2000–2009
Buscai e Achareis
Abril 2003


Buscai e Achareis

Ao empenharmos nossa fé e dedicarmos nossa energia para achegar-nos a Jesus Cristo, começaremos a compreender mais plenamente quem Ele realmente é.

Meus queridos irmãos e irmãs, oro para ser guiado pelo Espírito do Senhor ao compartilhar com vocês meus sentimentos e testemunho pessoal.

Um dos mais fortes convites e uma das promessas mais profundas deixadas pelo Salvador estão nesta simples frase: “Buscai e achareis”.1

Embora o processo de busca inclua a oração e a súplica, é muito mais profundo do que isso. Buscar é mais uma jornada do que um evento único. Comparo o ato de buscar a uma longa viagem de férias através do país. Embora conheçamos nosso destino final, as ricas experiências e o verdadeiro aprendizado ocorre no dia-a-dia, à medida que progredimos rumo a nosso objetivo.

Ao buscarmos as coisas de Deus precisamos humilhar-nos perante Ele, lembrando que é por Sua graça que as recebemos, e concentrar nossos pensamentos e nossas orações, nossa fé e nossos desejos, sim, toda a energia de nosso coração, para que recebamos luz e entendimento diretamente de um amoroso Pai Celestial.

O padrão de busca de respostas de Deus é muito simples de se explicar, mas muito mais pessoal na prática. Para começar, somos convidados a analisar em nossa mente e ponderar em nosso coração as coisas que mais desejamos Dele.2 Esse processo de reflexão proporciona clareza e inspiração à nossa alma. Somos então instruídos a apresentar nossos pensamentos e desejos diretamente a nosso Pai Celestial, em humilde oração, com a promessa de que se Lhe pedirmos, em nome de Cristo, se o que buscamos for certo, e se pedirmos com um coração sincero, com real intenção, tendo fé em Cristo, Ele nos manifestará a verdade disso pelo poder do Espírito Santo. Porque é pelo poder do Espírito Santo que podemos saber da veracidade de todas as coisas.3

E o que devemos buscar?

As escrituras nos ensinam que devemos “[procurar] com zelo os melhores dons”4, que devemos buscar sabedoria e entendimento e preparar “todas as coisas necessárias”5. Fomos admoestados a esquecer a própria vida no serviço ao próximo6 e buscar tudo o que for virtuoso, “amável, de boa fama ou louvável”7.

Ao mesmo tempo, somos acautelados a não buscar as coisas impuras do mundo8. O Presidente Gordon B. Hinckley disse: “Há muitos males sedutores no mundo. Fujam deles, meus irmãos e irmãs. Afastem-se deles. São como uma doença perigosa. São um veneno que irá destruí-los. Fiquem longe dessas coisas”9. No livro de Amós, lemos: “Buscai o bem, e não o mal, para que vivais; e assim o SENHOR, o Deus dos Exércitos, estará convosco, como dizeis”10.

A coisa principal e mais importante que buscamos acima de tudo, é “o reino de Deus e a sua justiça”.11 Procuramos conhecer o “único Deus verdadeiro e Jesus Cristo, a quem [Ele enviou]”.12

Numa versão muito pessoal do convite de buscar e encontrar, o Salvador disse: “Achegai-vos a mim e achegar-me-ei a vós; procurai-me diligentemente e achar-me-eis; pedi e recebereis; batei e ser-vos-á aberto”.13

E o que encontraremos?

Ao empenharmos nossa fé e dedicarmos nossa energia para achegar-nos a Jesus Cristo, começaremos a compreender mais plenamente quem Ele realmente é. Se O buscarmos diligentemente, obteremos um profundo e duradouro testemunho de Seu incomparável amor, Sua vida e exemplo perfeitos, e das bênçãos de Seu grandioso sacrifício expiatório. Ao achegar-nos a Ele, começaremos verdadeiramente a descobri-Lo e reconhecê-Lo como o Criador da Terra, o Redentor da humanidade, o Unigênito do Pai, o Rei dos Reis, o Príncipe da Paz.

Quanto mais profundamente buscarmos, mais começaremos a apreciar e valorizar Seu papel como o Grande Jeová do Velho Testamento e o Santo Messias do Novo Testamento. Começaremos a compreender mais plenamente Sua mensagem eterna de salvação e exaltação. Descobriremos que Ele continua a convidar-nos a segui-Lo, que Seus ensinamentos são certos e que são tão aplicáveis hoje quanto foram em todas as gerações anteriores. Começaremos a conhecer, com mais profunda gratidão, o que aconteceu no Getsêmani e no Calvário. Embora Ele tenha sido condenado e sentenciado injustamente, Ele deu a vida voluntariamente e, em cumprimento de Suas próprias palavras proféticas, ressuscitou no terceiro dia. Esse dom inestimável proporciona a imortalidade a todos e a vida eterna aos obedientes e fiéis.

Ao começarmos a compreender o que a Sua mensagem foi e é para toda a humanidade em todo o mundo, aceitaremos com maior entusiasmo as escrituras que relatam Sua visita aos antigos habitantes do continente americano. Rejubilamo-nos com o surgimento do Livro de Mórmon como uma segunda testemunha, sim, como outro testamento de Sua missão messiânica como Salvador e Redentor do mundo. Reconhecemos que um homem pode achegar-se mais a Ele examinando o Livro de Mórmon e orando a seu respeito do que pelo estudo de qualquer outro livro.14

Ao procurarmos buscá-Lo, receberemos um testemunho de Sua visita pessoal, juntamente com Seu Pai, ao profeta menino Joseph Smith, dando início a tão esperada “dispensação da plenitude dos tempos”.15

Ao buscá-Lo, reconheceremos que Ele restaurou Sua Igreja na Terra, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e que em Sua Igreja Ele concedeu o poder e a autoridade para realizar as ordenanças essenciais que nos permitirão voltar a viver com Ele novamente.

Ao buscá-Lo, descobriremos que Ele continua a guiar Sua Igreja por meio de Seu profeta vivo, o Presidente Gordon B. Hinckley, e que a organização de Sua Igreja é edificada sobre o alicerce de apóstolos e profetas, do qual “Cristo é a principal pedra da esquina”.16

Ao buscá-Lo diligentemente, sentiremos Seu amor por nós e compreenderemos mais claramente a resposta de nossas orações. Reconheceremos que por meio de Seu Espírito encontramos “sabedoria e grandes tesouros de conhecimento, sim, tesouros ocultos”17, e adquiriremos maior desejo de viver de acordo com Seus mandamentos e orientação.

Ao buscá-Lo, descobriremos que Ele é “a luz e a vida do mundo”.18 Ao buscá-Lo, irmãos e irmãs, iremos realmente descobri-Lo e sentir a paz interior que Ele nos prometeu. Disso testifico em nome de Jesus Cristo. Amém.

  1. Mateus 7:7–8; 3 Néfi 14:7–8.

  2. Ver D&C 9:7–8; Morôni 10:3.

  3. Morôni 10:4–5.

  4. D&C 46:8.

  5. D&C 109:7–8.

  6. Ver Lucas 17:33.

  7. Regras de Fé 1:13.

  8. Ver 3 Néfi 20:41; Tradução de Joseph Smith, Mateus 6:38.

  9. Teachings ofGordon B. Hinckley, 1997, p. 709.

  10. Amós 5:14.

  11. Mateus 6:33.

  12. João 17:3.

  13. D&C 88:63.

  14. Ver Joseph Smith, Teachings of the Prophet Joseph Smith, sel. Joseph Fielding Smith. 1976. p. 194.

  15. Efésios 1:10.

  16. Efésios 2:20.

  17. D&C 89:19.

  18. Mosias 16:9.