2010–2019
Ama, ama, ama
Outubro de 2018


Ama, ama, ama

O Salvador coloca o nome Dele em seu coração. E vocês sentem o puro amor de Cristo pelas pessoas e por si mesmos.

Amados irmãos e irmãs, sinto-me grato pela oportunidade de falar a vocês. Esta conferência está sendo inspiradora e edificante para mim. A música cantada e as palavras ditas são levadas a nosso coração pelo Espírito Santo. Oro para que o que eu disser seja transmitido a vocês pelo mesmo Espírito.

Há muitos anos, fui primeiro conselheiro de um presidente de distrito no leste dos Estados Unidos. Mais de uma vez, a caminho de nossos pequenos ramos, ele me dizia: “Hal, quando você encontrar uma pessoa, trate-a como se ela estivesse passando por um grande problema, e você vai acertar em mais da metade das vezes”. Não apenas ele estava certo, mas aprendi com o passar dos anos que suas estimativas eram muito baixas. Hoje quero encorajá-los em meio aos problemas que enfrentam.

Nossa vida mortal foi elaborada por um Deus amoroso para ser um teste e uma fonte de crescimento. Vocês se lembram das palavras de Deus acerca de Seus filhos na Criação do mundo: “E assim os provaremos para ver se farão todas as coisas que o Senhor seu Deus lhes ordenar”.1

Desde o início dos tempos, as provações não eram fáceis. Enfrentamos os desafios que advêm por termos um corpo mortal. Todos vivemos em um mundo em que a guerra de Satanás contra a verdade e contra nossa felicidade pessoal está se tornando mais intensa. Para vocês, o mundo e sua vida podem parecer estar em crescente comoção.

Asseguro-lhes o seguinte: o amoroso Deus que permitiu que vocês passem por essas provações também preparou um caminho seguro para que as superem. O Pai Celestial amou o mundo de tal maneira que enviou Seu Filho Unigênito para nos ajudar.2 Seu Filho, Jesus Cristo, deu Sua vida por nós. Jesus Cristo carregou, no Getsêmani e na cruz, o fardo de nossos pecados. Ele passou por todas as tristezas, dores e efeitos de nossos pecados para que pudesse nos consolar e fortalecer em cada provação de nossa vida.3

Lembrem-se de que o Senhor disse a Seus servos:

“O Pai e eu somos um. Eu estou no Pai e o Pai em mim; e sendo que me recebestes, estais em mim e eu em vós.

Portanto, estou em vosso meio e sou o bom pastor e a pedra de Israel. Aquele que edificar sobre esta rocha jamais cairá”.4

Nosso profeta, o presidente Russell M. Nelson, dá-nos a mesma segurança. Além disso, ele descreveu um modo pelo qual podemos edificar sobre a rocha e colocar o nome do Senhor em nosso coração para que sejamos orientados durante as dificuldades da vida.

Ele disse: “Vocês que no momento estiverem desanimados, lembrem-se, a vida não foi feita para ser fácil. As provações devem ser suportadas e o sofrimento tolerado ao longo do caminho. Ao se lembrarem de que ‘para Deus nada será impossível’ (Lucas 1:37), saibam que Ele é seu Pai. Vocês são filhos e filhas criados à Sua imagem, com direito a, por meio de sua dignidade, receber revelação para ajudar em seus esforços justos. Vocês podem tomar sobre si o nome do Senhor. Podem se qualificar para falar no sagrado nome de Deus (ver D&C 1:20)”.5

As palavras do presidente Nelson nos lembram da promessa que se encontra na oração sacramental, uma promessa que nosso Pai Celestial cumpre quando fazemos o que prometemos.

Ouçam as palavras: “Ó Deus, Pai Eterno, nós te rogamos em nome de teu Filho, Jesus Cristo, que abençoes e santifiques este pão para as almas de todos os que partilharem dele, para que o comam em lembrança do corpo de teu Filho e testifiquem a ti, ó Deus, Pai Eterno, que desejam tomar sobre si o nome de teu Filho e recordá-lo sempre e guardar os mandamentos que ele lhes deu, para que possam ter sempre consigo o seu Espírito. Amém”.6

Sempre que dizemos a palavra amém quando a oração é oferecida em nosso nome, prometemos que, ao partilharmos do pão, estaremos dispostos a tomar sobre nós o sagrado nome de Jesus Cristo, sempre nos lembrarmos Dele e guardar Seus mandamentos. Por sua vez, recebemos a promessa de que podemos ter sempre Seu Espírito conosco. Em virtude dessas promessas, o Salvador é a rocha sobre a qual podemos estar seguros e sem medo em todas as tempestades que enfrentarmos.

Ao ponderar as palavras do convênio e as bênçãos prometidas relacionadas a ele, tenho pensado a respeito do que significa estarmos dispostos a tomar sobre nós o nome de Jesus Cristo.

O presidente Dallin H. Oaks explica: “É significativo que, ao participar do sacramento, não testificamos que tomamos sobre nós o nome de Jesus Cristo, mas, sim, que desejamos fazê-lo (ver D&C 20:77). O fato de afirmarmos somente nossa disposição indica a necessidade de que algo mais aconteça antes de realmente tomarmos sobre nós esse nome sagrado no sentido mais importante”.7

A declaração de que estamos “dispostos a tomar sobre nós” Seu nome significa que, embora tenhamos tomado o nome do Salvador pela primeira vez quando fomos batizados, tomar Seu nome não é algo que terminou no batismo. Devemos nos esforçar continuamente para tomar Seu nome ao longo de nossa vida, inclusive quando renovamos os convênios na mesa do sacramento e quando fazemos convênios nos templos sagrados do Senhor.

Assim, as duas questões cruciais para cada um de nós são “O que devo fazer para tomar Seu nome sobre mim?” e “Como posso saber se estou progredindo?”

A declaração do presidente Nelson nos dá uma resposta útil. Ele disse que deveríamos tomar o nome do Salvador sobre nós e falarmos Dele. Quando falamos Dele, nós O servimos. “Pois como conhece um homem o mestre a quem não serviu e que lhe é estranho e que está longe dos pensamentos e desígnios de seu coração?”8

Falar Dele requer uma oração com fé. É necessária uma oração fervorosa ao Pai Celestial para que saibamos quais palavras podemos falar a fim de ajudar o Salvador em Sua obra. Temos de nos qualificar para a promessa: “Seja pela minha própria voz ou pela voz de meus servos, é o mesmo”.9

Contudo, é necessário mais do que falar Dele para tomar Seu nome sobre nós. Há sentimentos em nosso coração que precisamos ter para nos qualificar como Seus servos.

O profeta Mórmon descreveu os sentimentos que nos qualificam e nos permitem tomar Seu nome sobre nós. Esses sentimentos incluem fé, esperança e caridade, que é o puro amor de Cristo.

Mórmon explicou:

“Pois julgo que tendes fé em Cristo em virtude da vossa humildade; pois se nele não tendes fé, não sois dignos de ser contados com o povo de sua igreja.

E novamente, meus amados irmãos, gostaria de falar-vos sobre a esperança. Como podeis alcançar a fé a não ser que tenhais esperança?

E o que é que deveis esperar? Eis que vos digo que deveis ter esperança de que, por intermédio da expiação de Cristo e do poder da sua ressurreição, sereis ressuscitados para a vida eterna; e isto por causa da vossa fé nele, de acordo com a promessa.

Portanto, se um homem tem fé, ele tem que ter esperança; porque sem fé não pode haver qualquer esperança.

E novamente, eis que vos digo que ele não pode ter fé nem esperança sem que seja manso e humilde de coração.

Sem isso sua fé e esperança são vãs, porque ninguém é aceitável perante Deus, a não ser os humildes e brandos de coração; e se um homem é humilde e brando de coração e confessa, pelo poder do Espírito Santo, que Jesus é o Cristo, ele precisa ter caridade; pois se não tem caridade, nada é; portanto, ele precisa ter caridade”.

Após descrever a caridade, Mórmon prossegue dizendo:

“Mas a caridade é o puro amor de Cristo e permanece para sempre; e para todos os que a possuírem, no último dia tudo estará bem.

Portanto, meus amados irmãos, rogai ao Pai, com toda a energia de vosso coração, que sejais cheios desse amor que ele concedeu a todos os que são verdadeiros seguidores de seu Filho, Jesus Cristo; que vos torneis os filhos de Deus; que quando ele aparecer, sejamos como ele, porque o veremos como ele é; que tenhamos esta esperança; que sejamos purificados, como ele é puro. Amém”.10

Meu testemunho é que o Salvador está colocando Seu nome em nosso coração. Para muitos de vocês, sua fé Nele está crescendo. Vocês estão mais esperançosos e mais otimistas. E vocês sentem o puro amor de Cristo pelas pessoas e por si mesmos.

Vejo isso em missionários que servem no mundo todo. Vejo isso nos membros que falam com seus amigos e familiares sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Homens, mulheres, jovens e até crianças ministram devido ao amor que têm pelo Salvador e pelo próximo.

Ao primeiro anúncio de desastres que ocorrem no mundo, os membros se preparam para sair ao resgate sem que lhes seja solicitado, mesmo que algo tenha ocorrido do outro lado do oceano. Às vezes é difícil para eles esperarem até que as áreas atingidas possam recebê-los.

Percebo que alguns de vocês que me ouvem hoje podem estar sentindo que sua fé e sua esperança estão sendo assoladas pelos problemas. E vocês devem estar ansiosos por se sentirem amados.

Irmãos e irmãs, o Senhor tem oportunidades próximas a vocês para que sintam e compartilhem o amor Dele. Vocês podem orar com fé para que o Senhor os conduza a amar alguém por Ele. Ele atende as orações de pessoas mansas voluntárias como vocês. Vocês sentirão o amor que Deus tem por vocês e pela pessoa a quem servirem por Ele. Ao ajudar os filhos de Deus durante as provações deles, suas próprias provações vão se tornar mais leves. Sua fé aumentará e seu testemunho se fortalecerá.

Presto testemunho dessa verdade. Durante toda a vida, minha esposa falou em nome do Senhor e prestou serviço a pessoas por Ele. Como já mencionei outras vezes, um de nossos bispos me disse certa vez: “Estou admirado. Toda vez que fico sabendo que uma pessoa na ala está passando por dificuldades, apresso-me para ajudar. Mas, quando chego ao local, parece que sua esposa sempre já está lá”. Isso aconteceu em todos os lugares em que moramos nos últimos 56 anos.

Agora ela consegue pronunciar apenas algumas palavras por dia. Ela recebe visitas de pessoas as quais amou pelo Senhor. Toda noite e toda manhã, canto hinos com ela e oramos. Tenho que proferir todas as orações e cantar todas as músicas. Às vezes, vejo-a pronunciar as palavras dos hinos. Ela prefere as músicas para crianças. O sentimento que ela mais parece apreciar está resumido na música “Eu quero ser como Cristo”.11

Um dia desses, depois de cantar as palavras do refrão: “Ame a seu próximo como Jesus ama você e seus passos conduz”, ela disse de modo delicado, mas com clareza: “Ama, ama, ama”. Acredito que ela vai descobrir quando vê-Lo que nosso Salvador colocou Seu nome no coração dela e que ela se tornou semelhante a Ele. Ele está cuidando dela durante suas dificuldades agora, assim como Ele vai cuidar de vocês durante as suas.

Presto meu testemunho a vocês de que o Salvador os conhece e os ama. Ele sabe seu nome como vocês sabem o nome Dele. Ele conhece seus problemas. Já passou por eles. Por meio de Sua Expiação, Ele venceu o mundo. Por estarem dispostos a tomar sobre vocês o nome Dele, vocês vão aliviar os fardos de muitas outras pessoas. E descobrirão finalmente que conhecem melhor o Salvador e O amam ainda mais. O nome Dele estará em seu coração e fixado em sua memória. É o nome pelo qual você será chamado. Presto testemunho, com gratidão pela imensa bondade Dele dedicada a mim, a meus entes queridos e a vocês. Em nome de Jesus Cristo. Amém.