Arrependimento — Motivo de Celebração

“Somente o arrependimento nos leva ao patamar mais elevado e iluminado de uma vida melhor”, disse o Élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos. “E, é claro, somente pelo arrependimento é que temos acesso à graça expiatória de Jesus Cristo e à salvação. O arrependimento é uma dádiva divina e deveríamos ter um sorriso no rosto quando falamos dele. Ele nos indica liberdade, confiança e paz. Em vez de interromper a comemoração, a dádiva do arrependimento é o verdadeiro motivo da celebração”.

Sem arrependimento, não há progresso verdadeiro e a vida das pessoas não melhora. “Fingir que não há pecado não diminui seu fardo e sua dor. Sofrer por causa do pecado em si não muda nada para melhor”.

Embora o arrependimento não seja fácil, disse ele, ele irá refinar nosso espírito e aumentar nosso testemunho de um Salvador amoroso. “Arrependimento significa esforçar-se para mudar”, disse ele. “Estaríamos zombando do sofrimento do Salvador no Jardim do Getsêmani e na cruz se esperássemos que Ele nos transformasse em seres angelicais sem esforço real de nossa parte. Em vez disso, buscamos Sua graça para complementar e recompensar nossos esforços mais diligentes”.

O Élder Christofferson disse que o senhor fica feliz quando nos esforçamos para nos arrependermos. “Certamente o Senhor sorri para aquele que deseja se apresentar dignamente para o julgamento e que trabalha resolutamente dia após dia para transformar fraqueza em força. O arrependimento real e a verdadeira mudança podem exigir várias tentativas, mas há algo de refinador e santo nessa luta”.

O Verdadeiro Arrependimento

O arrependimento é um dos princípios fundamentais do evangelho. As Regras de Fé declaram: “Cremos que os primeiros princípios e ordenanças do Evangelho são: primeiro, Fé no Senhor Jesus Cristo; segundo, Arrependimento; terceiro, Batismo por imersão para a remissão de pecados; quarto, Imposição de mãos para o dom do Espírito Santo” (Regras de Fé 1:4).

Presidente Dieter F. Uchtdorf, Segundo Conselheiro na Primeira Presidência, disse: “O verdadeiro arrependimento faz com que voltemos a fazer o que é certo. Para nos arrependermos sinceramente, temos de reconhecer nossos pecados, sentir remorso, ou tristeza segundo Deus, e confessá-los ao Pai Celestial. Se nossos pecados forem graves, também devemos confessá-los ao líder do sacerdócio autorizado. Precisamos pedir perdão a Deus e fazer tudo o que pudermos para corrigir quaisquer danos causados por nossas ações. Arrepender-se significa passar por uma mudança na mente e no coração — parar de fazer coisas erradas e começar a fazer coisas certas. O arrependimento faz com que tenhamos uma atitude diferente em relação a Deus, a nós mesmos e à vida em geral”.

Por Meio da Expiação

Sem o arrependimento, estaríamos impossibilitados de retornar ao nosso Pai Celestial. “Somente a vida, os ensinamentos e principalmente a Expiação de Jesus Cristo podem libertá-lo desse impasse insolúvel”, disse o Élder Richard G. Scott, do Quórum dos Doze Apóstolos. “Todos cometemos erros pequenos ou grandes que, se não forem resolvidos, nos afastarão da presença do Senhor”.

Ele disse: “Por esse motivo a Expiação de Jesus Cristo é o acontecimento mais significativo que já ocorreu ou que jamais ocorrerá. Esse ato altruísta, de consequência infinita, realizado por uma pessoa glorificada, tem impacto eterno na vida de cada filho e filha de nosso Pai Celeste — sem exceção. Ele rompe as ligaduras da morte. Justifica sermos finalmente julgados pelo Mestre. Pode evitar uma eternidade sob o controle do diabo. Abre os portões da exaltação e da vida eterna para todos os que se qualificam para o perdão por meio do arrependimento e da obediência”.