2013
Gratidão
Junho de 2013


Para o Vigor da Juventude

Gratidão

Imagem
David L. Beck

Todos nós seremos mais felizes se estivermos cheios de gratidão.

Imagem

No verão de 2011, tive o privilégio de conhecer Josh Larson na Fazenda de Escoteiros de Philmont, no Novo México, EUA. Alguns meses depois, Josh estava ajudando seu pai a limpar um armazém. Sem dar sinais prévios, uma corrente que segurava uma viga de quase 700 quilos se rompeu repentinamente, derrubando a viga em cima de Josh e atingindo-o do pescoço às pernas. Miraculosamente, o pai de Josh conseguiu retirar a viga de cima do corpo do filho. Realizou ressuscitação cardiopulmonar até as equipes de emergência chegarem para levar Josh, que ainda não estava respirando, ao hospital.

Josh passou vários dias em estado crítico. Os médicos se empenharam ao máximo para recuperar o crânio fraturado, os seios paranasais esmagados e tratar outros ferimentos graves. Depois de inúmeras operações, o quadro de Josh acabou por se estabilizar. Foi então que começou o longo e lento processo de recuperação.

Hoje Josh ainda sofre com muitos efeitos do acidente. Tem um olho comprometido, é parcialmente surdo de um ouvido e tem uma placa de metal na cabeça. No entanto, prefere considerar essa provação como bênção. Ele sabe que deve sua vida e sua recuperação ao Pai Celestial e ao apoio das pessoas a sua volta. A gratidão enche-lhe o coração.

Imagem

A recuperação de Josh foi longa e lenta. Ele ainda sofre com muitos efeitos de seu acidente, mas considera o acidente mais uma bênção do que uma provação.

Gratidão Durante a Adversidade

Recentemente, numa conferência de jovens, Josh falou sobre as orações e os jejuns feitos por familiares, amigos, vizinhos e líderes da ala e da estaca: “Considero-me abençoado. Minhas orações foram atendidas. Acho que foi mais uma bênção do que uma provação. Amo todos vocês”.

Josh é um exemplo do seguinte ensinamento de Para o Vigor da Juventude: “Viva com um espírito de gratidão e terá mais felicidade e satisfação na vida. (…) Mesmo nos momentos mais difíceis, você pode encontrar muitas coisas pelas quais ser grato(a)”.1

A gratidão pode transformar provações, mesmo sérias como a enfrentada por Josh, em bênçãos. É preciso esforço para exercer gratidão e encarar a vida com otimismo. No entanto, o Senhor verdadeiramente nos abençoa e Suas ternas misericórdias não devem passar despercebidas ou deixar de receber o devido valor. Morôni, profeta do Livro de Mórmon, lembra-nos da importância da gratidão e nos incentiva a “[nos lembrarmos] de quão misericordioso tem sido o Senhor para com os filhos dos homens, desde a criação de Adão até a hora em que [recebermos] estas coisas, e a [meditarmos sobre isto em [nosso] coração” (Morôni 10:3).

A Ajuda do Espírito Santo

Em nossa vida agitada, pode ser fácil ignorar e esquecer a orientação do Pai Celestial em nossas atividades cotidianas. O Espírito Santo nos ajuda a lembrar que temos muito a agradecer. O Presidente Henry B. Eyring, Primeiro Conselheiro na Primeira Presidência, ensinou: “É o Espírito Santo que nos ajuda a ver o que Deus já fez por nós”. Ele nos instou a “achar maneiras de reconhecer e recordar a bondade de Deus”.2

Se permitirmos que o Espírito Santo nos lembre da bondade e do amor de Deus por nós, ficaremos cheios de gratidão. Esse sentimento nos levará a agradecer ao Pai Celestial. Sempre Fiéis ensina: “Agradeça ao Pai Celestial por Sua bondade para com você. Podemos expressar gratidão a Deus reconhecendo Sua mão em todas as coisas, agradecendo a Ele por tudo o que Ele nos dá, guardando Seus mandamentos e servindo ao próximo. (…) Desenvolva gratidão. Você perceberá que a gratidão gera resultados maravilhosos”.3

Se reconhecermos nossas bênçãos, nosso testemunho aumentará. Quanto mais conseguirmos ver a mão do Senhor em nossa vida, mais perto chegaremos Dele. Uma das melhores formas de mostrar gratidão ao Pai Celestial é expressar gratidão a Ele e às pessoas que enriquecem nossa vida.4

Esses sentimentos de gratidão vão inspirar-nos a seguir ao Senhor e a levar uma vida de serviço — uma vida que inspira as pessoas a nossa volta e promove mudanças positivas.

Notas

  1. Para o Vigor da Juventude, livreto, 2011, p. 18.

  2. Henry B. Eyring, “Oh! Lembrai-vos, Lembrai-vos”, A Liahona, novembro de 2007, p. 66.

  3. Sempre Fiéis: Tópicos do Evangelho, 2004, p. 93.

  4. Ver Para o Vigor da Juventude, p. 18.

Fotografias gentilmente cedidas por Vicki Larson e pelos Serviços de Publicações da Igreja