1990–1999
Serviço Dominical de Adoração
April 1991


Serviço Dominical de Adoração

“Vinde para adorar o Senhor… Cantai louvores entusiásticos a Deus… Lembrai-vos do Salvador, ao participar do sacramento.”

Nunca poderia, nem em sonhos, imaginar que um dia estaria neste púlpito, fazendo um discurso. Pensei em colocar um travesseiro entre os joelhos, para que não pensásseis que havia um pica-pau aqui em cima, bicando o púlpito. Estar diante de vós, irmãos, é uma experiência que me deixa humilde, e oro para que o Espírito do Senhor esteja conosco.

Gostaria de falar sobre a reunião sacramental. Vosso bispo organiza e supervisiona a reunião, para assegurar que transcorra num espírito de reverência, gratidão, e adoração, e que seja dirigida com dignidade, fervor, e com o Espírito do Senhor. Espero que cada pessoa que dela participa seja recepcionada na porta e veja o grande amor e a preocupação do bispo. Isso é um símbolo do grande e incondicional amor do Senhor a cada um de nós. Devemos sentir-nos desejados, valorizados e aceitos nessas reuniões. Ninguém deve julgar-se um estranho.

A reunião sacramental é a mais importante da semana, aquela a que o Senhor nos ordenou que assistíssemos. E o momento de adorar o Salvador. O que significa adorar? Significa reverentemente mostrar amor e lealdade a ele, pensar nele, honrá-lo, lembrar de seu sacrifício por todos nós, e agradecer-lhe.

Na reunião sacramental freqüentemente fazemos isso por meio de oração, música, discursos, escrituras e testemunho. Participamos do sacramento em memória de seu corpo e sangue, simbolizando sua ressurreição e expiação. Devemos pensar em sua vida e em seu sacrifício, durante a distribuição do sacramento. A reunião sacramental deve ser um momento para falarmos de Cristo, pregarmos a Cristo e regozijarmonos em Cristo, profetizarmos de Cristo, parafraseando Néfi (vide 2 Néfi 25:26). Também é o momento de aprender as doutrinas da Igreja, de sentir o Espírito, e de sermos iluminados espiritualmente.

A reunião sacramental é tão importante, que o Senhor revelou instruções específicas sobre ela a Joseph Smith. A mensagem está registrada na seção cinqüenta e nove de Doutrina e Convênios: “E, para que te conserves limpo das manchas do mundo, irás à casa de oração e oferecerás os teus sacramentos no meu dia santificado;

Pois, na verdade, este é um dia designado a ti para descansares de teus trabalhos e prestares a tua devoção ao Altíssimo;

Contudo, teus votos serão oferecidos em retidão todos os dias e em todos os tempos;

Mas, lembra-te de que neste, o dia do Senhor, oferecerás as tuas oblações e teus sacramentos ao Altíssimo, confessando os teus pecados aos teus irmãos e perante o Senhor.

E, neste dia, não farás nenhuma outra coisa, somente seja o teu alimento preparado com singeleza de coração para que o teu jejum seja perfeito, ou, em outras palavras, para que o teu gozo seja completo” (D&C 59:9-13).

Para que nosso gozo seja completo. Nossa experiência na reunião sacramental deve ser cheia de alegria.

Permiti-me mencionar algumas coisas que nos ajudarão a sentir alegria na reunião sacramental. Há muitas coisas.

Primeiro, vinde para adorar o Senhor. Algumas pessoas não entendem e consideram o serviço de adoração como apenas mais uma reunião dominical, uma parte da nossa rotina de três reuniões. Não é. Deve ser um momento de verdadeira adoração ao Salvador, um momento em que desejamos estar perto dele, mostrar nosso amor a ele, sentir seu Espírito. Nossas atitudes determinam o significado que a reunião tem para cada um de nós.

Segundo, ensinai aos filhos o significado do serviço de adoração. Queremos nossas crianças lá, e também queremos que aprendam reverência, que é uma forma de amor ao Salvador. (Se os bebês fizerem barulho, tirai-os da capela até que se acalmem.) Queremos que nossos filhos entendam que é um serviço de adoração a Jesus, no qual mostramos que o amamos. Talvez vos surpreendais com o que as crianças entendem a respeito disso. Alma nos diz no Livro de Mórmon que “muitas vezes se comunicam palavras às crianças, que confundem o sábio e o instruído” (Alma 32:23). Elas podem ser muito sensíveis ao Espírito. Amamos nossas crianças.

Terceiro, cantai louvores entusiásticos a Deus. Quando cantamos sinceramente, reafirmamos nosso amor ao Salvador, podemos sentir o Espírito. Admito que sou o pior cantor do mundo. No final do curso primário, minha professora de música me disse: “Mack, faça o favor de apenas mover os lábios, quando tentar cantar.” Ainda tento, e sinto o Espírito quando canto. É uma bênção que todos nós podemos ter.

Quarto, falando à congregação, incluí referências escriturísticas, vosso testemunho, e o Salvador no discurso. Soube de casos em que o Salvador não foi nem mesmo mencionado em uma reunião sacramental. Espero que isso não ocorra em nossas reuniões. Ele é o centro da reunião sacramental, e tudo o que é dito nela deve aproximar-nos dele.

As escrituras são fonte básica de informações a respeito do Salvador e de suas doutrinas. Usai-as regularmente nos discursos. Elas nos desvendam novos tesouros e são importantíssimas para a compreensão do evangelho.

E não tenhais receio de incluir os sentimentos pessoais a respeito do Salvador, de seu evangelho, e relatos de ocasiões em que sentistes o Espírito. Nosso testemunho cresce quando ouvimos o testemunho dos outros. Algumas pessoas têm um testemunho mais forte do que outras, e é assim que deve ser. Cada um está crescendo no evangelho. Não nos devemos sentir pressionados a dizer coisas que não expressem verdadeiramente nossas experiências. Não devemos ter vergonha do que sabemos, seja qual for o estágio de desenvolvimento de nosso testemunho. Compartilhai-o com outras pessoas.

E, por fim, lembrai-vos do Salvador ao participar do sacramento. Algumas pessoas me dizem que ouviram as orações sacramentais tantas vezes, que não prestam atenção a elas quando o sacramento é abençoado. Talvez seja porque não entendem o que está sendo dito. Talvez queirais abrir as escrituras no momento adequado e estudar essas orações. Nelas há informações profundas e significativas a respeito de nossas promessas ao Senhor e de suas promessas a nós.

Sabeis onde encontrar as orações sacramentais? Na seção vinte de Doutrina e Convênios, ou no Livro de Mórmon, nos capítulos 4 e 5 de Morôni. Nessas orações sacramentais para o pão e a água, símbolos do corpo e do sangue do Salvador, testemunhais (ou prometeis) certas coisas.

Ao participar do sacramento, testemunhais que desejais tomar o nome de Cristo, o Filho, sobre vós. Isso significa que desejais ser batizados, proclamar as verdades do evangelho em nome dele, e representá-lo na realização de sua obra na terra. Também testemunhais que sempre vos lembrareis dele e que guardareis os seus mandamentos. São promessas sérias, sagradas. E, em troca, quando guardais os mandamentos, sois abençoados para que tenhais sempre o seu Espírito convosco.

Lemos em 2 Néfi, capítulo 25, versículo 29: “O caminho reto é acreditar em Cristo, e não o negar; e Cristo é o Santo de Israel; deveis, portanto, inclinar-vos diante dele e adorá-lo com toda a vossa força, mente e poder, e com toda a vossa alma.”

Oro para que possamos tornar a reunião sacramental um momento de alegria e adoração ao Salvador.

Creio com toda minha alma em Jesus Cristo, nosso irmão mais velho. Que possamos entender seus ensinamentos e segui-lo, por meio de uma reunião sacramental espiritual, oração, e leitura das escrituras. Esta é uma igreja divina. Por intermédio do Profeta Joseph Smith, o Senhor enviou a plenitude do evangelho nesta última dispensação dos tempos. O Presidente Ezra Taft Benson é nosso profeta vivo e verdadeiro, e digo isso em nome de Jesus Cristo, amém.