Então os Mestres Familiares o Visitaram

Para demonstrar a importância do ensino familiar, o Presidente Thomas S. Monson contou a história de um homem chamado Johann Denndorfer, de Debrecen, Hungria.

“Ele se convertera à Igreja alguns anos antes”, disse o Presidente Monson, “e naquela época, após a Segunda Guerra Mundial, vivia praticamente como prisioneiro em seu próprio país, a Hungria. Como ele ansiava por contato com a Igreja.

Então os mestres familiares o visitaram. O irmão Walter Krause e seu companheiro saíram da região nordeste da Alemanha e viajaram até a Hungria para cumprir sua designação de ensino familiar. Antes de saírem de casa, na Alemanha, o irmão Krause disse a seu companheiro: ‘Você gostaria de fazer visitas de mestre familiar comigo nesta semana?’

O companheiro perguntou: ‘Quando iremos?’

O irmão Krause respondeu: ‘Amanhã’.

Então, veio a pergunta: ‘Quando voltaremos?’

O irmão Krause não hesitou. Ele disse: ‘Daqui a uma semana’.

E lá foram eles visitar o irmão Denndorfer e outras pessoas. O irmão Denndorfer não recebia visitas de mestres familiares desde antes da guerra. Quando viu os servos do Senhor, ficou tomado de emoção.”

Quando Magnificamos Nosso Chamado

“Há milagres por toda parte quando os chamados do sacerdócio são magnificados”, disse o Presidente Monson. “Quando a fé substitui a dúvida, quando o serviço altruísta elimina o egoísmo, o poder de Deus leva a efeito Seus propósitos. O sacerdócio é mais que uma dádiva, é um encargo de servir, o privilégio de elevar e uma oportunidade de abençoar a vida das pessoas.”

“No programa de mestres familiares a linha de comunicação com os membros vai do bispo para os líderes do sacerdócio para os mestres familiares e, então, para a família”, disse o Élder L. Tom Perry, do Quórum dos Doze Apóstolos. “Dessa forma, os mestres familiares tornam-se os representantes do bispo para os membros. Esse é o principal canal de comunicação. Incentivamos as presidências de estaca e os bispos a usar esse canal para enviar mensagens da liderança aos membros. Quanto mais informação e orientação forem dadas aos mestres familiares, mais eficazes serão suas visitas.”

Eu Não Estava Mais Cansado

“Lembro-me de voltar para casa um dia depois de realizar uma cirurgia muito difícil”, disse o Élder Russell M. Nelson, do Quórum dos Doze Apóstolos, que era cirurgião de coração antes de ser chamado Apóstolo. “Disse a minha esposa: ‘Estou muito cansado para fazer mestre familiar. Ligue para meu companheiro. Diga-lhe que não posso ir’. O que minha esposa disse? ‘Quando você voltar, irá jantar ’.

Fui fazer as visitas, mas estava com fome, cansado e indisposto. Uma coisa interessante aconteceu. Quando voltei para casa, eu não estava mais cansado. Não estava com tanta fome. O segredo é o que o senhor disse ao Apóstolo Pedro: ‘E tu, quando te converteres, confirma teus irmãos’ (Lucas 22:32). Em quem eu estava pensando quando cheguei em casa e não queria cumprir o meu dever? Estava pensando em mim. Quando servimos a Deus e ao próximo, algo acontece em nosso corpo. Ficamos entusiasmados. Vou dar-lhes uma pequena aula de grego. Entusiasmo significa ‘Deus em vós’. (…) Paramos de pensar em nós mesmos e procuramos maneiras de servir ao próximo.”

Importar-se com o Indivíduo

“Recordo-me de uma designação de mestre familiar que me ensinou a importância de ensinar cada família de forma diferente”, disse o Élder Perry. “Há muitos anos, logo depois que minha família e eu nos mudamos para uma nova cidade, meu filho e eu fomos designados a visitar uma membro solteira menos ativa na Igreja que morava em um apartamento com uma amiga que não era membro. Ela e sua amiga tinham cerca de cinquenta anos de idade e trabalhavam de enfermeira em um hospital local. (…)

Quando as visitávamos, sempre éramos recebidos friamente. Tenho certeza de que elas gostariam que não fizéssemos tal esforço para visitá-las. Nossas visitas eram mais ou menos assim: batíamos à porta e éramos recebidos com um ‘Ah, são os mestres familiares novamente’. Nesse momento a amiga não membro acendia um cigarro, e o quarto ficava cinza de tanta fumaça. Tossíamos e gaguejávamos ao dar a curta mensagem. Depois, saíamos apressadamente.

Após uns seis meses fazendo isso, certa noite, ao voltarmos para casa, meu filho comentou que não estávamos tendo sucesso com essa visita. Ele sugeriu que deveríamos mudar nossa abordagem ou então contar ao bispo nosso fracasso. Perguntei se ele tinha alguma sugestão. Ele rapidamente respondeu: ‘Devíamos dar a mensagem em outro local que não fosse no apartamento dela’, e sugeriu que deveríamos convidá-la para vir a nossa casa receber a visita. Concordei em experimentar.

No mês seguinte, ligamos e a convidamos para jantar em nossa casa. Ela ficou muito contente. Fomos buscá-la e tivemos uma noite muito agradável. Descobrimos que ela era uma mulher solitária que queria mais do que qualquer outra coisa sentir-se próxima a uma família e filhos. Meus filhos adotaram-na como a avó do leste. Ao longo dos meses seguintes nosso relacionamento fez com que ela se tornasse ativa na Igreja novamente. Ela logo encontrou uma nova companheira de quarto que combinava melhor com seu novo estilo de vida. Uma mulher solitária e infeliz encontrou uma vida nova e sentiu-se feliz, animada e realizada como resultado de nossas visitas de mestre familiares.”

Características do Ensino Familiar Eficiente

“Ao conhecer os extensos campos deste planeta, meu senso de gratidão e apreciação por meu lar e vizinhos próximos tornou-se ainda maior”, disse o Élder Nelson. “Venho tendo a oportunidade de expressar essa afeição de forma significativa no ensino familiar. A irmã Nelson e eu somos muito gratos por termos sido abençoados com mestres familiares que ao longo dos anos vêm dando incentivo tão necessário a nós e nossa família. Em todos os lugares em que moramos no decorrer de nossa vida, fomos privilegiados com mestres familiares que têm observado quatro aspectos fundamentais do ensino familiar eficaz. Nossos mestres familiares:

• Cumprem fielmente compromissos marcados com antecedência.
  • Vêm preparados com mensagens breves relacionadas a nossas necessidades atuais, que eles detectam previamente em consulta a nós, pais.
  • Respeitam nossas limitações de tempo com visitas de duração adequadamente curtas.
  • Invocam o Espírito do Senhor para nossa família por meio da oração.”

Nenhuma Outra Atividade é Mais Importante

“Por meio do ensino familiar foram evitadas tragédias”, disse o Presidente Boyd K. Packer, do Quórum dos Doze Apóstolos. “Almas decadentes puderam ser reerguidas, necessidades materiais foram preenchidas, mágoas foram amenizadas. Enfermos foram curados através da ministração. Embora prosseguindo sem alarde, esse trabalho é inspirado pelo Deus Todo-poderoso e é fundamental para o sustento espiritual deste povo.

Os líderes da Igreja despendem muito esforço para que o ensino familiar do sacerdócio funcione. Embora tido como certo e garantido, sempre se tomam providências para sua continuidade, e sempre se tomarão. Seus princípios jamais mudaram, nem com as alterações da sociedade nem com as diversas adições na programação da Igreja. Sem ele a Igreja poderia facilmente deixar de ser a Igreja. E volto a dizer, ainda que algumas atividades possam parecer mais convidativas, nenhuma é mais importante.”