2011
Sua Graça Basta
Fevereiro de 2011


Falamos de Cristo

Sua Graça Basta

Como tantas outras pessoas, durante a maior parte de minha vida tive dificuldades para reconhecer meu valor pessoal. Debati-me com problemas de excesso de peso por muitos anos, o que afetou minha autoestima. Embora tenha emagrecido e agora leve uma vida saudável, às vezes ainda me surpreendo combatendo esses sentimentos e pensamentos negativos.

Certa manhã, sentia-me particularmente deprimida e não sabia como melhorar a situação. Comecei a orar e pedi ajuda ao Pai Celestial para superar meu complexo de inferioridade. Ao orar, a seguinte escritura me veio à mente: “E se não tendes esperança, deveis estar em desespero; e o desespero vem por causa da iniquidade” (Morôni 10:22).

Iniquidade parecia uma palavra muito séria, tanto que inicialmente ignorei o pensamento, pois não me lembrava de nada grave que pudesse ter feito de errado. Contudo, o pensamento continuou, assim orei, conforme indicado também por Morôni, para que o Pai Celestial me mostrasse minha fraqueza a fim de fortalecer-me (ver Éter 12:27).

Foi com surpresa que me lembrei de três acontecimentos dos dois dias anteriores nos quais eu não tinha sido paciente com meus filhos. Eu pusera meus próprios sentimentos e necessidades na frente dos deles e não demonstrara sensibilidade a seus sentimentos. Senti-me mal e tomei a resolução de mudar para melhor. Pedi desculpas a meus filhos e orei pedindo perdão. Assim que comecei a orar, meus sentimentos de inferioridade desapareceram e consegui sentir a paz que perdera.

Como se tivesse apertado um interruptor na mente, finalmente entendi um conceito simples que, por algum motivo, havia ignorado ao longo de muitos anos. Quando há um pecado não resolvido em minha vida, ainda que pequeno, dou a Satanás o poder de influenciar-me. Ele conhece minhas fraquezas e sabe quais palavras vão me “[incitar]” e “conduzir (…) à destruição” (ver D&C 10:22). Na verdade, não me odeio, mas Satanás certamente me odeia e lançará mão de todas as artimanhas possíveis para me afastar da luz.

No entanto, quando me arrependo, conto com o poder de Jesus Cristo. Como Ele sabe perfeitamente me socorrer em minha fraqueza (ver Alma 7:11–12), Seu poder me edifica e me fortalece, o que seria impossível para mim sozinha.

Até mesmo o Apóstolo Paulo, tão valente na proclamação do evangelho, sofria de fraqueza e era atormentado por seus efeitos. Contudo, ao orar para sobrepujar a fraqueza, o Senhor respondeu: “A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Em seguida, Paulo exclamou: “De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo” (II Coríntios 12:9).

Da mesma forma, darei o melhor de mim para me arrepender e guardar os mandamentos, “para que em mim habite o poder de Cristo” e que eu fique cheia de amor e paz.

Tal qual o Apóstolo Paulo, farei de tudo para me arrepender e viver os mandamentos, a fim de que “em mim habite o poder de Cristo”.

Ilustrações: Dilleen Marsh