2004
O Livro de Mórmon Mudará Sua Vida
Fevereiro de 2004


O Livro de Mórmon Mudará Sua Vida

Há alguns anos, meu filho Matthew voltou para casa de uma reunião de conselho do seminário dizendo: “Pai, quero que você entalhe uma plaqueta para mim”. E entregou-me o texto. A plaqueta que gravei dizia: “O Livro de Mórmon mudará sua vida”.1

A mensagem que tenho para vocês é bem simples: O que estava escrito naquela plaqueta era verdade. Prestem atenção nas palavras da citação. Não está escrito que os ensinamentos ou o estudo do livro mudarão sua vida. Ela afirma: “O Livro de Mórmon mudará sua vida”. Deixem-me explicar por que sei que isso é verdade: O próprio livro é o mais maravilhoso texto curricular de que dispomos, não apenas do ponto de vista do aluno, mas também do ponto de vista do professor.

Há quatro coisas que procuro fazer quando ensino as escrituras: Ler, provar, preparar e testificar. Gostaria de abordar cada uma dessas coisas.

Ler

Antes de escrever este artigo, reservei um tempo para ler o Livro de Mórmon. Isso mudou minha vida. De repente, passei a ver o livro como se fosse um filme, todo colorido, numa tela grande. As pessoas tornaram-se mais reais para mim. Visualizei o Salvador e Sua visita, quase como se eu tivesse estado presente. E tive um sentimento a respeito de Néfi. Senti que de alguma forma ele sabia da mudança que tanto desejamos que aconteça em nossa vida e na vida de nossos alunos. Se eu fosse ensinar a respeito dessa mudança, eu usaria Mosias 27:25–26:

“E o Senhor disse-me: Não te admires de que toda a humanidade, sim, homens e mulheres, toda nação, tribo, língua e povo tenham de nascer de novo; sim, nascer de Deus, serem mudados, de seu estado carnal e decaído, para um estado de retidão, sendo redimidos por Deus, tornando-se seus filhos e filhas;

E tornam-se, assim, novas criaturas; e a menos que façam isto, não poderão de modo algum herdar o reino de Deus.”

Essa é a mudança. Não se trata de nos tornarmos um pouco melhores. Não se trata de sabermos um pouco mais. Significa nascermos de novo, sermos transformados pelo poder da Expiação.

Sabemos que se uma pessoa ler o Livro de Mórmon, encontrará nele a descrição dessa mudança e de como consegui-la. Peço-lhes que tenham fé suficiente de que seus alunos desejarão ler o Livro de Mórmon e de que ele será interessante para eles, tal como o é para vocês.

Já me preocupei com a barreira que constitui a leitura de Isaías. De fato, cheguei a pensar: “Por que Néfi colocou aquela barreira ali?”

Há uma escritura que usei por muitos anos nos programas do seminário e do instituto de religião ao elaborar o currículo e definir os cursos. O versículo diz o seguinte:

“E li-lhes muitas coisas que estavam escritas nos livros de Moisés; mas, para melhor persuadi-los a acreditar no Senhor, seu Redentor, eu li o que foi escrito pelo profeta Isaías, pois apliquei todas as escrituras a nós, para nosso proveito e instrução.”(1 Néfi 19:23)

Creio que Néfi talvez estivesse tentando nos dizer que reconhecia a barreira representada por Isaías. Ele sabia que o livro de Isaías estava cheio de imagens metafóricas. Entre todas as escrituras, poucas têm tantas imagens assim; portanto, a leitura de Isaías pode ser bem difícil. Creio que Néfi, ao instruir-nos a “aplicar todas escrituras a nós”, queria dizer que elas poderiam ser diretamente aplicadas a nós.

Muitas pessoas têm mais talento do que eu para colocar as escrituras em seu contexto histórico. Há técnicas maravilhosas para se compreender uma metáfora, um simbolismo ou uma alegoria nas escrituras, e espero que vocês aprendam tudo o que puderem sobre isso. Mas espero que aprendam mais uma coisa. Ao lerem Isaías no Livro de Mórmon, procurem acreditar que Néfi conhecia Isaías e sabia como interpretar imagens metafóricas. Néfi disse que devemos aplicar Isaías diretamente a nós. Portanto eu tentei. Li novamente as palavras de Isaías, pressupondo que Néfi escolheu aqueles trechos de Isaías que eu poderia levar diretamente a meu coração como se o Senhor estivesse falando comigo, sem me preocupar com as imagens metafóricas.

Compartilharei com vocês qual foi a experiência que tive. Não é algo que vocês devam ensinar, porque o Senhor falará diretamente ao coração de cada pessoa com uma mensagem diferente. Isso é algo pessoal; permite que vocês vejam o que há dentro de meu coração.

Comecei a ler 2 Néfi 12 e pensei: “O Senhor está falando comigo. O que Ele deseja dizer diretamente para mim?” Então, cheguei a um versículo nas passagens de Isaías que se sobressaiu como se já estivesse sublinhado: “E acontecerá que os olhares altivos dos homens serão humilhados e a altivez dos varões será abatida; e só o Senhor será exaltado naquele dia”. (V. 11)

Isso descreve o dia em que o Salvador virá, o dia pelo qual todos ansiamos e para o qual desejamos que nossos alunos se preparem. Essa escritura diz que naquele dia, todos nós que achávamos ser especiais e maravilhosos pareceremos menores, e o Senhor será exaltado. Veremos melhor quem Ele é, o quanto nós O amamos e quão humildes devemos ser.

Continuei lendo o Livro de Mórmon. Passei o trecho de Isaías e cheguei a Éter 3:2. Encontrei ali algo que nunca tinha notado antes porque acreditei que Isaías estava falando diretamente para mim, e não por meio de imagens.

O irmão de Jarede estava tentando resolver o problema de como conseguir luz para os barcos. Como vocês se lembram, quando ele procurou a ajuda do Senhor, foi-lhe perguntado o que ele faria a esse respeito. O irmão de Jarede já tinha feito tudo que podia. Aquilo era algo que estava além de sua capacidade. Então, ele disse: “Ó Senhor, tu disseste que seremos envolvidos pelas águas. Agora ouve, ó Senhor, e não te ires (…)”

Enquanto estava lendo isso, visualizei a cena vividamente em minha mente. Até me pareceu que as coisas estavam acontecendo diante de mim, enquanto eu lia.

“(…) E não te ires contra teu servo por causa de sua fraqueza diante de ti; pois sabemos que és santo e habitas nos céus e que somos indignos diante de ti (…).” De repente, as palavras de Isaías que mencionei voltaram-me à mente.

Então, continuei lendo: “Por causa da queda, nossa natureza tornou-se má continuamente; não obstante, ó Senhor, deste-nos o mandamento de invocar-te, para que de ti recebamos de acordo com nossos desejos”. (Éter 3:2)

Eu não estava pensando na luz dentro do barco; estava pensando naquela grande mudança e o quanto a desejava em minha vida, tal como vocês. Compreendi por que Isaías me dissera que seria útil antever o dia em que o Senhor seria exaltado e saber o quanto dependemos Dele. Precisamos Dele, e a fé que temos Nele nos fará vê-Lo como um ser grandioso e exaltado, e então nos veremos como pequenos e dependentes. Por maior que o irmão de Jarede tivesse sido, ele se viu como precisamos nos ver, se quisermos que a Expiação tenha efeito em nossa vida.

Faço-lhes a seguinte promessa a respeito da leitura do Livro de Mórmon: Vocês apreciarão muito a sua leitura se compreenderem que o Senhor colocou dentro dele a mensagem que Ele tem para vocês. Néfi, Mórmon e Morôni sabiam disso, e aqueles que compilaram o livro colocaram nele mensagens dirigidas a vocês. Espero que tenham a confiança de que esse livro foi escrito para seus alunos. Nele há mensagens simples e diretas dirigidas a seus alunos, dizendo-lhes como mudar. Esse é o propósito do livro. Trata-se de um testemunho do Senhor Jesus Cristo, da Expiação e de como ela pode ter efeito em sua vida. Vocês terão uma grande experiência neste ano sentindo a mudança que ocorrerá pelo poder da Expiação ao estudarem esse livro.

Provar

A segunda coisa que todos nós, professores, ponderamos e sobre a qual oramos e trabalhamos é “provar”. Queremos provar o evangelho de Jesus Cristo. Vocês querem que seus alunos saibam que ele é verdadeiro.

Há algum tempo, minha mulher e eu estávamos conversando sobre uma aula que ela teria de dar. Mencionamos que embora a aula tivesse um tema e vários objetivos diferentes, a única maneira de alcançá-los seria ensinando a Expiação. Percebemos, então, que sempre que estivermos ensinando qualquer coisa realmente importante, na verdade estaremos ensinando a respeito da Expiação.

Nosso filho John, que na época estava com 18 anos, ouvia nossa conversa. Expliquei eloqüentemente que os professores realmente bons sempre sabem que na verdade estão ensinando a respeito da Expiação. Então, John ensinou-me algo a respeito de provar. Falou-nos de um professor do seminário, dizendo: “Sabe, pai, ele sabia uma coisa. Sabia que você pode prestar testemunho para os jovens. Você pode ensinar que a Expiação é algo de que eles necessitam. Pode ensinar-lhes que precisam ter fé no Senhor Jesus Cristo, arrepender-se e ser batizados. Que precisam sentir o Espírito Santo. Você pode fazer tudo isso e eles irão ouvi-lo. Mas pode ser que não acreditem em você. Eles precisam experimentar essas coisas antes de acreditarem que precisam delas”.

John, então, descreveu o professor que tinha persuadido alguns alunos a provarem algo. O desafio do professor foi o de não assistirem filmes impróprios e verificarem se poderiam sentir o efeito que isso teria na vida deles. John disse que eles realmente puderam sentir uma diferença. Eles sentiram a companhia do Espírito Santo voltando à sua vida.

John sentiu que todos os sermões do mundo tentando provar que houve uma Queda não seriam tão eficazes quanto a experiência de fazermos a coisa certa e depois sentirmos o poder do Espírito Santo na própria vida. Há uma diferença que pode ser sentida entre nossa natureza decaída e a nossa elevação acima dessa natureza pelo poder da fé no Senhor Jesus Cristo e os efeitos da Expiação.

Vocês querem que seus alunos percebam que o desafio que eles enfrentam não é o de provar que o Livro de Mórmon é verdadeiro, mas, sim, de provar a Deus que eles , os alunos, são verdadeiros. Se eles fizerem isso, saberão que o livro é verdadeiro. E quando provarem que farão o que o livro diz, Deus lhes dirá mais coisas:

“E quando tiverem recebido isto, que convém que recebam primeiro para pôr à prova sua fé, e se acontecer que creiam nestas coisas, então as coisas maiores lhes serão manifestadas.

E se não acreditarem nestas coisas, então as coisas maiores lhes serão ocultas, para sua condenação.” (3 Néfi 26:9–10)

Ao provarem o Livro de Mórmon para seus alunos, vocês perceberão que isso não se faz com bons argumentos. Vocês não podem prová-lo nem mesmo por meio de grandes exemplos ou histórias. Essas coisas podem ajudar, mas seus alunos irão provar o Livro de Mórmon dizendo: “Acredito que ele é verdadeiro; vou experimentar fazer o que ele diz”. Depois que tiverem-se provado perante Deus, então receberão a comprovação porque verão os frutos espirituais.

O propósito do Livro de Mórmon é fazer com que as pessoas provem sua crença em Deus, passo a passo. Então, Ele confirmará sua crença e lhes dará mais.

Uma das mais maravilhosas confirmações que encontrei está no livro de Éter. O Senhor perguntou ao irmão de Jarede se ele tinha visto algo além do dedo do Senhor.

“E ele respondeu: Não. Senhor, mostra-te a mim.

E o Senhor disse-lhe: Crês nas palavras que eu direi?

E ele respondeu: Sim, Senhor, eu sei que falas a verdade, porque és um Deus de verdade e não podes mentir.

E quando disse estas palavras, eis que o Senhor se mostrou a ele.” (Éter 3:10–13)

O irmão de Jarede não chegou a esse ponto de um momento para o outro, mas ao longo de toda uma vida. Ele recebeu um pouco de luz, teve fé e exerceu-a. Quando o Senhor viu que ele acreditava, deu-lhe um pouco mais de luz, até que, por fim, o Senhor lhe disse essencialmente o seguinte: “Você acreditará em tudo que eu lhe disser?” E o Senhor sabia que o irmão de Jarede estava dizendo a verdade ao responder: “Sim, Senhor, eu sei que falas a verdade, porque és um Deus de verdade e não podes mentir”. (V. 12)

O Livro de Mórmon foi escrito de forma a fazer com que os alunos sintam que ele contém princípios que eles devem procurar colocar em prática. Vocês precisam tomar cuidado para não designarem aplicações práticas ou desafios que não sejam adequados a cada aluno, porque Deus está falando especificamente àquele indivíduo. Ao lerem o Livro de Mórmon, vocês e seus alunos saberão algumas coisas que deverão fazer. Ao fazerem essas coisas, receberão mais luz porque terão provado que acreditam. Presto testemunho de que por mais que já tenham aprendido com o Livro de Mórmon, vocês devem lê-lo novamente e prová-lo. Provem-no provando a si mesmos. Façam as coisas que forem inspirados a fazer e descobrirão coisas que nunca tinham visto antes.

Preparar

O passo seguinte do professor é a preparação. Vocês devem lembrar-se de como os filhos de Mosias se prepararam. De fato, usamos as escrituras que descrevem sua preparação, especialmente a forma como eles jejuaram e oraram, como exemplo de como devemos preparar-nos. (Ver Alma 17:3, 9.) Mas em minha releitura do Livro de Mórmon, dois versículos do livro de Alma se destacaram:

“Por conseguinte, esse era o motivo pelo qual os filhos de Mosias haviam empreendido esse trabalho, para que talvez pudessem levá-los ao arrependimento; para que talvez os levassem a conhecer o plano de redenção.

Separaram-se, portanto, uns dos outros e foram para o meio deles, cada um por si , segundo a palavra e o poder de Deus que lhe fora concedido.” (Alma 17:16–17; grifo do autor)

As palavras cada um por si fazem-me pensar em vocês quando entram na sala de aula. Vocês entram sozinhos. Eles foram sozinhos, para o meio de um povo feroz, com a intenção de ensinar o evangelho de Jesus Cristo. (Haverá dias em que seus alunos talvez pareçam igualmente ferozes.) Os filhos de Mosias não foram simplesmente para conseguir uns poucos conversos. Eles foram para ajudar as pessoas a mudar de vida pelo poder da Expiação.

Amon tinha-se preparado jejuando, orando e estudando as escrituras e adquirindo dons espirituais dos quais todos nós necessitamos para ensinar. Mas fico impressionado com o modo pelo qual ele ensinou. Como vocês devem lembrar, o rei Lamôni ofereceu-lhe muitas coisas, mas em vez disso Amon escolheu servir o povo que ele pretendia ensinar: “Amon, porém, disse-lhe: Não, mas serei teu servo. Amon tornou-se portanto servo do rei Lamôni.” (Alma 17:25)

Sublinhem isso e lembrem-se disso por toda a vida, se quiserem saber algo a respeito da preparação. Amon preparou-se, mas fez mais do que isso. Ele preparou seus alunos para que as doutrinas de salvação lhes fossem ensinadas. Como ele fez isso?

“E aconteceu que ele foi colocado entre outros servos para guardar os rebanhos de Lamôni, segundo o costume dos lamanitas.” (V. 25)

Lembrem-se de que ele não apenas protegeu os servos e os animais, nas águas de Sébus, mas também afugentou os inimigos. Quando os outros servos informaram o que Amon tinha feito, o rei Lamôni perguntou: “Onde está esse homem?” Eles disseram: “Oh, ele está nos estábulos. Está fazendo de tudo para servi-lo”. (Ver Alma 18:8–9.)

Isso não é estranho? Ele foi chamado para ensinar as doutrinas de salvação, mas estava nos estábulos. Não acham que ele deveria estar orando e jejuando e aperfeiçoando seu plano de ensino? Não, ele estava nos estábulos.

O rei Lamôni fora ensinado a crer que havia um Deus, mas também lhe foi ensinado que tudo que o rei fazia estava certo. Tinham-lhe especificamente ensinado doutrinas falsas que poderiam torná-lo incapaz de ter sentimentos de culpa. Lembram-se de que, ao ficar sabendo onde Amon estava, ele foi tomado por um sentimento de culpa, pelo medo de ter feito algo errado ao matar os servos? (Ver Alma 18:5.) Lembram-se do efeito, no capítulo 18 de Alma:

“E responderam ao rei, dizendo: Se ele é o Grande Espírito ou um homem, não o sabemos; sabemos, porém, que ele não pode ser morto pelos inimigos do rei; nem podem eles dispersar os rebanhos do rei quando ele está conosco, graças a sua destreza e grande força; sabemos portanto que ele é amigo do rei. E agora, ó rei, não acreditamos que um homem tenha tão grande poder, porque sabemos que ele não pode ser morto.

E então, quando o rei ouviu estas palavras, disse-lhes: Agora sei que é o Grande Espírito; e veio nesta ocasião para preservar vossa vida, a fim de que eu não vos mate como matei vossos irmãos.” (Alma 18:3–4)

Sempre enfoquei o quanto Lamôni estava equivocado em sua doutrina, sem reconhecer o milagre. O milagre foi o surgimento de uma necessidade espiritual naquele homem, possibilitando que o evangelho de Jesus Cristo lhe fosse ensinado. Seu coração foi quebrantado. Ele sentiu-se culpado. E isso aconteceu por causa das coisas temporais que Amon havia feito.

Presto-lhes meu testemunho de que vocês podem preparar o coração de seus alunos. Sirvam-nos; descubram pequenas coisas que vocês podem fazer por eles. Paguem o preço do serviço, e Deus honrará esse serviço. Faço-lhes esta promessa. Não se preocupem com o fato de seus alunos nem sempre serem dóceis. Apenas façam algo para eles, então eles se tornarão um pouco mais dóceis para com vocês. Isso será uma dádiva de Deus.

Presto meu testemunho de que o Espírito Santo preparará seus alunos, tal como preparou o rei Lamôni para Amon. Jamais subestimem o valor espiritual de fazermos coisas temporais por aqueles a quem servimos.

Oro para que todos vocês se preparem por meio do jejum, da oração e do testemunho. Espero também que preparem o coração de seus alunos. Sejam servos deles, e eles os amarão. E sentirão seu amor. E mais importante, sentirão o amor de Deus. O Livro de Mórmon os ajudará nisso.

Testificar

Vocês precisam testificar. Prometo-lhes um ano maravilhoso porque o Livro de Mórmon está repleto de testemunhos. Vocês não podem ensinar o Livro de Mórmon sem terem como seus companheiros grandes testemunhas, inclusive o próprio Salvador.

Néfi escreveu: “E agora, meus amados irmãos, e também judeus e todos vós, confins da Terra, dai ouvidos a estas palavras e acreditai em Cristo; e se não acreditardes nestas palavras, acreditai em Cristo. E se acreditardes em Cristo acreditareis nestas palavras, porque são as palavras de Cristo e ele as deu a mim; e elas ensinam a todos os homens que devem fazer o bem”. (2 Néfi 33:10)

Deus os ama e deseja que tenham grande poder ao ensinar a Expiação de Seu Filho Jesus Cristo. Presto testemunho de que vocês receberão esse poder.

Eis o último testemunho do Livro de Mórmon. Creio que foi colocado no final do livro por um propósito: “Sim, vinde a Cristo, sede aperfeiçoados nele e negai-vos a toda iniqüidade; e, se vos negardes a toda iniqüidade e amardes a Deus com todo o vosso poder, mente e força, então sua graça vos será suficiente; e por sua graça podeis ser perfeitos em Cristo; e se pela graça de Deus fordes perfeitos em Cristo, não podereis, de modo algum, negar o poder de Deus.

E novamente, se pela graça de Deus fordes perfeitos em Cristo e não negardes o seu poder, então sereis santificados em Cristo pela graça de Deus, por meio do derramamento do sangue de Cristo, que está no convênio do Pai para a remissão de vossos pecados, a fim de que vos torneis santos, sem mácula”. (Morôni 10:32–33)

Oro para que saibam que vocês foram convidados pelos servos de Deus a convidarem Seus filhos a achegarem-se a Cristo. Se esquecerem de si mesmos, lembrem-se Dele, e sirvam seus alunos, Deus irá abençoar a sua vida e a de seus alunos, todos aqueles que se achegarem a Cristo e sentirem aquela vigorosa mudança em sua vida.

Adaptado de um discurso proferido na conferência de educadores religiosos do Sistema Educacional da Igreja, na Universidade Brigham Young, em 17 de agosto de 1990.

Nota

  1. Ezra Taft Benson, “To the ‘Youth of the Noble Birthright’”, Ensign, maio de 1986, p. 43.