1990–1999
Ele Vive
Outubro 1999


Ele Vive

Ele [Jesus Cristo] deu Sua vida para que mesmo em nossa fraqueza possamos sobrepujar nossos erros por meio do arrependimento e da obediência a Seu evangelho.

Nosso coração foi tocado, nossa imaginação, avivada e nossa determinação de viver uma vida melhor, fortificada, graças às mensagens desta conferência. Muitos ficamos motivados, inclusive eu, a melhorar nossa vida, a tornar nossas ações mais condizentes com nossas metas e sonhos. Alguns talvez tenham-se sentido movidos a abandonar um aspecto debilitante de sua vida atual ou a abandonar um hábito nocivo que começou a se arraigar para mais tarde vir a produzir frutos amargos. É provável que haja aqueles que resolveram se arrepender de erros graves e voltar para as refrescantes águas da retidão. Esse desejo de melhorar provém do Salvador por intermédio do Espírito Santo.

Quero falar a respeito Dele. Uma vez que a lembrança do Salvador é algo que evoca sentimentos muito profundos em mim, citarei Suas próprias palavras e o testemunho de outros profetas.

Para que fôssemos conduzidos às escolhas certas, Ele disse:

“Eu te falarei em tua mente e em teu coração, pelo Espírito Santo que virá sobre ti e que habitará em teu coração.”1

“E o Espírito ser-vos-á dado pela oração da fé”;2

“Eu te digo: Põe tua confiança naquele Espírito que leva a fazer o bem — sim, a agir justamente, a andar em humildade, a julgar com retidão; e esse é o meu Espírito.

( … ) Dar-te-ei do meu Espírito, o qual iluminará tua mente e encher-te-á a alma de alegria;

( … ) Por este meio saberás todas as coisas, relativas à retidão, que desejares de mim, com fé, acreditando em mim que receberás.”3

“Ora sempre e derramarei meu Espírito sobre ti e grande será tua bênção.”4

Junto com o dom do Espírito Santo recebemos a capacidade de desenvolver uma vigorosa sensibilidade para fazer as escolhas certas. Cultivem esse dom. Conforme disse o Senhor, isso é conseguido por meio de uma vida digna e justa. Ao ampliar sua capacidade de sentir a direção daquela influência infalível, você estará evitando desapontamentos, desânimo e até tragédias.

O Senhor colocou correntes de influência divina em sua vida, que irão impeli-lo no decurso do plano específico que Ele deseja que você cumpra aqui na Terra. Por intermédio do Espírito, procure identificar e seguir cuidadosamente a orientação da influência divina que o Senhor colocou em sua vida. Coloquem-se em harmonia com ela. Decida voluntariamente exercer seu arbítrio para segui-la. Não se concentre apenas no momento atual e em suas dificuldades, problemas e oportunidades. Não permita que essas preocupações monopolizem toda a sua atenção. Desejo fortemente incentivá-lo a plantar no fundo de sua alma a compreensão de que sua vida atual é apenas uma parte de um plano muito maior que o Senhor tem para você. Você viveu parte desse plano na pré-existência. Foi valente lá e veio para cá porque quis crescer e desfrutar maior felicidade. O que decidir fazer aqui influenciará a maneira como você cumprirá esse plano divino e pessoal que Ele tem para você.

Não compreendo plenamente como isso acontece, mas essa influência divina não o priva de seu arbítrio. Você pode tomar as decisões que quiser. Se suas escolhas forem erradas, existe um caminho de volta: o arrependimento. Se as condições do arrependimento forem plenamente cumpridas, a Expiação do Salvador o libertará das exigências da justiça com respeito aos erros cometidos. Ele disse: “Eu, o Senhor, não posso encarar o pecado com o mínimo grau de tolerância;

Entretanto, aquele que se arrepender e cumprir os mandamentos do Senhor será perdoado.”5

É maravilhosamente simples e incomparavelmente belo. Se você continuar a viver em retidão, sempre saberá o que fazer. Às vezes será necessário muito esforço e confiança de sua parte para descobrir o que precisa fazer. Mas você saberá o que fazer se cumprir as condições exigidas para ter essa orientação divina em sua vida: Obediência aos mandamentos do Senhor; confiança em Seu plano; e o abandono de tudo que seja contrário a ele. Quanto mais você harmonizar sua vida com a doutrina do Senhor, maior será sua capacidade de fazer o que o Espírito lhe inspirar.6

Sugiro que decorem escrituras que toquem seu coração e encham sua alma de entendimento. Quando as escrituras são utilizadas da maneira que o Senhor ordenou que fossem registradas, elas têm um poder intrínseco que não pode ser descrito quando elas são parafraseadas. Às vezes, quando tenho uma importante necessidade na vida, revejo mentalmente as escrituras que me dão forças. Há muito consolo, orientação e poder que fluem das escrituras, em especial das palavras do Senhor. Estes três exemplos ilustrarão o que estou dizendo:

Portanto, que se console vosso coração ( … ) toda carne está em minhas mãos; aquietai-vos e sabei que eu sou Deus.7

As obras e os desígnios e os propósitos de Deus não podem ser frustrados nem podem se dissipar.

Porque Deus não anda por veredas tortuosas nem se volta para a direita ou para a esquerda nem se desvia daquilo que disse; portanto suas veredas são retas e seu caminho é um círculo eterno.

Lembra-te, lembra-te de que não é a obras de Deus que se frustra, mas a obra dos homens;8

Davi regozijou-se:

“O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.

Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.

Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.”9

Às vezes, pode ser que você sinta vontade de reclamar ao Senhor a respeito de um problema surgido em sua vida, sem que tenha feito nada para merecê-lo. Jacó ensinou: “Não tenteis dar conselhos ao Senhor, mas, sim, recebei conselhos de sua mão. Pois eis que vós mesmos sabeis que ele aconselha com sabedoria e justiça e grande misericórdia em todas as suas obras”.10

Deus sabe o que é melhor para nós. Embora não compreendamos por que estamos passando por certas coisas agora, no devido tempo, no plano que Ele tem para nós, saberemos e seremos gratos.

Ele prometeu ajudar-nos a carregar nossos fardos:

“Aliviarei as cargas que são colocadas sobre vossos ombros, de modo que não as podereis sentir sobre vossas costas ( … ) para que tenhais plena certeza de que eu, o Senhor Deus, visito meu povo nas suas aflições.”11

Foi-nos aconselhado: “Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e ele te susterá”.12 Recebi grande ajuda toda vez que colocava um fardo difícil a Seus pés por algum tempo. Quando eu o apanhava de volta, parecia mais leve e mais fácil de tolerar.

Toda doutrina encontrada nas escrituras pode beneficiar-nos, mesmo que tenha sido revelada para uma pessoa específica, pois Deus disse muitas vezes: “O que digo a um digo a todos”.13

Foi dito a Emma Smith: “Continua em espírito de mansidão, acautelando-te contra o orgulho ( … )

Guarda meus mandamentos continuamente e receberás uma coroa de retidão.”14

O Senhor então acrescentou: “Esta é minha voz para todos”.15

Essa doutrina é confirmada por Néfi, que escreveu:

Apliquei todas as escrituras ⌦a nós, para nosso proveito e instrução.16

Nesse espírito, o Salvador declarou:

Tendes ordem porém de, em todas as coisas, pedir a Deus, que dá liberalmente; e aquilo que o Espírito vos testificar, assim quisera eu que fizésseis em toda santidade de coração, andando retamente perante mim, refletindo sobre o resultado de vossa salvação, fazendo todas as coisas com oração e ação de graças.17

Buscai-me em cada pensamento; não duvideis, não temais.

Vede as feridas que me perfuraram o lado e também as marcas dos cravos em minhas mãos e pés; sede fiéis, guardai meus mandamentos e herdareis o reino do céu.18

Joseph Smith recebeu ajuda para cumprir tarefas que estavam muito além de sua capacidade pessoal. Às vezes isso acontecia por intermédio da direta intervenção e orientação de Deus, mas freqüentemente pelo ⌦tranqüilo sussurro do Espírito e a força resultante de sua obediência, sua fé no Mestre e sua inabalável determinação de cumprir a vontade do Senhor. Por que ele foi tão bem-sucedido? Parte da resposta encontra-se nesta declaração pessoal: “Fiz disso uma regra pessoal em minha vida: Quando o Senhor ordena, faça-o”.19

Testifico que dentro de sua própria esfera individual de atividades e no âmbito de suas responsabilidades, o Senhor lhe proporcionará esse mesmo tipo de ajuda. Quando precisar e merecer, você poderá desfrutar a inspiração divina para saber o que fazer e, se necessário, o poder ou a capacidade para realizá-lo.20 Joseph Smith aprendeu a aperfeiçoar sua capacidade de seguir a orientação do Senhor exercendo sua autodisciplina. Ele não permitiu que seus próprios desejos, conveniência ou a persuasão dos homens interferissem em sua obediência enquanto se desenvolvia e aprendia com o Senhor a cumprir as tarefas que lhe foram dadas. Sigamos seu exemplo.

Enriqueça sua vida com a beleza a seu redor. Há muitas coisas belas à sua volta: O resplandecente alvorecer dando início a um novo dia; os galhos cobertos de flores azuis de um abeto, adornados com medalhões dourados de um choupo próximo; a encrespada superfície de um lago nas montanhas refletindo a brilhante luz do sol; a silenciosa tranqüilidade de uma ravina na floresta iluminada pelo luar; a alegre disposição de uma criança brincando e o amor no olhar da mãe. “Regozijai-vos sempre e em tudo dai graças.”21 “E aquele que receber todas as coisas com gratidão será glorificado; e as coisas desta Terra ser-lhe-ão acrescentadas, mesmo centuplicadas, sim, mais.”22

Expresse gratidão por todas as bênçãos que receber, porque “em nada ofende o homem a Deus ou contra ninguém está acesa sua ira, a não ser contra os que não confessam sua mão em todas as coisas e não obedecem a seus mandamentos”.23

Dentro de poucos instantes, o Presidente Hinckley proferirá a última mensagem da conferência. Eu o amo. Por causa de sua humildade e incansável trabalho, o Senhor magnificou suas extraordinárias capacidades naturais para abençoar a vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Sigamos seu inspirado conselho. Ele prestou testemunho de que não é o líder desta Igreja. Esse líder é o nosso Senhor e Mestre, Jesus Cristo, o Redentor.

Ele guia esta Igreja. Ele deu Sua vida para que mesmo em nossa fraqueza possamos sobrepujar nossos erros por meio do arrependimento e da obediência a Seu evangelho. Oh, que povo abençoado somos por termos essa luz, esse conhecimento, essas oportunidades para sermos felizes nesta Terra e por toda a eternidade. Que nos comprometamos a compartilhar o conhecimento desse magnífico trabalho, pessoalmente ou por meio dos missionários, com nossos amigos e vizinhos, para que possam se unir a este que é o reino de Deus na Terra e receber as bênçãos supremas e eternas que estão a seu alcance.

Meu querido amigo, se houver motivos para arrepender-se de algo em sua vida, faça-o agora.

Se você se afastou e emaranhou-se na teia do mundo, volte. Nós o amamos. Precisamos de você. Nós o ajudaremos.

Para terminar, quero citar o testemunho de Alma, como se fosse o meu próprio, porque tenho essa mesma convicção:

“Falo com a energia de minha alma ( … )

Porque fui chamado para falar desta maneira, segundo a santa ordem de Deus, que está em Cristo Jesus; sim, fui ordenado a levantar-me e testificar ( … )

que sei que estas coisas de que falei são verdadeiras. ( … )

Eu vos digo que elas me foram mostradas pelo Santo Espírito de Deus. ( … ) Jejuei e orei durante muitos dias, a fim de saber estas coisas por mim mesmo. E agora sei por mim mesmo que são verdadeiras, porque o Senhor Deus mas revelou por seu Santo Espírito.”24

Como um de Seus Apóstolos, autorizado a prestar testemunho Dele, testifico solenemente que eu sei que o Salvador vive, que Ele é um ser ressuscitado e glorificado de amor perfeito. Testifico que Ele deu Sua vida para que possamos viver com Ele eternamente. Ele é nossa esperança, nosso Mediador, nosso Redentor. Eu sei que Ele vive. Sei que Ele ama você e que Ele o ajudará a ter alegria e felicidade quando você viver de maneira a ser digno dessa ajuda. Em nome de Jesus Cristo. Amém. 9

  1. D&C 8:2; ver também versículo 3.

  2. D&C 42:14.

  3. D&C 11:12–14.

  4. D&C 19:38.

  5. D&C 1:31–32.

  6. D&C 43:15–16.

  7. D&C 101:16.

  8. D&C 3:1–3.

  9. Salmos 23.

  10. Jacó 4:10.

  11. Mosias 24:14.

  12. Salmos 55:22.

  13. Ver D&C 61:18, 82:5, 92:1, ⌦93:49.

  14. D&C 25:14–15.

  15. D&C 25:16.

  16. 1 Néfi 19:23.

  17. D&C 46:7.

  18. D&C 6:36–37.

  19. History of the Church 2:170.

  20. Ver D&C 42:15–16.

  21. D&C 98:1; ver I Tessalonicenses 5:16.

  22. D&C 78:19.

  23. D&C 59:21.

  24. Alma 5:43–46.