2000–2009
Só Por em Ti, Jesus, Pensar
Abril 2004


Só Por em Ti, Jesus, Pensar

Jesus, só de pensar em Ti, sinto o coração encher-se de indescritível alegria, que toma conta de todo o meu ser.

Recentemente alguém ouviu o Presidente Hinckley dizer a dois jovens recém-casados no templo: “Que época maravilhosa de se viver e estar amando”. Sua visão e atitude otimistas dão-nos grande confiança e paz. Proporcionam esperança num mundo triste. Elas são, contudo, mais do que uma simples expressão de uma personalidade otimista. Uma breve visão do passado ajudará a ilustrar o que quero dizer.

No início do século XII, o clérigo São Bernardo de Clairvaux, “um homem de grande fé”,1 escreveu os seguintes versos:

Só por em ti, Jesus, pensar,

Sinto-me encher de amor;

Oh, quanto anseio contemplar

Teu rosto, bom Senhor!2

Esses versos falam de esperança, alegria e paz, embora tenham sido escritos numa época em que o mundo estava encoberto pela ignorância, pobreza e desespero. Essas palavras expressam a serena certeza que sempre acompanha o testemunho de Jesus. Essa mesma certeza dá tranqüilidade e otimismo a nosso amado profeta e a todos os fiéis seguidores de Cristo.

O que é, então, esse testemunho de Jesus? Como podemos adquiri-lo? E o que ele fará pelos que o receberem? O testemunho de Jesus é o conhecimento certo e seguro, revelado a nosso espírito pelo Espírito Santo, de que Jesus é o Filho vivo do Deus vivo.3

Uma vez que o testemunho de Jesus é concedido por Deus, ele é de primordial importância e essencial para uma vida feliz. Ele é o princípio fundamental de nossa religião, e todas as coisas relacionadas à nossa fé são apêndices dele.4 O Presidente Hinckley nos relembra:

“É um privilégio, é uma oportunidade, é obrigação de cada santo dos últimos dias obter para si mesmo conhecimento incontestável de (…) que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, o Redentor de toda a humanidade. (…) Um testemunho (…) é o bem mais precioso que qualquer um de nós pode adquirir. (…)

Tenho plena convicção de que quando um homem tem um verdadeiro testemunho em seu coração da realidade viva do Senhor Jesus Cristo, tudo o mais se encaixa como deve. (…)”5

Nutrido por uma vida digna, esse testemunho de Jesus se torna a força dominante em tudo que fazemos. Além disso, ele está ao alcance de todos, porque “Deus não faz acepção de pessoas”.6

A aquisição desse testemunho, contudo, não ocorre sem grande esforço pessoal. A pessoa precisa desejar conhecer, estudar para aprender, viver para merecer e orar para receber. Se assim o buscarmos, com humildade e fé, alcançaremos esse conhecimento, e com ele virá tanto a serena certeza de que tudo ficará bem quanto a força interna para fazermos com que isso aconteça.

Desejar Conhecer

Desejar conhecer é o primeiro passo na jornada pessoal em busca de um testemunho de Jesus. As escrituras aconselham: “(…) Se despertardes e exercitardes vossas faculdades, pondo à prova minhas palavras, e exercerdes uma partícula de fé, sim, mesmo que não tenhais mais que o desejo de acreditar, deixai que esse desejo opere em vós, até acreditardes de tal forma que possais dar lugar a uma porção de minhas palavras”.7

Estudar para Aprender

O testemunho de Jesus exige que a pessoa que o busca sinceramente estude para aprender. O Senhor disse: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam”.8

De capa a capa, a Bíblia Sagrada ensina e testifica a respeito de Cristo. Ele é o Jeová do Velho Testamento, o Messias do Novo Testamento.9 O Livro de Mórmon, outro testamento Dele, foi compilado, preservado e trazido à luz para o propósito específico de “(…) convencer os judeus e os gentios de que Jesus é o Cristo, o Deus Eterno, que se manifesta a todas as nações”.10

Viver para Merecer

Juntamente com o seu desejo e estudo, a pessoa precisa viver de modo a merecer esse testemunho. A pessoa que faz o que Jesus pede passa a conhecê-Lo. Ele disse:

“(…) A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo.”11

Orar para Receber

Por fim, o testemunho de Jesus é concedido aos que oram para recebê-lo. “Pedi, e dar-se-vos-á”12 é o convite que conduz a pessoa humilde e penitente a esse conhecimento. Com esse conhecimento, aquele que busca o testemunho também recebe a compreensão da origem e propósito da vida, sendo-lhe desvendadas perspectivas que de outra forma permaneceriam ocultas.

A vida do Senhor, por exemplo, não teve início em Belém,13 e a nossa não começou no nascimento. No mundo pré-mortal, Ele foi o corajoso e imutável defensor do plano eterno de Deus para Seus filhos,14 e estávamos lá também. Na grande Guerra no Céu, foi pelo poder do Primogênito que Lúcifer foi expulso,15 e ajudamos a vencer essa guerra. Por meio do Filho Unigênito de Deus “os mundos são e foram criados”,16 e podemos portanto alcançar nosso potencial divino. O Presidente J. Reuben Clark disse:

“Não foi um principiante, um amador, um Ser que estava fazendo Sua primeira tentativa, que desceu no princípio (…) e fez este mundo. (…)

E se vocês pensarem nesta nossa galáxia que possui dentro de si, desde o princípio, digamos, (…) um milhão de mundos, e multiplicarem esse número pelos milhões de galáxias (…) que nos cercam, terão uma pequena visão de quem (…) é [Jesus Cristo]”.17

Com assombro, exultamos juntamente com o antigo clérigo: Só por em Ti, Jesus, pensar, sinto-me encher de admiração.

Sendo filho literal de Deus e nascido de mãe mortal, o Cristo pré-mortal tornou-Se o Unigênito do Pai na carne. Embora a princípio não tivesse a plenitude de Sua majestade e Sua condição de Messias e Deus, “continuou de graça em graça, até receber a plenitude”, e podemos fazer o mesmo.18

Anjos O serviram, o Espírito Santo desceu sobre Ele, tomou sobre Si as dores de toda a humanidade, e nossos pecados podem ser perdoados por meio Dele.19

Esse Jesus, que é chamado de Cristo, realizou a perfeita expiação para toda a humanidade por meio de Sua vida incomparável, Seu sofrimento no Getsêmani, Seu sangue vertido, Sua morte na cruz e Sua gloriosa Ressurreição. Ele venceu a morte, e por causa Dele, faremos o mesmo.20 “[Ele] é o ser supremo entre os nascidos nesta Terra. (…) Ele é o Senhor dos senhores, Rei dos reis, (…) o Salvador (…) [a resplandecente estrela da manhã. Seu nome (…) é o único nome debaixo do céu pelo qual podemos ser salvos]”.21 Ele é o Ungido. Exclamamos novamente: Só por em Ti, Jesus, pensar, sinto-me encher de reverência.

Assim como o mundo não pôde vencê-Lo no meridiano dos tempos, o mundo não poderá viver sem Ele em nossos dias, nem nós, tampouco. Seu propósito é “Levar a efeito a imortalidade e vida eterna do homem”.22 Assim sendo, Ele apareceu ao Profeta Joseph Smith, restaurou o sacerdócio e restabeleceu Sua Igreja, proclamando novamente o plano de redenção. Joseph O viu, conversou com Ele e deixou-nos este relato poético e transcendental a respeito Dele:

Vimos ao redor do trono os santos anjos e hostes

E os que são santificados dos mundos que existiram

Adorando em santidade Deus e o Cordeiro,

Para sempre e sempre, Amém e amém.

E agora, depois dos muitos testemunhos Dele,

Prestados por testemunhas verdadeiras, que O conheceram,

Este é o meu testemunho, último de todos: Que Ele vive; sim, Ele vive!

E senta-Se à direita de Deus em Seu trono.

E ouvi uma grande voz, prestando testemunho do céu:

Ele é o Salvador e o Unigênito de Deus;

Por Ele, Dele e por meio Dele os mundos foram todos criados,

Bem como tudo que [cruza] os céus tão amplos.

Cujos habitantes, do primeiro ao último,

Também são salvos pelo mesmo Salvador que nós;

E evidentemente são filhos e filhas gerados por Deus

Pelas mesmas verdades e pelos mesmos poderes.23

Temos conosco hoje os Apóstolos do Senhor, que foram devidamente ordenados. Fiéis a seu sagrado encargo de “testemunhas especiais do nome de Cristo no mundo todo”24 eles declararam:

“(…) Jesus é o Cristo Vivo, o Filho imortal de Deus. Ele é o grande Rei Emanuel, que hoje Se encontra à direita de Seu Pai. Ele é a luz, a vida e a esperança do mundo. Seu caminho é aquele que conduz à felicidade nesta vida e à vida eterna no mundo vindouro. Graças damos a Deus pela incomparável dádiva de Seu Filho divino.”25

Jesus, só de pensar em Ti, sinto o coração encher-se de indescritível alegria, que toma conta de todo o meu ser. Minha vida, minhas paixões e ambições são moldadas, vivificadas e ganham propósito porque sei que Tu és o Cristo, o Santo.

Agradeço a Deus por meu testemunho de Jesus e oro para que todos sejam igualmente abençoados, em nome de Jesus Cristo. Amém.

  1. Karen Lynn Davidson, Our Latter-day Saint Hymns: The Stories and the Messages (1988), p. 167.

  2. “Só Por em Ti, Jesus, Pensar”, Hinos, n.o 84.

  3. Ver Jó 32:8; I Coríntios 2:11.

  4. Ver History of the Church, 3:30.

  5. Ensinamentos de Gordon B. Hinckley, pp. 542–543.

  6. Atos 10:34; ver também D&C 1:35; 38:16.

  7. Alma 32:27; grifo do autor.

  8. João 5:39.

  9. Ver “O Cristo Vivo: Testemunho dos Apóstolos”, A Liahona, abril de 2000, p. 3.

  10. O Livro de Mórmon: Outro Testamento de Jesus Cristo, Página de Rosto.

  11. João 7:16–17.

  12. Ver Mateus 7:7–8; ver também D&C 4:7.

  13. Ver “O Cristo Vivo: Testemunho dos Apóstolos”; ver também Moisés 2:26.

  14. Ver Abraão 3:22–27.

  15. Ver Moisés 4:1-3; D&C 76:25–27.

  16. Ver D&C 76:22–24.

  17. “Who Is Our Savior?”, Improvement Era, novembro de 1962, pp. 798–799.

  18. Ver D&C 93:12–20.

  19. Ver Alma 7:11–12.

  20. Ver Lucas 24:36–39; I Coríntios 15:55; Alma 11:41–45; 3 Néfi 11:7–14.

  21. Guia para Estudo das Escrituras, “Jesus Cristo”, p. 113.

  22. Moisés 1:39.

  23. “A Vision”, Millennial Star, agosto de 1843, 4:51; ver Bruce R. McConkie, Mormon Doctrine, 2.a ed. (1966), pp. 65–66; ver também D&C 76:22–24.

  24. D&C 107:23.

  25. “O Cristo Vivo: Testemunho dos Apóstolos”.