A União Tecida pelas Mãos de Deus

Nosso Pai Celestial não apenas pré-ordenou Joseph Smith, mas também providenciou-lhe conhecimento e orientação a fim de ajudá-lo a cumprir sua missão terrena de restaurar a Igreja de Jesus Cristo na Terra. Adão, Noé, Moisés, o profeta Elias, João Batista, Pedro, Tiago, João, Mórmon e Morôni estavam entre os que foram enviados para preparar e instruir Joseph sobre suas responsabilidades como profeta de Deus.


Barbara e eu estamos muito agradecidos por podermos estar aqui em Logan e participar deste dia especial em lembrança à vida e missão do Profeta Joseph Smith. Sentimo-nos honrados pela presença do Presidente e da Irmã Albrecht hoje aqui. Obrigado, Irmão e Irmã Dymock, por dirigirem o Instituto. Obrigado por seus professores e funcionários que fazem do Instituto de Logan um dos melhores da Igreja. Também agradeço a todos os que frequentam o Instituto, inclusive nosso filho, Clark, e esposa, Leanna e alguns de nossos netos e netas. É sempre um privilégio estar com o Élder e a Irmã Cherrington. Obrigado por me apresentar a esta congregação.

Sempre que venho a Cache Valley, sinto uma profunda ligação a este local. Foi aqui que meu bisavô, Henry Ballard, e sua eterna companheira, Margaret McNeil Ballard, se estabeleceram. Eles se encontraram quando estavam enterrados na pobreza. Esses dois pioneiros maravilhosos atravessaram quase todas as planícies a pé. Meu bisavô emigrara da Inglaterra aos 20 anos de idade e minha bisavó, da Escócia aos 10. Henry foi chamado o primeiro bispo da Ala Logan 2, onde serviu por quase 40 anos. Margaret foi presidente da Sociedade de Socorro por 30 anos. Meu avô, o Apóstolo Melvin J. Ballard, e meu pai nasceram aqui em Cache Valley. A coragem e o testemunho desses ancestrais, que deram sua vida para ajudar a estabelecer a Igreja de Deus, fazem-me lembrar que devo sempre fazer tudo o que puder para levar a obra do Senhor avante.

Quando escutamos o nome ‘Joseph’, percebemos as mãos de Deus unindo profetas e dispensações que, vez após vez, após períodos de apostasia, prepararam o mundo para a restauração do evangelho.

Poderia falar sobre a fé e o serviço deles até o final deste discurso, mas vou passar agora para a linhagem de minha mãe. Ela é bisneta de Hyrum Smith, o irmão mais velho do Profeta Joseph Smith. Minha mãe falava frequentemente sobre seu avô, o Presidente Joseph F. Smith, o filho mais novo de Hyrum. Ele era muito especial para minha mãe de várias maneiras. É claro que me sinto muito humilde por ter ancestrais pioneiros tão nobres e fiéis. Quando pondero sobre a crença que corre no sangue da minha família, percebo que temos uma grande responsabilidade de fazer tudo o que pudermos para levar o conhecimento do evangelho restaurado de Jesus Cristo aos filhos de Deus.

Esta noite gostaria de explicar-lhes que o Pai Celestial colocou os olhos sobre a família de Joseph Smith desde o princípio dos tempos até 1820, quando Ele e Seu Amado Filho apareceram a Joseph e começaram a prepará-lo para tornar-se o Profeta da Restauração da plenitude do evangelho nesta última dispensação, isto é, iniciou-se a preparação para a Segunda Vinda do Senhor Jesus Cristo.

Em 1859, o Presidente Brigham Young (1801–1877) disse o seguinte: “Foi decretado nos conselhos da eternidade, muito antes de serem lançados os fundamentos da Terra, que ele, Joseph Smith, deveria ser o homem, na última dispensação deste mundo, a revelar a palavra de Deus ao povo e receber a plenitude das chaves e o poder do sacerdócio do Filho de Deus. O Senhor colocou os olhos sobre ele, e sobre seu pai, e sobre o pai de seu pai, sobre todos os seus progenitores desde o tempo de Abraão, e de Abraão até o dilúvio, do dilúvio até Enoque, e de Enoque até Adão. Ele tem observado aquela família e o sangue que nela tem circulado desde sua origem até o nascimento daquele homem. Ele foi preordenado na eternidade a presidir esta última dispensação”. 1

Nosso Pai Celestial não apenas pré-ordenou Joseph Smith, mas também providenciou-lhe conhecimento e orientação a fim de ajudá-lo a cumprir sua missão terrena de restaurar a Igreja de Jesus Cristo na Terra. Adão, Noé, Moisés, o profeta Elias, João Batista, Pedro, Tiago, João, Mórmon e Morôni estavam entre os que foram enviados para preparar e instruir Joseph sobre suas responsabilidades como profeta de Deus. 2

Quando escutamos o nome ‘Joseph’, percebemos as mãos de Deus unindo profetas e dispensações que, vez após vez, após períodos de apostasia, prepararam o mundo para a restauração do evangelho. Adão, Noé, Abraão, Moisés e o próprio Cristo restauraram o evangelho em seus dias porque ele tinha sido perdido devido à descrença e iniquidade. Esta união de liderança e fé nos leva ao primeiro José, que foi o primeiro filho de Jacó e Raquel. Esse José foi vendido no Egito por seus irmãos. Ele interpretou os sonhos do Faraó do Egito e aconselhou-o. Por fim, tornou-se o líder daquela nação poderosa. Esse José era cheio de integridade, poder e força. E permaneceu fiel e verdadeiro em todos os momentos. Ele recebeu bênçãos maravilhosas por sua fidelidade. Por meio das mãos de seu pai ele recebeu a bênção de que receberia uma porção em dobro e que sua posteridade seria tão grande que seus ramos correriam sobre o muro — o muro sendo o oceano — e encheriam as nações da Terra. Por intermédio da posteridade de José vieram Efraim e Manassés. 3

Como vocês devem lembrar, dois filhos do Profeta Leí nasceram no deserto — um chamava-se Jacó e o outro, José.Vale a pena lermos a bênção que Leí deixou sobre José. Eu lerei alguns versículos do terceiro capítulo de Segundo Néfi:

“E agora, meu filho mais jovem, José, a quem eu trouxe do deserto de minhas aflições, que o Senhor te abençoe para sempre, pois teus descendentes não serão completamente destruídos.

Pois eis que tu és o fruto de meus lombos; e eu sou um descendente de José, que foi levado cativo para o Egito. E grandes foram os convênios que o Senhor fez com José.

Portanto José verdadeiramente viu nossos dias. E obteve a promessa do Senhor de que do fruto de seus lombos o Senhor Deus levantaria um ramo justo para a casa de Israel. (…)

Porque José verdadeiramente testificou, dizendo: O Senhor meu Deus levantará um vidente, que será um vidente escolhido para o fruto de meus lombos.

Sim, José verdadeiramente disse: Assim me diz o Senhor: Um vidente escolhido levantarei eu do fruto de teus lombos. (…) A ele ordenarei que faça um trabalho para seus irmãos, o fruto de teus lombos, que lhes será de grande benefício, levando-os a conhecer os convênios que fiz com teus pais.

(…) E ele será grande como Moisés, o qual eu disse que suscitaria para vós a fim de libertar meu povo, ó casa de Israel. (…)  

E assim profetizou José [do Egito] dizendo: Eis que o Senhor abençoará este vidente; e aqueles que procurarem destruí-lo serão confundidos, porque esta promessa que obtive do Senhor para o fruto de meus lombos será cumprida”.

Pensem nas centenas, ou talvez milhares de pessoas que eram contra o cristianismo durante a idade das trevas da Grande Apostasia. Muitas deram a vida para dar o direito a todas as pessoas de adorarem a Deus de acordo com os ditames de sua própria consciência.

“E seu nome será igual ao meu e será chamado pelo nome de seu pai. E ele será semelhante a mim; porque aquilo que o Senhor fizer através de sua mão, pelo poder do Senhor, levará meu povo à salvação”. 4

Nesta profecia de 570 a.C., aprendemos que nos últimos dias o Senhor suscitaria um vidente, chamado José, assim como fez com José do Egito. O nome do pai desse vidente também seria José. A família de Joseph Smith Sênior já era de conhecimento de Deus no mundo pré-mortal, como disse Brigham Young.

Declaro-vos novamente, através das gerações, que o evangelho de Cristo estava presente na Terra e perdeu-se devido a seguidores infiéis que foram influenciados por Satanás, o pai de todas as mentiras. Ele e seus seguidores lutam contra Deus e o evangelho de Cristo e levam as pessoas à apostasia. Muitos anos de trevas e apostasia seguiram-se após a crucificação do Salvador e a morte de Seus Apóstolos. A morte martirizada deles resultou na perda das chaves da autoridade do sacerdócio. 

Agora analisem, irmãos e irmãs, o preço que outros pagaram para conquistar a liberdade de religião necessária para que Joseph Smith viesse à Terra e cumprisse sua missão. Pensem nas centenas, ou talvez milhares de pessoas que protestavam contra o cristianismo durante a idade das trevas da Grande Apostasia. Muitas deram a vida para dar o direito a todas as pessoas de adorarem a Deus de acordo com os ditames de sua própria consciência. Enquanto ajudo-lhes a lembrar-se de algumas delas, mantenham em mente a unidade de fé que preparou o caminho para o Profeta Joseph e para a Restauração do evangelho de Jesus Cristo.

John Wycliffe era um brilhante estudioso e teólogo formado em Oxford. Ele entrou em conflito com o rei da Inglaterra ao lutar pela liberdade de religião. O parlamento decretou uma lei pela qual todos aqueles que lessem as escrituras em seu próprio idioma perderiam tudo o que tinham. Assim, para mostrar desrespeito, o rei mandou exumar e queimar os restos mortais de Wycliffe. 5

Ao visitarmos a República Tcheca, a irmã Ballard e eu nos colocamos em frente a um monumento dedicado a John Huss. Ele aceitou os ensinamentos de Wycliffe e passou a ensinar o evangelho segundo seu entendimento das escrituras. Devido a suas crenças religiosas, Huss morreu queimado numa estaca, mas proclamando: “O que ensinei por meus lábios agora selo com meu sangue”. 6

Em 1517, o Espírito de Cristo inspirou um padre católico que vivia na Alemanha. Martinho Lutero estava entre o crescente número de clérigos que se sentiam incomodados pela igreja ter-se afastado tanto do evangelho ensinado por Cristo. Lutero gerou muita controvérsia quando colocou na porta da frente de sua igreja em Wittenberg uma lista de questões que precisavam ser discutidas, convocando todos a uma reforma. Ele organizou uma igreja onde a confissão foi abolida e traduziu o Novo Testamento para o alemão enquanto estava exilado. Morreu após exposição a um clima gélido. 7

Também houve mulheres que protestaram heroicamente: Talvez vocês tenham ouvido falar de Ann Askew. Ann Askew era filha de Sir William Askew, cavaleiro de Lincolnshire. Leia o que ela disse: “Eu preferiria ler cinco linhas da Bíblia a ouvir cinco missas no templo (…) porque me sentiria grandemente edificada ao ler a Bíblia, mas não sentiria nada ao ir à missa”. O rei enviou seus representantes para perdoá-la caso ela se retratasse. Ela respondeu que não poderia negar a seu Senhor e Mestre. Ann Askew morreu queimada numa estaca em 1546. 8

William Tyndale foi outro reformador heroico da Inglaterra no início do século XVI. Tendo estudado em Oxford e Cambridge, sentiu que a única maneira dos camponeses entenderem a palavra de Deus era “se a Escritura fosse passada para uma linguagem informal a fim de que os pobres pudessem ler e ver a simplicidade e clareza da Palavra de Deus”. Foi considerado herege e fugiu para a Alemanha para terminar a tradução da Bíblia para o inglês e depois imprimi-la. Foi preso próximo a Bruxelas, Bélgica, em 1535, e condenado por Sir Thomas Moore e a Igreja da Inglaterra. Ele permaneceu preso por 18 meses antes de ser enforcado e ter seu corpo queimado. 9

Talvez vocês também tenham ouvido falar sobre o valoroso protestante chamado Hugh Latimer. Ele era um reformador inglês que estudou na Universidade de Cambridge. Foi julgado e condenado. Houve um outro protestante ou reformador chamado Bispo Ridley que também foi julgado e condenado. Foi solicitado a ele e ao Bispo Latimer que retirassem suas palavras sobre disponibilizar a Bíblia para as pessoas lerem em seu próprio idioma. Eles se recusaram. Enquanto estavam amarrados numa estaca, estas são as últimas palavras que o Bispo Latimer dirigiu a seu companheiro, o Bispo Ridley, de que há registro: “Console-se, Mestre Ridley, e seja homem; devemos encarar esse dia como sendo candelabros da Graça de Deus sobre a Inglaterra, e essa chama jamais será apagada”. Naquele momento a madeira já estava queimando e os dois homens entregaram a vida. 10

Esses são apenas alguns relatos de pessoas que deram a vida para trazer a liberdade de religião e as escrituras ao mundo. Conseguiram ver o que foi necessário para o dia da Restauração? Como devemos honrar esses heróis que sacrificaram tudo o que tinham para preparar o caminho para a restauração do evangelho! Espero que essa união de fé e sacrifício toque-lhes o coração com um profundo sentimento de gratidão.

Vejamos, agora, a mão do Senhor agir ainda com mais evidência sobre a vida de um reformador especial, John Lathrop, nascido em 1584, em Yorkshire, Inglaterra. Ele morreu em 1653 em Massachussetts, EUA. John Lathrop era ministro na Igreja da Inglaterra. Pregava firmemente que o evangelho devia ser ensinado liberalmente às pessoas comuns e que estas deviam ter a oportunidade de ler a Bíblia por si mesmas. Foi preso por seus ensinamentos com outros 42 seguidores. 

Permaneceu na prisão por vários anos. Durante esse período, sua esposa faleceu e os filhos ficaram órfãos de pai e mãe. A Igreja da Inglaterra não sabia que atitude tomar, pois ele tinha muitos seguidores. Por fim, ele foi solto da prisão sob a condição de deixar a Inglaterra. Assim sendo, John Lathrop arrumou seus poucos pertences e veio para a América com seus filhos e muitos de seus seguidores. 11

Em 1638, Robert Smith, um ajudante robusto da Inglaterra, emigrou para o Novo Mundo. Estabeleceu-se em Essex County, Massachussetts, onde se casou com Mary French. Um dos filhos, chamado Samuel, nasceu em 1666. Este se casou com Rebecca Curtis, e o filho deles, que também se chamou Samuel, nasceu em 1714. Este, por sua vez, casou-se com Priscilla Gould e, em 1744, tiveram um filho que se chamou Asael Smith. Samuel era capitão do exército de George Washington e seu filho, Asael, estava na mesma companhia. Eles serviram juntos durante a Guerra da Independência Americana. Foi Asael Smith quem proferiu esta importante declaração: “Recebi a impressão em minha alma de que um de meus descendentes irá promulgar uma obra que revolucionará o mundo da fé religiosa”.

No dia 12 de julho de 1771, Asael Smith e sua esposa, Mary Duty, tiveram um filho chamado Joseph. Ele é conhecido como Joseph, o Pai. Casou-se com Lucy Mack, filha de Solomon e Lydia Mack, e neta de Ebenezer Mack. Tudo isso parece ser de pouca importância para vocês. Porém, esperem até saber que a família Mack era descendente de John Lathrop! John Lathrop era tetravô de Lucy Mack Smith.Estima-se que um quarto dos membros da Igreja durante o período em que a família Smith morava em Palmyra e mais tarde em Kirtland e Nauvoo era descendente de John Lathrop. A posteridade de John Lathrop inclui muitos presidentes dos Estados Unidos e outros líderes proeminentes, assim como muitos líderes da Igreja no passado e no presente. 

Quando Joseph Smith Sênior e Lucy Mack casaram-se, o Senhor uniu a crença que corria no sangue da família Smith à da família Mack. O primeiro filho que tiveram foi Alvin. O segundo, Hyrum. E o terceiro, nasceu no dia 23 de dezembro de 1805, e recebeu o nome de seu pai, Joseph. Portanto, a profecia de 570 a.C. encontrada no Livro de Mórmon fora cumprida.

É importante que saibam que o pai do profeta, Joseph Smith Sênior, passava por dificuldades financeiras. O sogro de Joseph dera um dote de $1.000,00 para ele abrir um negócio com um sócio. O sócio pegou o dinheiro e perdeu tudo. Eles compraram uma fazenda que foi à falência. Compraram outra, que não deu certo; e ainda outra que também fracassou. Por fim, Joseph Smith Sênior mudou-se para Palmyra. A mão do Senhor agiu novamente, fazendo-os mudar para o local em que a família Smith precisava estar.

Aos 14 anos de idade, o jovem Joseph estava totalmente confuso sobre qual Igreja era a verdadeira. Ele passava horas estudando a Bíblia. Naquela época, dezenas de pregadores itinerantes passavam por Palmyra declarando: “Aqui está a verdade!” “Não, aqui está a verdade!” Joseph leu na Bíblia que havia apenas um Deus, uma fé e um batismo. Ele não sabia qual dentre todas aquelas igrejas era a verdadeira. Ele sabia que todas elas não poderiam ser verdadeiras. Ao ler em Tiago, capítulo 1, versículos cinco e seis, “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus (…) Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando”, ele disse: “Jamais uma passagem de escritura penetrou com mais poder no coração de um homem”. 12 Ele concluiu que se quisesse saber qual de todas as igrejas era a verdadeira, teria de perguntar a Deus. No Bosque Sagrado, Joseph ajoelhou-se para orar. Nosso Pai Eterno e Seu Amado Filho, o Senhor Jesus Cristo, apareceram a ele e o prepararam para sua missão pré-ordenada de tornar-se um profeta e vidente nesta última dispensação, a fim de restaurar a plenitude das doutrinas e do evangelho de Cristo.

Uma das coisas pela qual todos os santos dos últimos dias devem ser gratos é a crença que corria no sangue da família Smith. Se essa crença não existisse, o que será que teria acontecido quando Joseph voltou para casa após orar no bosque e, encostado na lareira, respondeu à pergunta de sua mãe: “Qual o problema, Joseph?” “Nada, mãe, está tudo bem. Descobri por mim mesmo que a igreja presbiteriana não é verdadeira”. Agora, pensem naquela manhã de 1823: Joseph trabalhava com seu pai, mas estava exausto por causa das visitas de Morôni durante a noite. Não estava conseguindo trabalhar direito. Então seu pai lhe disse para voltar para casa e descansar. Quando Joseph foi passar pela cerca, caiu, e Morôni, então, apareceu novamente. Ele pediu que Joseph voltasse e contasse a seu pai tudo o que tinha acontecido. O que teria acontecido se Joseph Smith Sênior não tivesse falado a seu filho para fazer como Morôni o instruíra? 13

Queridos irmãos e irmãs, vocês conseguem ver a mão de Deus agindo desde o princípio com o intuito de preparar a Restauração do evangelho por meio dessa união de fé entre as gerações do tempo?

Os milhares de ensinamentos de Joseph Smith evidenciam o manto de profeta e vidente. O exemplo a seguir foi citado por Wilford Woodruff:

“No domingo à noite o profeta reuniu todos os portadores do sacerdócio na pequena escola de madeira da localidade. Era um prédio pequeno, com talvez quatro metros quadrados, mas comportava todo o sacerdócio da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias existente na cidade de Kirtland e que haviam se reunido para partir para o acampamento de Sião. (…) Quando nos achávamos reunidos, o Profeta exortou os élderes de Israel a, com ele, testificarem desta obra. (…) Ao concluírem, ele lhes disse: ‘Irmãos, fui muito edificado e instruído pelos testemunhos prestados esta noite. Quero dizer-lhes, porém, perante o Senhor, que não sabem acerca dos destinos desta Igreja e deste reino mais do que uma criancinha no regaço materno. Não o compreendem’.”

Wilford Woodruff continua: “Fiquei bastante surpreso”. Então Joseph prosseguiu: “Estão vendo apenas um pequeno grupo de portadores do sacerdócio hoje aqui, mas esta Igreja encherá a América do Norte e do Sul e o mundo todo”.Entre outras coisas ele mencionou: “Ela encherá as Montanhas Rochosas. Haverá dezenas de milhares de santos dos últimos dias que se reunirão nas Montanhas Rochosas. E então a porta para o estabelecimento do evangelho entre os lamanitas será aberta. Eles receberão o evangelho, suas investiduras e as bênçãos de Deus. Essas pessoas se dirigirão para as Montanhas Rochosas e ali construirão templos ao Altíssimo. Ali eles levantarão posteridade, e os santos dos últimos dias que viverem nessas montanhas verão a Segunda Vinda do Filho do Homem na carne. O Filho do Homem virá até eles enquanto habitarem nas Montanhas Rochosas”. 14

No mês passado retornei de uma visita à América Central onde me reuni com 1.100 missionários de quatro missões. Também me reuni com presidentes de estaca, bispos e presidentes de ramo da Igreja. Nesses países, a Igreja não pára de crescer. Templos estão ficando prontos para dedicação. Acredito que seja isso que Joseph Smith tenha visto. 

Espero que nenhum de vocês nunca duvide de que o Profeta Joseph Smith foi pré-ordenado para fazer essa grande obra. Por termos todo esse conhecimento sobre a história de fé e sacrifício desses filhos e filhas de Deus de gerações corajosas e valentes, é nosso dever aprender tudo o que pudermos acerca da doutrina e do evangelho de Cristo. Também é nosso dever, por convênio, compartilhar o que sabemos ser verdade em todos os momentos e em todos os lugares.Temos uma grande dívida para com aqueles que prepararam o caminho para recebermos a plenitude do evangelho eterno de Jesus Cristo que guia nossa vida nos dias de hoje.

Em particular, a vocês, alunos, aqui vão algumas perguntas concernentes a sua própria vida que só vocês podem responder. Conforme eu fizer as perguntas, ponderem sobre o preço que outras pessoas pagaram para que você tivesse o evangelho hoje. Avaliem seu amor pelo Senhor Jesus Cristo enquanto ponderam sobre como estão-se saindo.

  • É claro que, por serem jovens adultos, vocês já esperam que eu pergunte: “Estão namorando?” Àqueles que chegaram de missão, estão ativamente procurando seu(sua) companheiro(a) eterna? Esqueça a frase ‘apenas saindo com amigos’. Vocês, jovens rapazes, convidem estas adoráveis jovens para sair. Não é tão difícil — tente!
  • Estão orando todos os dias?
  • São honestos em tudo o que fazem e falam?
  • Evitam completamente todo e qualquer tipo de pornografia?
  • Seus pensamentos, ações e linguagem são puros?
  • São dizimistas integrais?
  • Buscam viver a Palavra de Sabedoria?
  • Amam seu próximo como a si mesmos?
  • Estão estudando as escrituras e fazendo tudo o que puderem para aumentar o conhecimento e a fé em Cristo?
  • Estão honrando o convênio batismal?
  • Estão vivendo de modo a ser dignos de uma recomendação para o templo?
  • O Espírito Santo está guiando sua vida?
  • Há alguma coisa da qual precisam arrepender-se?
  • Vocês, ex-missionários, estão mantendo a dignidade de um fiel portador do sacerdócio?
  • Sentem-se felizes e seguros em relação a sua fé e seu testemunho? Gostam de ser membros da Igreja?

Essas são algumas das coisas que precisam ter em mente quando fizerem uma autoavaliação e analisarem sua própria vida. Ao fazê-lo, encontrarão a paz, a alegria e a felicidade que o Pai Celestial prometeu a Seus filhos.

Para encerrar, afirmo que todos vocês encontrarão coragem e forças ao examinarem a vida dos profetas e apóstolos antigos e atuais como fizemos esta noite. Podemos encontrar força ao examinarmos a união de fé em Deus existente na vida dos reformadores. Perceberemos a mão do Deus Todo-Poderoso sobre o Profeta Joseph Smith e sua família. Tenham vocês nascido na Igreja ou sejam conversos, as lições do passado irão inspirá-los. Além disso, respostas corretas e sinceras às perguntas que fiz, os manterão no caminho e ajudarão a criar uma união de fé para vocês e sua família.

Irmãos e irmãs, regozijem-se por saber que são filhos e filhas de Deus. Ele ama vocês. Vocês são de grande valor, talvez além do que consigam compreender agora. Testifico que vocês possuem um grande potencial eterno. Vocês podem receber tudo que o Pai Celestial reservou para Seus filhos fiéis.

Encontrem coragem naquilo que eu acabei de ensinar-lhes. Encontrem coragem para se arrepender e mudar, se necessário. A luta vale a pena. Nunca, nunca cedam a Satanás ou desistam de dar o melhor que têm para serem o tipo de filho(a) a que Deus dará as boas-vindas de volta ao lar, dizendo: “Bem está, bom e fiel filho ou filha”.

Presto-lhes meu testemunho de que considero ser chamado para carregar o nome do Senhor Jesus Cristo como uma testemunha de Sua divindade às nações da Terra o maior de todos os privilégios que poderia ser dado a um homem. Presto testemunho de que Ele vive. Ele é o Filho de Deus. Falamos sobre o grande desígnio — a grande unidade de fé — que resultou naquele dia quando o Profeta Joseph Smith pôde cumprir seu destino pré-ordenado. Sei disso — sei que ele foi um profeta, e sei que o Presidente Monson é um profeta. Quando estou em Salt Lake, tenho o privilégio de sentar-me com os membros dos Doze e da Primeira Presidência todas as semanas. Fazemos um círculo de oração todas as quintas-feiras. Oramos por vocês, pelos missionários e pelos líderes de todo o mundo. Oramos para que esta grandiosa igreja e o reino de Deus prosperem e sigam avante com uma forte liderança.

Deixo com vocês meu testemunho, minha bênção e oração, que cada um de vocês viva de acordo com os convênios feitos para, assim, poderem continuar com este reino quando for o momento de sairmos de cena. Quando seus presidentes de estaca saírem de cena, seus bispos, suas presidentes de Sociedade de Socorro e outros líderes das auxiliares, vocês entrarão em cena como líderes da Igreja em preparação para aquele dia em que Cristo visitará os santos nas Montanhas Rochosas. É disso que estamos falando. Que Deus os abençoe, para que tenham coragem de se arrepender, se necessário. Que Ele os abençoe para que consigam fazer as pequenas coisas que fortalecerão sua fé de tal maneira que nada — nada — possa tirá-los do caminho que os levará de volta à presença do Pai e do Filho. Que Deus os abençoe para essa finalidade.

Aproveitem esta época de faculdade. Desfrutem. Conheçam uns aos outros — encontrem seu(sua) companheiro(a) e sigam adiante. Formem uma família. Não tenham medo do futuro. Simplesmente agarrem-se ao futuro com sua fé, seu testemunho e sua confiança em Deus. Deixo-lhes meu testemunho e minha bênção, humildemente. Em nome do Senhor Jesus Cristo. Amém.


Notas

  1. 1. Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Brigham Young, 1997, p. 96.
  2. 2. Ver Doutrina e Convênios 27:5; 100:11–16; 128:21; ver também John Taylor, Journal of Discourses, 17:374; 21:94; 161–164.
  3. 3. Ver Gênesis 30, 37–50.
  4. 4. 2 Néfi 3:3–7, 9, 14–15.
  5. 5. Ver Fox’s Book of Martyrs, ed. Wm Byron Forbush (1926), pp. 135–139.
  6. 6. Ver Forbush, Martyrs, pp. 140–143.
  7. 7. Ver Forbush, Martyrs, pp. 159–166.
  8. 8. Ver Forbush, Martyrs, p. 228.
  9. 9. Ver Forbush, Martyrs, pp. 176–184.
  10. 10. Ver Forbush, Martyrs, pp. 233–237.
  11. 11. Ver Helene Holt, Exiled, the Story of John Lathrop (1987).
  12. 12. Joseph Smith — História 1:12.
  13. 13. Ver Joseph Smith — História 1.
  14. 14. Wilford Woodruff, em Conference Report, abril de 1898, p. 57.