2000–2009
A Primeira Geração
Outubro 2006


A Primeira Geração

Por serem os primeiros em sua família a aceitar o evangelho, tornaram-se a primeira geração, uma geração escolhida, por intermédio da qual, gerações passadas, presentes e futuras serão abençoadas.

Há alguns dias, durante uma refeição em família discutíamos a respeito de alguns discursos. Clarissa, nossa filha de 13 anos, preparava um discurso para a reunião sacramental de nosso ramo em Moscou e se mostrava um pouco ansiosa. Garanti-lhe que tudo correria bem e expressei um pouco da minha própria ansiedade dizendo-lhe que pelo menos não teria que falar para milhares de pessoas na conferência geral. Clarissa tranqüilizou-me um pouco e deu-me um conselho: “Vai dar tudo certo, pai. É só fingir que é um ramo bem grande”. Irmãos e irmãs, vocês são realmente um ramo muito grande.

Resolvi dirigir minhas palavras esta manhã àqueles que são a primeira geração de membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Aqueles que foram os primeiros em sua família a ouvir e aceitar a mensagem de que o evangelho de Jesus Cristo foi restaurado à Terra em nossos dias com profetas, videntes e reveladores vivos. Vocês tornaram-se humildes, exerceram fé e arrependeram-se de todos os seus pecados, tomando sobre si o nome de Jesus Cristo pelo batismo por imersão e receberam o Espírito Santo.1 Por serem os primeiros em sua família a aceitar o evangelho, tornaram-se a primeira geração, uma geração escolhida, por intermédio da qual, gerações passadas, presentes e futuras serão abençoadas.2

Nem sempre é fácil ser a primeira geração de membros da Igreja. Vocês andarão por lugares onde nunca ninguém de sua família andou. As condições a seu redor poderão ser desafiadoras. Talvez tenha algum ou nenhum amigo ou parente que os entenda e apóie. Às vezes pode ser que se sintam desanimados imaginando se tudo isso vale a pena. Meu propósito esta manhã é garantir-lhes que vale.

A primeira geração de membros ocupa um lugar especial e importante na Igreja e em sua família. Vocês sabiam que a primeira geração de membros constitui mais da metade dos membros da Igreja?3 Talvez nunca antes, desde o início da Igreja, a primeira geração constituiu uma porcentagem tão elevada no número total de membros como hoje. Sua fé e testemunho são uma grande força e bênção aos outros. Por meio de vocês, ganhamos uma compreensão mais ampla dos princípios do evangelho e nosso testemunho se fortalece.

Vocês dão uma grande força à Igreja quando utilizam seu testemunho, talentos, capacidade e energia para edificar o reino em sua ala ou ramo. Vocês são grandes exemplos por compartilhar o evangelho, servir em uma missão, enviar os filhos para a missão e acolher os membros novos. Vocês estendem a mão com bondade para os que estão a seu redor, edificando-os e abençoando-os por meio de seu serviço inspirado. Tantas coisas feitas na Igreja hoje em dia não poderiam ser realizadas sem seu empenho.

Ainda mais importante, como primeira geração na Igreja, vocês ocupam um lugar importante em sua família. Vocês são para sua família um exemplo de um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo. Sejam eles membros da Igreja ou não, ao viver o evangelho em casa, os que estiverem a seu redor sentirão o amor do Salvador por seu intermédio. Eles sabem que vocês estão envolvidos em algo bom, mesmo que não entendam o que é nem tenham fé o bastante para aceitá-lo. Sejam pacientes e bons, orem todos os dias para saber como servi-los e o Senhor os ajudará e abençoará para influenciar sua família para o bem. Por serem consistentemente bons e honrados, vocês estabelecerão padrões de fidelidade e retidão. Esses padrões moldarão sua vida, mas, ainda mais importante, eles se tornarão um padrão em sua família e posteridade.

Como primeira geração, vocês também são a chave para estender as bênçãos do Senhor aos membros da família que faleceram sem ouvir o evangelho e receber as ordenanças salvadoras. A sua é uma oportunidade única e um privilégio começar esse trabalho em prol deles. Eles estão ansiosos para que vocês os identifiquem e vão ajudá-los em sua busca pelos registros. Uma vez identificados, sua vida digna permitirá que vocês entrem no templo e realizem as ordenanças essenciais por eles. Essas ordenanças vão uni-los a seus antepassados e trarão grande poder espiritual à sua vida.

Por serem a primeira geração de membros, cada decisão que tomam é importante. Aparentemente, decisões pequenas e insignificantes terão impacto nas gerações passadas e futuras, bem como em sua própria vida. A um jovem que fazia parte da primeira geração de membros, Chris, ofereceram uma bebida alcoólica no trabalho, no dia seguinte ao seu batismo. Seus amigos estavam todos lá, bebendo. Havia uma considerável pressão. Ninguém, exceto ele, sabia que no dia anterior fora batizado e feito promessas ao Senhor. Ele tomou a decisão de não beber e foi maltratado. Mais tarde, ao refletir sobre o assunto, ele escreveu: “Faz agora quarenta anos desde que fiz aquelas promessas [batismais] e posso sinceramente dizer que (…) cumpro a Palavra de Sabedoria (…) Creio que se tivesse aceitado [aquela] bebida eu, talvez, nunca tivesse sido capaz de guardar a Palavra de Sabedoria”.4

Chris cumpriu suas promessas batismais. Posteriormente, conheceu e casou-se com uma mulher que era um membro maravilhoso. Juntos criaram oito filhos no evangelho. Agora, em sua sexta geração, seus descendentes fiéis já são contados às centenas. Seu trabalho com a história da família estendeu as bênçãos do evangelho a outras centenas de pessoas. Uma pequena decisão que um membro da primeira geração tomou fez a diferença para milhares.

Conseguem ver agora por que a primeira geração é tão importante? Conseguem entender a posição que ocupam e a influência que exercem para o bem? Nunca subestimem quem são e o poder que têm para influenciar outras pessoas. Satanás entende quem são e fará todo o possível para instigá-los a fazer escolhas erradas. Às vezes, a despeito de nosso melhor empenho, todos cometemos erros. Felizmente, o Senhor preparou um caminho para que os sobrepujemos por meio do arrependimento e da confiança na Expiação de Seu Filho. Não desanimem se cometeram um erro. Arrepender-se e seguir em frente são talvez os padrões mais importantes a serem desenvolvidos na primeira geração. Sejam pacientes e prossigam com obediência.

Lemos e falamos muito sobre os pioneiros no início da história da Igreja. Eles foram a primeira geração de membros do mesmo jeito que vocês. Eles viveram cada dia enfrentando os desafios da família, do trabalho e da fé. Tiveram uma vida comum e boa, e foram fiéis servindo a Igreja e abençoando a família. Quando caíam, levantavam-se e prosseguiam. Agora, aqueles de nós que somos seus descendentes olhamos para trás com reverência e gratidão por sua fidelidade.

O legado deles pode ser seu, por serem companheiros na primeira geração de membros. Sejam fiéis, sirvam seu semelhante, abençoem sua família e façam boas escolhas. Vocês são a primeira geração, uma geração escolhida para abençoar gerações passadas, presentes e futuras. Nós os honramos. Gerações passadas e futuras vão honrá-los. Mas, ainda mais importante, Deus vai honrá-los por serem fiéis na primeira geração. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

  1. Ver Regras de Fé 1:4; D&C 20:37.

  2. Ver I Pedro 2:9.

  3. De acordo com a Divisão de Registro de Membros e Estatística da Igreja, a primeira geração de membros perfez 64 por cento do total de membros da Igreja até julho de 2006.

  4. History of Heinrich Friedrich Christian Pieper and Emma Frieda Alber and Their Family [História de Heinrich Friedrich Christian Pieper e Emma Frieda Alber e Família], (1987), p. 29.