2004
Presentes de Natal o Ano Inteiro
Dezembro de 2004


Tempo de Compartilhar

Presentes de Natal o Ano Inteiro

“E tudo quanto persuade os homens a fazerem o bem, vem de mim; porque o bem não vem de ninguém, a não ser de mim. (…) Eu sou a luz e a vida e a verdade do mundo.” (Éter 4:12)

Há mais de 2.000 anos, Maria e José viajaram para Belém. José tentou achar um lugar para eles na hospedaria, mas não havia mais. Por fim, encontraram um estábulo onde Maria poderia dar à luz.

Esse foi o primeiro Natal. Não houve grandes reuniões de família. Não houve decorações. Não houve presentes embalados em papel brilhante. Mas houve cânticos, júbilo e alegria. Os anjos do céu uniram-se num grande coro de regozijo e louvor por ocasião do nascimento do Filho de Deus. (Ver Lucas 2:13–14.) O Pai Celestial concedeu-nos uma dádiva grandiosa. Ele enviou Seu Filho, Jesus Cristo.

Jesus concedeu-nos o dom da Expiação e da vida eterna. Jesus Cristo é nosso Salvador e Redentor. Ofereceu-nos o dom de um exemplo perfeito para seguirmos. Mostrou-nos o dom do amor e ensinou-nos a amarmos uns aos outros.

Podemos também oferecer presentes de serviço e amor. Jesus disse: “Se me amais, guardai os meus mandamentos“. (João 14:15) Podemos demonstrar nosso amor a Jesus guardando Seus mandamentos e servindo ao próximo, não apenas na época de Natal, mas no decorrer de todo o ano.

Enfeites de Presentes

Recorte os presentes da página A11 ao longo das linhas cheias. Dobre nas linhas pontilhadas; em seguida, passe fita adesiva. Faça um furo no alto de cada presente e passe um barbante. Pendure os presentes onde eles fiquem bem visíveis. Depois de alguns dias, abra um “presente” e faça a atividade sugerida no interior. Lembre-se de que você deve oferecer esses presentes ao longo do ano inteiro!

Idéias para o Tempo de Compartilhar

  1. 1. Mostre uma gravura da Última Ceia. Antes da Crucificação de Jesus, Ele deu o sacramento aos apóstolos para que tivessem uma maneira de recordarem-No sempre e terem consigo Seu Espírito. Leiam juntos Lucas 22:19. Mostre uma gravura de Cristo visitando os nefitas. Depois de Sua Ressurreição, Jesus ensinou os nefitas a tomarem o sacramento. Leiam juntos 3 Néfi 18:6–7, 11. Jesus Cristo ensinou-lhes que, ao tomarem o sacramento, estavam renovando seus convênios batismais de sempre O recordarem, tomarem sobre si o nome Dele e guardarem Seus mandamentos. Mostre fotos de portadores do sacerdócio abençoando e distribuindo o sacramento hoje em dia. Podemos participar da mesma ordenança instituída por Jesus. As orações sacramentais dizem que, caso recordemos Jesus Cristo e guardemos Seus mandamentos, teremos sempre Seu Espírito conosco. Leia as orações sacramentais em Morôni 4:3 e 5:2. Ressalte que, sem a Expiação, celebrada no sacramento, não comemoraríamos o Natal. Cantem um hino.

  2. 2. Afixe no quadro-negro as gravuras sugeridas acima e fale sobre cada uma delas. Acima das gravuras, escreva “Domingo”. Discuta maneiras pelas quais as crianças podem lembrar-se de Jesus. Aos domingos, podemos pensar Nele na Igreja, durante o sacramento e ao cantarmos hinos da Primária. Separe as crianças em seis grupos e designe a cada grupo um dia da semana. (Segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira e sábado.) Peça que escrevam ou desenhem maneiras pelas quais podem recordar o Salvador no decorrer da semana. (Por exemplo, perdoando ao próximo, escolhendo o que é certo, guardando os mandamentos, sendo bondoso, sendo grato.) Dê a cada grupo a chance de expressar-se. Em seguida, diga: “Recordarei Jesus __________”. Jogue um saquinho de feijões para uma criança, para que ela complete a frase. Quando ela o fizer, peça-lhe que repasse o saquinho de feijões para outra criança, reiniciando o ciclo. Saliente que podemos recordar o Salvador no decorrer de toda a semana.