Lição 2

Jesus Cristo Foi Escolhido para Ser o Salvador

Primária 6: Velho Testamento


Propósito

Ajudar as crianças a compreenderem a importância de usarem o livre-arbítrio para fazerem escolhas e agirem por si mesmas.

Preparação

  1. Em espírito de oração, estude:

    • Abraão 3:27–28—Jesus foi escolhido para ser o Salvador.

    • Moisés 4:1–4—Satanás rebelou-se contra o plano do Pai Celestial.

    • Princípios do Evangelho, capítulo 3, “Jesus Cristo, o Líder e Salvador Escolhido por Nós”, e capítulo 4, “Liberdade de Escolha”.

  2. Leitura Adicional:

  3. Estude a lição e decida como pretende ensinar às crianças as histórias das escrituras. [Ver “Preparação das Aulas”, p. vi, e “Ensinar Usando as Escrituras”, p. vii.] Escolha as perguntas do debate e as atividades complementares que mais ajudem as crianças a alcançarem o propósito da aula.

  4. Material Necessário:

    1. Um Livro de Mórmon, uma Doutrina e Convênios e Pérola de Grande Valor para cada criança.

    2. Um exemplar de cada uma das obras-padrão.

    3. Os recortes do plano de salvação usados na lição 1. (De 6–A até 6–J.)

Sugestões para o Desenvolvimento da Lição

Convide uma criança para fazer a primeira oração.

Atividade Motivadora

Distribua os recortes do plano de salvação entre as crianças. Peça-lhes que os coloquem em ordem, começando com “Vida Pré-Mortal”. Peça-lhes que, a cada recorte que arrumarem, digam o que sabem a respeito do plano do Pai Celestial.

História das Escrituras

Ensine às crianças a história de como Jesus Cristo, na vida pré-mortal, foi escolhido para ser o Salvador, de como escolhemos aceitá-Lo como nosso Salvador e da Guerra no Céu, conforme foram relatadas em Moisés 4:1–4 e Abraão 3:27–28. (Para sugestões de como ensinar a história das escrituras, ver “Ensinar Usando as Escrituras”, p. vii)

Debate

Ao preparar a aula, estude as seguintes perguntas e referências de escrituras. Use as perguntas que mais ajudem as crianças a entenderem as escrituras e a aplicarem os princípios em sua vida. Ler e discutir as escrituras durante a aula irá ajudá-las a chegarem a seu próprio ponto de vista a respeito do assunto.

• Qual foi a diferença entre a resposta de Lúcifer e a de Jesus, quando o Pai Celestial perguntou a Seus filhos espirituais quem Ele enviaria para ser o Salvador? (Moisés 4:1–2) De que maneira Lúcifer queria mudar o plano do Pai Celestial? (Moisés 4:1, 3; ver, também a atividade complementar 1.)

• Por que o Pai Celestial escolheu Jesus para ser o Salvador? (Moisés 4:2) Por que rejeitou a proposta de Satanás? (Moisés 4:3)

• O que aconteceu depois que o Pai Celestial escolheu Jesus para ser o Salvador? (Apocalipse 12:7) O que aconteceu com Satanás e com os espíritos que o seguiram? (Apocalipse 12:8–9; D&C 29:36–37; 76:25–27; Abraão 3:28) Que tipo de corpo eles têm? (Explique-lhes que por terem-se rebelado e haverem sido expulsos do céu, nunca poderão nascer na Terra e ter corpos físicos.) O que esses espíritos estão tentando fazer agora? (Moisés 4:4)

• Como podemos evitar a influência de Satanás? (Mateus 26:41; 3 Néfi 18:18; ver, também a atividade complementar 4.) O que acontece àqueles que, nesta vida, escolhem seguir a Satanás? (Alma 30:60) O que acontece àqueles que escolhem servir a Jesus Cristo? (2 Néfi 31:20)

• O que aconteceu com os espíritos que seguiram o Pai Celestial e Jesus? Como você sabe que na vida pré-mortal escolheu seguir Jesus? O que pode fazer para seguir Jesus atualmente?

• O que é livre-arbítrio? Por que o Pai Celestial e Jesus queriam que tivéssemos livre-arbítrio? Por que é tão importante que usemos nosso livre-arbítrio para escolher o que é certo? (2 Néfi 2:27)

Atividades Complementares

Você pode usar uma ou mais das atividades abaixo, em qualquer momento da aula, ou como recapitulação, resumo ou desafio.

  1. Para ajudar as crianças a compreenderem como seria a vida de acordo com o plano de Lúcifer, diga-lhes que nos próximos minutos devem fazer exatamente o que você mandar e nada mais (diga-lhes que em hipótese alguma podem falar). Faça-os ficarem de pé, absolutamente imóveis, por alguns segundos. Depois diga a cada criança onde deve sentar-se. (Não permita que os amigos fiquem juntos.) Diga-lhes que devem sentar-se eretos, com toda a sola dos pés apoiada no chão, olhando para frente, sem mover-se e sem falar. Faça com que se mantenham assim até você mandar que façam outra coisa. Depois de uns trinta segundos, deixe que se levantem e escolham onde querem sentar-se.

    • Como seria a vida de acordo com o plano de Lúcifer? (Ajude as crianças a compreenderem que Lúcifer queria que fizéssemos o que nos fosse ordenado e nada mais, incapazes de tomar nossas próprias decisões.) Esse plano não daria certo. Por quê?

    Peça às crianças que falem sobre como sentiram-se e de como se sentiriam caso fossem forçadas a fazer apenas o que lhes fosse ordenado todos os dias, o tempo todo. Expresse sua gratidão pela bênção do livre-arbítrio.

  2. Escreva cada uma das escolhas abaixo em um pedaço de papel. Peça às crianças que se revezem sorteando uma escolha e dizendo quais as conseqüências advindas daquela escolha. Uma das conseqüências que elas poderiam citar está escrita entre parênteses depois da escolha.

    • Orar (receber ajuda do Pai Celestial)

    • Freqüentar a igreja (aprender o evangelho)

    • Mentir (ninguém vai acreditar em você de novo)

    • Ser alegre e prestativo em casa (estar em casa passará a ser mais agradável)

    • Roubar ou trapacear (perder a influência do Espírito Santo.)

    • Ser gentil com um vizinho novo (fazer um amigo)

    • Ser reverente na igreja (sentir o Espírito do Pai Celestial)

    • Ser rabugento em casa (os membros da família não se darão bem)

    • Não guardar a Palavra de Sabedoria (prejudicar a saúde)

    Discuta as boas e más conseqüências que advêm do modo como usamos o livre-arbítrio. Saliente o fato de que o Pai Celestial noa abençoa quando usamos o livre-arbítrio para escolher o que é certo.

  3. Converse com as crianças sobre a segunda regra de fé e ajude-as a decorála. Ajude-as a compreender que todos somos responsáveis pelo modo que usamos nosso livre-arbítrio.

  4. Faça uma lista de situações que as crianças poderiam enfrentar e nas quais teriam de escolher entre o certo e o errado. (Ver a lista a seguir. Você também pode pedir para as crianças sugerirem situações.) Deixe que as crianças leiam e debatam uma a uma ou que dramatizem as situações. Fale sobre como nos sentimos quando escolhemos o que é certo e como nos sentimos quando fazemos o que é errado.

    1. Um amigo incentiva-o a roubar algo de uma loja.

    2. Você está a ponto de comprar uma entrada para assistir a um filme no cinema quando uma propaganda o faz perceber que o filme é impróprio.

    3. Várias crianças da sua vizinhança tratam mal uma outra criança.

    4. Você vê alguém maltratando um animal.

  5. Cante ou leia “No Céu Eu Vivi” (Músicas para Crianças, p. 140) ou “Eu Sei Que Deus Vive” (Músicas para Crianças, p. 8).

Conclusão

Testemunho

Preste testemunho da importância do que Jesus Cristo fez por nós ao tornar-se nosso Salvador. Incentive as crianças a usarem o livre-arbítrio sabiamente escolhendo o que é certo.

Sugestão de Atividade com a Família

Incentive as crianças a conversarem com a família a respeito de uma parte específica da lição, como, por exemplo, uma história, pergunta ou atividade, ou a lerem com a família a “Designação de Leitura Sugerida”.

Designação de Leitura Sugerida

Sugira às crianças que estudem, em casa, Moisés 4:1–1 para recapitularem a lição.

Convide uma criança para fazer a última oração.