2000–2009
“Escreva em Meu Coração”
Outubro 2000


“Escreva em Meu Coração”

“A oração poderá proporcionar o escudo de proteção que os pais tanto desejam para os filhos.”

Os pais devem ensinar seus filhos a orar. A criança aprende tanto com o que os pais fazem quanto com o que dizem. A criança que vê a mãe ou o pai enfrentar as provações da vida com uma fervorosa oração a Deus e depois ouve um sincero testemunho de que Deus respondeu a essa oração irá lembrar-se com carinho do que viu e ouviu. Quando ela tiver suas próprias provações, estará preparada.

Mais tarde, quando estiver longe de casa e da família, a oração poderá proporcionar o escudo de proteção que os pais tanto desejam para os filhos. A separação pode ser muito difícil, em particular quando os pais e o filho sabem que não se verão por muito tempo. Tive essa experiência com meu pai. Separamo-nos em uma esquina da cidade de Nova York. Ele tinha ido até lá a trabalho. Eu estava ali a caminho de outro lugar. Ambos sabíamos que eu provavelmente jamais voltaria a viver novamente com meus pais.

Era um dia ensolarado, por volta do meio-dia, as ruas cheias de pedestres e carros. Naquela esquina havia um semáforo que parava os carros e os pedestres por alguns instantes. O sinal ficou vermelho e os carros pararam. Uma multidão de pedestres começou a mover-se apressadamente das calçadas, indo para todas as direções, inclusive atravessando o cruzamento na diagonal.

Tinha chegado o momento de dizer adeus, e eu comecei a atravessar a rua. Parei quase no meio da rua, com as pessoas correndo a meu redor, e voltei-me. Em vez de caminhar com a multidão, meu pai estava ali parado na esquina, olhando para mim. Ele parecia solitário e um pouco triste. Eu queria voltar até ele, mas percebi que o sinal mudaria em breve, por isso virei-me e corri para o outro lado da rua.

Anos depois, conversei com ele a respeito daquele momento. Ele disse que eu me enganara quanto à sua expressão. Não estava triste, mas, sim, preocupado. Ele viu-me parar e olhar para trás, como se fosse um menininho inseguro à espera de incentivo. Em nossa conversa, anos depois, ele me disse o que estava pensando naquele momento: “Será que ele ficará bem? Será que lhe ensinamos o suficiente? Estará preparado para o que pode vir a encontrar no futuro?”

Havia mais do que pensamentos em sua mente. Por conhecê-lo bem, eu sabia que tinha sentimentos em seu coração. Ele ansiava por ver-me protegido e seguro. Ouvi e senti esse anseio em suas orações, e mais ainda nas de minha mãe, durante todos os anos que vivi com eles. Tinha aprendido com isso, e me lembrava.

A oração é um assunto do coração. Aprendi muito mais do que simplesmente a forma de se orar. Aprendi com meus pais e com os ensinamentos do Salvador que nos devemos dirigir ao Pai Celestial na reverente linguagem da oração. “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome.”(Mateus 6:9)Eu sabia que jamais devemos profanar Seu santo nome; jamais. Podem imaginar o quanto as orações de uma criança seriam prejudicadas se ela ouvisse um dos pais profanar o nome de Deus? Essa ofensa teria conseqüências terríveis para uma criança.

Aprendi que era importante agradecer pelas bênçãos e pedir perdão. “Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores.” (Mateus 6:12) Aprendi que pedimos aquilo que necessitamos e oramos para que outras pessoas sejam abençoadas. “O pão nosso de cada dia nos dá hoje.” (Mateus 6:11) Sabia que nós devemos sobrepujar a nossa vontade. “Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.” (Mateus 6:10) Eu fora ensinado e verifiquei ser verdade que podíamos ser advertidos do perigo e admoestados sobre o que falamos que pode ser do desagrado do Senhor. “E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal.” (Mateus 6:13)

Aprendi que sempre devemos orar em nome de Jesus Cristo. Mas algo que vi e ouvi tinha-me ensinado que aquelas palavras eram mais do que mera formalidade. Havia uma gravura do Salvador na parede do quarto em que minha mãe permaneceu acamada por alguns anos antes de morrer. Ela colocara a gravura ali por causa de algo que seu primo, Samuel O. Bennion, lhe tinha dito. Ele viajara com um apóstolo que lhe descreveu ter visto o Salvador em uma visão. O élder Bennion deu a ela a pintura dizendo que aquela era a melhor descrição da força de caráter do Salvador que ele jamais tinha visto. Então ela emoldurou a gravura e colocou-a na parede de modo que pudesse vê-la da cama.

Ela conhecia o Salvador e O amava. Aprendi com ela que não encerramos em nome de um estranho quando nos dirigimos ao Pai em oração. Eu sabia pelo que tinha visto de sua vida que o coração dela tinha-se achegado ao Salvador ao longo de anos de constante e firme empenho em servi-Lo e agradá-Lo. Eu sabia que esta escritura, que traz uma advertência, era verdadeira:

“Pois como conhece um homem o mestre a quem não serviu e que lhe é estranho e que está longe dos pensamentos e desígnios de seu coração?” (Mosias 5:13)

Anos depois que minha mãe e meu pai faleceram, as palavras “em nome de Jesus Cristo” não são triviais para mim, seja quando eu as digo ou quando ouço outras pessoas dizerem-nas. Devemos servi-Lo não apenas para conhecer o coração do Mestre, mas também devemos orar para receber a resposta do Pai Celestial às nossas orações em nosso coração bem como em nossa mente. (Ver Jer. 31:33; Heb. 8:10, 10:16 e II Cor. 3:3.)

O Presidente George Q. Cannon descreveu a bênção que é as pessoas se reunirem depois de terem orado pedindo essas respostas. Ele estava referindo-se a uma reunião do sacerdócio, mas muitos de vocês vieram a esta nossa reunião com o coração preparado da maneira por ele descrita:

“Eu entraria nessa reunião com a mente totalmente livre de qualquer influência que impedisse o Espírito de Deus de agir sobre mim. Eu iria em espírito de oração, pedindo a Deus que escrevesse em meu coração a Sua vontade, e não com a decisão já tomada de exercer minhas vontades, independentemente da opinião dos outros. Se eu e todos os demais entrássemos na reunião com esse espírito, então o Espírito de Deus Se manifestaria em nosso meio, e o que decidíssemos seria a mente e a vontade de Deus, porque nos teria sido revelado por Deus. Veríamos luz na direção a ser tomada e trevas, na direção oposta.” (Deseret Semi-Weekly News, 30 de setembro de 1890, p. 2; grifo do autor.)

Nossa meta ao ensinarmos nossos filhos a orar é fazer com que desejem que Deus escreva em seu coração e estejam dispostos a ir e fazer o que Deus lhes pedir. É possível nossos filhos terem fé suficiente, em virtude do que nos vêem fazer e do que lhes ensinamos, de modo a sentirem pelo menos parte do que o Salvador sentiu ao orar pedindo forças para realizar Seu sacrifício infinito por nós:

“E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.” (Mateus 26:39)

Já recebi resposta a minhas orações. Essas respostas eram muito claras quando minha vontade era subjugada pela insuperável necessidade de conhecer o desejo do Senhor. É desse modo que a resposta do amoroso Pai Celestial pode ser falada à mente, por meio da voz mansa e delicada, e escrita no coração.

Alguns pais podem estar perguntando-se: “Mas como posso abrandar o coração de meu filho, que já está crescido e convencido de que não precisa de Deus? Como posso abrandar seu coração o suficiente para permitir que Deus escreva nele?“ Às vezes a tragédia abranda o coração. Mas até a tragédia pode não ser suficiente para alguns.

Mas há uma necessidade que até a pessoa mais obstinada e orgulhosa não será capaz de imaginar que conseguirá satisfazer por si mesma. As pessoas não podem tirar o peso do pecado dos próprios ombros. E até as pessoas de coração mais endurecido às vezes sentem o aguilhão da consciência e, portanto, necessitam do perdão de Deus. Alma, que foi um pai amoroso, ensinou a respeito dessa necessidade e seu filho Coriânton, dizendo:

“Ora, o plano de misericórdia não poderia ser levado a efeito se não fosse feita uma expiação; portanto o próprio Deus expia os pecados do mundo, para efetuar o plano de misericórdia, para satisfazer os requisitos da justiça, a fim de que Deus seja um Deus perfeito, justo e também um Deus misericordioso.” (Alma 42:15)

E então, depois de prestar testemunho do Salvador e de Sua Expiação, o pai fez esta súplica, rogando pela brandura de coração:

“Oh! Meu filho, desejo que não negues mais a justiça de Deus. Não procures, mesmo nas mínimas coisas, desculpar-te de teus pecados, negando a justiça de Deus: mas deixa que a justiça de Deus e sua misericórdia e sua longanimidade governem plenamente teu coração; e deixa que te humilhem até o pó.” (Alma 42:30)

Alma sabia o que nós podemos saber: que seu testemunho de Jesus Cristo e Sua crucificação era a coisa que tinha maior probabilidade de fazer com que seu filho sentisse necessidade de toda a ajuda que apenas Deus poderia oferecer. E alguém cujo coração tenha sido tocado por essa imensa necessidade de purificação recebe resposta a suas orações. Quando ensinamos a nossos entes queridos que nós somos filhos espirituais afastados temporariamente de um Pai Celestial amoroso, estamos abrindo as portas da oração para eles.

Vivemos em Sua presença e glória antes de virmos a esta Terra para sermos provados. Conhecíamos o Seu rosto e Ele nos conhecia. Tal como meu pai terreno viu-me partir, nosso Pai Celestial viu-nos descer para a mortalidade.

Seu Filho Amado, Jeová, partiu daquelas cortes de glória para descer ao mundo e sofrer tudo o que sofreu e pagar o preço de todos os pecados que cometeríamos. Preparar-nos um caminho de volta para casa, à Sua presença e à presença do Pai Celestial. Se o Espírito Santo pode dizer-nos tantas coisas a respeito de quem somos, nós e nossos filhos podemos sentir o mesmo que Enos sentiu. Ele orou da seguinte maneira:

“E minha alma ficou faminta; e ajoelhei-me ante o meu Criador e clamei-lhe, em fervorosa oração e súplica, por minha própria alma; e clamei o dia inteiro; sim, e depois de ter anoitecido, continuei a elevar minha voz até que ela chegou aos céus.

E ouvi uma voz, dizendo: Enos, perdoados são os teus pecados e tu serás abençoado.” (Enos 1:4–5)

Prometo-lhes que nenhuma alegria supera aquela que sentirão quando um filho seu orar num momento de necessidade e receber uma resposta assim. Vocês um dia irão separar-se deles, levando no coração o anseio de revê-los. Um Pai Celestial amoroso sabia que esse anseio perduraria eternamente a menos que nos reuníssemos em família com Ele e com Seu Filho amado. Ele preparou tudo o que Seus filhos precisariam para receber essa bênção. Para consegui-la, eles devem pedi-la a Deus por si mesmos, sem nada duvidar, como fez o menino Joseph Smith.

Meu pai estava preocupado aquele dia em Nova York, porque sabia, tanto quanto a minha mãe, que a única real tragédia que poderia vir a acontecer seria o fato de separarmo-nos para sempre. Foi por esse motivo que me ensinaram a orar. Eles sabiam que poderíamos ficar eternamente juntos somente com a ajuda de Deus e com a segurança que Ele nos dá. Assim como vocês, eles ensinaram a oração por meio do exemplo.

Na tarde em que minha mãe faleceu, fomos para casa assim que saímos do hospital. Ficamos por alguns instantes sentados em silêncio em meio à penumbra da sala de estar. Papai pediu licença e dirigiu-se a seu quarto, onde permaneceu por alguns minutos. Ao retornar para a sala, ostentava um sorriso nos lábios. Ele disse que havia estado preocupado com a mamãe. Enquanto apanhava os objetos pessoais dela no hospital e agradecia os médicos e enfermeiros por terem sido tão amáveis para com ela, pensou a respeito de sua chegada ao mundo espiritual minutos após a sua morte. Ele ficou com medo de ela sentir-se sozinha caso não houvesse ninguém para recepcioná-la.

Ele havia ido até o quarto orar ao Pai Celestial pedindo que enviasse alguém para receber Mildred, sua esposa e minha mãe. Ele disse que recebeu a resposta de que sua própria mãe estaria lá para recepcionar sua adorável esposa. Eu também sorri diante disso. A vovó Eyring não era muito alta. Eu a vi claramente, baixinha como era, apressando-se entre a multidão ao encontro de minha mãe.

Meu pai não tinha certamente a intenção de, naquele momento, ensinar-me a respeito do princípio da oração, mas assim o fez. Não me lembro de nenhum discurso de meu pai ou minha mãe a respeito de oração. Eles oravam nos bons e maus momentos; e relatavam de maneira simples quão bondoso e poderoso Deus Se revelava e quão próximo de nós Ele estava. As orações que eu mais ouvia eram a respeito do que seria necessário para que estivéssemos eternamente juntos. As respostas que permanecerão indeléveis em meu coração parecem ser, com mais freqüência, a certeza de que estávamos no caminho certo.

Ao imaginar a minha avó correndo em direção de minha mãe, senti-me alegre por elas e o anseio de levar minha esposa e meus filhos a tal encontro. É por causa desse anseio que devemos ensinar nossos filhos a orar.

Testifico que nosso Pai Celestial responde às orações dos pais fiéis que desejam saber como ensinar seus filhos a orar. Testifico que, por causa da Expiação de Jesus Cristo, podemos viver eternamente como famílias se honrarmos os convênios oferecidos nesta Igreja verdadeira, que é a Sua Igreja. Portanto, como Seu servo, presto meu testemunho em nome de Jesus Cristo. Amém.