Lição 8

A Igreja de Jesus Cristo Tem Profetas que Nos Ensinam

Primária 3: Conserva a Tua Rota B


Propósito

Ajudar as crianças a compreender a importância de prestar atenção e obedecer aos ensinamentos dos profetas.

Preparação

  1. Em espírito de oração, estude Lucas 1:70.

  2. Peça a um portador do Sacerdócio de Melquisedeque da ala ou ramo que vá à sala de aula e diga às crianças que está fingindo ser o Rei Benjamim. (Ele pode usar um roupão de banho sobre a roupa para representar o manto de um rei.) Peça-lhe que se apresente como o Rei Benjamim. Peça-lhe que explique às crianças que ele era um rei justo que trabalhava com as próprias mãos para obter seu sustento, de modo a não ser um peso para seu povo. Peça que explique rapidamente que mandou construir uma torre e que seu povo veio de perto e de longe para ouvir sua mensagem. Peça-lhe que, rapidamente, ensine um dos princípios ensinados pelo Rei Benjamim. (Ver Mosias 2–5.)

  3. Escreva, em letra de forma, cada um dos seguintes ensinamentos dos profetas e Presidentes da Igreja, em diferentes pedaços de papel, ou providencie uma gravura representando cada um deles. Coloque os papéis num recipiente (ou coloque as gravuras viradas para a mesa). Acrescente mais ensinamentos, caso necessário, para que todas as crianças tenham a chance de participar.

    “Fazer a noite familiar”

    “Estudar as escrituras”

    “Ir à igreja todos os domingos”

    “Orar diariamente”

    “Não pegar coisas que pertençam aos outros”

    “Honrar os pais, ajudando-os em casa”

    “Pagar o dízimo”

    “Amarem-se uns aos outros”

  4. Coloque sobre a mesa ou em outro lugar visível um exemplar de uma revista da Igreja que contenha uma mensagem do profeta. Antes da aula, esconda pedaços de papel pela sala, com pistas para a localização da revista. Coloque-os em locais tais como sob uma cadeira, na janela ou no quadro- negro. Cada uma das pistas deve levá-las de volta à revista exposta. Na revista, sublinhe ou marque de algum modo uma pequena mensagem do profeta que as crianças consigam compreender.

  5. Materiais necessários:

    1. Bíblia;

    2. Uma gravura do profeta atual;

    3. Gravura 3-19, Presidente David O. McKay.

  6. Faça os preparativos necessários para quaisquer Atividades Complementares que deseje utilizar.

Sugestões para o Desenvolvimento da Lição

Convide uma criança para fazer a primeira oração.

Verifique alguma designação que tenha sido dada na semana anterior.

A Igreja de Jesus Cristo É Guiada por um Profeta

Atividade motivadora

Diga às crianças que elas estão recebendo um visitante importante na aula de hoje. Peça-lhes que prestem bastante atenção a sua mensagem porque ele vai falar-lhes a respeito de um rei justo, que também foi profeta. Depois que o visitante terminar de falar, peça às crianças que o cumprimentem e agradeçamlhe pela visita.

Debate das escrituras

Peça às crianças que prestem atenção à escritura que você vai ler e vejam se são capazes de aprender algo a respeito de profetas. Leia Lucas 1:70. Ajude-as a compreender que, algumas vezes, o Senhor nos ensina dizendo a Seus profetas o que precisamos saber. A Igreja sempre é guiada por um profeta.

  • Quem foi o primeiro profeta a viver na Terra? (Adão)

  • Quem foi o primeiro profeta dos últimos dias? (Joseph Smith)

  • Quem é nosso profeta e Presidente da Igreja atualmente? (Mostre seu retrato e peça às crianças que repitam o nome dele.)

  • Quais profetas da Bíblia e do Livro de Mórmon vocês conhecem?

  • Alguém pode escolher ser profeta? (Ver João 15:16.)

Diga que nem todos são chamados para serem profetas. O próprio Jesus Cristo escolhe quem serão Seus profetas. Quando Jesus Cristo escolhe um profeta, Ele dá-lhe toda a autoridade que precisará para presidir a Igreja. O profeta é também o presidente da Igreja.

O Pai Celestial Deu-nos Profetas para Guiar-nos e Abençoar-nos

Atividade

Peça às crianças que prestem atenção às seguintes afirmações. Caso concordem, devem levantar-se. Se discordarem, devem ficar sentadas. Explique quaisquer afirmações que as crianças não consigam compreender. (Uma vez que a única resposta às seguintes afirmações é “concordo”, peça às crianças que se sentem entre cada frase. (Esta atividade tem a finalidade de dar uma oportunidade às crianças de movimentarem-se na sala de aula.)

  1. Ouvimos mensagens de nosso profeta na conferência geral. (Concordo. Diga que os conselheiros do profeta e os doze Apóstolos também são profetas.)

  2. Nosso profeta nunca nos mandará fazer coisas erradas. (Concordo. Diga que acreditamos que as coisas ditas pelo profeta sempre serão o que devemos fazer.)

  3. O Presidente (nome do profeta atual) é o profeta e Presidente da Igreja. (Concordo.)

  4. Nosso profeta diz-nos as coisas que o Pai Celestial e Jesus Cristo querem que façamos para que sejamos felizes e capazes de voltar a viver com Eles. (Concordo.)

Apresentação pelo professor

Diga que o profeta nos transmite mensagens por meio das revistas da Igreja, fala em reuniões, guia e ensina outros líderes da Igreja.

Diga que Jesus Cristo foi o maior dos profetas que já viveu na Terra. Ele ensinou o evangelho e fez muitos milagres.

Gravura e história

Diga às crianças que vai contar-lhes uma história a respeito do Presidente David O. McKay, um dos profetas dos dias atuais. Diga que os profetas dos dias atuais são os que viveram desde a época de Joseph Smith. Mostre a gravura 3-19, Presidente David O. McKay, e conte a história seguinte:

Quando o Presidente David O. McKay era o profeta, ele viajava por grande parte do mundo para encontrar-se com os membros da Igreja e orientá-los. Certa ocasião, quando ele estava na Alemanha, ouviu falar de uma senhora paralítica (ela não conseguia mover algumas partes do corpo) e não poderia ir até a conferência para ouvi-lo falar.

Essa senhora tinha dois filhos e desejava que eles fossem à conferência para verem e ouvirem o profeta vivo. Com grande fé ela disse: “Sei que se mandar meus filhos à conferência e eles apertarem as mãos do Presidente McKay e, ao voltarem para casa, segurarem minha mão—se eu conseguir segurar suas mãozinhas na minha—sei que vou melhorar”.

Fizeram-se preparativos para que as crianças fossem à conferência. Elas ficaram muito animadas por poderem viajar para ver o profeta.

No final da conferência, o Presidente McKay apertou as mãos de muitas pessoas. Ele sabia que as duas crianças estariam lá e, quando as viu, apertoulhes a mão e disse: “Levem este lenço para sua mãe, com minha bênção”.

As crianças levaram o lenço para a mãe. Ela ficou muito feliz e agradecia ao Senhor diariamente pelo lenço e pela bênção que o Presidente McKay havia mandado por meio de seus filhos. Logo depois de as crianças terem voltado para casa, ela começou a melhorar e logo conseguiu mover-se e cuidar dos filhos. [Ver Cherished Experiences from the Writings of President David O. McKay (Experiência de Valor dos Escritos do Presidente David O. McKay), compiladas por Clare Middlemiss, Salt Lake City: Deseret Book Company, 1955, pp. 149–151.]

Podemos Seguir o Profeta

Caça ao tesouro

Faça uma caça ao tesouro simples. Comece a atividade dizendo: “Em algum lugar desta sala existe uma mensagem do profeta da Igreja aos alunos desta classe. Tentem encontrá-la”. Dê a primeira pista às crianças. Quando uma pista for encontrada, leia-a em voz alta ou peça a uma criança que o faça. A última pista pode dizer algo como: “Ela está impressa em papel. Está com outras folhas de papel. Tem uma capa colorida”. Quando as crianças descobrirem a revista, leia ou peça a uma criança que leia a mensagem do profeta marcada na revista. Diga que as palavras de um profeta são um tesouro. Os profetas dizemnos como devemos viver para voltarmos ao Pai Celestial.

Resumo

Preste o testemunho das bênçãos que você recebeu por ter estudado os ensinamentos dos profetas nas escrituras e por obedecer ao profeta vivo. Você pode falar de uma experiência pessoal a respeito de como um ensinamento de um profeta influenciou sua vida.

Convide uma criança para oferecer a última oração.

Atividades Complementares

Escolha, dentre as atividades seguintes, as que melhor se adaptem às crianças de sua classe. Você pode utilizá-las na própria lição ou como revisão ou resumo. Para informações adicionais, ver “Distribuição do Tempo da Aula” em “Auxílios para o professor”.

  1. Peça às crianças que formem uma fila e marchem, em silêncio, pela sala enquanto cantam ou repetem a letra do estribilho de “Segue ao Profeta” (Músicas para Crianças, p. 58). Ao fim do estribilho, a criança que estiver à frente da fila deve dizer como ela seguirá os ensinamentos do profeta e passar para o final da fila. Todas as crianças devem ter a oportunidade de serem a primeira da fila.

    Segue o profeta, segue o profeta,

    Segue o profeta, sem hesitar.

    Segue o profeta, segue o profeta,

    Segue o profeta, não vais mais errar.

  2. Diga que quando seguimos o profeta, fazendo o que ele nos pede que façamos, seremos abençoados e poderemos voltar a viver com o Pai Celestial e Jesus Cristo. Distribua uma cópia do labirinto (encontrado na página seguinte) a cada criança e peça-lhes que pintem o caminho correto para voltar ao Pai Celestial e Jesus. As crianças que ainda não saibam ler precisarão de alguma ajuda.

  3. Mencione fatos e histórias a respeito do profeta atual e mostre sua fotografia.

  4. Ajude as crianças a aprenderem o máximo possível da quinta regra de fé.