Participar do Trabalho de Salvação

Élder Bednar

Assista a um vídeo do Élder Bednar falando com os jovens sobre o trabalho de salvação.

“Como membros da Igreja restaurada de Cristo, temos a responsabilidade por convênio de buscar nossos antepassados e de prover-lhes as ordenanças de salvação do evangelho”, disse o Élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos. Ele citou duas escrituras: “Para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados” (Hebreus 11:40). E “nem podemos nós, sem nossos mortos, ser aperfeiçoados” (D&C 128:15).

“Por esse motivo pesquisamos a história da família, construímos templos e fazemos ordenanças vicárias. Por esse motivo Elias foi enviado para restaurar a autoridade de selamento que liga na Terra e no céu. Somos os agentes do Senhor no trabalho de salvação e exaltação que impedirá ‘que a Terra toda (…) seja ferida com uma maldição’ (D&C 110:15) quando Ele voltar. Esse é nosso dever e nossa grande bênção.”

O Élder Bednar compartilhou essa mensagem na conferência geral de outubro de 2011, ensinando os membros da Igreja sobre a importância de realizarem o trabalho do templo pelos mortos. Os profetas e apóstolos de hoje têm testificado com frequência da necessidade do trabalho do templo e da influência do Espírito de Elias.

Uma Ordenança Revelada

Por exemplo, o Presidente Boyd K. Packer, do Quórum dos Doze Apóstolos, confirmou que o trabalho do templo consiste de ordenanças que têm sido parte da Igreja de Cristo em todas as épocas. “Nos primórdios da Igreja, o Profeta recebeu orientação por revelação de que deveria começar o trabalho de construção de um templo, semelhante aos templos que haviam sido construídos antigamente. Foram reveladas ordenanças a serem realizadas ali pela salvação da humanidade (…) Sob a devida autoridade, uma pessoa poderia ser batizada em lugar e a favor de alguém que jamais havia tido a oportunidade. Aquela pessoa, então, aceitaria ou rejeitaria o batismo, de acordo com seu próprio desejo”, disse ele.

Ligações Eternas

“O propósito da missão de Elias, o profeta, era a restauração do poder selador para ligar na Terra o que será ligado nas eternidades vindouras, tornando possível a realização das ordenanças do evangelho na Terra, tanto pelos vivos quanto pelos mortos. Isso tornou possível a ligação eterna das famílias”, disse o Élder Perry.

“Sempre fiquei maravilhado de como o Espírito de Elias age sobre homens e mulheres quando eles entendem as bênçãos de uma família eterna. Ele chega até mesmo àqueles que não compreendem essa doutrina. A genealogia, dizem eles, tornou-se o passatempo número um dos Estados Unidos. O Espírito de Elias tornou-se algo quase contagioso entre as pessoas à medida que vai unindo as famílias. É algo natural que nossos pensamentos se voltem para a história de nossa família e para os sacrifícios que eles fizeram para abraçar o evangelho de nosso Senhor e Salvador.”

Bênçãos para Todos

O Élder Russell M. Nelson, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou: “Embora o trabalho do templo e de história da família tenha a capacidade de abençoar as pessoas que estão além do véu, ele tem um poder equivalente para abençoar os vivos. Tem uma influência aprimoradora sobre as pessoas que estão engajadas nele. Elas estão literalmente ajudando a exaltar sua família.”

Um Trabalho para os Jovens

Em seu discurso de conferência, o Élder Bednar incentivou especificamente os jovens da Igreja a vivenciarem o Espírito de Elias e envolverem-se no trabalho de história da família. “Não é coincidência que o FamilySearch e outras ferramentas tenham surgido numa época em que os jovens estejam tão familiarizados com amplo leque de informações e tecnologias de comunicação. Seus dedos foram treinados para digitar textos e tweetar, a fim de acelerar e impulsionar o trabalho do Senhor — não apenas para se comunicarem rapidamente com os amigos. As habilidades e aptidões que muitos jovens têm hoje são uma preparação para que contribuam neste trabalho de salvação.”

O Élder Bednar prometeu que à medida que os jovens realizarem o trabalho de pesquisa familiar e prepararem-se para ir o templo, sentirão grande amor pelo trabalho e por seus antepassados. Ele também prometeu: “Seu testemunho do Salvador e sua conversão a Ele se tornarão mais profundos e duradouros. E prometo-lhes que serão protegidos da crescente influência do adversário. Ao participarem desse trabalho sagrado e amarem-no, serão protegidos em sua juventude e por toda a vida”.