2006
Liderados por Pioneiros Espirituais
Agosto de 2006


Mensagem da Primeira Presidência

Liderados por Pioneiros Espirituais

Neste verão, passamos o marco de 150 anos desde que os pioneiros, sob a inspirada liderança de Brigham Young, entraram no vale do Grande Lago Salgado e proclamaram: “Este é o lugar certo. Sigam em frente”.1

Freqüentemente honramos os grandes líderes e seguidores dessa jornada histórica, mas desejo chamar a atenção a outros “pioneiros” que precederam essa jornada. Ao fazê-lo, faço uma pausa para ponderar a definição que o dicionário dá à palavra pioneiro: “Aquele que vai na frente para preparar ou abrir o caminho para que outros o sigam”.2

Voltemos o relógio do tempo e viajemos para outros lugares, para que possamos estudar a vida de muitos que se mostram estar à altura do elevado padrão da palavra pioneiro.

Um deles foi Moisés. Tendo sido criado na corte do Faraó e instruído em toda a sabedoria dos egípcios, ele tornou-se poderoso em palavras e ações. Não podemos separar o Moisés, o grande legislador, das tábuas de pedra que lhe foram dadas por Deus e nas quais foram escritos os Dez Mandamentos. Eles eram válidos naquela época e continuam sendo hoje.

Moisés suportou constantes frustrações quando alguns de seus seguidores de confiança voltaram ao antigo modo de vida. Embora ficasse desapontado com as ações deles, ainda assim ele os amou e os conduziu, sim, os filhos de Israel, libertando-os de seu cativeiro no Egito. Sem dúvida Moisés se qualifica como pioneiro.

Outra que se qualifica é Rute, que abandonou seu povo, sua parentela e seu país para acompanhar sua sogra, Noemi, adorar Jeová na Sua terra e adotar o modo de vida de Seu povo. Quão importante foi para Rute a obediência a Noemi e o conseqüente casamento com Boaz, por meio do qual Rute, a estrangeira e moabita convertida, se tornou bisavó de Davi e, portanto, antepassada de Jesus Cristo.

O livro da Bíblia Sagrada que leva o nome dela retrata em estilo poético o espírito de determinação e coragem daquela mulher. “Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.

Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.”3

Sim, Rute, a preciosa Rute, foi uma pioneira.

Outras mulheres fiéis também se qualificam, tal como Maria, a mãe de Jesus; Maria Madalena; Ester; e Isabel. Não nos esqueçamos de Abraão, Isaque e Jacó, e não deixemos de incluir Isaías, Jeremias, Ezequiel e alguns de um período posterior.

Aquele que Vai Adiante

Lembramo-nos de João Batista. Suas roupas eram simples, sua vida, espartana, sua mensagem, breve: fé, arrependimento, batismo por imersão e a concessão do Espírito Santo por alguém que possuía uma autoridade maior do que a dele. Ele declarou: “Eu não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dele”.4 “Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, (…) esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”.5

O rio Jordão foi o marco do histórico encontro no qual Jesus desceu da Galiléia para ser batizado por João. A princípio, João rogou ao Mestre: “Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?”6 A resposta foi: “Assim nos convém cumprir toda a justiça. (…) E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”.7

João declarou e ensinou abertamente: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”.8

A respeito de João, o Senhor declarou: “Entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista”.9

Tal como tantos outros pioneiros ao longo dos anais da história, João recebeu a coroa de mártir.

Os Apóstolos do Salvador

Muitos que foram pioneiros em espírito e ação foram chamados por Jesus para ser Seus Apóstolos. Muito pode ser dito de cada um deles.

Pedro foi um dos primeiros discípulos de Jesus. Pedro, o pescador, em resposta a um chamado divino, deixou de lado suas redes e deu ouvidos à declaração do Mestre: “Vinde após mim, e eu [te] farei [pescador] de homens”.10 Não consigo pensar em Pedro sem admirar seu testemunho do Senhor: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.11

João, o amado, foi o único dos Doze que, segundo o registro, estava na crucificação de Cristo. Da cruz atroz, Jesus proferiu o magnífico encargo dado a João, referindo-se a Sua mãe, Maria: “Eis aí tua mãe”,12 e para Maria, “Eis aí o teu filho”.13

Os Apóstolos foram adiante, mostrando a outros o caminho a seguir. Eles foram pioneiros.

A história registra, porém, que a maioria dos homens não se achegaram a Cristo nem seguiram o caminho que Ele ensinou. O Senhor foi crucificado, a maioria dos Apóstolos foram mortos, a verdade foi rejeitada. A brilhante luz da compreensão se dissipou e as longas trevas da noite escura envolveram a Terra.

Gerações antes disso, Isaías profetizou: “As trevas cobriram a terra, e a escuridão os povos”.14 Amós previu uma fome na terra: “Não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor”.15 A idade das trevas da história parecia que nunca teria fim. Será que nenhum mensageiro celeste apareceria?

Procurando a Luz

No devido tempo, homens sinceros com coração desejoso, arriscando a própria vida, tentaram estabelecer pontos de referência para encontrarem o caminho verdadeiro. O dia da Reforma raiou, mas o caminho à frente seria muito difícil. As perseguições seriam severas, o sacrifício pessoal, imenso, e o custo, incalculável. Os reformadores foram pioneiros, abrindo trilhas no deserto em uma busca desesperada por aqueles pontos de referência perdidos que eles achavam que conduziriam a humanidade de volta à verdade que Jesus ensinara.

Wycliffe, Lutero, Hus, Zwingli, Knox, Calvino e Tyndale foram todos pioneiros durante o período da Reforma. Muito significativa foi a declaração de Tyndale aos que o criticavam: “Farei com que um rapaz da fazenda conheça mais as escrituras do que vós”.16

Assim foram os ensinamentos e a vida dos grandes reformadores. Seus feitos foram heróicos, inúmeras foram suas contribuições, imenso foi seu sacrifício — mas eles não restauraram o evangelho de Jesus Cristo.

A respeito dos reformadores, poderíamos perguntar: “Seu sacrifício foi em vão? Sua luta foi inútil?” Respondo ponderadamente que não. A Bíblia Sagrada foi colocada à disposição das pessoas. Toda pessoa podia encontrar seu próprio caminho. Oh, se ao menos todos soubessem ler e pudessem compreender! Mas alguns sabiam ler, e outros podiam ouvir, e todos tinham acesso a Deus por meio da oração.

O muito aguardado dia da Restauração realmente chegou. Analisemos esse importante evento da história do mundo relembrando o testemunho do menino da fazenda que se tornou um profeta, uma testemunha pessoal do que aconteceu, sim, Joseph Smith.

A Alva Rompe

Descrevendo sua experiência, Joseph disse: “Li um dia na Epístola de Tiago, primeiro capítulo, versículo cinco, o seguinte: E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada”.17

“Finalmente cheguei à conclusão de que teria de permanecer em trevas e confusão, ou fazer como Tiago aconselha, isto é, pedir a Deus. (…)

(…) Retirei-me para um bosque a fim de fazer a tentativa. Foi na manhã de um belo e claro dia, no início da primavera de 1820. (…)

(…) Ajoelhei-me e comecei a oferecer a Deus os desejos de meu coração. (…)

(…) Vi um pilar de luz acima de minha cabeça, mais brilhante que o sol, que descia gradualmente sobre mim. (…)

(…) Quando a luz pousou sobre mim, vi dois Personagens cujo esplendor e glória desafiam qualquer descrição, pairando no ar, acima de mim. Um deles falou-me, chamando-me pelo nome, e disse, apontando para o outro: Este é Meu Filho Amado. Ouve-O!18

O Pai e o Filho Jesus Cristo apareceram a Joseph Smith. A manhã da dispensação da plenitude dos tempos havia chegado, dissipando a escuridão de longas gerações de noite espiritual.

Muitos livros foram escritos sobre a vida e as realizações de Joseph Smith, mas talvez um destaque ou outro sejam suficientes: ele foi visitado pelo anjo Morôni. Traduziu, das preciosas placas às quais foi conduzido, o Livro de Mórmon, com seu novo testemunho de Cristo a todo o mundo. Foi um instrumento nas mãos do Senhor por meio do qual foram dadas vigorosas revelações referentes ao estabelecimento de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Durante seu ministério, foi visitado por João Batista, Moisés, Elias, o profeta, Pedro, Tiago e João, para que a Restauração de todas as coisas fosse efetuada. Suportou perseguições; sofreu atrozmente, bem como seus seguidores. Ele confiou em Deus. Foi fiel a seu chamado profético. Deu início a um maravilhoso trabalho missionário no mundo inteiro, que hoje leva luz e verdade às almas humanas. Por fim, Joseph Smith morreu como mártir, assim como seu irmão Hyrum.

Joseph Smith foi realmente um pioneiro.

Aquele que Mudou o Mundo

Folheando as páginas da história das escrituras do início ao fim, aprendemos sobre o maior de todos os pioneiros, sim, Jesus Cristo. Seu nascimento foi predito pelos profetas antigos. Sua entrada no palco da vida foi anunciada por um anjo. Sua vida e ministério transformaram o mundo.

Com o nascimento do infante em Belém, surgiu uma grande investidura, um poder mais forte do que as armas, uma riqueza mais duradoura do que as moedas de César. Aquele menino seria o Rei dos reis e Senhor dos senhores, o Messias prometido, sim, Jesus Cristo, o Filho de Deus. Nascido em um estábulo, deitado numa manjedoura, Ele veio do céu para viver na Terra como homem mortal e estabelecer o reino de Deus. Durante Seu ministério terreno, ensinou aos homens a lei mais elevada. Seu glorioso evangelho mudou o modo de pensar do mundo. Ele abençoou os enfermos. Fez o coxo andar, o cego ver, o surdo ouvir. Até fez os mortos voltarem à vida.

Uma frase do livro de Atos tem imenso significado: Jesus “andou fazendo bem, (…) porque Deus era com ele”.19

Ele nos ensinou a orar: “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu”.20

No jardim conhecido como Getsêmani, onde Seu sofrimento foi tão grande a ponto de fazê-Lo suar sangue, Ele suplicou em oração: “Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua”.21

Ele nos ensinou a servir: “Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes”.22

Ele nos ensinou a perdoar: “Eu, o Senhor, perdoarei a quem desejo perdoar, mas de vós é exigido que perdoeis a todos os homens”.23

Ele nos ensinou a amar: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

Este é o primeiro e grande mandamento.

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”24

Tal como o verdadeiro pioneiro que era, Ele convidou: “Vem, e segue-me”.25

Voltemo-nos para Cafarnaum. Ali, Jairo, um dos principais da sinagoga, procurou o Mestre, dizendo: “Minha filha está moribunda; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos, para que sare, e viva”.26 Então chegaram notícias do principal da sinagoga: “A tua filha está morta”.27

Cristo respondeu: “Não temas, crê somente”.28 Ele foi até a casa, passou pelos que choravam e disse-lhes: “Por que vos alvoroçais e chorais? A menina não está morta, mas dorme. E riam-se dele”,29 sabendo que ela estava morta. “Tendo-os feito sair, (…) tomando a mão da menina, disse-lhe: (…) Menina, a ti te digo, levanta-te. E logo a menina se levantou, e andava, (…) e assombraram-se com grande espanto.”30

O Primeiro a Ressuscitar

É emocionalmente exaustivo para mim relembrar os eventos que levaram à crucificação do Mestre. Encolho-me quando leio a resposta de Pilatos aos clamores da multidão: “Crucifica-o, crucifica-o”.31 Pilatos “tomando água, lavou as mãos diante da multidão, dizendo: Estou inocente do sangue deste justo. Considerai isso”.32 Jesus foi escarnecido. Cuspiram Nele e puseram-Lhe uma coroa de espinhos na cabeça. Foi-Lhe dado vinagre para beber. Eles O crucificaram.

Seu corpo foi colocado em um sepulcro emprestado, mas nenhum sepulcro poderia conter o corpo do Senhor. Na manhã do terceiro dia, uma mensagem bem-vinda foi dada a Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e outras mulheres que estavam com elas quando foram ao sepulcro, viram a grande pedra da entrada rolada e notaram que o sepulcro estava vazio. Dois anjos disseram às mulheres que choravam: “Por que buscais o vivente entre os mortos? Não está aqui, mas ressuscitou”.33

Sim, o Senhor realmente ressuscitou. Ele apareceu a Maria; foi visto por Cefas, ou Pedro, e depois por Seus irmãos dos Doze. Foi visto por Joseph Smith e Sidney Rigdon, que declararam: “Este é o testemunho, último de todos, que nós damos dele: Que ele vive! Porque o vimos, sim, à direita de Deus”.34

Nosso Mediador, nosso Redentor, nosso Irmão, nosso Advogado junto ao Pai morreu por nossos pecados e pelos pecados de toda a humanidade. A Expiação de Jesus Cristo foi o ato preordenado mais voluntário do Filho Unigênito de Deus. Ele ofereceu Sua vida como resgate redentor por todos nós.

Sua missão, Seu ministério entre os homens, Seus ensinamentos de verdade, Seus atos de misericórdia, Seu amor inabalável por nós suscitam nossa gratidão e aquecem nosso coração. Jesus Cristo, o Salvador do mundo, sim, o Filho de Deus, foi e é o maior de todos os pioneiros, porque Ele foi adiante, mostrando a todos o caminho a seguir. Que sempre O sigamos.

Idéias para os mestres familiares

Depois de se prepararem em espírito de oração, compartilhem esta mensagem, utilizando um método que incentive a participação daqueles que vocês estiverem ensinando. Seguem-se alguns exemplos.

  1. Peça aos membros da família que definam a palavra pioneiro. Leia a definição da palavra encontrada no artigo. Compartilhe alguns dos exemplos citados pelo Presidente Monson para mostrar como os pioneiros prepararam espiritualmente o caminho para nós. Peça aos membros da família que citem exemplos de pessoas que mostraram o caminho para eles. Troque idéias sobre como podemos preservar o espírito pioneiro e mostrar o caminho para outros. Compartilhe um exemplo de “pioneiro” que foi importante em sua vida.

  2. Mostre gravuras dos pioneiros citados no artigo. Peça a um membro da família por vez que escolha uma gravura e explique como aquela pessoa foi um pioneiro. Pergunte como podemos demonstrar gratidão pelo legado deixado por esses pioneiros espirituais. Preste testemunho de que o Salvador é “o maior de todos os pioneiros”.

  3. Leve a família para uma breve caminhada. Pare em diversos pontos e conte um dos exemplos de pioneiros descritos pelo Presidente Monson. Leia a definição de pioneiro e peça a alguém que lidere o grupo no caminho de volta para casa. Convide a família a esforçar-se para serem pioneiros.

Notas

  1. Citado em Wilford Woodruff, “Celebration of Pioneers’ Day”, The Utah Pioneers, 1880, p. 23.

  2. Oxford English Dictionary, 1971, “Pioneer”, p. 2182.

  3. Rute 1:16–17.

  4. João 3:28.

  5. Lucas 3:16.

  6. Mateus 3:14.

  7. Mateus 3:15–17.

  8. João 1:29.

  9. Mateus 11:11.

  10. Mateus 4:19.

  11. Mateus 16:16.

  12. João 19:27.

  13. João 19:26.

  14. Isaías 60:2.

  15. Amós 8:11.

  16. Citado em S. Michael Wilcox, Fire in the Bones: William Tyndale—Martyr, Father of the English Bible, 2004, p. 47.

  17. Joseph Smith—História 1:11.

  18. Joseph Smith—História 1:13–17.

  19. Atos 10:38.

  20. Mateus 6:9–10.

  21. Lucas 22:42.

  22. Mateus 25:40.

  23. D&C 64:10.

  24. Mateus 22:37–39.

  25. Lucas 18:22.

  26. Marcos 5:23.

  27. Marcos 5:35.

  28. Marcos 5:36.

  29. Marcos 5:39–40.

  30. Marcos 5:40–42.

  31. Lucas 23:21.

  32. Mateus 27:24.

  33. Lucas 24:5–6.

  34. D&C 76:22–23.