1990–1999
Permanecei 
Firmes na Fé

Outubro 1994


Permanecei 
Firmes na Fé


Rogamo-vos que ajudeis, com vossa vigorosa influência benéfica, a fortalecer nossas famílias, nossa Igreja e nossas comunidades.

Minhas amadas irmãs, recomendo-vos os conselhos que haveis recebido esta noite da presidência geral da Sociedade de Socorro. Saúdo-vos com amor e respeito, sabendo que sois filhas de nosso Pai Celestial e conhecendo o vosso potencial. 


Em nome dos oficiais da Igreja agradeço-vos o serviço que tendes prestado à Igreja, a vossas famílias e aos bairros e comunidades em que viveis. Sei que muitos de vossos atos altruístas e compassivos são anônimos, não divulgados e, às vezes, nem agradecidos. Entretanto, o Senhor está atento.


Oramos pelo vosso bem-estar, agradecemos a Deus pela influência benéfica que exerceis no mundo por meio de vossos préstimos, sacrifícios, compaixão e defesa do que é belo e enobrecedor.


Obrigado por tornardes nossa vida tão melhor devido ao que sois. Vosso exemplo constante de retidão contrasta com os caminhos do mundo. 


Enfrentam-se no mundo hoje muitos desafios. Diante das perplexidades, tumultos e males que nos cercam, é natural que busquemos alguém que nos ajude. Algumas mulheres anseiam pela inspiração que consola, cura feridas e transmite conhecimentos suficientes para apontar o caminho, quando parece não haver caminho algum que seja confiável. 


Mas não fomos abandonados! Temos as escrituras, que contêm as palavras duradouras de um amoroso Pai Celestial e que nos dizem que somos Sua prioridade máxima. Disse Ele: “Porque eis que esta é a Minha obra e Minha glória: proporcionar a imortalidade e a vida eterna ao homem.” (Moisés 1:39)


Além dessas palavras de um Pai Celestial amoroso, temos o Salvador, sobre quem Alma escreveu: 


“E ele seguirá, sofrendo dores 
e aflições e tentações de toda espécie; …


E tomará sobre si as suas enfermidades, para que se lhe encham de misericórdia as entranhas, segundo a carne, para que saiba, segundo a carne, como socorrer o seu povo, de acordo com suas enfermidades.” (Alma 7:11–12)


Deve ser um conforto para vós, amadas irmãs desta igreja, lembrar-vos de que esse mesmo Jesus, nosso Salvador por meio da Expiação, demonstrou amor e zelo pelas mulheres de Sua época. Demonstrou consideração especial pela viúva pobre que ofertou duas moedas, ensinou a samaritana e revelou-lhe ser o Messias. Expulsou sete demônios de Maria Madalena e perdoou a mulher apanhada em adultério. Curou a filha da mulher grega, a mulher que havia dezoito anos estava encurvada e a sogra de Pedro, quando doente com febre.


Restituiu o filho morto à mãe, a filha de Jairo aos pais e Lázaro às pesarosas irmãs, que estavam entre Seus amigos mais íntimos. Pendurado na cruz, voltou o coração para a mãe, colocando-a sob os cuidados do discípulo amado, João. Foram mulheres que Lhe prepararam o corpo para o sepultamento. Foi a Maria que Ele primeiro apareceu como o Senhor ressuscitado, e foi ela quem Ele encarregou de transmitir aos discípulos a gloriosa mensagem de que ressuscitara.


Existe qualquer razão para pensar que ele se interessa menos pelas mulheres de hoje? Antes de Sua ascensão, prometeu aos discípulos: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador. … Não vos deixarei órfãos.” (João 14:16, 18) Como filhas do Pai Celestial, tendes também o privilégio de vos ter sido dado o outro Consolador, o dom do Espírito Santo.


Assim como nosso Senhor e Salvador procurou nas mulheres de Seu tempo uma mão consoladora, um ouvido atento, um coração crente, um olhar bondoso, uma palavra de encorajamento, lealdade—mesmo na hora da humilhação, agonia e morte—parece-me que existe uma grande necessidade de arregimentar as mulheres da Igreja hoje, para que auxiliem as Autoridades Gerais a estancar o fluxo do mal que nos cerca e levar avante a obra de nosso Salvador. Juntos precisamos permanecer firmes na fé contra o grande número de pessoas com idéias diferentes. Néfi disse: “Deveis, pois, prosseguir com firmeza em Cristo, tendo um perfeito esplendor de esperança e amor a Deus e a todos os homens.” (2 Néfi 31:20) Quando somos obedientes a Deus, somos maioria. Somente juntos, porém, podemos realizar a obra que Ele nos mandou fazer e preparar-nos para o dia em que O veremos.


Assim como trabalhamos diligentemente para prestar ajuda da forma zelosa que nosso Senhor prestou entre as mulheres de Sua época, também rogamo-vos que ajudeis, com vossa vigorosa influência benéfica, a fortalecer nossas famílias, nossa Igreja e nossas comunidades. Ocupando-vos zelosamente de boas causas, podeis mostrar aos outros que, tendo Cristo em sua vida e aceitando o evangelho com suas ordenanças e convênios salvadores, eles poderão atingir seu verdadeiro potencial nesta vida e no mundo vindouro.


Os que seguem a Cristo procuram seguir-Lhe o exemplo. Seu sofrimento por nossos pecados, falhas, dores e enfermidades deve motivar-nos a, da mesma forma, oferecer caridade e compaixão aos que nos cercam. É muito apropriado que o lema da mais antiga organização de mulheres do mundo—a Sociedade de Socorro da Igreja 
de Jesus Cristo dos Santos dos 
Últimos Dias—seja “A Caridade Nunca Falha”.


Numa reunião geral anterior das mulheres da Igreja, o Presidente Spencer W. Kimball aconselhou:


“Não vos esqueçais, queridas irmãs, de que as bênçãos eternas às quais fazeis jus como membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são muito, muito superiores a quaisquer outras que poderíeis receber. Não podereis receber maior reconhecimento neste mundo do que serdes conhecidas como uma mulher de Deus.” (A Liahona, março de 1980, p. 153, “O Papel das Mulheres Justas”.) 


Fostes escolhidas para serdes mulheres fiéis de Deus em nossos dias, para vos manterdes acima das mesquinharias, falatórios, egoísmos, lascívia e todas as outras formas de iniqüidade.


Reconhecei vossa herança divina como filhas de nosso Pai Celestial. Deveis estar entre aqueles que curam com palavras, além de curar com as mãos. Procurai conhecer a vontade do Senhor em vossa vida e depois dizei, como a maravilhosa e exemplar Maria, mãe de Jesus: “Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra.” (Lucas 1:38)


Minhas amadas irmãs, sei que Deus vive, que Jesus é Seu Filho Unigênito, o Salvador do mundo. Sei que esta é a Igreja de Jesus Cristo e que Ele está a sua frente. Ele revela Sua vontade aos profetas. Testifico também a veracidade e a natureza eterna do lugar honrado das mulheres.


Que o Senhor vos abençoe em vossa firmeza na fé, oro humildemente em nome de Jesus Cristo. Amém. 9