Erguendo-se dos Escombros

O Élder e a Síster Oaks mostraram preocupação ao observar a destruição causada pelo terremoto e pelo tsunami que atingiram o Japão em março de 2011. Ao fazerem a visita no primeiro aniversário do desastre, eles levaram encorajamento e uma mensagem de esperança aos santos dos últimos dias da Terra do Sol Nascente. (fotos de Osamu Sekiguchi)

“Procurem o modo como o Senhor consagrará suas aflições para seu benefício”, disse o Élder Dallin H. Oaks, do Quórum dos Doze Apóstolos, aos santos dos últimos dias japoneses durante uma visita recente a áreas devastadas no ano passado por um terremoto e um tsunami. Ele viu que os santos estão reconstruindo, se erguendo dos escombros na Terra do Sol Nascente.

Ele disse que as pessoas que colocam sua fé no Pai Celestial vão descobrir que mesmo os testes mais desafiadores podem no final trazer grandes bênçãos. “Esse é um princípio eterno”, disse ele. “Ele ama você. Ele quer que você tenha as suas maiores bênçãos que estão reservadas para você. Quando fazemos as coisas que Deus nos ordenou que fizéssemos, isso nos aproxima do nosso Salvador. Podemos escutar Sua voz por meio do Espírito Santo. Podemos sentir a paz que Ele transmite ao nosso coração. E podemos saber que nossos pés estão no caminho que nos leva até nosso Pai Celestial e à exaltação.”

No primeiro aniversário dos desastres que abalaram as ilhas do Japão em março de 2011 e causaram a destruição de muitas cidades, o Élder Oaks, sua esposa (que serviu uma missão de tempo integral no Japão), e o Élder Donald L. Hallstrom, da Presidência dos Setenta, e sua esposa levaram uma mensagem de esperança e de um futuro otimista para as pessoas que continuarem a perseverar em suas provações com paciência e buscarem forças na sua fé no Senhor. Ele também visitou o local do Templo de Sapporo, um farol de esperança que também está sendo erguido.

A despeito da devastação que atingiu o todo o Japão, o Élder Oaks encontrou as pessoas erguendo-se dos escombros, prontas para reconstruir sua vida depois de uma experiência humilhante que testou e depois fortaleceu sua fé e convicção no Senhor.

Um Exemplo para o Mundo

O Élder Dallin H. Oaks e sua esposa Kristen (primeira fila, ao centro) se juntaram a missionários para uma foto com o Élder Koichi Aoyagi, dos Setenta, e sua esposa, Shiroko (primeira fila, à esquerda), e ao Élder Donald L. Hallstrom e sua esposa, Diane (primeira fila, à direita).

“As pessoas que sofreram tragédias recentes mantiveram sua fé, e seus irmãos e irmãs no Japão inteiro por meio da excelente liderança da Presidência de Área atenderam com mãos que ajudam, com doações, com serviço e encorajamento”, disse o Élder Oaks. “É um exemplo para o mundo inteiro.

“Fui muito tocado pelo testemunho pessoal que tive dos santos japoneses e pela maneira como responderam ao desastre. Isso aumentou minha fé e minha determinação em procurar servir de modo semelhante nas circunstâncias de minha vida e ao ensinar os membros em outras localidades.”

A Força que Vem da Aflição

A irmã Oaks, que serviu como missionária em Sendai, compartilhou seu amor pelo povo do Japão, dizendo: “Acho que fui uma missionária normal, mas aprendi muito com eles. Sou uma pessoa melhor por estar neste país. Eles são tão amorosos, tão dedicados e tão leais.”

“Devemos nos esforçar para enfrentar todas as provações e dificuldades com essa coragem e essa confiança no Senhor”, disse o Élder Oaks. “O Senhor prometeu que Ele irá consagrar nossas aflições para nosso benefício”, ele continuou. “E de muitas maneiras, algumas previsíveis e outras imprevisíveis, o Senhor vai com certeza abençoar as pessoas que passaram por esta adversidade e sua posteridade através das gerações vindouras.”

O Élder Oaks disse que apesar de não sabermos por que tragédias ocorrem com alguns de nós, sabemos que o Senhor irá nos fortalecer nos tempos de necessidade, nos ajudar a atingir nosso potencial divino por meio da Expiação de Jesus Cristo.

O Senhor Provê uma Maneira

O Élder Oaks cumprimenta missionários depois de uma conferência de zona em Sendai.

Deus ama todos os Seus filhos e se preocupa com a salvação de cada indivíduo, disse o Élder Oaks. Ele disse aos membros japoneses: “Ontem, vimos a devastação, a perda terrível de casas e de propriedades. E as pessoas que perderam a vida não perderam sua oportunidade de salvação porque parte da plenitude do evangelho é a certeza de que há maneiras de sermos salvos depois desta vida. E essa é a obra missionária no mundo dos espíritos e o trabalho realizados nos templos. Esses são princípios verdadeiros. Presto testemunho de Jesus Cristo, que tornou tudo isso possível. Nós somos Seus servos. Vocês são Seu povo.”

Preparado a partir de material fornecido pelo Élder Conan Grames, Assuntos Públicos da Ásia Norte.