4 de fevereiro de 2019

Um convite pessoal para participar do seminário e do instituto

Presidente Russell M. Nelson

Meus queridos jovens amigos, como o Senhor os ama! E eu também!

Esta é uma época emocionante. O Senhor está acelerando Sua obra bem diante de nossos olhos. Que maravilha! Mas é difícil. Mais coisas estão sendo exigidas de cada um de nós — mais do que nunca. E estamos recebendo mais.

Meus queridos jovens, fiquei muito feliz com os relatos das experiências que vocês têm tido com os cinco convites que fiz. Se alguns de vocês não participaram do devocional ou não aceitaram meus convites, eu os aconselho a assistir novamente a essa transmissão. Mostrem que vocês realmente se importam com sua vida e com seu futuro, cumprindo agora aqueles cinco convites.

Quanto a vocês, jovens adultos, sua capacidade de ser mais inteligentes e mais sábios e de exercer mais influência no mundo, maior do que a dos jovens de qualquer outra geração, depende completamente do nível de sua devoção a Jesus Cristo. Quanto mais vocês O seguirem, mais sucesso vocês terão.

Hoje, minha mensagem é para os que estão em idade de seminário ou de instituto. Vou lhes confessar algo pessoal: gosto de descobrir fórmulas. Gosto de descobrir os elementos-chave de uma situação e como combiná-los para garantir que eu tenha sucesso. Por exemplo, quando eu era jovem e exercia a profissão de cirurgião cardíaco, aprendi que é possível parar temporariamente o coração humano, mudando a proporção de sódio e potássio no sangue que nutre o coração. Em seguida, para fazer o coração voltar a bater, basta restaurar novamente essa proporção normal de sódio e potássio. Funciona muito bem. É uma das muitas leis divinas que os médicos aprendem a obedecer.

Nem todas as fórmulas são tão importantes quanto essa. Vou confessar mais uma coisa. Quando eu jogo Scramble com a minha esposa no nosso iPad — aquele jogo de formar palavras —, descobri uma fórmula que quase sempre me faz ganhar um bônus no jogo! Observe que eu disse “quase sempre”. Com essa fórmula, não há garantia. (Na maioria das vezes, é a minha esposa que vence.)

Bom, mas a fórmula que eu vou dar agora é para a vida toda de vocês. É a seguinte: Quanto mais perto do Pai Celestial e de Jesus Cristo vocês estiverem, obedecendo aos Seus mandamentos e guardando os convênios que fizeram com Eles, mais felizes vocês serão. Ao viverem os padrões ensinados no livreto Para o Vigor da Juventude (que têm diretrizes maravilhosas para os jovens e jovens adultos), mais fácil será se afastarem dos modismos extremos, das falsas filosofias e das implacáveis tentações do mundo. Fazer essas coisas vai aumentar sua capacidade de ser uma influência positiva entre seus amigos, familiares e outras pessoas. Essa fórmula sempre funciona. Em termos simples, quanto mais vocês seguirem o exemplo de Jesus Cristo, mais bem-sucedidos vocês serão.

O que, então, vai ajudá-los a se tornarem discípulos fiéis de Jesus Cristo? Uma resposta é esta: o seminário e o instituto — não apenas frequentá-los, mas participar ativamente das aulas e cumprir fielmente com as designações dadas.

Há algumas semanas, um rapaz e uma moça falaram na reunião sacramental sobre como eles agora sabem que são responsáveis por seu próprio aprendizado do evangelho. A mensagem deles tocou todos os presentes de modo que sentiram o desejo de se empenharem mais com o próprio estudo, ensino e aprendizado do evangelho e em vivê-lo.

O seminário e o instituto podem ajudá-los nisso. Com o novo currículo de 2019 centralizado no lar e apoiado pela Igreja, cada um de vocês tem a responsabilidade de ajudar a ensinar o evangelho em sua casa para as pessoas com quem moram.

O seminário e o instituto vão ajudá-los a transformar sua casa em um santuário de fé — um lugar onde o evangelho de Jesus Cristo é ensinado, aprendido, vivido e amado. Onde quer que vocês morem, esse lar pode se tornar um lugar onde vivem verdadeiros discípulos de Jesus Cristo. Nele vocês podem buscar refúgio contra as tempestades da vida e aumentar seu amor pelo Senhor e uns pelos outros.

Meus queridos irmãos e irmãs, o “véu da descrença”1 continua a se romper, e um dos desejos mais profundos do meu coração é que vocês recebam tudo o que o Senhor está pronto a revelar a vocês. O seminário e o instituto vão ajudá-los.

Formar-se no seminário e no instituto vai aumentar sua capacidade de ter grande sucesso nas coisas mais importantes que farão na vida. Vocês alcançarão a verdadeira alegria. Presto testemunho disso, expressando meu amor a cada um de vocês, no sagrado nome de Jesus Cristo. Amém.

Nota
1 Ver “Tal Como um Facho”, Hinos, nº 2.