2013
O Que Jesus Significa para Nós Hoje?
Setembro de 2013


Clássicos do Evangelho

O Que Jesus Significa para Nós Hoje?

O Élder David B. Haight foi ordenado apóstolo em 8 de janeiro de 1976 e serviu nesse quórum até sua morte em 2004. Como Assistente do Conselho dos Doze, fez este discurso na conferência geral em 6 de abril de 1974. Para o texto integral em inglês, consulte a revista Ensign de maio de 1974 em LDS.org.

Imagem
Élder David B. Haight

O Jesus que conheço e no qual creio é Jesus o Cristo, o Filho de Deus. Esse testemunho me foi revelado pela bênção e influência do Espírito Santo. Sei que Ele é (…) o Criador do mundo e de tudo que nele há, que é nosso Salvador, que ama a cada um de nós e que morreu na cruz por nós, que nos ensina a compaixão e o perdão, o amigo de todos, Aquele que cura os enfermos e concede a paz a todos os que Lhe derem ouvidos e Nele crerem.

O homem moderno não deve deixar-se desencaminhar das verdades do passado e do presente — verdades e experiências espirituais que ocorreram quando os profetas caminharam e conversaram com Jesus. O que Jesus significava para os apóstolos da antiguidade? O que Ele significava para Pedro?

Imagem
Jesus Cristo administra o sacramento a Seus discípulos na Última Ceia.

O homem moderno não deve deixar-se desencaminhar das verdades do passado e do presente — verdades e experiências espirituais que ocorreram quando os profetas caminharam e conversaram com Jesus.

em memória de mim, de Walter Rane

Marcos, ao escrever sobre os acontecimentos da manhã da Ressurreição, afirma que Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago, foram instadas pelos [dois anjos] que encontraram ao entrarem no sepulcro: “Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro” (Marcos 16:7). Foram orientadas especificamente a informar Pedro. Pedro e João correram para o sepulcro. Pedro entrou, viu os lençóis de linho cuidadosamente dobrados e o lenço que tinha sido colocado sobre Sua cabeça. Pedro passou a ser uma testemunha pessoal daquele evento grandioso.

No dia de Pentecostes, Pedro (…) pregou o glorioso evangelho e deu testemunho de Jesus de Nazaré. As pessoas compungiram-se no coração e perguntaram: “Que faremos, homens irmãos?” (Atos 2:37). E Pedro, com uma convicção recém-desenvolvida, mas profunda, replicou: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2:38). Três mil pessoas creram e foram batizadas. Sentiram o espírito e poder do apóstolo sênior de nosso Senhor. Poderia haver dúvida sobre o que Jesus significava para Pedro?

Sempre me fortaleço com o fervor e a magnitude da convicção de João. Nunca houve dúvida alguma. Ele testificou: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. (…) Todas as coisas foram feitas por ele. (…) Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam” (João 1:1, 3–5). (…)

Talvez transcenda nossa compreensão perceber o que Jesus significou para Néfi quando o Cristo ressuscitado apareceu no continente ocidental e disse: “Eis que eu sou Jesus Cristo, cuja vinda ao mundo foi testificada pelos profetas”. (…)

Em seguida, Néfi escreveu: “A multidão se adiantou e meteu as mãos no seu lado e apalpou as marcas dos cravos em suas mãos e seus pés” (3 Néfi 11:10, 15). (…) Eles tinham estado na presença Dele e podiam testificar.

O que Jesus significava para o jovem Joseph Smith? A visita de Deus, o Pai, e Jesus Cristo ao menino profeta nos tempos modernos foi descrita em suas próprias palavras: “Vi um pilar de luz acima de minha cabeça, mais brilhante que o sol, que descia gradualmente sobre mim. (…) Quando a luz pousou sobre mim, vi dois Personagens cujo esplendor e glória desafiam qualquer descrição, pairando no ar, acima de mim. Um deles falou-me, chamando-me pelo nome, e disse, apontando para o outro: Este é Meu Filho Amado. Ouve-O!” (Joseph Smith—História 1:16–17). (…)

O conhecimento espiritual e as experiências espirituais não devem e não precisam desaparecer da mente do homem moderno, pois os testemunhos dos profetas antigos e modernos foram registrados para benefício do próprio homem, e as pessoas que hoje creem dão testemunho dessas verdades. O homem moderno deve substituir as incertezas e as dúvidas por um desejo de saber mais sobre Jesus.

Temos a responsabilidade e a gloriosa oportunidade de prestar testemunho constante de Jesus, o Cristo. Devemos testificar ao mundo a respeito de Sua Divindade, da realidade de Seu nascimento na carne com ascendência tanto divina quanto mortal. Ele foi escolhido para cumprir a missão essencial da Restauração e Redenção. E Ele fez isso — foi crucificado e ressuscitou dentre os mortos, possibilitando a todos os seres humanos ressuscitarem por meio dessa maravilhosa Expiação de Jesus, tanto santos quanto pecadores.

Todos podem ingressar no caminho do progresso eterno. Todos os que O aceitam e se arrependem recebem o perdão de seus pecados passados e a oportunidade de alcançar a exaltação. “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6). Seria a mente humana capaz de desenvolver um conceito mais nobre para o destino humano? Jesus Cristo é a figura central.

Para a pergunta “O que Jesus significa para o homem moderno?”, testifico que Ele significa tudo.