2010–2019
Meu Coração Nelas Medita Continuamente
Outubro 2015


Meu Coração Nelas Medita Continuamente

Oro sinceramente para que escolham ponderar as palavras de Deus de modo mais extenso e profundo.

Em minha profissão, sou investidor. Na fé sou discípulo de Jesus Cristo, o Filho de Deus.1 Em meus negócios, sigo princípios financeiros eficazes. Em minha fé, esforço-me para seguir princípios espirituais que me ajudarão a tornar-me mais semelhante ao Salvador.

Convites Trazem Bênçãos

Muitas recompensas pessoais que recebi em minha vida vieram como resultado do convite de alguém para fazer uma tarefa difícil. Seguindo esse padrão, gostaria de fazer dois convite, a cada um de vocês. O primeiro tem consequências financeiras. No segundo convite, as consequências são espirituais. Os dois convites, se aceitos, exigirão um esforço disciplinado por um longo período de tempo para obter as recompensas.

O Primeiro Convite

O primeiro convite é bem simples: Convido-os a economizar dinheiro a cada semana. A quantia que vão economizar não é tão importante; é uma decisão de vocês. Ao desenvolver o hábito de economizar, vocês serão pessoalmente beneficiados. E como resultado de sua diligência terão a oportunidade de auxiliar financeiramente outras pessoas. Imagine o resultado positivo de economizar dinheiro semanalmente durante seis meses, um ano, dez anos ou mais. Pequenos esforços feitos por um tempo podem produzir resultados significativos.2

O Segundo Convite

Meu segundo convite é bem diferente do primeiro e muito mais importante. É da seguinte maneira: Convido-os a “ponderizar”3 um versículo das escrituras a cada semana. A palavra ponderizar não está no dicionário, mas está em meu coração. Afinal, o que significa ponderizar? Gosto de dizer que é uma combinação de 80% de ponderação profunda e 20% de memorização.

Existem dois passos simples para isso:

Primeiro, escolha um versículo de escritura a cada semana e coloque-o em um lugar que possa vê-lo todos os dias.

Segundo, leia o versículo ou pense a respeito dele diversas vezes ao dia e pondere sobre o significado de suas palavras e frases durante a semana.

Imagine o resultado positivo de fazer isso semanalmente durante seis meses, um ano, dez anos ou mais.

Ao fazer esse esforço, você sentirá sua espiritualidade aumentar. Você será capaz de ensinar e edificar de maneira mais significativa as pessoas a quem ama.

Imagem
Mergulho com Snorkel

Se você escolher ponderizar todas as semanas, você se sentirá como uma pessoa que gostava de mergulhar com snorkel e decidiu tentar mergulhos mais profundos. Por causa dessa decisão, sua vida será abençoada com uma compreensão mais profunda dos princípios do evangelho e uma nova perspectiva espiritual.

Imagem
Mergulhos Mais Profundos

Ao refletir a respeito de cada versículo selecionado a cada semana, palavras e frases serão escritas em seu coração.4 Palavras e frases também serão escritas em sua mente. Em outras palavras, a memorização acontecerá de maneira simples e natural. No entanto, o objetivo principal de ponderizar é fornecer um lugar edificante no qual seus pensamentos possam estar, um lugar que o mantenha próximo ao Espírito do Senhor.

O Salvador disse: “Entesourai sempre em vossa mente as palavras de vida”.5 Ponderizar é uma maneira simples e edificante de fazer isso.

Acredito que Néfi era um ponderizador. Ele disse: “Porque minha alma se deleita nas escrituras e meu coração nelas medita [continuamente] e escreve-as para instrução e proveito de meus filhos”.6 Ele tinha seus filhos em mente à medida que ponderava e escrevia as escrituras. Como sua família pode se beneficiar à medida que você se empenha continuamente para ocupar sua mente com as palavras de Deus?

Meu Versículo

Recentemente ponderizei Alma 5:16. Que diz: “Digo-vos: Podeis imaginar ouvir a voz do Senhor dizendo-vos naquele dia: Vinde a mim, benditos, pois eis que vossas obras foram obras de retidão na face da Terra?”

Ao final da semana, o que ficou escrito em minha mente foi: Imagine ouvir a voz do Senhor dizendo: “Vinde a mim, benditos, pois eis que vossas obras foram obras de retidão” (Alma 5:16).

Como podem ver eu não memorizei o versículo inteiro, palavra por palavra. No entanto, ponderei muitas e muitas vezes os elementos-chave do versículo e onde encontrá-lo. Mas a melhor parte do processo foi que havia um lugar mais elevado para onde direcionar os meus pensamentos. Durante a semana, visualizei o Salvador dizendo palavras de incentivo para mim. Essa imagem tocou meu coração e serviu para inspirar-me a fazer “obras de retidão”. Isso é o que pode acontecer quando nós “[buscamos a Cristo] em cada pensamento”.7

Temos Que Reagir

Pode ser que vocês me perguntem: “Como fazer isso?” Eu responderia que estamos vivendo em uma época em que o mal está muito disseminado. Não podemos simplesmente aceitar a situação de sermos nutridos por palavras feias e auxílios visuais pecaminosos quase que por toda parte e virarmos e não fazermos nada em resposta. Temos que reagir. Quando nossa mente se enche de pensamentos e imagens edificantes, quando lembramos de “recordá-lo sempre”,8 não há espaço para sujeira e lixo.

No Livro de Mórmon, Jesus Cristo convida: “Meditai sobre as coisas que [Ele tem dito]”.9 Considere a ponderização como um complemento do seu estudo pessoal e familiar das escrituras, mas jamais um substituto. A ponderização é como acrescentar uma vitamina recém-lançada a sua dieta espiritual atual.

Está Muito Difícil

Você pode dizer: “É muito difícil ponderizar”. Não deixe que isso o impeça. Difícil pode ser bom. Cristo nos convida a fazer muitas coisas difíceis, porque Ele sabe que seremos abençoados como resultado de nossos esforços.10

Imagem
Escrituras no Celular

Um jovem vizinho nosso encontrou uma maneira simples de ponderizar. Ele coloca sua escritura semanal na tela inicial do seu celular. Outra ideia que você pode tentar é compartilhar seu versículo com um irmão, uma criança ou um amigo. Minha esposa, Julie, e eu ajudamos um ao outro. Escolhemos nossos versículos a cada domingo. Ela coloca o dela em nossa geladeira. Coloco o meu em meu carro. Depois compartilhamos nossos pensamentos sobre nossos versículos durante a semana. Também gostamos de conversar sobre os versículos com nossos filhos. Quando fazemos isso, parece que se torna mais confortável para eles compartilharem suas ideias conosco sobre a palavra de Deus.

Imagem
A irmã Durrant colocando a escritura na geladeira
Imagem
O irmão Durrant colocando a escritura no carro

A Julie e eu também fazemos parte de um grupo online em que os missionários, amigos e membros da família compartilham escrituras a cada semana e às vezes incluem uma ideia relacionada ou um testemunho. Fazer parte de um grupo torna mais fácil ser constante. Minha filha que está no Ensino Médio e um grupo de amigas usam as mídias sociais e mensagens de texto para compartilhar escrituras umas com as outras.

Imagem
Moça compartilhando a escritura nas redes sociais

Por favor, não hesitem em incluir pessoas de outras religiões em seus grupos. Elas também estão procurando maneiras de elevar seus pensamentos e de sentir-se mais perto de Deus.

Quais São os Benefícios?

Imagem
A irmã Durrant estudando a escritura

Afinal, quais são os benefícios? A Julie e eu temos ponderizado um versículo por semana há mais de três anos. Inicialmente, estabelecemos uma meta de 20 anos. Ela me disse recentemente: “Quando você me convidou para ponderizar uma escritura toda a semana durante 20 anos, fiquei me perguntando se conseguiria fazê-lo por pelo menos um mês. Não tenho mais dúvidas. Não consigo acreditar em como tem sido divertido colocar uma escritura na geladeira a cada semana e apenas ponderizá-la toda vez que a vejo, edifica meu espírito”.

Depois de ponderizar por seis semanas, uma irmã do Texas, EUA, disse: “Meu testemunho foi fortalecido, (…) e senti-me mais perto de meu Pai Celestial. (…) Adoro ver como a palavra de Deus está me mudando para melhor”.

Um amigo adolescente escreveu: “Gostei muito de conseguir [ponderizar], porque isso me ajudou a concentrar-me nas coisas que são realmente importantes”.

Um de nossos missionários compartilhou: “Tenho ponderizado um versículo toda semana desde junho de 2014 e adoro isso. (…) Essas escrituras se tornaram como amigos em quem posso confiar em momentos de necessidade”.

No meu caso, sinto o Espírito mais plenamente à medida que ponderizo todas as semanas. Meu amor pelas escrituras aumentou como resultado de meu empenho para “que a virtude adorne [meus] pensamentos incessantemente”.11

Considere a possibilidade desse convite e a suprema bênção dada por Néfi: “Portanto, se assim prosseguirdes, banqueteando-vos com a palavra de Cristo, e perseverardes até o fim, eis que assim diz o Pai: Tereis vida eterna”.12 No espírito de “banqueteando-vos com a palavra de Cristo”, ponderizar é como pegar um pedaço de comida deliciosa e então mascar muito, muito devagar a fim de desfrutá-la em sua plenitude.

Imagem
Mulher Saboreando Salada

Qual É o Seu Versículo?

Você aceitaria o convite de ponderizar um versículo das escrituras toda semana até o fim do mês? Até o fim do ano? Talvez mais? A Julie e eu convidamos todos os nossos valorosos missionários de Dallas, Texas, para ponderizar conosco por 20 anos. Cruzaremos a linha de chegada juntos em 17 anos. Então estabeleceremos uma nova meta para elevar nossos pensamentos e nos aproximarmos de Cristo.

Você pode acompanhar nosso progresso nos perguntando: “Qual é o seu versículo?” Mas, se o fizer, esteja preparado para compartilhar sua escritura conosco. Todos seremos edificados como resultado de nossa conversa.

Podem imaginar como sua vida e a vida de sua família mudarão se escreverem um novo versículo das escrituras em seu coração e em sua mente todas as semanas pelos próximos meses, anos, ou mais?

Jesus Cristo É o Nosso Exemplo

Jesus Cristo deve ter desenvolvido um amor pelas escrituras desde cedo. Ele deve ter lido e ponderado as escrituras quando criança para ter tido conversas significativas com os sábios doutores no templo aos 12 anos.13 Ele começou sua missão aos 30 anos de idade,14 e sempre mencionou as escrituras durante o seu ministério.15 Não poderíamos dizer com segurança que Jesus passou pelo menos 20 anos estudando e ponderando as escrituras como parte da preparação para Sua missão? Há algo que você precisa fazer hoje para preparar-se espiritualmente para futuras oportunidades de ensinar e abençoar sua família e outras pessoas?

Exerça Sua Fé e Faça-o

Recapitulando, espero que vocês decidam economizar dinheiro a cada semana. Exerçam sua fé, sejam disciplinados e façam-no. Oro também sinceramente para que escolham ponderar as palavras de Deus, de modo mais extenso e profundo semanalmente. Exerçam sua fé, sejam disciplinados e façam-no.

Ao contrário do meu primeiro convite para “economizar dinheiro”, todas as recompensas do meu segundo convite: “salvação para a alma” serão suas para sempre — livres da traça e da ferrugem deste mundo.16

O Élder D. Todd Christofferson ofereceu este claro conselho e promessa: “Estudem as escrituras cuidadosa e deliberadamente. Ponderem-nas e orem a respeito delas. As escrituras são revelação e proporcionam mais revelação”.17

Conclusão

Prometo que não se arrependerão de escrever um versículo de escritura em sua mente e em seu coração a cada semana. Vocês terão um sentimento de propósito espiritual perpétuo, proteção e poder.

Lembrem-se das palavras de Jesus Cristo quando Ele disse: “Fazei as coisas que me vistes fazer”.18 Que apliquemos plenamente Suas palavras em nossa vida, oro em nome de Jesus Cristo. Amém.