1990–1999
Gratidão
October 1993


Gratidão

“Não (brinqueis) com coisas sagradas” …As palavras “brincar” e “sagradas” são uma parte importante da admoestação do Senhor.

Queridos irmãos, irmãs e amigos, nesta última designação como Autoridade Geral e ao concluir esta etapa de meu serviço, sinto-me imensamente grato pelas muitas bênçãos que minha família e eu recebemos durante esse período. Gostaria de manifestar meu sincero amor e gratidão por minha esposa e companheira, pelo constante apoio que me deu em todos esses anos. Graças a ela, todas as designações foram motivo de grande satisfação e alegria. Não importava o chamado ou a designação, ela sempre esteve a meu lado para apoiar e ajudar, demonstrando interesse e preocupação pelas novas responsabilidades.

Agradeço a nossos filhos pelo amor e apoio nestes muitos anos em que estivemos longe deles devido a nossas designações. De outra maneira, teria sido muito difícil encontrar paz e alegria neste trabalho. Foi uma experiência maravilhosa servir nos vários chamados e cumprir todas as designações sentindo seu total apoio.

Agradeço também às muitas Autoridades Gerais e amigos que tanto nos ajudaram no decorrer dos anos. Somos gratos por sua bondade e preocupação para com o nosso bem-estar.

Ao relembrar experiências e tentar expressar o que sinto hoje, muitos pensamentos passam por minha mente. Na tentativa de selecioná-los, prosseguirei falando sobre a gratidão que sinto por meus familiares e amigos, citando-vos a admoestação dada pelo Senhor ao Profeta Joseph Smith e Oliver Cowdery em Harmony, Pensilvânia, em abril de 1829. Ela se aplica tanto — ou talvez até mais — a nós, hoje, do que ao povo de 1829. Encontra-se em Doutrina e Convênios, seção 6, versículo 12, e diz o seguinte: “Não brinques com coisas sagradas”. Há muitas coisas sagradas no evangelho, mas uma das mais sagradas é o convênio que fazemos no templo sagrado. As palavras brincar e sagradas são uma parte importante da admoestação que nos aconselha a não deixar de dar o devido valor e a não fazer pouco caso das bênçãos sagradas, santas e nobres recebidas.

O relacionamento entre marido e mulher é sagrado, e não devemos nunca brincar com essa grande bênção. Muitos casais entram no casamento sem entender a importância da admoestação de não brincar com coisas sagradas.

Também devemos seguir esta admoestação no relacionamento entre pais e filhos. Temos que dar o devido valor aos nossos filhos e fazer com que nosso relacionamento seja sagrado, nobre e santo.

Em 1986, dirigindo-se aos irmãos da Igreja na sessão do sacerdócio da Conferência Geral, o Presidente Ezra Taft Benson deu um conselho. Embora estivesse falando especificamente aos jovens do sacerdócio, suas palavras aplicam-se de igual modo às jovens. Ele disse:

“Meus jovens irmãos [e irmãs], eu vos aconselho a viverdes bem achegados à vossa mãe. Respeitai-a. Honrai-a. Aceitai seu conselho, à medida que, com amor, vos instrui em retidão. E honrai e obedecei a vosso pai como o cabeça da família, emulando-o em suas qualidades varonis.

Rapazes [e moças], a unidade familiar é eterna, e tendes o dever de fazer todo o possível para fortalecer essa unidade. Incentivai em vossa casa a realização da noite familiar e sede participantes ativos dela. Encorajai a oração em família e ajoelhai-vos com vossos familiares no círculo sagrado. Fazei vossa parte para desenvolver a verdadeira unidade e solidariedade familiares. Num lar assim não existe conflito de gerações” (A Liahona, julho de 1986, p. 43).

Sou grato pelas inúmeras oportunidades que tive de prestar testemunho da veracidade do evangelho a muitas pessoas em vários países durante estes anos de serviço à Igreja. Fizemos muitas amizades em diferentes partes do mundo; elas são sagradas e preciosas. Amizade é algo que não se compra com dinheiro. É preciso trabalhar por ela e honrá-la para que se torne importante e sagrada em nossa vida. Uma vez mais, presto-vos testemunho de que sei que o evangelho de Jesus Cristo foi restaurado em sua plenitude. Um Pai Celestial amoroso enviou seu Filho Unigénito ao mundo para ajudar-nos a compreender melhor o significado do sacrifício e das bênçãos. Através da ressurreição, Jesus Cristo livrou-nos das cadeias da morte, tornando-se as primícias da Ressurreição para mostrar-nos que existe vida depois desta.

Permaneçamos diligentes e obedientes ao guardar os mandamentos do Senhor, para sermos considerados dignos de receber as bênçãos que ele tem reservado para os fiéis, é minha oração em nome de Jesus Cristo, amém.’