1990–1999
Raízes Profundas

Outubro 1994


Raízes Profundas


Nós, como povo, precisamos viver nossa religião e seus princípios e seguir a liderança de nosso profeta, vidente e revelador, independentemente do que faz o mundo.

Meus queridos irmãos, sou grato pela oportunidade de unir-me a vós nesta conferência geral, apoiando o Presidente Howard W. Hunter como o décimo quarto Presidente da Igreja desta dispensação. Ele é um homem sem dolo. Apóio-o com todo o coração e oro para que eu possa servir fielmente sob sua orientação inspirada, bem como a de seus maravilhosos Conselheiros.


Recentemente, na ilha de Molokai, no Havaí, a irmã Wirthlin e eu passamos por duas árvores enormes que haviam sido derrubadas pelo vento. As raízes daquelas árvores não eram profundas. Perguntei-me se teriam sobrevivido aos ventos e tempestades caso suas raízes fossem mais profundas. Rajadas de vento relativamente brandas derrubam algumas árvores. Graciosas palmeiras, por exemplo, são agradáveis de se olhar, mas não agüentam um vento forte porque não são bem ancoradas. Compa-
­remos essas árvores com o gigantesco carvalho, cujas raízes podem estender-se duas vezes e meia a sua altura. Essas árvores raramente são derrubadas, por mais violentas que sejam as tempestades.


Os membros fiéis da Igreja devem ser como o carvalho e enterrar suas raízes profundamente no solo fértil dos princípios fundamentais do evangelho. Devemos compreender e viver as verdades simples e básicas, sem complicá-las. Nossos alicerces devem ser sólidos e profundos, a fim de resistirmos aos ventos da tentação, das falsas doutrinas, da adversidade, e às investidas do adversário, sem sermos balançados nem desarraigados. Os membros cujas raízes estão apenas na superfície do evangelho, precisam enterrá-las mais profundamente, até atingirem a rocha firme que se encontra abaixo da camada visível do solo. 


A nutrição espiritual é tão importante quanto uma dieta equilibrada para nos manter fortes e saudáveis. Alimentamo-nos espiritualmente participando do sacramento todas as semanas, lendo as escrituras diariamente, fazendo nossas orações pessoais e familiares e realizando o trabalho vicário com regularidade. Nossa força espiritual é como uma bateria—precisa ser carregada e recarregada com freqüência.


Desejo examinar convosco alguns princípios centrais do evangelho, nos quais nossas raízes espirituais devem aprofundar-se. O mais importante é a realidade da existência de nosso Pai Celestial, Seu Filho Jesus Cristo e o Espírito Santo.


Nosso Pai Celestial é o pai de nossos espíritos e de toda a raça humana; somos Sua descendência, Seus filhos e filhas. Herdamos as Suas características divinas. Por causa do amor que tem por Seus filhos, Ele proveu um plano para progredirmos e alcançarmos nosso mais alto potencial, voltando a Sua presença. O Profeta Joseph Smith ensinou: “O próprio Deus, vendo-se em meio de espíritos e glória, porque era mais inteligente, achou próprio instituir leis para que os demais pudessem ter o privilégio de progredir como ele”1

Jesus Cristo é infinitamente mais do que um grande mestre e filósofo. Ele é o Filho Primogênito de Deus, o Filho Unigênito na carne, o Salvador e Redentor de toda a humanidade. Ele aceitou o grande plano de felicidade do Pai, dizendo: “Pai, faça-se a Tua vontade e seja Tua a glória para sempre”.2 O plano do Pai nos deu a liberdade de escolher entre o certo e o errado, entre o bem e o mal, a fim de podermos aprender, desenvolver-nos e progredir. Como parte do plano, Jesus ofereceu-Se para expiar os pecados de toda a humanidade e suportar o sofrimento por todos esses pecados, satisfazendo a lei da justiça caso os pecadores se arrependam. Caso contrário, precisarão sofrer e pagar a penalidade por suas transgressões.


Ele também ofereceu Sua vida mortal, foi crucificado e tornou-Se o primeiro a ressuscitar, possibilitando a ressurreição literal de todos os filhos de nosso Pai. Ele criou esta Terra sob a orientação do Pai, um lugar para vivermos e provarmos se seríamos obedientes e faríamos “ … todas as coisas que o Senhor Seu Deus lhes mandar.”3 Ele também criou outros mundos incontáveis. Ele é nosso Mediador junto ao Pai e nosso Exemplo em todas as coisas. Sua bondade amorosa em relação a nós está além de nossa compreensão. Ele está à frente de Sua igreja, a qual porta o Seu nome, e dirige-a por meio de Seus profetas. 


O Senhor Jesus Cristo é a Rocha de nossa salvação. Disse Ele no Sermão da Montanha:


“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;


E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.


E aquele que ouve estas minhas palavras, e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.


E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu.”4

Aos santos desta dispensação, Ele disse: “Fazei o bem; deixai que a terra e o inferno se unam contra vós, pois se estiverdes estabelecidos sobre a Minha rocha, eles não poderão prevalecer.”5

O Espírito Santo é o terceiro membro da Trindade. Como ensinou o Profeta Joseph Smith: “O Pai possui um corpo de carne e ossos tão tangível como o do homem; o Filho também; mas o Espírito Santo não possui um corpo de carne e ossos, mas é um personagem de Espírito.”6 Ele é uma testemunha e um testificador da verdade do evangelho. É um revelador e mestre, que transmite informações ao nosso espírito com muito mais certeza do que nos seria possível obter por meio de nossos sentidos naturais. Ele pode guiar-nos em todas as escolhas e decisões e nunca nos enganará ou desencaminhará. É um consolador, que concede paz a nossa alma nos momentos de necessidade. 


Igualmente real é alguém que gostaria de evitar que nos enraizássemos em Deus e em Suas verdades. Dois de seus nomes são Lúcifer e Satanás. Ele é o adversário de nosso Pai Celestial e de Jesus Cristo, bem como de tudo o que é bom. Rejeitou o plano do Pai na vida pré-mortal, dizendo: “Manda-me e serei Teu filho e redimirei a humanidade toda, de modo que nenhuma alma se 
perderá, e sem dúvida, o farei; portanto, dá-me a Tua honra.”7 Disse então o Pai:


“Portanto, por … Satanás ter-se rebelado contra Mim e ter procurado destruir o livre-arbítrio do homem, que Eu, o Senhor Deus, lhe tinha dado, e também, por querer que Eu lhe desse o Meu prório poder, fiz com que ele fosse expulso pelo poder do Meu Unigênito.


E ele se tornou Satanás, sim, o próprio diabo, o pai de todas as mentiras, para enganar e cegar o homens, e levá-los cativos à sua vontade, mesmo a todos quantos não ouvirem Minha voz.”8

Daquela época em diante, Satanás guiou as forças do mal numa batalha pela alma dos homens, numa tentativa de frustrar o plano de salvação. Aprendemos com Morôni, o profeta do Livro de Mórmon, que “todas as coisas boas vêm de Deus; e o que é mau vem do diabo; porque o diabo é inimigo de Deus e luta constantemente contra ele e convida e incita a pecar e a fazer continuamente o mal.


Eis, porém, que aquilo que é de Deus convida e impele a fazer o bem continuamente; portanto, tudo o que convida e impele a fazer o bem e a amar a Deus e servi-lo, é inspirado por Deus.”9

Os pecados da corrupção, da desonestidade, da contenda, da desarmonia e outros males do mundo não existem por acaso. Eles são a evidência dos esforços inexoráveis de Satanás e seus seguidores. Ele usa todos os métodos e instrumentos ao seu alcance para enganar, confundir e desencaminhar. Ele tem muitos seguidores que fazem qualquer coisa por dinheiro, sem considerar os efeitos de suas ações indignas.


Outro princípio básico é a pureza moral. Uma das mais difundidas fraudes dos últimos anos é a idéia de que a imoralidade é normal e aceitável, não tendo qualquer conseqüência negativa. Na verdade, a imoralidade é a causa implícita de muitos sofrimentos e muitos outros problemas predominantes hoje, inclusive de doenças graves, aborto, separação de famílias, famílias sem pai, e mães que são, elas próprias, crianças. O Presidente Ezra Taft Benson disse: “O pecado avassalador desta geração é a imoralidade sexual.”10 O Senhor ordenou: “Não … cometerás adultério, … nem farás coisa alguma semelhante”.11 Isto significa que devemos evitar comportamento sexual fora da normalidade, incluindo a fornicação, o homossexualismo, abuso de crianças ou qualquer outra perversão que os excluam do plano de felicidade de Deus. 


Um princípio do evangelho que dá força espiritual e física é a Palavra de Sabedoria. Durante muitos anos, após o Profeta Joseph Smith ter recebido esta revelação, em 1833, as pessoas cometeram o engano de acreditar que podiam ignorar ou violar esta lei de saúde impunemente. Creio que o Senhor inspirou o Presidente Heber J. Grant a salientá-la freqüente e vigorosamente para contra-atacar a mídia, que se estava tornando cada vez mais sofisticada e persuasiva naquela época. Hoje, a medicina provou que o tabaco e outras substâncias que causam dependência são venenos prejudiciais ao corpo humano. 


Podemos atingir outras pessoas com a obra missionária, atendendo à ordem do Senhor: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura.”12 O Senhor usou a analogia da colheita quando instruiu os santos primitivos a proclamarem o evangelho. Ele disse: “Eis que o campo já está branco, pronto para a ceifa; portanto, quem deseja ceifar, que lance a foice com sua força, e ceife enquanto durar o dia, para que entesoure para a sua alma salvação eterna no reino de Deus.”13 Isto é um privilégio e uma obrigação sagrada.


O campo ainda está branco e pronto para ser ceifado. Os membros da Igreja constituem uma pequena percentagem da população do mundo. “Pois existem ainda muitos na terra entre todas as seitas, partidos e denominações, … que só estão afastados da verdade por não saberem onde encontrá-la.”14 Ao proclamar o evangelho, precisamos ser sensíveis aos sentimentos das pessoas, lembrando-nos de que “Pretendemos o privilégio de adorar a Deus, Todo-Poderoso, de acordo com os ditames da nossa consciência e concedemos a todos os homens o mesmo privilégio, deixando-os adorar como, onde, ou o que quiserem.”15

Os missionários trabalham zelosamente para ensinar e batizar os que aceitam o evangelho. Ao fazerem isso, seu próprio testemunho torna-se profundamente enraizado. A obra missionária supre o melhor alicerce possível para os jovens, na sua transição para a idade adulta. As raízes profundas que eles enterram no evangelho irão sustentá-los durante toda a vida e toda a eternidade. A Igreja necessita de mais missionários, muitos mais, inclusive casais, para cumprir a incumbência de proclamar o evangelho “a todas as nações, tribos, línguas e povos.”16

Deus revelou tudo que é necessário a nossa salvação. Devemos ensinar atendo-nos às coisas que foram reveladas e evitar revolver os pseudos mistérios. Meu conselho aos professores da Igreja, quer dêem aula em alas e estacas, instituições da Igreja de ensino superior, institutos de religião, seminários, ou mesmo os pais, em casa, é que baseiem seus ensinamentos nas escrituras e nas palavras dos profetas dos últimos dias.


Devemos seguir o conselho de Paulo aos efésios: “Para que não sejamos … levados em roda por todo o vento de doutrina.”17 Os ventos das falsas doutrinas que estão soprando hoje fora e também um pouco dentro da Igreja, são mais perigosos para a salvação da humanidade que terremotos, furacões, tufões, erupções vulcânicas e calamidades naturais. Esses ventos podem desarraigar as pessoas, se suas raízes não estiverem firmemente ancoradas na Rocha de nossa salvação, ou seja, nos ensinamentos e no evangelho de Jesus Cristo.


Nós, como povo, precisamos viver nossa religião e seus princípios e seguir a liderança de nosso profeta, vidente e revelador, independentemente do que faz o mundo. Devemos sempre nos esforçar para ser obedientes ao nosso Pai Celestial e a Jesus Cristo, e devemos ter sempre em mente estas palavras do Salvador: “Eu, o Senhor, estou obrigado quando fazeis o que Eu digo; mas quando não o fazeis, não tendes promessa nenhuma.”18

O Senhor reservou esta terra para a restauração de Sua Igreja. Para que esta terra atinja o seu pleno potencial, seus cidadãos precisam permanecer firmemente enraizados nos princípios que a engrandeceram. Os inimigos de Deus estão atacando os fundamentos desta terra. A lei do Senhor para esta terra foi declarada arrojadamente no Livro de Mórmon, onde lemos que esta terra é uma “terra da promissão”, que “O Senhor Deus preservara para um povo justo … e toda nação que a habitar deverá servir a Deus ou será varrida.”19 O único poder suficientemente forte para opor-se à plenitude da iniqüidade é a plenitude do evangelho de Jesus Cristo.


Compreendendo e vivendo os princípios fundamentais, desenvolveremos um testemunho inabalável e uma firme convicção de sua veracidade, o que nos livrará de um dia sermos sacudidos ou desarraigados.


Nosso Pai Celestial deu-nos um coração cheio de coragem e fé, com uma forte decisão e a capacidade de compreender e ver claramente as diferenças entre o certo e o errado, o bem e o mal. Misericordiosamente, Ele concedeu a cada membro o dom do Espírito Santo, que nos dá visão e poder pessoal.


Mesmo que os fardos da vida se tornem pesados e o sofrimento nos atire uma grande carga sobre os ombros, a luz que emana de nosso Salvador nos convida incessantemente a prosseguir. Uma autodisciplina justa pode e deve governar nossa vida.


Para terminar, gostaria de dizer: Nossa Igreja não faz e jamais fará concessões quanto a sua posição e nunca hesita ou mostra qualquer relutância em prestar um testemunho inabalável da divindade de Jesus Cristo. Não nos esqueçamos das duas árvores gigantescas que vimos em Molokai, cujas raízes não eram suficientemente vigorosas ou profundas para que as árvores resistissem aos fortes ventos que as derrubaram.


Presto testemunho de que podemos encontrar paz, segurança, alegria e felicidade nos princípios do evangelho. Sei que nosso Pai Celestial vive e que Seu Filho, Jesus Cristo, é nosso Salvador e Redentor. Eles conhecem e amam cada um de nós. O evangelho de Jesus Cristo foi restaurado por intermédio do Profeta Joseph Smith. Somos guiados por um profeta hoje, o Presidente Howard W. Hunter. Presto este testemunho humildemente em nome de Jesus Cristo. Amém.

  1. Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p.354


  2. Moisés 4:2.


  3. Abraão 3:25.


  4. Mat. 7:24-27.

  5. D&C 6:34.


  6. D&C 130:22.

  7. Moisés 4:1.

  8. Moisés 4:3-4.

  9. Morôni 7:12-13, 16-17.

  10. The Teachings of Ezra Taft Benson (Os Ensinamentos de Ezra Taft Benson) Salt Lake City Bookcraft, 1988, p. 277.

  11. D&C 59:6.


  12. Marcos 16:15.


  13. D&C 6:3.


  14. D&C 123:12.


  15. 11ª Regra de Fé.

  16. D&C 42:58.

  17. Efésios 4:14.

  18. D&C 82:10.

  19. Ver Éter 2:7,9.