2000–2009
“Apascenta as Minhas Ovelhas”
Outubro 2004


“Apascenta as Minhas Ovelhas”

Temos todos uma grande responsabilidade que (…) inclui procurar [aqueles] que não estão conosco e estender-lhes o nosso amor e amizade.

Quando eu era um jovem missionário no México, fui chamado para servir como presidente de ramo numa pequena cidade do Estado de Veracruz. Quando meu companheiro e eu examinávamos as fichas de membro de nosso pequeno ramo, encontramos a ficha de um irmão que tinha sido ordenado diácono mas não estava freqüentando as reuniões.

Fomos visitá-lo. Enquanto estávamos em sua casa, nós o convidamos para ir às reuniões e servir em suas responsabilidades do sacerdócio. No domingo seguinte, ele foi à Igreja, mas não estava vestido adequadamente e não tinha feito a barba. Por isso, nós lhe ensinamos que deveria estar limpo e bem arrumado ao oficiar nas sagradas responsabilidades do sacerdócio, que incluía a distribuição do sacramento. Sua vida mudou consideravelmente à medida que ele começou a servir com fidelidade. Aquele ramo foi a minha última designação na missão, antes de voltar para casa. Quando eu estava para deixar o ramo, aquele bom irmão veio e me deu um grande abraço, erguendo-me do chão e girando-me no ar. Ao fazê-lo, lágrimas lhe rolavam pelo rosto, e ele disse: “Obrigado por ter vindo e me ajudado”.

Às vezes simplesmente perdemos o rumo e nos desviamos do caminho. Às vezes nos magoamos ou acontecem outros problemas. O final é sempre o mesmo, e deixamos de receber as bênçãos que poderiam ser nossas. O orgulho, a desconfiança, a falsidade, o desânimo e muitos tipos de pecados podem ser removidos de nossa vida com uma mudança em nosso coração e seguindo o caminho que o Salvador nos mostrou. Ele disse: “Aprende de mim e ouve minhas palavras; anda na mansidão de meu Espírito e terás paz em mim”. (D&C 19:23) O Salvador nos resgatou. Ele nos ama a todos e estende a Sua mão a todos aqueles que vierem e O seguirem.

No fundo de nosso coração existe a chama do desejo de fazermos o bem. Quando essa chama é alimentada e nutrida com as verdades eternas do evangelho e o testemunho do Espírito, ela responde e se torna cada vez mais brilhante, até conduzir-nos à plenitude da verdade. A flama precisa ser acesa com amor e muita dedicação, e depois precisa ser constantemente nutrida. É como o jardineiro que cuida de lindas flores. O cuidado constante e carinhoso produz resultados maravilhosos, com belas flores que serão admiradas por todos que as virem.

O perdão também é um ponto-chave de nosso regresso à felicidade no reino de nosso Pai. De vez em quando, ficamos ofendidos ou nos sentimos magoados, e isso pode se tornar uma pedra de tropeço que nos desvia de nossa meta eterna, que é retornar à presença de nosso Pai Celestial. O Salvador nos mostrou o padrão de perdão ao ensinar-nos a oração do Pai Nosso. Ele disse: “Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores”. (Mateus 6:12) Podemos ver com isso que a condição para sermos perdoados é perdoarmos as pessoas. Isso pode, às vezes, ser difícil, quando as feridas forem profundas e persistirem por muito tempo.

Contudo, nestes últimos dias o Salvador ensinou este princípio de modo ainda mais claro, com as seguintes palavras: “Meus discípulos, nos dias antigos, procuraram pretextos uns contra os outros e em seu coração não se perdoaram; e por esse mal foram afligidos e severamente repreendidos.

Portanto digo-vos que vos deveis perdoar uns aos outros; pois aquele que não perdoa a seu irmão suas ofensas está em condenação diante do Senhor; pois nele permanece o pecado maior.

Eu, o Senhor, perdoarei a quem desejo perdoar, mas de vós é exigido que perdoeis a todos os homens”. (D&C 64:8–10) Se seguirmos esse conselho, ele nos ajudará a vencer até a mais difícil das provações.

Quando perdoamos e esquecemos, aquilo que tanto pesava em nosso coração e que nos desviava do caminho, um grande fardo é tirado de nossa alma e ficamos livres—livres para seguir adiante e progredir em nossa busca do evangelho de Jesus Cristo, com maior amor em nosso coração. Seremos abençoados com mais entusiasmo pela vida, e nosso coração ficará mais leve. Uma onda de energia espiritual nos empurrará para a frente, com alegria e felicidade. Os problemas do passado serão jogados fora como roupas velhas e usadas. “E agora vos digo que o bom pastor vos chama; e se derdes ouvidos a sua voz, ele vos levará ao seu redil e sereis suas ovelhas”. (Alma 5:60)

É preciso coragem para voltar quando saímos do caminho do Salvador. Prometo-lhes que se exercerem essa coragem e derem os passos necessários, receberão grandes manifestações de amor. Haverá muitos que se regozijarão com vocês, e a mão da amizade lhes será estendida. Vocês serão nutridos, e seu coração se encherá de alegria.

“Lembrai-vos de que o valor das almas é grande à vista de Deus;

Pois eis que o Senhor vosso Redentor sofreu a morte na carne; portanto sofreu a dor de todos os homens, para que todos os homens se arrependessem e viessem a ele. (…)

E quão grande é sua alegria pela alma que se arrepende!” (D&C 18: 10–11, 13)

Somos todos irmãos e irmãs, filhos de nosso Pai Celestial. Precisamos estender a mão àqueles que, por algum motivo, se esqueceram do caminho. Nós os amamos e os convidamos a sentar-se à mesa e compartilharem o banquete espiritual que o Senhor preparou para sua alegria e felicidade. Vocês conhecerão o amor de nosso Pai Celestial, se tiverem boa vontade e obediência no coração, e estiverem prontos para partilhar e servir. Ele os conhece, sabe de suas necessidades e sabe o que enfrentarão no futuro. Ele tem uma perfeita compreensão dos sentimentos, sofrimentos e provações que cada um de nós enfrentamos. Por causa disso, e graças à infinita Expiação de Seu Filho Jesus Cristo, vocês poderão enfrentar todo desafio que encontrarem ao longo de sua vida.

Temos todos uma grande responsabilidade que nos foi colocada nos ombros pelo Salvador. Ele disse: “Apascenta as minhas ovelhas”. (João 21:17) Isso inclui procurar as que não estão conosco e estender-lhes o nosso amor e amizade. Elas estiveram conosco em nosso primeiro estado. Fizeram convênios sagrados com o batismo e, talvez até mesmo no templo. Agora precisam de nossa ajuda.

Oro para que todos possamos pensar em nossa família e em nossos amigos e conhecidos, que não desfrutam as bênçãos plenas do evangelho. Pensem naqueles pelos quais vocês são responsáveis por causa de seus chamados. Perguntem-se: O que posso fazer? O Pai Celestial irá guiá-los se buscarem a Sua ajuda. Depois disso, saiam em busca deles e convidem-nos a retornar e a desfrutar a plena associação e a maravilhosa mensagem do evangelho restaurado de Jesus Cristo. Permitam que ouçam e sintam seu amor e ouçam seu testemunho. Ajudem-nos a relembrar os sentimentos que já tiveram a respeito das verdades eternas que tornarão a vida deles cheia de alegria de felicidade.

Envolvamo-nos ansiosamente na reunião de Suas ovelhas que se perderam, para que possam voltar para a segurança do redil. Ele, “que é poderoso para salvar” (2 Néfi 31:19), é o Bom Pastor e ama as Suas ovelhas. Presto testemunho disso em nome de Jesus Cristo. Amém.