2008
Fé em Jesus Cristo
Março de 2008


Fé em Jesus Cristo

Imagem
Elder Russell M. Nelson

Minha longa jornada para tornar-me médico foi apenas o início. Depois disso, vieram anos de trabalho em hospitais, pesquisa, especialização e exames de certificação. Depois, seguiram-se os anos de ensino, serviço, e os desafios no campo da cirurgia de peito aberto, que estava no início. Tudo isso fez com que se criasse em mim uma profunda reverência pela estrutura e funcionamento do corpo humano — embora não tivesse dúvida de que sua criação fora divina.

O Extraordinário Corpo Humano

Pensem na gênese de um corpo humano. Sua formação começa pela união de duas células reprodutivas: uma da mãe e outra do pai. Juntas, essas duas células contêm todas as informações hereditárias do novo indivíduo, armazenadas em um espaço tão minúsculo, que não pode ser visto a olho nu. Vinte e três cromossomos de cada um dos pais se unem em uma nova célula. Esses cromossomos contêm milhares de genes que determinam todas as características físicas da pessoa que vai nascer. Aproximadamente 22 dias depois da união dessas duas células, um pequeno coração começa a bater. No vigésimo sexto dia, o sangue começa a circular. As células multiplicam-se e dividem-se. Algumas se tornam olhos que vêem; outras, ouvidos que escutam ou dedos que sentem as coisas maravilhosas à nossa volta.

Cada órgão é um dom maravilhoso de Deus. O olho tem uma lente de foco automático. Os dois olhos são controlados por nervos e músculos para formar uma imagem tridimensional. Cada ouvido é ligado a um equipamento compacto destinado a converter ondas sonoras em sinais audíveis, percebidos pelo cérebro.

O coração tem quatro válvulas delicadas que controlam a direção do fluxo sangüíneo. Essas válvulas abrem-se e fecham-se mais de cem mil vezes por dia, ou seja, 36 milhões de vezes por ano. No entanto, a menos que sejam alteradas por alguma doença, são capazes de suportar esse esforço quase indefinidamente. Nenhum material desenvolvido pelo homem é capaz de ser dobrado com tanta freqüência e por tanto tempo sem que se quebre. A cada dia, o coração de um adulto bombeia um volume de líquido suficiente para encher um tanque de aproximadamente 7.600 litros. Na parte superior do coração, existe um gerador elétrico que transmite energia por meio de linhas de condução especiais, fazendo com que um número imenso de fibras musculares trabalhem em conjunto.

Pensem nos sistemas de ‘sobressalentes’ do corpo. Cada um dos órgãos pares pode instantaneamente assumir a função do outro. Os órgãos únicos, como o cérebro, o coração e o fígado, são nutridos por duas vias de suprimento sangüíneo. Essa distribuição protege o órgão, caso uma das vias venha a ser lesada.

Pensem no sistema de autodefesa do corpo. Para protegê-lo de lesões, o corpo sente dor. Em resposta à infecção, ele cria anticorpos, que não apenas ajudam a combater o problema imediato, mas continuam a fortalecer a resistência do corpo contra infecções futuras.

Pensem em como o corpo repara a si mesmo. Os ossos quebrados soldam-se e solidificam-se novamente. As lacerações de pele fecham-se sozinhas. Um vazamento no sistema circulatório é capaz de fechar-se por conta própria. O corpo renova suas células antigas.

Ele regula os próprios ingredientes vitais. Os elementos essenciais e componentes químicos são continuamente ajustados. E, independentemente das amplas variações de temperatura ambiente, a temperatura do corpo é cuidadosamente controlada e mantida dentro de limites bastante restritos.

Durante anos de experiência, aprendi que a cura só ocorre quando todas as leis relevantes àquela bênção são obedecidas.1 A estrutura e as funções do corpo são governadas por lei. Assim declara um versículo da escritura: “A todo reino é dada uma lei; e toda lei também tem certos limites e condições”.2

Cientistas de muitas disciplinas observam manifestações similares de lei e ordem, seja na previsão das marés, nas fases da Lua, ou na localização das estrelas, no céu. Essa lei e essa ordem compõem o alicerce da criação. Essas leis podem ser descobertas e definidas. Suas conseqüências podem ser avaliadas. Essa ordem presta testemunho de um Criador Supremo.3

A questão da fé, por outro lado, não pode ser avaliada. Mas a correlação da fé em Deus com a lei e ordem do universo encontra-se revelada nas escrituras:

“[Deus] deu uma lei para todas as coisas, pela qual se movem em seu tempo e em suas estações;

E seus cursos são fixos, sim, os cursos dos céus e da Terra, que abrangem a Terra e todos os planetas. (…)

Eis que todos estes são reinos; e qualquer homem que tiver visto um deles, ou o menor deles, viu Deus movendo-se em sua majestade e poder.”4

A Divindade da Criação

As escrituras declaram que os céus, a Terra e todas as coisas sobre a Terra foram divinamente criadas.5 As escrituras também nos ajudam a saber mais a respeito da parceria entre Deus e Seu Filho, Jesus Cristo, na Criação. As primeiras palavras da Bíblia declaram: “No princípio criou Deus os céus e a terra”,6 e “criou Deus o homem à sua imagem, (…) homem e mulher os criou”.7 O livro de Abraão ensina que “os Deuses desceram para organizar o homem a sua própria imagem, para formá-lo à imagem dos Deuses, para formá-los, homem e mulher”. 8

As escrituras registram os sentimentos do Pai Celestial por Seu Filho Amado e por todo ser humano: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.9

O livro de João inicia com esta declaração:

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

Ele estava no princípio com Deus.

Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez”.10

Essa escritura denota que o Verbo11 de Deus é Jesus Cristo — o ministro pessoal de Deus no governo deste universo e Criador de toda a vida.

Esse fato foi afirmado a Moisés por nosso Pai Celestial, que disse:

“E pela palavra de meu poder criei-as [a Terra e todas as pessoas nela], a qual é meu Filho Unigênito que é cheio de graça e verdade.

E mundos incontáveis criei; e também os criei para meu próprio intento; e criei-os por meio do Filho, o qual é meu Unigênito.”12

Muitas outras escrituras confirmam que, sob a direção do Pai, Jesus Cristo é o Criador. Uma das mais convincentes é o Seu próprio testemunho pessoal: “Eis que sou Jesus Cristo, o Filho de Deus. Eu criei os céus e a Terra e todas as coisas que neles há. Eu estava com o Pai desde o princípio”.14

A Dinâmica da Fé em Jesus Cristo

Aceitar esse conceito exige que se tenha uma fé dinâmica. A fé é o alicerce do testemunho pessoal. Os primeiros princípios do evangelho iniciam-se com fé no Senhor Jesus Cristo.15 Paulo disse que a “fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem”.16 Ele rogou “que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender (…) e conhecer o amor de Cristo”.17 Paulo nos pediu que “cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus”.18

Aprendemos, no Livro de Mórmon, que “somos vivificados em Cristo por causa de nossa fé (…) E falamos de Cristo, regozijamo-nos em Cristo, pregamos a Cristo, profetizamos de Cristo e escrevemos de acordo com nossas profecias, para que nossos filhos saibam em que fonte procurar a remissão de seus pecados”.19

Bênçãos que fluem dessa fé também são reveladas no Livro de Mórmon. Ali, lemos: “Deveis, pois, prosseguir com firmeza em Cristo, tendo um perfeito esplendor de esperança e amor a Deus e a todos os homens. Portanto, se assim prosseguirdes, banqueteando-vos com a palavra de Cristo, e perseverardes até o fim, eis que assim diz o Pai: Tereis vida eterna”.20 Este é o “maior de todos os dons de Deus”.21

Fortalecida no Senhor, a fé leva à conversão completa e a um compromisso integral com Sua obra santa. Tornamo-nos filhos do convênio; tornamo-nos Seus filhos. As escrituras confirmam isso: “E agora, por causa do convênio que fizestes, sereis chamados progênie de Cristo, filhos e filhas dele, porque eis que neste dia ele vos gerou espiritualmente; pois dizeis que vosso coração se transformou pela fé em seu nome; portanto nascestes dele e vos tornastes seus filhos e suas filhas”.22

Fortalecida no Senhor, a fé traz conversão, uma mudança poderosa no coração,23 uma mudança na maneira de pensar, saindo dos caminhos do mundo para os caminhos da Deidade. Faz com que a pessoa se arrependa com “todo o coração”.24 Alma acrescentou: “Prega-lhes arrependimento e fé no Senhor Jesus Cristo; ensina-os a humilharem-se, a serem mansos e humildes de coração; ensina-os a resistirem a todas as tentações do diabo com sua fé no Senhor Jesus Cristo”.25

Em parte, o Livro de Mórmon existe para convencer os judeus e os gentios de que Jesus é o Cristo, o Deus Eterno.26 Os que lêem o Livro de Mórmon e perguntam com fé se o livro é verdadeiro obtêm um testemunho de sua veracidade. Eles também “saberão (…) que Jesus Cristo é o Salvador do mundo [e] que Joseph Smith é o seu revelador e profeta nestes últimos dias”.27

Fé em Jesus Cristo: Essencial para a Salvação e Exaltação

A fé em Jesus Cristo não traz apenas bênçãos nesta vida, mas é essencial à nossa salvação e exaltação eternas. As escrituras declaram: “Todos os homens precisam arrepender-se e crer no nome de Jesus Cristo e adorar ao Pai em seu nome e perseverar com fé em seu nome até o fim; do contrário não podem ser salvos no reino de Deus”.28 O Senhor também considera os pais responsáveis por ensinar seus filhos a terem “fé em Cristo, o Filho do Deus Vivo”.29

Testifico que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus Vivo. Ele é nosso Criador, Salvador e Redentor,30 Advogado junto ao Pai,31 Libertador, 32 e Jeová do Velho Testamento.33 Ele é o Emanuel prometido,34 o Messias ungido,35 e nosso grande Exemplo.36 Um dia Ele voltará para legislar e reinar como Rei dos reis e Senhor dos senhores.37 No final, cada um de nós ficará diante Dele no dia do julgamento.38 Oro por todos nós, para que a fé individual que temos Nele seja aceitável.

Notas

  1. Esse mesmo conceito foi estabelecido pelo Senhor, quando disse: “Quando recebemos uma bênção de Deus, é por obediência à lei na qual ela se baseia” (D&C 130:21).

  2. D&C 88:38.

  3. Ver Alma 30:44.

  4. D&C 88:42–43, 47.

  5. Ver Colossenses 1:16; Mosias 4:2, 9; 5:15; Alma 18:28; 22:10; Moisés 3:5.

  6. Gênesis 1:1.

  7. Gênesis 1:27.

  8. Abraão 4:27.

  9. João 3:16.

  10. João 1:1–3.

  11. Em grego, Logos (significando “palavra”) é um outro nome para Cristo.

  12. Moisés 1:32–33; grifo do autor.

  13. Ver Efésios 3:9; Mosias 3:8–11; Helamã 14:12; Mórmon 9:8–14.

  14. 3 Néfi 9:15. O Senhor declarou mais: “Eis que eu sou Jesus Cristo, o Filho do Deus vivo, que criou os céus e a Terra, uma luz que não pode ser escondida nas trevas” (D&C 14:9).

  15. Ver Regras de Fé 1:4.

  16. Hebreus 11:1.

  17. Efésios 3:17–19.

  18. Efésios 4:11–13; ver também Gálatas 3:26–29.

  19. 2 Néfi 25:25–26.

  20. 2 Néfi 31:20; ver também Enos 1:8; Mosias 3:12.

  21. D&C 14:7.

  22. Mosias 5:7.

  23. Ver Alma 5:12–14.

  24. 2 Néfi 31:13; ver também Jacó 6:5; Mosias 7:33; 3 Néfi 10:6; 12:24; 18:32.

  25. Alma 37:33; ver também Mórmon 9:37; Morôni 7:25–26, 33–34, 38–39.

  26. Ver página de rosto do Livro de Mórmon.

  27. Introdução do Livro de Mórmon.

  28. D&C 20:29.

  29. D&C 68:25; ver também Moisés 6:57–62.

  30. Ver Isaías 49:26; 60:16; 1 Néfi 21:26; 2 Néfi 6:18.

  31. Ver D&C 29:5; 110:4.

  32. Ver II Samuel 22:2; D&C 138:23.

  33. Ver D&C 110:3.

  34. Ver Isaías 7:14.

  35. Ver 2 Néfi 25:14–19.

  36. Ver João 13:15; 3 Néfi 27:21.

  37. Ver Apocalipse 17:14; 19:16.

  38. Ver Apocalipse 20:12; 1 Néfi 15:33; 2 Néfi 9:22, 44; 28:23; Alma 5:15; 3 Néfi 27:14; Mórmon 3:20; 9:8–14.