Como você pode #OuvirOSenhor? O Élder Dieter F. Uchtdorf diz que o amor é uma ponte que o conecta ao Salvador Jesus Cristo.
Blog

Posso “Ouvir o Senhor” ao sentir Seu amor por mim

Quando seguimos o convite de ouvir a voz do Salvador em nossa vida, não há motivo para temer o futuro. Sempre há esperança graças a Jesus Cristo. Ele estará conosco e nos guiará em nossos momentos mais difíceis ao procurarmos ouvir o Senhor.

Quando eu era criança e morava na Alemanha Oriental, tive o grande privilégio de ser designado a bombear ar para nosso órgão durante nossas reuniões da Igreja. Naquela época, os órgãos não eram elétricos e exigiam que o ar fosse bombeado manualmente para dentro dos canos. Lembro-me de ter cerca de 10 anos de idade e observar atentamente o regente em busca de sinais para saber se eu deveria bombear mais rápido ou mais devagar. Enquanto a congregação cantava nossos amados hinos da Restauração, eu bombeava com toda a força para que o órgão não parasse.

Essa designação trouxe um benefício adicional: eu sentava num local que proporcionava uma ótima visão do vitral que embelezava a parte da frente da capela. Era uma representação da Primeira Visão, com Joseph Smith ajoelhado no Bosque Sagrado, olhando para o céu e para um pilar de luz. Ver essa janela com nosso Pai Celestial e Seu Filho, Jesus Cristo, deu-me um vislumbre de como é ouvir o Senhor. Lá estava eu, um menino na Alemanha após a Segunda Guerra Mundial, e ainda assim me sentia muito perto de nosso Salvador, Jesus Cristo.

Posso “Ouvir o Senhor” ao sentir Seu amor por mim

Ao pensar naquela experiência e em inúmeras outras em minha vida, percebo que minhas experiências mais pessoais de ouvir a voz do Senhor acontecem quando penso no quanto amo o Salvador e, assim, sinto Seu amor por mim.

Esse amor cria uma conexão — uma oportunidade — que me permite sentir o poder do Espírito Santo. De repente, ouço Sua voz porque estou na ponte que foi aberta pelo amor que o Salvador tem por mim e por meu amor por Ele. Muitas vezes, vêm-me à mente coisas que já ouvi ou senti antes. Com o tempo, aprendi que, se não me sinto grato, tenho dificuldade para ouvir Sua voz. Mas, quando sou capaz de reconhecer tudo o que o Senhor me deu, ouço Sua voz com mais clareza.

Tenho visto isso em minha vida profissional e também em minha vida familiar. Houve ocasiões quando era criança, adolescente e adulto que me deparava com momentos em que eu não sabia o que fazer. Nessas situações, eu encontrava um lugar tranquilo e me conectava com o Pai Celestial e Seu Filho, Jesus Cristo, pelo dom do Espírito Santo. Então, de repente, um fluxo de respostas vinha à minha mente e me ajudava a enfrentar a situação em que eu estava.

Tenho a mesma experiência hoje como um apóstolo do Senhor Jesus Cristo. Algumas pessoas me perguntam: “O Senhor fala com você o tempo todo?” Respondo que Ele fala da mesma maneira que falou comigo durante toda a minha vida — pelo dom do Espírito Santo. E aprendi que é quando estou me concentrando no amor que Ele tem por mim e em meu amor por Ele que ouço o Senhor. Esse processo me leva às respostas e às orientações Dele, das quais precisei por toda a minha vida.

Posso “Ouvir o Senhor” em todos os idiomas

Como muitos de vocês sabem, alemão é meu idioma nativo. Quando menino, também aprendi russo, que foi meu primeiro idioma estrangeiro. Mais tarde, quando me tornei piloto, descobri que tinha que aprender inglês. Em casa, Harriet e eu falamos alemão. Nossas orações são feitas em alemão. Muitos de nossos netos falam alemão também. Mas, com nossos bisnetos e as esposas de nossos netos, temos que falar inglês. E, é claro, minhas designações na Igreja exigem que eu fale inglês.

O que aprendi é que sinto e ouço a voz do Senhor em qualquer idioma. A voz do Senhor transcende o idioma que falamos. Embora eu muitas vezes ore em alemão, não sei se as respostas vêm em alemão, mas elas vêm até mim. E, quando oro em inglês, as respostas vêm também.

Posso “Ouvir o Senhor” ao partilhar do sacramento

Durante a pandemia da Covid-19, tive a oportunidade única de abençoar o sacramento em minha própria casa, como muitos de vocês. Essa experiência traz um sentimento enorme, maravilhoso e cálido de gratidão que me invade completamente. Essa gratidão abre as portas para uma oportunidade em que posso ouvir o Senhor com mais clareza.

Ao me sentar, abençoar e tomar o sacramento, sinto-me próximo do Salvador e pondero sobre o que Ele significa para mim. Percebo que, por meio Dele, por meio de Sua generosa e maravilhosa dádiva, posso experimentar a remissão de todas as minhas falhas. Aprendi que esses são momentos em que realmente ouço o Senhor. O Espírito me ensina o que preciso fazer e o que preciso mudar em minha vida. Esses momentos se tornaram muito sagrados para Harriet e para mim.

Uma bênção para toda a vida

Vivenciei a Segunda Guerra Mundial. Vivi em uma Alemanha dividida. Fui refugiado duas vezes. Mas, em meio a tudo isso, confiei em minha firme convicção de que existe um Deus no céu, um Jesus Cristo, um Espírito Santo e um evangelho restaurado de Jesus Cristo.

Quando seguimos o convite de ouvir a voz do Salvador em nossa vida, não há motivo para temer o futuro. Sempre há esperança graças a Jesus Cristo. Ele estará conosco e nos guiará em nossos momentos mais difíceis ao procurarmos ouvir o Senhor.

Comentários
0