2015
Conselhos Proféticos e as Bênçãos do Templo
Janeiro de 2015


Conselhos Proféticos e Bênçãos do Templo

Testifico que, se orarmos pedindo orientação, se seguirmos os profetas vivos e se fizermos do templo uma prioridade em nossa vida, o Pai Celestial nos guiará e nos abençoará.

Imagem
Exterior of the Salt Lake Temple.

Quando eu era jovem, o Élder Spencer W. Kimball (1895–1985), na época membro do Quórum dos Doze Apóstolos, visitou o Japão e discursou numa conferência a que compareci. Ainda me lembro de seus conselhos: “Os jovens devem servir missão e devem casar-se no templo”.

Senti-me inspirado pelo Espírito Santo e assumi a resolução de servir missão e casar-me no templo, embora ainda não existisse um templo no Japão.

Naquela época, eu tinha 19 anos e estava em meu segundo ano de estudos universitários. Meus pais, que não eram santos dos últimos dias, opunham-se fortemente à minha decisão de servir missão. Todos os dias, eu orava para que me dessem sua permissão e bênção. Seis meses depois, o Senhor respondeu à minha oração.

“Estamos passando por dificuldades financeiras e não podemos mais pagar as mensalidades de sua faculdade nem as despesas com moradia e alimentação”, anunciaram meus pais. “A partir de agora você vai precisar ganhar o próprio sustento. Também não nos importamos se você for para a missão!”

Como eu tinha a bênção de meus pais, deixei a faculdade, servi uma missão de construção para a Igreja e depois comecei a procurar um emprego para conseguir dinheiro para uma missão de proselitismo. Com a ajuda do Senhor, achei três empregos! No decorrer do ano seguinte, eu entregava jornais todos os dias, exceto domingo, das 3 horas às 7 horas da manhã, fazia limpeza em prédios das 9 horas às 16 horas e trabalhava como cozinheiro das 17 horas às 19 horas e 30 minutos. Depois eu trocava de roupa e servia à noite como missionário de distrito.

Quando eu tinha 22 anos de idade, fui chamado para a Missão Extremo Oriente Norte. Durante o serviço missionário, senti a maior alegria que jamais sentira, tive muitas oportunidades de conhecer o amor de Deus e recebi muitas bênçãos. Minha família também foi abençoada durante meu serviço, quando meus pais superaram seus desafios financeiros.

Seguir o Profeta

Quando terminei a missão, o Espírito me instou a seguir a segunda parte do conselho do Presidente Kimball: não adiar o casamento no templo. Um ano antes, os membros da Igreja no Japão tinham começado a planejar uma caravana para o Templo de Salt Lake. Como a data de partida era dali a três meses, orei e jejuei para ser guiado a uma jovem digna que eu pudesse levar ao templo.

Pouco tempo depois, participei de uma atividade da Igreja em minha cidade natal, Matsumoto. Enquanto estava lá, encontrei-me acidentalmente com Shiroko Momose, que estudara comigo no Ensino Médio na época em que entrei para a Igreja. O Espírito me confirmou imediatamente que ela era a pessoa que tinha sido preparada para mim.

Pedi a Shiroko em casamento pouco depois de começarmos a namorar. Fiquei feliz quando aceitou, mas surpreso com suas palavras logo em seguida.

“Estou muito feliz por saber que seu Senhor é meu Senhor”, disse ela. “Quando eles anunciaram a caravana para o Templo de Salt Lake, senti muita vontade de ir. Orei muitas vezes para que o Senhor me ajudasse a encontrar alguém com quem eu pudesse me casar lá. Há cerca de um ano, ao orar, o Espírito me indicou que eu devia esperar por você e que você me pediria em casamento quando voltasse da missão.”

Foi uma experiência espiritual maravilhosa para nós, que fortaleceu nossa determinação de casar-nos no Templo de Salt Lake. Tínhamos pouco dinheiro para fazer a viagem, mas não nos deixamos abater. Naquela época já sabíamos que, quando confiamos no Senhor e guardamos Seus mandamentos, Ele nos ajuda a realizar coisas que não conseguiríamos de outra forma.

Invocamos o Pai Celestial em oração e envidamos todos os esforços possíveis para amealhar a quantia necessária. Esse empenho, aliado ao auxílio financeiro de um amigo de Shiroko, permitiu que nos uníssemos aos santos japoneses que foram ao Templo de Salt Lake.

Não é possível externar a alegria que sentimos ao sermos selados lá como casal para a eternidade. Nunca esqueceremos aquela experiência. O que aumentou ainda mais nossa alegria foi o fato de termos pesquisado cinco gerações de nossos antepassados e preparado seus nomes para o trabalho do templo. Enquanto estávamos em Salt Lake City, fizemos as ordenanças por esses antepassados. A realização dessas ordenanças nos ajudou a sentir-nos mais perto deles. Sabíamos que eles estavam muito felizes por causa de nosso esforço.

Éramos recém-casados e com poucos recursos financeiros, mas fizemos da frequência ao templo uma prioridade. Tempos depois, começamos a ir ao Templo de Laie Havaí com a regularidade que nossas finanças permitiam.

Abençoados pelo Templo

“Precisamos do templo mais do que qualquer outra coisa”, disse o Profeta Joseph Smith.1

No plano de Salvação de Deus, o templo é essencial para nossa felicidade eterna, pois nele realizamos cerimônias e ordenanças sagradas. O Bible Dictionary (Dicionário Bíblico) nos diz que o templo é o lugar mais sagrado de adoração na Terra e um “local que o Senhor pode visitar”.2

Se honrarmos nossos convênios do templo e formos até lá “com o coração humilde, com pureza, honra e integridade”,3 sentiremos o Espírito Santo e receberemos mais luz e conhecimento. Ao deixarmos o templo, sairemos armados do poder do Senhor e com Seu nome sobre nós, Sua glória a nosso redor e Seus anjos a nos guardar (ver D&C 109:13, 22).

Quando regressamos ao Japão, após nosso casamento, as promessas do Senhor se realizaram em minha vida quando procurei emprego em tempo integral.

O Senhor Cumpre Suas Promessas

Eu estava trabalhando apenas meio período quando nosso primeiro filho nasceu. Ficamos exultantes, mas eu sabia que não conseguiríamos, sem um emprego de tempo integral, sustentar nossa família que estava crescendo. Começamos a orar fervorosamente pedindo ajuda celestial.

Antes de servir missão, eu tinha vontade de trabalhar com comércio exterior. Mas, para ser contratado por uma empresa da área, o candidato em geral precisava ser formado na universidade e ter determinadas certificações. Eu não terminara a faculdade e não tinha certificações, mas, quando oramos, sentimos que o Senhor nos abençoaria e prepararia um emprego para mim.

Decidi inscrever-me para os exames de recrutamento de várias empresas comerciais, apesar de não ter diploma. Fui recusado pelas duas primeiras, mas tive uma experiência curiosa quando me candidatei à terceira companhia.

A Igreja tinha poucos membros japoneses naquela época, e muitas pessoas tinham preconceito contra a Igreja. Quando três representantes da terceira empresa comercial me entrevistaram, olharam meu currículo e viram que eu era santo dos últimos dias. Começaram a me fazer perguntas sobre a Igreja e pediram respostas detalhadas. Como eu voltara da missão havia pouco tempo, não tinha dificuldade para falar da Igreja restaurada de Jesus Cristo.

Durante pelo menos 40 minutos, estimo eu, falei do evangelho e prestei testemunho da vida de Jesus Cristo, da Apostasia, da Primeira Visão de Joseph Smith, do Livro de Mórmon, da Restauração da Igreja verdadeira de Jesus Cristo e dos ensinamentos da Igreja.

Nenhum dos entrevistadores me interrompeu enquanto eu falava. Alguns dias depois, a companhia me ofereceu um emprego com um altíssimo salário. Posteriormente, quando perguntei a meu gerente porque eles tinham me contratado, ele respondeu: “Durante sua entrevista, tive a certeza de que você era consciencioso, sincero e leal e de que seria alguém que trabalharia dessa maneira para nossa empresa”.

Testifico que o Senhor cumpre Suas promessas. Durante minha entrevista, senti o poder e o Espírito do Senhor sobre mim, tal qual Ele promete àqueles que frequentam o templo e honram os convênios que assumem lá. Também senti Seu Espírito a meu lado ao trabalhar para a empresa, onde fui abençoado para fazer muitas contribuições valiosas.

Um Templo no Japão

Imagem
Daytime photograph of the Tokyo Japan Temple.

Numa conferência regional em Tóquio, em 1975, o Presidente Kimball anunciou a construção do Templo de Tóquio Japão. Os santos japoneses, profundamente emocionados, aplaudiram espontaneamente como demonstração de alegria e gratidão.

O Templo de Tóquio Japão foi concluído em 1980. Durante a visitação pública e as cerimônias dedicatórias, os santos foram abençoados com experiências espirituais maravilhosas e grande alegria. Essas experiências continuaram após a dedicação do templo quando os santos começaram a receber suas ordenanças do templo e realizá-las para seus antepassados falecidos.

Hoje, quase 45 anos depois de meu casamento com Shiroko, minha decisão de seguir os conselhos proféticos continua a abençoar nossa vida e a de nossos filhos. Construímos um lar maravilhoso à maneira do Senhor — sobre o alicerce do evangelho de Jesus Cristo, incluindo os convênios do templo.

Testifico que, se orarmos pedindo orientação, se seguirmos os profetas vivos e se fizermos do templo uma prioridade em nossa vida, o Pai Celestial nos guiará e nos abençoará.

Notas

  1. Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 438.

  2. Bible Dictionary, “Temple”.

  3. Spencer W. Kimball, da oração dedicatória do Templo de Tóquio Japão, em 2013 Church Almanac, 2013, p. 297.