2011
Arrependamo-nos, Voltemo-nos para o Senhor e Sejamos Curados
Abril de 2011


Falamos de Cristo

Arrependamo-nos, Voltemo-nos para o Senhor e Sejamos Curados

“Eis que aquele que se arrependeu de seus pecados é perdoado e eu, o Senhor, deles não mais me lembro” (D&C 58:42).

Recentemente, uma mulher boa e fiel que conheço ficou seriamente ferida num acidente de carro. Entre os ferimentos, havia costelas e vértebras quebradas. Parte do tratamento de reabilitação exigia o uso de um colar ortopédico no pescoço e na coluna para impedir que ela os movimentasse. O colar parecia muito incômodo, mas era necessário. Propiciava as condições ideais para a cura da coluna e do pescoço.

O arrependimento é como esse colar. Quando pecamos, ferimos a alma, e necessitamos de tratamento divino para sarar. O arrependimento cria as condições que permitem ao Salvador, pelo poder da Expiação, nos curar (ver 3 Néfi 9:13). Mesmo que algumas partes do arrependimento sejam desagradáveis — como o colar ortopédico na coluna lesada — ainda assim precisamos nos arrepender.

O Presidente Dieter F. Uchtdorf, segundo conselheiro na Primeira Presidência, ensinou: “O verdadeiro arrependimento faz com que voltemos a fazer o que é certo. Para nos arrependermos sinceramente, temos de reconhecer nossos pecados, sentir remorso ou tristeza segundo Deus, e confessá-los ao Pai Celestial. Se nossos pecados forem graves, também devemos confessá-los ao líder do sacerdócio autorizado. Precisamos pedir perdão a Deus e fazer tudo o que pudermos para corrigir quaisquer danos causados por nossas ações. Arrepender-se significa passar por uma mudança na mente e no coração: parar de fazer coisas erradas e começar a fazer coisas certas. O arrependimento faz com que tenhamos uma atitude diferente em relação a Deus, a nós mesmos e à vida em geral”.1

Quando concluímos com êxito o processo de arrependimento, o resultado é a cura, o alívio e a felicidade. Dorothy J. R. White escreveu:

Ainda que brotem lágrimas no exterior,

Não deixes de purificar o interior.2

O Senhor suplica com insistência, amor e persuasão que nos arrependamos, pois deseja curar-nos. Ele sofreu em Seu corpo e espírito para pagar o preço de nossos pecados se nos arrependermos. Ele explicou:

“Pois eis que eu, Deus, sofri essas coisas por todos, para que não precisem sofrer caso se arrependam;

Mas se não se arrependerem, terão que sofrer assim como eu sofri;

Sofrimento que fez com que eu, Deus, o mais grandioso de todos, tremesse de dor e sangrasse por todos os poros; e sofresse, tanto no corpo como no espírito — e desejasse não ter de beber a amarga taça e recuar —

Todavia, glória seja para o Pai; eu bebi e terminei meus preparativos para os filhos dos homens.

Assim, ordeno outra vez que te arrependas” (D&C 19:16–20).

Arrependamo-nos agora, voltemo-nos para o Senhor e sejamos curados.

Notas

  1. Dieter F. Uchtdorf, “O Ponto de Retorno Seguro”, A Liahona, maio de 2007, p. 99.

  2. Dorothy J. R. White, “Repentance”, Ensign, julho de 1996, p. 27.

O filho pródigo regressou humildemente à casa do pai e disse: “Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho” (Lucas 15:21). O pai recebeu-o em casa de braços abertos. E o Pai Celestial também nos recebe da mesma forma quando nos arrependemos.

A Volta do Filho Pródigo, de James Tissot