Lição 18: O Casamento no Templo

"Lição 18: O Casamento no Templo," Aprender sobre História da Família e Ordenanças do Templo, ()


Objetivo

Fazer com que cada jovem entenda que sua decisão de casar-se no templo tem conseqüências eternas.

Preparação

  1. 1.

    Prepare cinco tiras de papel contendo as perguntas a serem feitas na segunda parte da lição.

  2. 2.

    Faça para cada aluna um pequeno triângulo e escreva em cada ângulo da figura as palavras Deus, Marido e Esposa, e escreva Triângulo Sagrado acima da figura, como título.

  3. 3.

    Designe algumas jovens para apresentarem as escrituras, histórias ou citações que desejar.

Nota: Ao dar esta aula, lembre-se de que a família de algumas jovens não está vivendo de maneira a qualificar-se para um dia estarem juntos no reino celestial. Seja sensível a esta situação. Ajude as jovens a perceberem que podem influenciar beneficamente sua família atual e criar sua própria família eterna algum dia.

Sugestão para o desenvolvimento da lição

Introdução

Escreva as palavras Triângulo Sagrado no quadro-negro. Abaixo, desenhe um triângulo.

Diga à classe que podem fazer vinte perguntas para descobrirem o que o triângulo representa. Você pode responder às perguntas apenas com “sim” ou “não”. Quando descobrirem que o triângulo representa o relacionamento entre o marido, a esposa e Deus, escreva Deus no topo do triângulo, e as palavras Marido e Esposa nas outras duas extremidades.

Debate

Explique às jovens que num casamento celestial, Deus pode abençoar e guiar o marido e a esposa mais completamente do que em qualquer outro tipo de casamento.

Faça as seguintes perguntas:

  • Quantas de vocês já ouviram uma lição ou discurso sobre casamento no templo?

  • Quantas já ouviram mais de uma lição ou discurso sobre casamento no templo?

  • Por que acham que o Senhor inspirou os líderes a nos instruírem a ensinar repetidamente esse princípio?

Diga-lhes que o Senhor preocupa-se com que todas as pessoas na Igreja estejam cônscias desta obrigação sagrada de serem seladas para o tempo e toda a eternidade e das conseqüências eternas desta decisão.

Escreva o objetivo da lição no quadro-negro e solicite às jovens que o leiam juntas.

O Casamento no Templo Traz Grandes Bênçãos

Debate com uso do quadro-negro

Solicite às jovens que mencionem os dois tipos de casamento que os membros da Igreja podem fazer.

Quando mencionarem o casamento civil, afixe uma tira de papel no quadro-negro ou escreva as seguintes palavras: “Contrato para o Tempo.” Quando o casamento no templo for mencionado, afixe outra tira de papel ou escreva do outro lado do quadro-negro as seguintes palavras: “Convênio para a Eternidade”.

Distribua as cinco perguntas que preparou. Solicite às jovens que as leiam e conceda-lhes tempo para um debate. Utilize as escrituras e as informações abaixo para ajudá-las a compreender as idéias. Resuma as respostas sob o título adequado. Peça às jovens que abram Doutrina e Convênios 132 e preparem-se para ler os versículos sugeridos.

  1. 1.

    Onde o casamento se realiza?

    Civil: Em casa, na igreja, no cartório, em quase qualquer lugar.

    Celestial: Numa sala sagrada de selamentos no templo.

  2. 2.

    Quem realiza o casamento?

    Civil: O juiz de paz, o ministro, juiz, bispo, presidente de estaca.

    Celestial: Uma pessoa designada a quem foi dado o poder selador pelo profeta do Senhor.

    Leia Doutrina e Convênios 132:7–8 para saber quem realiza o casamento no templo.

    Explique que o profeta da Igreja possui a autoridade do sacerdócio para selar um homem e uma mulher para o tempo e a eternidade. Ele confere esse poder a outros que então passam a possuir a autoridade de Deus para realizar nos templos as ordenanças seladoras que unem as famílias para a eternidade.

  3. 3.

    Quanto tempo durará o casamento?

    Civil: Até que a morte separe marido e esposa.

    Leia Doutrina e Convênios 132:14–15.

    Celestial: Para o tempo e a eternidade.

    Leia a seguinte citação:

    “A vida é eterna. A morte não encerra a existência do homem. Ele continua a viver (…) As maiores alegrias da verdadeira vida matrimonial podem continuar. Os mais belos relacionamentos de pais e filhos podem tornar-se permanentes. A santa associação de famílias pode nunca ter fim, se marido e esposa forem selados nos sagrados laços do casamento eterno. Sua alegria e progresso nunca terminarão.” (Spencer W. Kimball, Conference Report, outubro de 1964, p. 25; ou Improvement Era, dezembro de 1964, p. 1055.)

  4. 4.

    O que as pessoas farão na eternidade?

    Civil: Aqueles que têm a oportunidade de receber o convênio do casamento eterno num templo sagrado, mas escolhem casar-se fora do templo podem entrar no reino celestial ou num dos outros reinos, mas não poderão ser exaltados e viver eternamente com sua família. Viverão como solteiros e serão servos ministradores daqueles que escolheram seguir o plano de Deus. Perderão grandes bênçãos por “darem mais valor ao mundo e seus convênios do que a Deus e Seus convênios”. (Joseph Fielding Smith, Doutrinas de Salvação, p. 65.)

    As ordenanças seladoras podem ser efetuadas depois da morte para as pessoas que não tiveram a oportunidade de se casar no templo nesta vida.

    Leia Doutrina e Convênios 132:16–17.

    Celestial: Aqueles que se casam no templo sagrado e são fiéis aos convênios que ali fizeram torna-se-ão deuses e deusas. Serão exaltados, terão todo o poder e viverão eternamente em família.

    Leia Doutrina e Convênios 132:19–20.

  5. 5.

    Qual será a condição da família na eternidade?

    Civil: Os que se casarem apenas para o tempo não terão qualquer direito sobre sua família na vida futura. Viverão como pessoas solteiras, o que será uma imensa tristeza para eles.

    Celestial: Os que se casarem no templo e viverem dignamente por toda a vida estarão unidos por toda a eternidade a seus pais, irmãos, irmãs e filhos que também tiverem permanecido dignos. Esta continuação da unidade familiar é uma das maiores bênçãos que Deus pode dar a Seus filhos.

  • Que tipo de casamento tem o potencial de trazer a maior felicidade? Por que?

A Dignidade Constante Concede-nos as Bênçãos do Casamento Celestial

Lição com uso de figura

Chame a atenção para o triângulo. Pergunte às alunas quais as três partes envolvidas nos convênios sagrados feitos no templo.

Apague as linhas ligando o marido e a esposa a Deus, deixando apenas a linha horizontal.

Explique às jovens que elas devem fazer todo o possível para evitar uma situação em que Deus não faça parte de seu casamento.

Debate de escritura

Leia novamente parte de Doutrina e Convênios 132:19 a seguir. Solicite às jovens que descubram o que deve acontecer a cada casamento celestial para que ele dure eternamente.

“E novamente, na verdade Eu te digo, se um homem tomar uma esposa conforme a Minha palavra, que é a Minha lei, e pelo novo e eterno convênio, e for selado pelo Santo Espírito da promessa, por aquele que é ungido, e que encarreguei com esse poder e com as chaves deste sacerdócio (…)”

Certifique-se de que as jovens compreendam que o casamento deve ser selado pelo Santo Espírito da Promessa.

Explique que um ato que é selado pelo Santo Espírito da Promessa é aquele que é aprovado pelo Espírito Santo e pelo Senhor. Toda ordenança sagrada que recebemos deve ser aprovada desta forma a fim de ser válida na eternidade. Devemos viver de modo digno a fim de recebermos todas as bênçãos que nos são prometidas. Não recebemos essas bênçãos automaticamente apenas por recebermos uma ordenança.

Algumas pessoas que se casam no templo não guardam os convênios que fizeram. Estas não receberão as bênçãos de uma família eterna porque seu casamento não será aprovado pelo Senhor. Aqueles que realmente cumprem os convênios e vivem em retidão por toda a vida receberão as bênçãos prometidas de exaltação porque seu casamento será selado pelo Santo Espírito da Promessa.

Saliente que o ato de casar-se no templo não é uma garantia de se obter uma família eterna e a exaltação. Todas as jovens devem guardar os mandamentos de Deus e todos os convênios feitos no templo por toda a vida.

Apresentação pela professora

Explique às jovens que quando duas pessoas justas e dignas tomam sobre si o convênio do casamento eterno, Deus passa a fazer parte do seu casamento.

Desenhe novamente o triângulo. Solicite às alunas que sugiram maneiras em que um casamento em que Deus tomasse parte seria abençoado. Relate uma experiência própria ou de outra pessoa para ilustrar como o casamento celestial pode ser abençoado por Deus.

Diga-lhes que a preparação para um casamento eterno não se faz em algumas horas, semanas ou meses, mas leva anos e precisa iniciar-se agora.

Conclusão

Lição com uso de figura

Dê a cada jovem um pequeno triângulo como o que fez no quadro-negro. Solicite-lhes que escrevam no verso: “Começarei hoje a me preparar para ser digna de participar do triângulo sagrado do casamento eterno.”