2005
Posso Me Arrepender e Ser Batizado
Julho de 2005


Tempo de Compartilhar

Posso Me Arrepender e Ser Batizado

“E ordena a todos os homens que se arrependam e sejam batizados em seu nome, tendo perfeita fé no Santo de Israel, pois do contrário não poderão ser salvos no reino de Deus.” (2 Néfi 9:23).

Você alguma vez sentiu-se tão feliz que bateu palmas de alegria? O Livro de Mórmon conta a história de um povo que bateu palmas de tanta alegria!

O Rei Noé e seus sacerdotes não guardavam os mandamentos, então o Senhor enviou Abinádi para advertí-los e dizer-lhes que deviam arrepender-se. Abinádi também ensinou-lhes sobre Jesus Cristo. O Rei Noé ordenou que Abinádi fosse executado, porém um dos sacerdotes do Rei Noé, Alma, acreditou em todas as coisas que Abinádi havia ensinado.

Alma “arrependeu-se de seus pecados e iniqüidades; e andando secretamente entre o povo, começou a ensinar as palavras que Abinádi havia ensinado;” (Mosias 18:1). Alma sabia que isso deixaria o Rei Noé zangado, então o povo de Alma escondeu-se.

Alma ensinou ao povo que deveriam ser batizados e se guardássem os mandamentos, Deus lhes daria Seu Espírito. “E quando ouviram essas palavras, bateram palmas de alegria” (Mosias 18:11).

O batismo é o primeiro convênio que fazemos com o Pai Celestial. Renovamos nosso convênio toda semana, quando tomamos o sacramento. Quando guardamos nosso convênio bastimal, o Senhor nos faz a promessa “que teremos a vida eterna” (Mosias 18:9).

O Diorema de Meu Convênio Batismal

  1. Remova a página A4 da revista e cole-a em um papel cartão ou similar. Corte o retangulo grande.

  2. Dobre o retângulo ao longo das linhas tracejadas e faça um corte nas nove linhas contínuas.

  3. Corte as figuras. Insira a aba da figura batismo no corte da cena do batismo (ver ilustração).

  4. Cole o verso das figuras sacramento na dobradura que ressalta a cena do sacramento (ver ilustração).

  5. Corte os retangulos com as escrituras e leia as referências. Insira as abas nos cortes que restaram.

Idéias Para o Tempo de Compartilhar

  1. 1. Auxilie as crianças para que decorem D&C 58:42. Então, use os passos para o arrependimento que se encontra no Primária 3, lição 10: (1) sentir pesar, (2) pedir perdão, (3) corrigir o erro, (4) não repetir o erro. Desenhe um círculo grande e divida-os em 4 seções. Escreva um princípio em cada seção. Coloque o círculo no chão. Prepare estudos de casos com situações que exijam o arrependimento. Por exemplo: “Você vê uma menina nova, mas não a convida para juntar-se a você.” Convide uma criança para jogar um objeto pequeno em uma das quatro seções, ler o estudo de caso e contar o que ele (a) faria para seguir o passo do arrependimento. Continue o jogo com as outras crianças. Leia 3 Néfi 9:22. Preste testemunho a respeito do papel do Sacrifício Expiatório do Salvador no arrependimento.

  2. 2. Fale sobre o batismo de Cristo (ver Mateus 3:13–17) e que devemos seguir Seu exemplo (ver 2 Néfi 31:4–13). Explique que: (1) Você deve ter pelo menos oito anos de idade. Cante uma música ou hino a respeito do batismo. (2) Você terá uma entrevista com o bispo ou presidente do ramo. Convide um membro do bispado ou da presidência do ramo para falar sobre a entrevista. (3) Você vestirá roupas brancas. Se possível, mostre algumas roupas batismais. (4) O batismo deve ser realizado por um sacerdote digno ou um portador do Sacerdócio de Melquisedeque. Ver atividade para o item 5. (5) O batismo é por imersão, então você ficará completamente coberto pela água. Convide um sacerdote ou missionário retornado para explicar como o batismo é realizado. (6) Você também será confirmado um membro da Igreja. Convide as crianças para falarem sobre suas experiências de batismo e confirmação (algumas pessoas são confirmadas imediatamente após seu batismo; outras são confirmadas na reunião sacramental). (7) Você receberá o dom do Espírito Santo. Então receberá a remissão dos pecados. Cante uma música ou hino a respeito do Espírito Santo.