2000–2009
Pregar Meu Evangelho: A Ferramenta que Une Membros e Missionários
Outubro 2007


Pregar Meu Evangelho: A Ferramenta que Une Membros e Missionários

Os missionários e os membros devem (…) alcançar união em [seu] empenho para proclamar o evangelho.

Há não muito tempo, convidamos duas missionárias para almoçar em nossa casa. Ao término da refeição, pedimos que deixassem uma mensagem espiritual. Estavam bem preparadas e nos apresentaram um exercício de leitura e marcação das escrituras. Trouxeram um exemplar novo do Livro de Mórmon e um estojo de lápis de cor. Aceitamos o convite. Desde esse dia, nossa leitura diária do Livro de Mórmon em família mudou. Em cada capítulo, marcamos com cores diferentes as passagens relacionadas a Jesus Cristo, à medida que as identificamos. A cada vez, esse pequeno exercício nos faz pensar nas nossas missionárias.

Quando as missionárias nos propuseram essa atividade, de imediato a reconhecemos como um exercício de estudo das escrituras sugerido no guia Pregar Meu Evangelho. Como família, somos imensamente gratos por essa ferramenta missionária eficiente e maravilhosa.

Nos últimos três anos, os missionários no mundo todo vêm usando o guia Pregar Meu Evangelho. Foi uma verdadeira revolução na obra missionária. A grande visão do Presidente Hinckley está-se cumprindo: os missionários estão “[dominando] os conceitos das palestras” e ensinando[-os] com suas próprias palavras sob a influência do Santo Espírito” (ver “Trabalho Missionário”, Reunião Mundial de Treinamento de Liderança, 11 de janeiro de 2003, p. 17).

Ao absorver o conteúdo de Pregar Meu Evangelho, os missionários aprendem e aplicam doutrinas e princípios essenciais que os tornam mais competentes em seu importante trabalho. Contudo, ainda assim eles precisam de toda a nossa ajuda e apoio. Somente juntos poderemos cumprir o mandamento fundamental dado aos Apóstolos antigos e modernos: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15).

Para termos êxito nesse trabalho, devemos ser unos com os missionários e nos compreender mutuamente. Vocês sempre entendem os missionários? Não me refiro ao idioma, mas à maneira de realizar a obra missionária. Nós os vemos e observamos, ao convidarem as pessoas a ouvir sua mensagem. Eles ensinam os princípios do evangelho e convidam os interessados a mudar de vida e a ser batizados e confirmados membros da Igreja.

Se desejamos compreender e auxiliar nossos missionários, precisamos ter fé como eles têm, pensar como eles pensam e sentir o que sentem. Como conseguir isso?

Uma maneira importante, claro, é estar com os missionários e os ver em ação. Mas outra forma é familiarizar-nos com o manual Pregar Meu Evangelho e aprender mais sobre a obra missionária. A partir do momento em que o Presidente David O. McKay ensinou que “todo membro é um missionário” (Conference Report, abril de 1959, p. 122), os membros vêm tentando participar mais ativamente da proclamação do evangelho. Com o manual Pregar Meu Evangelho, temos um guia maravilhoso para ajudar-nos a atender melhor a esse convite. Nosso estudo pessoal de Pregar Meu Evangelho não só nos ajudará a compreender melhor e a estimar os missionários, mas também nos auxiliará em nosso próprio cotidiano.

Cada membro da nossa família tem o seu exemplar de Pregar Meu Evangelho. O estudo desse guia é de grande valia na formação de um testemunho sólido. É um material que nos ajuda a entender os princípios vitais do evangelho e a ter o desejo de servir. Permitam-me citar o título de alguns capítulos de Pregar Meu Evangelho ([2004], p. iii), e assim compreenderão o que estou dizendo.

Vejamos:

Como Devo Fazer para Estudar com Eficácia e Preparar-me para Ensinar?

O Que Devo Estudar e Ensinar?

Como Reconhecer e Compreender o Espírito?

Qual É o Papel do Livro de Mórmon?

Como Posso Desenvolver Atributos Como os de Cristo?

Não seriam essas as coisas que todos nós desejamos aprender? Para todo aquele que almeja tornar-se um melhor membro missionário e saber como apoiar os missionários, Pregar Meu Evangelho está repleto de idéias e sugestões inspiradas e proveitosas. Aprendemos a ajudar os missionários a achar pessoas para ensinar, bem como a trabalhar lado a lado com eles para auxiliar os pesquisadores da Igreja. Passamos a compreender por que os convites resolutos para agir contribuem para aumentar a fé em Jesus Cristo, e como podemos acompanhar nossos amigos não-membros que passam por esse maravilhoso processo, que transforma a vida, chamado conversão.

Além de estudar as escrituras, os missionários estudam o guia Pregar Meu Evangelho todos os dias. Assimilam princípios e técnicas, e os aplicam. Aprendem, sobretudo, a usar a orientação do Espírito em seu trabalho. Se quisermos aprender, assim como os missionários, também devemos estudar cuidadosamente o Pregar Meu Evangelho e observar os missionários em seu trabalho diário.

Na introdução de Pregar Meu Evangelho, lemos: “Pregar Meu Evangelho foi escrito para os missionários de tempo integral da Igreja. Contudo, os princípios e doutrinas nele ensinados também podem ser aplicados aos missionários e líderes de ala, ao procurarem edificar o reino do Senhor. O estudo freqüente deste manual permitirá que eles cumpram suas responsabilidades como membros missionários e promoverá a união com os missionários de tempo integral” (p. xi).

O élder Richard G. Scott ensinou que todos os membros devem estudar criteriosamente Pregar Meu Evangelho. Ele declarou: “Muitas coisas boas foram realizadas (…) após a introdução do Pregar Meu Evangelho, mas o melhor ainda virá quando ganharmos mais prática no uso desse instrumento missionário extraordinário” (“O Poder do Guia Pregar Meu Evangelho”, A Liahona, maio de 2005, p. 31).

Nosso tempo talvez pareça limitado para tal estudo; por isso, permitam-me dar algumas sugestões que lhes podem ser úteis:

  • Os jovens em preparação para a missão devem estudar com seriedade Pregar Meu Evangelho juntamente com as escrituras.

  • Convidem os missionários para irem a sua casa. Peçam-lhes que ensinem a vocês e sua família um princípio ou doutrina de Pregar Meu Evangelho.

  • De vez em quando, usem Pregar Meu Evangelho na noite familiar. Deixem seus filhos ensinarem a família como se fossem missionários. Em nosso lar, nossos filhos nos surpreenderam com aulas excelentes. Ficamos admirados ao ver a desenvoltura com que ensinaram princípios simples. às vezes convidamos amigos para assistir.

  • Os professores de Doutrina do Evangelho podem usar os princípios do ensino do evangelho, simples, porém eficazes, delineados no Pregar Meu Evangelho, como material de apoio para os cursos de estudo recomendados.

  • Pregar Meu Evangelho foi traduzido e publicado em quase todos os idiomas falados por nossos membros. Nos países onde a Igreja ainda é nova, Pregar Meu Evangelho pode ser usado em conjunto com as escrituras como referência para todo o ensino e aprendizado do evangelho.

  • O élder Scott incentivou todos os líderes da Igreja “a utilizar esses materiais em sua presidência, em suas reuniões do comitê executivo do sacerdócio e em seus conselhos de ala” (A Liahona, maio de 2005, p. 31).

  • Usem Pregar Meu Evangelho como referência para treinamentos, discursos, pensamentos espirituais, aulas, serões e estudo pessoal.

Testifico que esse guia missionário foi inspirado por Deus. Devemos estudá-lo com mais diligência a fim de compreendermos melhor nossos missionários e seu trabalho. Os missionários e os membros devem falar a mesma língua. Precisamos alcançar união em nosso empenho para proclamar o evangelho. Assim serviremos melhor como instrumentos nas mãos do Senhor, pois Ele declarou: “E da mesma forma reunirei meus eleitos dos quatro cantos da Terra, sim, todos os que crerem em mim e atenderem a minha voz” (D&C 33:6).

Como membros de Sua Igreja, devemos fazer parte desse glorioso processo de coligação. Dessa verdade eu testifico. Em nome de Jesus Cristo. Amém.