Lição 34

Elias e os Falsos Profetas de Baal

Primária 6: Velho Testamento


Propósito

Incentivar as crianças a adorarem ao Pai Celestial diligentemente.

Preparação

  1. Em espírito de oração, estude:

    • I Reis 18:17–18—Elias diz a Acabe que sua iniqüidade causou problemas a Israel.

    • I Reis 18:19–29—Elias desafia os falsos profetas de Baal a mandarem descer fogo do céu. Os falsos profetas fracassam.

    • I Reis 18:30–38—Elias ora e o Senhor manda fogo para consumir o sacrifício e o altar.

    • I Reis 18:39—Todos reconhecem quem é o verdadeiro Deus.

    • I Reis 19:11–13—O Senhor fala a Elias com uma voz mansa e suave.

  2. Estude a lição e decida como pretende ensinar às crianças as histórias das escrituras. (Ver “Preparação das Aulas”, p. vi, e “Ensinar Usando as Escrituras”, p. vii.) Escolha as perguntas do debate e as atividades complementares que mais ajudem as crianças a alcançarem o propósito da aula.

  3. Material necessário:

    1. Uma Bíblia para cada criança.

    2. Uma pedra ou outro objeto inanimado.

    3. Gravura 6–40: A Primeira Visão [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059) – 403], gravura 6–41: Elias e os Profetas de Baal.

Sugestões para o Desenvolvimento da Lição

Convide uma criança para fazer a primeira oração.

Atividade Motivadora

Mostre a gravura “A Primeira Visão” e a pedra ou o outro objeto.

Pergunte às crianças a quem elas oram quando estão com um problema e precisam de ajuda. Pergunte-lhes por que não orariam a uma pedra (ou outro objeto). Explique-lhes que quando Joseph Smith precisou de ajuda, orou ao Pai Celestial em nome de Jesus Cristo e Sua oração foi respondida. Devemos orar ao Pai Celestial em nome de Seu Filho, Jesus Cristo, tal como Joseph Smith fez. O Pai Celestial tem poder para ouvir nossas orações e respondê-las. Saliente que uma pedra (ou outro objeto) não pode ouvir nem responder a orações. Ela não tem poder, vida, personalidade, sentimentos nem pode amar ou demonstrar amor. Diga-lhes que aprenderão sobre como Elias tentou ensinar os israelitas a adorar e orar ao Pai Celestial em vez de fazê-lo a objetos inanimados ou a imagens.

História das Escrituras

Ensine às crianças a história de Elias de acordo com as escrituras relacionadas na seção “Preparação”. Use as gravuras quando for oportuno. (Para sugestões de como ensinar a história das escrituras, ver “Ensinar Usando as Escrituras”, p. vii.)

Debate

Ao preparar a aula, estude as seguintes perguntas e referências de escrituras. Use as perguntas que mais ajudem as crianças a entender as escrituras e aplicar os princípios em sua vida. Ler e discutir as escrituras durante a aula irá ajudá-las a chegar a seus próprios pontos de vista a respeito do assunto.

• O profeta Elias havia selado o céu para que não chovesse. A quem Acabe culpou pela seca? (I Reis 18:17) Segundo Elias, qual era a causa da seca? (I Reis 18:18) Diga que Acabe e Jezabel, sua mulher, fizeram os israelitas afastarem-se do Pai Celestial e adorarem a um falso deus, um ídolo chamado Baal. (Ver “Baal” no Guia para Estudo das Escrituras, p. 25.) Por causa da seca houve grande fome naquela terra e Acabe e seu povo estavam tendo muita dificuldade para conseguir água para as plantações e animais. Por que às vezes o Senhor permite que aconteçam secas e outras calamidades naturais? Saliente que muitas vezes as coisas ruins são parte natural da vida, mas também podem alertar-nos para que nos arrependamos e adoremos ao Pai Celestial. Além disso, elas podem ser sinais para prepararmo-nos para a Segunda Vinda.

• Depois de ter reunido o povo de Israel e os falsos profetas, o que Elias perguntou ao povo? (I Reis 18:21) O que Elias queria que o povo fizesse? Diga que ele sabia que não podiam servir a Baal e ao Senhor e que queria que os israelitas decidissem a quem adorariam. Por que é importante que nos decidamos agora a adorar ao Pai Celestial? De que modo adoramos ao Pai Celestial? (Ver atividade complementar 2.)

• O que é adorado hoje por muitas pessoas, que freqüentemente nem percebem o que estão fazendo? (Ver atividade complementar 5.) Ajude as crianças a compreenderem que aquilo que consideramos o mais importante para nós é o que adoramos. Foi por esse motivo que o Salvador disse: “Portanto não busqueis as coisas deste mundo, mas procurai primeiro edificar o reino de Deus e estabelecer sua justiça e todas essas coisas vos serão acrescentadas”. (Ver TSJ Mateus 6:33.) Diga que para adorarmos ao Pai Celestial, devemos colocá-Lo em primeiro lugar em nossa vida. Qualquer coisa que seja mais importante do que Ele para nós, é um ídolo ou um falso deus.

• Que prova Elias sugeriu que fosse feita para que o povo soubesse a quem deveria adorar? (I Reis 18:23–24) Quantos profetas do Senhor estavam lá nesse dia? Quantos profetas de Baal estavam presentes? (I Reis 18:22) Por que Elias tinha mais poder do que os profetas de Baal, embora eles fossem mais numerosos?

• O que aconteceu quando os falsos profetas invocaram a Baal? (I Reis 18:29) Por que Baal não escutou as orações dos falsos profetas e mandou fogo do céu?

• Em sua opinião, por que Elias fez com que ficasse mais difícil para o sacrifício ser queimado? (I Reis 18:32–35; diga que ele queria que não restasse dúvida do poder de Deus.) O que aconteceu quando Elias orou ao Pai Celestial? (I Reis 18:36–38) O que acontece quando oramos ao Pai Celestial? Diga que Ele escuta nossas orações e as responde de acordo com nossa fé e Sua vontade, mas que as respostas não costumam vir de forma tão espetacular quanto a que Elias recebeu.

• O que o povo fez depois daquela prova? (I Reis 18:39)

• Embora tenha voltado a chover e a seca tenha acabado, Jezabel teve raiva de Elias e jurou que o mataria. (Ver I Reis 19:2.) Elias fugiu para o deserto e, enquanto estava lá, o Senhor falou com ele. Como o Senhor falou com Elias? (I Reis 19:11–13) De que forma nós recebemos as mensagens do Senhor? Diga que oramos ao Pai Celestial em nome de Jesus Cristo e recebemos a resposta, que normalmente vem como um pensamento ou sentimento de paz e calor, por meio do Espírito Santo. (Ver atividade complementar 3.) Enfatize que quando oramos ao Pai Celestial e damos ouvidos à voz mansa e suave do Espírito Santo, estamos adorando ao Pai Celestial.

Atividades Complementares

Você pode usar uma ou mais das atividades abaixo, em qualquer momento da aula, ou como recapitulação, resumo ou desafio.

  1. Depois de ensinar a história de Elias e os sacerdotes de Baal peça a uma ou duas crianças que a representem (pode ser por mímicas).

  2. Divida a classe em grupos de duas ou três crianças. Dê um papel e um lápis para cada grupo e peça-lhes que escrevam, em dois ou três minutos, todas as respostas que conseguirem para esta pergunta: “Quais são algumas das coisas que fazemos para adorar ao Pai Celestial?” Cada grupo deve ter um representante para ler as respostas do grupo. Elas podem incluir estas idéias:

    • Orar todos os dias e expressar gratidão ao Pai Celestial

    • Freqüentar a Primária e a reunião sacramental

    • Ficar reverente e prestar atenção nas reuniões da Igreja

    • Cantar hinos de louvor

    • Tomar parte nas noites familiares, nas orações e no estudo das escrituras em família.

    • Tratar os outros com amor

    • Fazer escolhas certas

    • Ler as escrituras individualmente

    Debata a importância de adorarmos ao Pai Celestial todos os dias e fazermos com que Ele seja uma parte importante de nossa vida. Peça às crianças que anotem algumas dessas idéias e as levem para casa, a fim de lê-las com a família.

  3. Peça à classe que recite a primeira regra de fé. Recapitule o papel de cada membro da Trindade, lembrando às crianças que eles são três personagens distintos, mas que trabalham juntos como se fossem um só, para ajudar-nos. Cite no debate:

    O Pai Celestial é o Pai de nosso espírito. Antes de nascermos, expôs-nos o plano de salvação, segundo o qual viveríamos na Terra e poderíamos nos tornar semelhantes a Ele. Dirigiu a criação da Terra. Nós oramos ao Pai Celestial.

    Jesus Cristo é o Filho Unigênito do Pai Celestial. Ele criou a Terra sob a direção do Pai Celestial. Ele dirige o trabalho do Pai na Terra por meio dos profetas vivos. Jesus é o cabeça da Igreja. No Velho Testamento é conhecido como Jeová ou o Senhor. Graças à Expiação de Jesus Cristo, todos ressucitarão e terão a oportunidade de arrependerem-se e voltarem a viver com o Pai Celestial. Oramos ao Pai Celestial em nome de Jesus Cristo.

    O Espírito Santo é uma personagem espiritual. Ele não tem um corpo físico. Depois do batismo, recebemos o dom do Espírito Santo, que é o direito de termos Seu auxílio e conforto constantes na vida. Se formos dignos, o Pai Celestial responderá a nossas orações e falará conosco por meio do Espírito Santo. Ele fala a nosso coração e mente com uma voz mansa e suave. 4. Prepare papéis com as frases da lista abaixo para recapitular os títulos e papéis dos membros da Trindade. No quadro-negro, faça três colunas e escreva o nome de um dos membros da Trindade no alto de cada uma. Peça às crianças que escolham, uma por vez, um papel e colem-no sob o título correto. Prossiga até que todos os papéis tenham sido colados e as frases debatidas.

    Pai Celestial

    Jesus Cristo

    Espírito Santo

    Pai de nosso espírito

    Salvador

    Voz mansa e suave

    Expôs o plano de salvação

    Jeová

    Consolador

    Dirigiu a criação da Terra

    Criou a Terra

    Testifica

    É o Deus a Quem oramos

    Expiou nossos pecados

    Espírito da verdade

     

    Cabeça da Igreja

     
     

    Exemplo perfeito

     
  4. Prepare papéis com o nome de coisas do mundo que às vezes adoramos. Por exemplo: dinheiro, poder, popularidade, celebridades, recreação, esportes, aparência física, roupas, etc. Mostre o objeto que foi usado na atividade motivadora. Peça às crianças que se revezem escolhendo um papel e prendendo-o ao objeto. Deixe-as debater o fato de algumas pessoas supervalorizarem essas coisas e o modo como o fazem. Pergunte-lhes como podemos evitar adorar as coisas do mundo ou dar-lhes importância demasiada. Ajude as crianças a perceberem a importância de colocarmos em primeiro lugar o Pai Celestial e o que Ele quer que façamos.

    Faça as crianças decorarem esta parte de I Reis 18:21: “(…) Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-O (…)”. Dê ênfase à importância de decidirmos agora adorar sempre ao Pai Celestial e não permitir que nada nos afaste Dele.

  5. Diga às crianças que, dos dez mandamentos dados a Moisés pelo Senhor, os três primeiros falam de como devemos adorar ao único Deus verdadeiro. (Ver Êxodo 20:3–7.) Leia estes mandamentos com as crianças e pergunte-lhes como as ajudam a adorar ao Pai Celestial:

    • “Não terás outros deuses diante de mim.” (Êxodo 20:3)

    • “Não farás para ti imagem de escultura nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás. (Êxodo 20:4–5)

    • “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão (…)” (Êxodo 20:7)

    Explique-lhes que, enquanto vivia na Terra, Jesus Cristo resumiu os dez mandamentos em dois grandes mandamentos: amar a Deus e amar ao próximo. Leia e debata o primeiro grande mandamento:

    • “(…) Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento.” (Mateus 22:37–38)

    Pergunte às crianças o que esses mandamentos nos ensinam a respeito da importância de adorarmos ao Pai Celestial.

  6. Cante ou leia “Eu Sei que Deus Vive” (Músicas para Crianças, p. 8), “Sou Um Filho de Deus” (Músicas para Crianças, p. 2) ou “No Céu Eu Vivi” (Músicas para Crianças, p. 140).

Conclusão

Testemunho e Desafio

Expresse gratidão pelo privilégio de adorar ao Pai Celestial e de orar a Ele.

Incentive as crianças a decidirem-se desde já a adorarem ao Pai Celestial. Desafie-as a acautelarem-se para não adorarem a falsos deuses e não permitirem que nada se torne mais importante do que adorar e obedecer ao Pai Celestial e Jesus Cristo.

Sugestão de Atividade com a Família

Incentive as crianças a conversar com a família a respeito de uma parte específica da lição, como, por exemplo, uma história, pergunta ou atividade, ou ler a “Designação de Leitura Sugerida” em família.

Designação de Leitura Sugerida

Sugira às crianças que estudem, em casa, I Reis 18:19–39 para recapitularem a lição.

Convide uma criança para fazer a última oração.