Devocionais de Natal
Quatro dádivas que Jesus Cristo oferece para você


Quatro dádivas que Jesus Cristo oferece para você

Meus amados irmãos e irmãs, que época maravilhosa é esta! Amamos ouvir a melodia de “Erguei-vos cantando”1 e com grande entusiasmo vamos adorá-Lo: Jesus o Cristo — o singular infante de Belém — “o Grande Jeová do Velho Testamento, [e] o Messias do Novo Testamento”2.

Nesta noite, vamos analisar juntos as bênçãos que recebemos ao nos concentrarmos na vida, na missão, na doutrina e na Expiação do Senhor Jesus Cristo. Convido-os, assim como o rei Benjamim convidou os santos em sua época, a “[considerar] o estado abençoado e feliz daqueles que guardam os mandamentos de Deus”. Essa bênção está disponível para nós neste instante, mas, além dela, há também a promessa futura de que teremos “felicidade sem fim”.3 Em termos simples, os verdadeiros seguidores de Jesus Cristo têm o privilégio de vivenciar para sempre uma alegria indescritível.

Lembrei-me disso outro dia, quando conheci um anjo chamado Lydia. Esse anjo não estava vestido de branco, e ela facilitou nosso encontro vindo ao meu escritório. Lydia tem 12 anos. Foi-me dito que ela está sofrendo de uma forma rara e agressiva de câncer no cérebro.4 Ela tem um rosto angelical e uma atitude que não é comum para alguém da idade dela. Quando conversamos sobre sua vida e sobre o que vem pela frente, ela se mostrou calma e em paz. Quando perguntei se tinha alguma pergunta, ela rapidamente disse: “Como é o céu?” Isso nos levou a uma conversa muito particular sobre o propósito da vida e as bênçãos que nosso Pai Celestial e Seu Filho Amado oferecem àqueles que Os honram e Os seguem.

Imagem
Lydia e o presidente Nelson

Fico profundamente emocionado com a fé que Lydia e sua família têm. Apesar de enfrentar um enorme desafio no que diz respeito a esta vida na Terra, Lydia está repleta de fé. Ela tem uma perspectiva eterna. Ela sabe que o Senhor a ama e que vai cuidar dela. Sua devotada família está repleta da mesma paz e serenidade que somente a fé no Senhor pode trazer.

O desejo de Lydia era conhecer o presidente da Igreja do Senhor, mas seus desejos são muito mais profundos do que qualquer outra experiência aqui na mortalidade. Seu desejo mais profundo é estar com sua família para sempre no reino celestial. Isso inclui o desejo de estar sempre com o Pai Celestial e com Jesus também.

Certamente nossos desejos nos influenciam de modo profundo, não apenas nesta vida, mas na que está por vir. Pensem no significado dessa declaração de Alma: “[O Senhor] concede aos homens (…) segundo os seus desejos”.5

O desejo é importante nesta época de trocas de presentes, quando estamos particularmente cientes dos desejos daqueles a quem amamos. Nesta época do ano, convido-os a pensar em seus próprios desejos. Quais são seus desejos mais profundos? O que realmente querem vivenciar e realizar nesta vida? Querem realmente ser cada vez mais semelhantes a Jesus Cristo? Querem realmente viver com o Pai Celestial e com sua família para a eternidade e viver como Ele vive?

Se é isso o que querem, então desejarão receber as muitas dádivas que o Senhor oferece a fim de nos ajudar neste período de provação mortal. Vamos nos concentrar em quatro das muitas dádivas que Jesus Cristo oferece a todos os que estão desejosos de recebê-las.6

Primeira, Ele deu a vocês e a mim uma capacidade ilimitada de amar. Isso inclui a capacidade de amar os que não são amados e aqueles que não apenas não os amam, mas que, no momento, os perseguem e os tratam mal.7

Com a ajuda do Salvador, podemos aprender a amar como Ele amou. Isso pode exigir uma mudança de coração — certamente incluir abrandarmos nosso coração — pois somos ensinados pelo Salvador a realmente cuidar uns dos outros. Meus queridos irmãos e irmãs, podemos verdadeiramente ministrar à maneira do Senhor ao aceitarmos Sua dádiva de amor.

Peçam a ajuda do Senhor para amar aqueles que Ele precisa que vocês amem, inclusive aqueles por quem nem sempre é fácil sentir afeição. Vocês talvez até queiram pedir a Deus que Seus anjos estejam ao seu redor por onde vocês hoje não queiram andar.8

A segunda dádiva que o Senhor nos oferece é a capacidade de perdoar. Por meio de Sua Expiação infinita, é possível perdoar aqueles que os magoaram e que nunca aceitarão a responsabilidade pela crueldade que demonstraram a vocês.

Geralmente é fácil perdoar alguém que sincera e humildemente busca seu perdão. Mas o Salvador concederá a vocês a capacidade de perdoar qualquer pessoa que os tenha maltratado de alguma maneira. Assim, os atos ofensivos delas não podem mais prejudicar sua alma.

A terceira dádiva do Salvador é a dádiva do arrependimento. Essa dádiva nem sempre é bem compreendida. Como vocês sabem, o Novo Testamento foi originalmente escrito em grego. Nas passagens em que o Salvador pede ao povo que se arrependa, a palavra traduzida como “arrepender-se” vem do termo grego metanoeo.9 Esse é um verbo grego muito poderoso. O prefixo meta significa “mudança”. Também usamos esse prefixo em nosso idioma. Por exemplo, a palavra metamorfose significa “mudança de forma, de natureza ou de estrutura”. O sufixo noeo se refere a uma palavra grega que significa “mente”.10 Também se relaciona a outras palavras gregas que significam “conhecimento”,11 “espírito”,12 e “respiração”.13

Será que conseguimos começar a entender a amplitude e a profundidade do que o Senhor está nos dando quando Ele oferece a dádiva do arrependimento? Ele nos convida a mudar nossa mente, nosso conhecimento, nosso espírito e, até mesmo, nossa respiração. Por exemplo, quando nos arrependemos, respiramos com gratidão a Deus, que nos permite respirar todos os dias14. E desejamos usar esse fôlego para servir a Ele e a Seus filhos. O arrependimento é uma dádiva magnífica. É um processo que nunca deve ser temido. É uma dádiva que devemos receber com alegria e que devemos usar — até mesmo abraçar — dia após dia, à medida que procuramos nos tornar mais semelhantes a Nosso Salvador.

O pai do rei Lamôni vislumbrou o que estava à frente daqueles que acreditavam em Cristo e que O seguiam. Ele declarou que deixaria de lado todos os seus pecados pelo privilégio de conhecer ao Senhor.15 O arrependimento não é algo que acontece uma única vez. É um privilégio que não tem fim. É algo fundamental para o progresso e para que tenham paz de espírito, conforto e alegria.

A quarta dádiva que recebemos de nosso Salvador é, na verdade, uma promessa — uma promessa de vida eterna. Isso não significa simplesmente viver por um tempo realmente longo. Todos viverão para sempre depois da morte, independentemente do reino ou da glória para o qual nos qualificaremos. Todos ressuscitarão e vivenciarão a imortalidade. Mas a vida eterna é muito mais do que uma designação de tempo. A vida eterna é o tipo e a qualidade de vida que o Pai Celestial e Seu Filho Amado têm. Quando o Pai nos oferece a vida eterna, Ele está, na verdade, dizendo: “Se você decidir que vai seguir Meu Filho — se o seu desejo é realmente se tornar mais semelhante a Ele — então, com o tempo, você poderá viver como Nós vivemos e presidir mundos e reinos como Nós o fazemos”.

Estas quatro dádivas especiais vão nos trazer cada vez mais alegria à medida que as aceitarmos. Elas se tornam possíveis porque Jeová concordou em vir à Terra como o menino Jesus. Ele nasceu de um Pai imortal e de uma mãe mortal. Ele nasceu sob as mais humildes circunstâncias em Belém. Seu nascimento sagrado foi previsto pelos profetas desde os dias de Adão. Jesus Cristo é a dádiva suprema de Deus — a dádiva do Pai para todos os Seus filhos.16 Celebramos com alegria esse nascimento na época do Natal.

Com nossos pensamentos e sentimentos tão concentrados no Salvador do mundo, o que, então, nós precisamos fazer para receber essas dádivas oferecidas de bom grado por Jesus Cristo? Qual é a chave para amar como Ele ama, perdoar como Ele perdoa, arrepender-nos para nos tornar mais semelhantes a Ele e, enfim, viver com Ele e com nosso Pai Celestial?

A chave é fazer e cumprir convênios sagrados. Nós escolhemos viver e progredir no caminho do convênio do Senhor e permanecer nele. Não é um caminho complicado. Esse é o caminho para a verdadeira felicidade nesta vida e na vida eterna que está por vir.

Meus queridos irmãos e irmãs, meus desejos mais profundos são de que todos os filhos do Pai Celestial tenham a oportunidade de ouvir o evangelho de Jesus Cristo e de prestar atenção a Seus ensinamentos, e que Israel seja coligada como prometido nestes últimos dias. Anseio que acreditemos e recebamos o amor que o Salvador tem por nós pessoalmente. Seu infinito e perfeito amor o levou a expiar por vocês e por mim. A dádiva de Sua Expiação permite que todas as Suas outras dádivas se tornem nossas.

Em um dia futuro — naquele Milênio para o qual estamos agora nos preparando — “todo joelho se dobrará e toda língua confessará”17 que Jesus é o Cristo. E não será apenas este magnífico Coro do Tabernáculo da Praça do Templo que cantará “Aleluia”.18 Todas as pessoas que escolherem seguir a Jesus Cristo cantarão e proclamarão: “Aleluia! pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina”.19 “Os reinos do mundo tornaram-se de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre”,20 “Rei dos Reis, e Senhor dos Senhores”.21

Testifico que Deus vive! Jesus é o Cristo — o Messias. Esta é Sua Igreja, a qual Ele dirige por meio de Seus profetas. Humildemente invoco as bênçãos Dele sobre cada um de vocês, inclusive o desejo e a capacidade de aceitarem todas as dádivas que o Salvador lhes oferece. Em nome de Jesus Cristo. Amém.