2004
Perguntas e Respostas
Abril de 2004


Perguntas e Respostas

Como posso sentir paz com tantas coisas assustadoras acontecendo no mundo e até mesmo na minha própria escola?

  • É possível sentir paz interior mesmo durante momentos de adversidade.

  • Podemos sentir paz quando guardamos os convênios e mandamentos.

  • Embora venhamos a ser provados e coisas ruins nos aconteçam, podemos ter a certeza tranqüilizadora de que Deus está velando por nós.

  • A paz vem por meio do Espírito Santo, assim devemos empenhar-nos por ser dignos de Sua companhia.

  • O arrependimento pode livrar-nos do pecado e da culpa e restaurar a paz a nossa alma.

A Liahona

Vivemos num mundo cheio de medo e acontecimentos assustadores. No entanto, é possível sentir paz interior mesmo que tudo a nossa volta esteja em situação caótica. Jesus Cristo oferece a cada um de nós a mesma paz que prometeu a Seus Apóstolos: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”. (João 14:27)

Há inúmeras coisas que podemos fazer para trazer paz a nossa vida: orar, estudar as escrituras, ouvir música inspiradora, ir à Igreja e ao seminário ou instituto, freqüentar o templo. Entretanto, na verdade tudo se resume num princípio: “O preço da paz é a retidão”, disse o Presidente Ezra Taft Benson (1899–1994). ( The Teachings of Ezra Taft Benson [1988], p. 703) Ou como ensinou o Presidente Gordon B. Hinckley: “Vocês encontrarão paz e felicidade (…) se viverem o evangelho”. (“Palavras do Profeta Vivo”, A Liahona , março de 1997, p. 16)

Isso não quer dizer que precisamos ser perfeitos para ter paz. Contudo, devemos empenhar-nos ao máximo para escolher o que é certo e reerguer-nos a cada vez que cairmos.

Por que o fato de ter a paz do Senhor em nosso coração depende de nossa retidão? Um motivo é que não podemos cometer erros e sentir-nos bem. Outra razão é que a paz oferecida por Jesus vem por meio do Consolador, o Espírito Santo, e precisamos viver dignos da companhia do Espírito. Caso tenhamos pecado, a culpa nos impedirá de sentir a paz do Senhor. Todavia, por meio do arrependimento, podemos livrar-nos da culpa e do pecado e voltar a ser merecedores da companhia do Espírito Santo.

É importante saber que a promessa de paz deixada por Jesus Cristo não constitui garantia de uma vida sem dificuldades. Todos nós seremos provados, pois é por esse motivo que estamos aqui. Há coisas ruins que às vezes acontecem conosco ou com alguém perto de nós. Mesmo assim, podemos sentir paz.

Depois de sofrer na Cadeia de Liberty durante meses, o Profeta Joseph Smith recebeu as seguintes palavras de Deus:

“Meu filho, paz seja com tua alma; tua adversidade e tuas aflições não durarão mais que um momento;

E então, se as suportardes bem, Deus te exaltará no alto.” (D&C 121:7–8)

Nossas tribulações podem parecer durar mais do que um breve momento, mas com a ajuda de Deus, podemos ganhar força.

“Testifico que estamos enfrentando tempos difíceis”, disse o Presidente James E. Faust, Segundo Conselheiro na Primeira Presidência. “Precisamos ser corajosamente obedientes. Tenho um testemunho de que seremos chamados a provar nossa força espiritual, pois os dias a nossa frente serão cheios de aflições e dificuldades. Mas com o consolo reconfortante de um relacionamento pessoal com Deus, contaremos com uma coragem tranquilizadora.” (“Que Te Conheçam a Ti Só, Por Único Deus Verdadeiro, e a Jesus Cristo”, A Liahona, fevereiro de 1999, p. 6)

Leitores

As revelações modernas declaram: “Aprendei que aquele que pratica as obras da retidão receberá sua recompensa, sim, paz neste mundo e vida eterna no mundo vindouro”. (D&C 59:23) Podemos alcançar paz vivendo o evangelho conforme ensinado por nosso Salvador e nossos profetas modernos.

Israel O. Velasco, 17 anos, Ala General Santos IV, Estaca General Santos Filipinas

Houve conflitos em todos os períodos da história. Entretanto, se obedecermos aos mandamentos e princípios do evangelho, as promessas do Senhor se cumprirão, e nossa alma se encherá de paz. Seremos capazes de suportar os momentos difíceis sem perder a fé se formos diligentes e perseverarmos até o fim.

Carlos Freire, 16 anos, Ala Bolívar, Estaca Guayaquil Equador García Moreno

Como um dos frutos do Espírito é a paz, uma das coisas que me ajuda a sentir paz é viver uma vida pura, a fim de poder ser guiado pelo Espírito Santo. Adoro cantar, e isso me traz paz. Entoar hinos ou ouvir gravações de hinos proporciona-me tranqüilidade e ajuda-me a conservar o Espírito.

Óscar Luciano Mackay López, 17 anos, Ramo Las Colinas, Estaca San Isidro Panamá

Sinto paz ao ler as escrituras, fazer boas obras e orar constantemente a nosso Pai Celestial em busca de orientação. Ele sempre pode tornar as coisas mais fáceis para nós, principalmente nestes momentos difíceis.

Denise Talaboc, 13 anos, Ramo Mati II, Estaca Mati Filipinas

Apesar das dificuldades e atrocidades que acontecem com tanta freqüência, algo que me ajudou a encontrar paz em minha vida é saber que Deus existe, que tem poder absoluto sobre todas as coisas, é amoroso e conhece a cada um de nós. Se houver algo que precisemos consertar em nossa vida, devemos fazê-lo agora a fim de desfrutarmos a paz plena que o Espírito do Senhor pode proporcionar a nossa vida.

Raquel Iveth Hurtado, 17 anos, Ramo Los Repartos, Distrito Leon Nicarágua

“Aprende de mim e ouve minhas palavras; anda na mansidão de meu Espírito e terás paz em mim.” (D&C 19:23) Essa escritura indica-nos como podemos encontrar paz a despeito do que aconteça a nossa volta. Apliquei essa passagem a minha própria vida e encontrei paz em minha alma.

Natacha D. Lemire, 14 anos, Ala Laval, Estaca Montréal Québec

Nem sempre é fácil sentir a paz do Senhor; afinal, estamos num período probatório e somos testados a cada dia. Contudo, se guardarmos os mandamentos e vivermos o evangelho, teremos paz.

Bjoern T. Kuchel, 20 anos, Ala Langenhorn, Estaca Neumünster Alemanha

É possível ter paz e felicidade mesmo em meio a grandes adversidades. Podemos suportar tudo com nosso testemunho como escudo. O conhecimento de que Jesus é nosso Salvador e de que Deus é nosso Pai é uma âncora nas tempestades da vida. Nenhuma tribulação é maior do que a felicidade e a paz que recebemos quando temos fé e um testemunho forte.

Franciélly Aparecida Costa, 19 anos, Ramo Guarani, Estaca Belo Horizonte Brasil

Perguntas respondidas à guisa de orientação, não como pronunciamentos doutrinários da Igreja.

“Estes são tempos perigosos? São. Mas não há razão para temer. Podemos ter paz em nosso coração e paz em nosso lar. Podemos ser uma influência para o bem neste mundo, cada um de nós pode.

Que o Deus do céu, o Todo-Poderoso, nos abençoe, nos ajude ao trilharmos nossos vários caminhos nos dias incertos que estão à frente. Que nos voltemos para Ele com fé inabalável.”

Presidente Gordon B. Hinckley, “Os Tempos em que Vivemos”, A Liahona , janeiro de 2002, p. 86.