2000–2009
O Pai Celestial Tem um Plano Especial
Abril 2000


O Pai Celestial Tem um Plano Especial

Sei que o Pai Celestial tem um plano muito especial para vocês e sua família voltarem a viver com Ele. Voltemos para casa.

Alguns anos atrás, pouco antes do Natal, recebi a designação de ir a uma conferência de estaca na Califórnia. No vôo de volta para Utah, resolvi tirar uma soneca. Minha poltrona era a C, no corredor. Alguns instantes antes de o avião fechar as portas, uma bela senhora, na faixa dos setenta anos, pôs-se a meu lado e disse: “Posso ocupar meu assento?” Respondi: “Claro, senhora”. Lá se ia minha soneca: ela adorava conversar.

A Senhora Possui um Pai Celestial Terno e Bondoso

Ela disse: “Não sei por que vou a um lugar frio como Utah na época de Natal para visitar meus netos. Detesto ter que sair da Califórnia, sempre tão ensolarada”.

E continuou: “Além do mais, Utah tem umas pessoas excêntricas e esquisitas, os tais ‘mórmons’. Minha filha casou-se com um deles”.

Não pude conter-me: “Antes de a senhora prosseguir, lamento informar que também sou um deles”.

Sem demora, ela desculpou-se: “Perdão, eu não soube expressar-me”.

Repliquei: “Ah, soube sim, não soube?”

Continuamos a conversar até sobrevoarmos Provo. Sabíamos que logo aterrissaríamos.

“ Patti -- esse era seu nome -- foi você quem falou na maior parte da viagem. Sinto que a conheço desde a vida pré-mortal. Antes de pousarmos em Salt Lake City, gostaria de fazer-lhe algumas perguntas”.1

Com sinceridade, indaguei:2

“ Patti, você sabia que pode ver seu marido falecido novamente?”

Ela surpreendeu-se: “Ah, é possível?”

“ E seu filho, Matt, que morreu ainda bebê; sabia que também irá vê-lo no futuro?”

Os olhos dela ficaram úmidos e sua voz tornou-se trêmula. Ela fora tocada pelo Espírito do Senhor. Pude perceber como ela sentia saudade deles.

Então, em espírito de oração, perguntei:

“ Patti, você sabia que possui um Pai Celestial terno e bondoso que a ama profundamente?”

Ela indagou: “Tenho?”

“ Patti, sabia que seu Pai Celestial tem um plano muito especial para você e que sua família pode ser eterna?”

“ Pode?”, perguntou ela.

“ Você já ouviu falar desse plano antes?”

“ Não.”

Com muita sinceridade, perguntei: “Gostaria de conhecê-lo melhor?”

“ Gostaria”, concordou ela.

O espírito do Senhor tocou-a com grande intensidade. E o Senhor promete-nos:

“ … pois meus eleitos ouvem minha voz e não endurecem o coração”.3

Declarou também:

“ Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas. …”

“ As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem.”4

É “O Amor de Deus”

Néfi desejava ver o sonho de seu pai Leí, a “árvore da vida”5, e conseguiu. Depois, contemplou também o belo menino Jesus.6 E o anjo perguntou: “Sabes tu o significado da árvore que teu pai viu?”7 Néfi respondeu:

“ Sim, é o amor de Deus, que se derrama no coração dos filhos dos homens; é, portanto, a mais desejável de todas as coisas”.8

Antes de virmos para esta Terra, nosso Pai Celestial instilou em nosso peito, com brandura e serenidade, o “amor de Deus”. Aos olhos do Pai Celestial, vocês são filhos muito especiais. Minha amiga Patti tem na alma uma centelha de divindade. Ao ouvir a palavra do Pai Celestial, ficou profundamente comovida e atendeu à voz Dele.

Jamais a vira antes, mas sabia que o Senhor colocara uma de Suas filhas preciosas a meu lado. E orei fervorosamente para que o Espírito do Senhor a tocasse e falasse a ela.

Como podemos partilhar a bela mensagem do Senhor Jesus Cristo?

Em primeiro lugar, precisamos cultivar o entendimento de nosso potencial para ajudar as pessoas a conhecerem a verdade.

O Presidente Gordon B. Hinckley exortou-nos:

“ Cultivemos no coração de todo membro o entendimento de seu próprio potencial para levar outras pessoas ao conhecimento da verdade. … Oremos com maior sinceridade a esse respeito. Que todo membro ore.…”9

Citando o testemunho de Alma, o Presidente Hinckley rogou:

“ Ó Senhor, permite que tenhamos êxito em trazê-los novamente a ti. …

Eis, ó Senhor, que sua alma é preciosa …; dá-nos, portanto, ó Senhor, poder e sabedoria para trazermos esses nossos irmãos novamente a ti. …”10

O Guia para Estudo das Escrituras declara:

“ O propósito da oração não é o de alterar a vontade de Deus, mas de obtermos para nós mesmos e para os outros as bênçãos que Deus já está disposto a conceder, mas que devemos pedir para obter.”11

Em segundo lugar, o bom exemplo é nossa melhor ferramenta.

O Presidente Hinckley ensinou-nos:

“ A nossa ferramenta mais eficaz será as boas qualidades de nossa própria vida.”12

Ao vivermos o evangelho, seremos como um farol sobre o monte,13 a “luz do mundo” e o “sal da terra”.14

Podemos desfrutar “o amor de Deus” e a “árvore da vida” e beber da “fonte de águas vivas”15 diariamente ao comunicarmo-nos com nosso Pai Santo, estudarmos diligentemente as escrituras e refletirmos. Assim, o Senhor nos abençoará, ajudando-nos a ser mais sensíveis para podermos tocar as almas que Ele preparou para nós.

Em terceiro lugar, devemos agir prontamente quando sentirmos o Espírito.

O Élder M. Russell Ballard ensinou-nos:

A chave do sucesso para levar almas a Cristo é agir no momento em que sentirmos o Espírito, e percebermos que nosso amigo também o sente. … através de nossa fé, nossa confiança no Senhor e nossas boas obras, podemos trazer almas para o Senhor. …16

Ao buscarmos e orarmos com fé,17 Ele nos guiará e Seus eleitos não tardarão a aceitar18 as “boas novas de grande alegria”19, tirando proveito da “expiação infinita”20 e eterna do Senhor Jesus Cristo.

Encontrar o Salvador

Os missionários ensinaram Patti. Três semanas depois, ainda durante sua estada em Utah, ela telefonou-me: “Irmão Kikuchi, aqui é a Patti. Vou ser batizada. Poderia assistir a meu batismo?”

Minha esposa e eu comparecemos à reunião batismal. Havia muitos membros para integrá-la. Jamais esquecerei a expressão de felicidade do rosto dela ao sair da água!

Tampouco esquecerei suas ternas lágrimas no altar sagrado do Templo de Salt Lake um ano após. Lembro-me do brilho sereno e celestial que irradiou ao ser selada ao marido e filho já falecidos e à filha viva que se filiara à Igreja. Agora ela sabe que sua família é eterna no Senhor. Minha amiga Patti Louise Donaldson encontrou o Senhor Jesus Cristo. Atualmente ela reside em Utah.

Achegar-me-ei a Vós

Caros amigos que estão ao alcance de minha voz, vocês são filhos do Pai Celestial e já estiveram em Sua santa presença. Sei que Ele tem um plano muito especial para vocês e sua família voltarem a viver com Ele. Voltemos para casa. Preparemo-nos para regressar ao lar do Pai Celestial. Desejamos partilhar com vocês o amor de seu Pai Celestial. Vocês encontrarão o que lhes trará “a maior alegria para a alma”.21

Meus queridos irmãos e irmãs, testifico a vocês que o Pai Celestial enviou Seu Filho Unigênito e que Jesus Cristo morreu por nós. Ele disse:

“ … [Sofrimentos] quão dolorosos tu não sabes, quão intensos tu não sabes, sim, quão difíceis de suportar tu não sabes.

Pois eis que eu, Deus, sofri essas coisas por todos, para que não precisem sofrer caso se arrependam;

… Sofrimento que fez com que eu, Deus, o mais grandioso de todos, tremesse de dor e sangrasse por todos os poros; e sofresse, tanto no corpo como no espírito -- e desejasse não ter de berber da taça amarga e recuar --

Todavia, glória seja para o Pai; eu bebi e terminei meus preparativos para os filhos dos homens.”22

Ele os ama e conhece. Ele vive. Em 1820, o Pai Celestial e Seu Filho Jesus apareceram ao jovem Joseph Smith e restabeleceram Seu reino para que pudéssemos voltar a viver com Eles.

A esta altura, já conseguem ouvir a “voz do bom pastor”?23 Seu Salvador está chamando-os. Venham e sejam partícipes de Seu amor. Ele convida-os: “[Invocai-me] enquanto estou perto”. E, em seguida, promete: “Achegai-vos a mim e achegar-me-ei a vós”.24 Sei que Ele vive. Sei que o Presidente Hinckley é nosso profeta. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

  1. Ver D&C 28:16.

  2. Ver D&C 30:5; 11.

  3. D&C 29:7.

  4. João 10:14, 27.

  5. Ver 1 Néfi 11:8–9.

  6. 1 Néfi 11:15–20.

  7. 1 Néfi 11:21.

  8. 1 Néfi 11:22.

  9. Encontrem as Ovelhas e Apascentem-nas, A Liahona, julho de 1999, p. 118.

  10. Alma 31:34–35.

  11. Guia para Estudo das Escrituras, p. 158.

  12. A Liahona, julho de 1999, p. 121.

  13. Ver Lucas 11:33, 36.

  14. Mateus 5:13–14.

  15. 1 Néfi 11:22, 25.

  16. In Conference Report, outubro de 1986, p. 41; ou A Liahona, janeiro de 1987, p. 33.

  17. Ver D&C 18:18.

  18. Ver D&C 31:7.

  19. Mosias 3:3.

  20. Ver Alma 34:10, 12.

  21. 1 Néfi 11:23.

  22. D&C 19:15–16, 18–19.

  23. Alma 5:38.

  24. D&C 88:62–63.