2022
Vencer as estratégias de Satanás
Janeiro de 2022


“Vencer as estratégias de Satanás”, Força dos Jovens, janeiro de 2022.

Vem, e Segue-Me

Moisés 14

Vencendo as estratégias de Satanás

Satanás faz tudo ao seu alcance para nos enganar. Felizmente, temos ajuda divina para fugir de suas armadilhas.

Imagem
mágico

Um mágico estala os dedos e uma bola desaparece bem na frente de seus olhos.

Fantástico!

Em seguida, ele tira um coelho de uma cartola vazia e faz algo parecer levitar.

Uau! Como ele fez isso?

Os mágicos descobriram como fazer as pessoas acreditarem que testemunharam algo impossível quando, na realidade, elas só viram o que o mágico queria que vissem.

Isso mesmo! Os mágicos na verdade não serram seus assistentes pela metade. Eles encontraram maneiras inteligentes de nos fazer pensar que vimos algo que na verdade não aconteceu. O segredo está nas ilusões e no engano.

Embora tudo isso seja feito para diversão e entretenimento, outros tipos de ilusões e mentiras são perigosos — tanto física quanto espiritualmente.

Um ilusionista perigoso e enganador

Satanás é o inimigo de toda retidão e não quer que ninguém siga o Pai Celestial e Jesus Cristo. Ele quer que nos tornemos tão miseráveis como ele (ver 2 Néfi 2:27).

Para conseguir isso, ele faz todo o possível para nos levar a questionar ou ignorar as verdades eternas. Ele trabalha incansavelmente para nos confundir e acreditar que o bem é mal e o mal é bem (ver Isaías 5:20). É por isso que ele às vezes é conhecido como o pai das mentiras e o grande enganador (ver Moisés 4:4). E ele tem feito isso há muito, muito tempo.

A Queda

No Jardim do Éden, Deus disse a Adão e Eva que não comessem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Se o fizessem, teriam que sair do Jardim do Éden e morreriam. Mas Deus disse que eles poderiam escolher (ver Moisés 3:16–17).

Satanás quer destruir o plano de Deus. Ele tentou Eva a comer do fruto proibido. Ele mentiu e disse que ela não morreria (o que contradizia diretamente o que Deus havia declarado). Ele também contou a ela meias verdades (ver Moisés 4:11).

Por fim, tanto Adão quanto Eva comeram do fruto e foram expulsos da presença de Deus. As escrituras chamam isso de “morte espiritual”. Eles também se tornaram mortais, o que significa que poderiam morrer fisicamente. Isso é conhecido como a Queda.

Como descendentes de Adão e Eva, também estamos separados da presença de Deus e vamos passar pela morte física. Também somos testados pelas dificuldades da vida e pelas tentações de Satanás.

Isso tudo pode parecer uma coisa ruim, mas a Queda é uma parte importante do plano do Pai Celestial. Isso nos dá a oportunidade de aprender e crescer quando usamos o arbítrio para escolher fazer o bem. E, graças a Jesus Cristo e à Sua Expiação, podemos nos arrepender quando pecamos e nos preparar para receber a vida eterna. Tudo o que aconteceu com a Queda é corrigido por Jesus Cristo. Satanás não impediu o plano de Deus.

Vencer as estratégias de Satanás

Hoje, Satanás continua tentando nos enganar. Aqui estão algumas maneiras pelas quais ele faz isso:

1. Tentação

Satanás gosta de colocar pensamentos impuros e indelicados em nosso caminho. Ele deseja que essas coisas penetrem em nossa mente, fazendo-nos agir de acordo com elas. Podemos resistir a essa tentação dizendo a Satanás que vá embora (ver a mensagem do élder Stevenson na página 4). Uma de nossas maiores proteções contra a tentação é orar sempre (ver Alma 13:28; 3 Néfi 18:15). Também podemos ler e estudar as escrituras. Elas trazem o Espírito a nosso coração, asseguram-nos do que é verdade e nos fortalecem contra as tentações futuras.

2. Mentiras e enganos

Satanás às vezes nos diz coisas como: “Você nunca faz nada certo”, “Você pecou demais para ser perdoado”, “É impossível mudar” ou “Você não vale nada e ninguém realmente se importa com você”.

Isso tudo é mentira. Não acredite nessas coisas! A verdade é que Deus o ama e Se alegra com você, porque você é filho ou filha Dele. Você é incrível! Você tem muito potencial e, à medida que O seguir, seu futuro será brilhante! Mesmo quando comete erros, você ainda pode ter esperança e, com Cristo, superar as dificuldades.

Saiba que Satanás sempre vai lhe contar mentiras. Saiba também que o Espírito sempre vai lhe dizer a verdade (ver Jacó 4:13). Essa é uma razão pela qual é importante nos esforçarmos para ter sempre o Espírito conosco.

Também podemos identificar as mentiras de Satanás e resistir a elas ao lermos regularmente as escrituras e as mensagens dos líderes da Igreja. Você pode encontrar escrituras ou citações edificantes que o ajudem a lembrar de verdades que contrariam as mentiras de Satanás. Você pode memorizá-las ou colocá-las num local em que as veja frequentemente.

3. Desespero

Satanás adora quando nos sentimos desanimados. Ele quer que acreditemos que as razões pelas quais estamos desanimados nunca terão fim. Mas isso não é verdade.

O élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou que Lúcifer quer que acreditemos nisso porque “ele [Satanás] sabe que não pode crescer, que ele não pode progredir e que em mundos sem fim ele nunca terá um futuro de esplendor. Ele é um homem miserável preso por limitações eternas e ele quer que você seja miserável também. Não caia nessa”.1

O Pai Celestial e Jesus Cristo desejam que você seja feliz. Se nos voltarmos para Eles, Eles podem nos ajudar a suportar as provações e a encontrar paz e alegria.

Sabemos quem ganha no fim

O Senhor nos convidou a “[buscá-Lo] em cada pensamento; não [duvidar], não [temer]” (Doutrina e Convênios 6:36). À medida que atendemos a esse convite, Sua graça e Seu poder expiatório serão sempre mais fortes do que as tentativas de Satanás para nos enganar. Não precisamos cair nas armadilhas dele. Podemos ter a coragem e a força para vencer as tentações de Satanás e suportar os desafios da vida.

Imagem
Jesus Cristo

Let Not Your Hearts Be Troubled, de Howard Lyon

O Salvador afirmou: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (João 8:12). Ele também declarou: “No mundo tereis aflição, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (João 16:33).

Jesus Cristo pode nos erguer e nos fortalecer contra qualquer estratégia que Satanás tente utilizar contra nós. Ao recordarmos o Salvador e Seus ensinamentos, podemos discernir os truques e as ilusões de Satanás e ver as “coisas como realmente são” (Jacó 4:13).