para receber a ordenança do selamento. O templo representa a própria essência do plano do Pai Celestial para sua felicidade e seu progresso eternos.

Preparar-se para Fazer Convênios com Deus

Sua preparação para entrar no templo e fazer convênios não acontece de um dia para outro. Começa em seu batismo e na confirmação, ao receber o dom do Espírito Santo, e se desenvolve com a oração, o estudo das escrituras, a obediência e o serviço. Convida-o a ser puro semanalmente ao tomar o sacramento. Acontece à medida que você aprende a buscar o perdão por meio do arrependimento, a manter os padrões e a ser digno de ter uma recomendação de uso limitado para o templo. Os programas dos jovens vão ajudá-lo, mas sua preparação é pessoal; você está desenvolvendo sua própria dignidade, seu testemunho e sua conversão. A Expiação do Salvador se aplica a você pessoalmente.

Ao elevar seu nível de maturidade espiritual, você terá o desejo de se preparar para entrar no templo. Lá você receberá ordenanças e fará convênios, que são passos necessários para se achegar a seu Pai Celestial. As ordenanças do templo são as “mais sublimes ordenanças (…) que já foram reveladas à humanidade”.2

Ao receber as ordenanças do templo, você faz convênios solenes com seu Pai apenas uma vez por si próprio e em seguida vai se esforçar para vivê-los ao longo de sua vida. Toda vez que entrar no templo, você poderá sentir Seu Espírito e receber revelação e entendimento adicionais ao prover as ordenanças necessárias para outras pessoas. Você vai entender e receber a confirmação de sua existência eterna e do poder sem fim de seus convênios. Se não fôssemos seres eternos, o templo não teria importância. Você entra no templo e faz convênios porque vai existir eternamente e deseja estar com seu Pai Celestial e sua família numa “felicidade sem fim” (Mosias 2:41). Essa certeza cresce em sua própria alma e é confirmada pelo Espírito Santo.

Dignidade

Imagem
Young woman meeting with her bishop. Shot in the Philippines.

O papel do Espírito Santo é real. Ele o ensina e o purifica e lhe transmite o amor do Pai (ver Romanos 5:5). O Santo Espírito da Promessa é o poder ratificador do Espírito Santo, que torna válido cada convênio eternamente.

Para receber o Espírito, você deve entrar no templo limpo e puro, livre de qualquer transgressão não resolvida. Se o adversário conseguisse de alguma forma vencê-lo, seria impedindo-o de entrar no templo ou incentivando-o a entrar lá estando indigno.

Por esse motivo, você será convidado a sentar-se numa entrevista pessoal com seu bispo ou presidente de ramo, para avaliar sua dignidade e sua preparação para receber uma recomendação para entrar no templo. Seja honesto e confie nele para ajudá-lo. Na realidade, é você quem determina sua própria situação perante o Senhor (ver D&C 109:24). Você é o primeiro a assinar sua própria recomendação. Estará assim testificando sua dignidade perante o Senhor.3

Ser digno não significa que você já é perfeito. Significa que seu coração é sincero, que você está vivendo os mandamentos e que você deseja ser melhor a cada dia.

Aprender com Símbolos

No templo, assim como nas escrituras, o Senhor ensina usando símbolos. Você pode encontrar vários símbolos nas escrituras, tais como a rocha, a semente, o fruto, a árvore da vida, o pão e a água do sacramento (ver, por exemplo, 1 Néfi 11; Alma 32; Helamã 5:12). O batismo por imersão simboliza uma nova vida, renascimento e limpeza (ver Romanos 6:3–5). Nos templos todos nos vestimos de branco, simbolizando pureza, santidade, luz e igualdade.

Alguns símbolos do templo são ao mesmo tempo físicos e espirituais. O garment que vestimos, por exemplo, é um lembrete físico diário dos convênios do templo e das bênçãos prometidas. Se for respeitado e honrado, o garment nos protege das tentações e de influências erradas.

Cada uma das ordenanças do templo é simbólica. “Numa cerimônia sagrada, o indivíduo é lavado, [e] ungido”,4 à semelhança dos reis e sacerdotes que se preparavam para assumir seus cargos na antiga Israel (ver I Samuel 10:1; 16:13). As instruções e os convênios da investidura significam que somos vestidos ou investidos com poder e bênçãos adicionais de Deus (ver Lucas 24:49). Talvez o mais belo símbolo seja a ordenança do selamento, na qual um casal é unido por um elo indissolúvel que pode durar por toda a eternidade.

As promessas do templo são ricas e nobres. Elas são os “muitos favores” e “muitas bênçãos” (3 Néfi 10:18) que nosso Pai reservou para você pessoalmente. Por isso, sorria quando pensar no templo.

Não importa sua idade, faça o que for necessário para estar pronto para receber as maiores bênçãos que seu Pai Celestial lhe oferece. Confie no sentimento que tinha quando era criança e cantava “Eu gosto de ver o templo. Ali eu hei de entrar. (…) Devo preparar-me desde já. É meu dever sagrado”.5 Isso também pode se aplicar a você.

Notas

  1. John A. Widtsoe, “Temple Worship”, Utah Genealogical and Historical Magazine, abril de 1921, pp. 91–92.

  2. Preparação para Entrar no Templo Sagrado, livreto, 2002, p. 1.

  3. Ver Josué 24:22, 27: “Sois testemunhas contra vós mesmos de que escolhestes ao Senhor, para o servir. E disseram: Somos testemunhas”. Depois, Josué pegou uma grande pedra e colocou-a embaixo de um carvalho, dizendo: “Esta pedra [assim como nossa recomendação ao templo] nos será por testemunho, pois ela ouviu todas as palavras”.

  4. Preparação para Entrar no Templo Sagrado, p. 1.

  5. “Eu Gosto de Ver o Templo”, Músicas para Crianças, p. 99.

Fotografia do Templo de Rexburg Idaho

VITRAL COLORIDO DO TEMPLO DE LAIE HAVAÍ